Ajuda - Labradora 3 meses
Moderador: mcerqueira
E, já agora: a Luna é muito bonita, adoro essa cor! 

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
as pessoas q nao têm quintal e q nunca tiveram animais, pensam q é tudo facil...Kukiinhaa Escreveu:jpmncosta como o compreendo.
Os meus felinos foram sempre muito bem tratados, mas não os podia fechar dentro de casa, com espaço exterior, jardim e quintal... principalmente quando abrimos todos os dias as janelas para arejar a casa.
Seria de todo impensável.

Qt à sua cadelinha, eu tenho uma coisa a dizer-lhe, ao contrario do q todas as pessoas dizem, deixe a sua cadelinha ser o q ela é: cão!!!
Eu tenho 3 caes: uma X dalmata, que está no canil, no meu quintal. pq é "anti.social" para com os outros animais... e tenho uma rafeira e o labrador que têm um telheiro feito propositadamente p eles mm à minha porta. a rafeira viveu 2 anos dentro de casa, mas depois fui fazendo a transiçao e ela tambem nao achou piada, e ainda hoje nao acha piada

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Olá Kukiinhaa,
Compreendo muito bem o que está a passar pois também eu tive alguns desses "problemas" com os meus pais. É complicado pedir-lhes paciência quando a paciência deles é pouca e não percebem que um cachorro de 3 meses, apesar do seu tamanho grande, não deixa de ser um bebé que precisa de ser ensinado. No fundo é como as crianças. Com 4 anos não estamos à espera que uma criança faça tudo correcto e não tenha birras, simplesmente porque ela não percebe tudo. Com os cães é semelhante. E os cachorros de porte grande são muitas vezes mal compreendidos.
Concordo com a laracunha: há coisas que não podemos mudar nos cães, porque eles são cães, e são os donos que às vezes têm de ser ensinados. O meu Charlie está cá em casa há 7 meses e ainda hoje continuo a ensinar o meu pai tanto como ensino o Charlie
Aconselho-a vivamente a comprar e ler o livro "Finalmente compreendo o meu cão", da Nicole Gil. Pode encomenda-lo aqui, no site da autora http://www.nicolegil.com/o-livro/ É um livro que me ensinou muito e que, principalmente me ajudou a explicar algumas coisas aos meus pais e a mostrar-lhes como pensa um cão.
Vejamos agora o que pergunta. O facto de lhe ter conseguido ensinar os comandos básicos à sua cadelinha já é um bom caminho, e aproveito para lhe dar os parabéns por isso. Aviso também que os conselhos que lhe vou dar estão enquadrados nos métodos de reforço progressivo, ou seja, ensino e treino sem punir.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida disponha sempre. No que puder ajudo
Compreendo muito bem o que está a passar pois também eu tive alguns desses "problemas" com os meus pais. É complicado pedir-lhes paciência quando a paciência deles é pouca e não percebem que um cachorro de 3 meses, apesar do seu tamanho grande, não deixa de ser um bebé que precisa de ser ensinado. No fundo é como as crianças. Com 4 anos não estamos à espera que uma criança faça tudo correcto e não tenha birras, simplesmente porque ela não percebe tudo. Com os cães é semelhante. E os cachorros de porte grande são muitas vezes mal compreendidos.
Concordo com a laracunha: há coisas que não podemos mudar nos cães, porque eles são cães, e são os donos que às vezes têm de ser ensinados. O meu Charlie está cá em casa há 7 meses e ainda hoje continuo a ensinar o meu pai tanto como ensino o Charlie

Aconselho-a vivamente a comprar e ler o livro "Finalmente compreendo o meu cão", da Nicole Gil. Pode encomenda-lo aqui, no site da autora http://www.nicolegil.com/o-livro/ É um livro que me ensinou muito e que, principalmente me ajudou a explicar algumas coisas aos meus pais e a mostrar-lhes como pensa um cão.
Vejamos agora o que pergunta. O facto de lhe ter conseguido ensinar os comandos básicos à sua cadelinha já é um bom caminho, e aproveito para lhe dar os parabéns por isso. Aviso também que os conselhos que lhe vou dar estão enquadrados nos métodos de reforço progressivo, ou seja, ensino e treino sem punir.
Ela late, antes de mais, porque foi habituada a latir e a não estar sozinha. Ela deve saber que se latir vai ganhar a vossa atenção. Provavelmente alguma vez foram ter com ela, para a acalmar ou para a repreender, e ela pode ter percebido que latir faz com que vão ter com ela. Além disto é por não estar habituada a estar sozinha, procura a vossa companhia, como qualquer cão educado desde sempre dentro de casa. O que tem de fazer é ensiná-la aos poucos a estar sozinha. Se não souber como diga-me que eu ajudo dentro do que posso. Só não me alargo mais porque as suas perguntas são "um mundo" e corro o risco de dar uma resposta muuuuuito longa!1º Problema e para o qual peço a vossa ajuda...
O latir da Luna tem levado os meus pais à loucura e porquê? Eu até compreendo, é pequenina, saiu desde cedo perto dos pais, está sempre acompanhada e quando chega à hora de nós jantarmos, prendemos a Luna porque ela simplesmente destrói as portas para entrar na cozinha. Resultado: um latir infernal. Apesar de saber que é a voz dos cães, tenho de concordar com os meus pais no simples fato de algumas vezes nos azucrinar o juízo.
A resposta é semelhante. Tem de a ensinar a estar sozinha e ensinar-lhe que estar no novo espaço é a melhor coisa desta vida. Não tem de a castigar por ela não estar a querer ficar no novo sítio. Coloque-se no lugar dela. Como ia reagir se os seus pais lhe construíssem um quarto fora de casa e lhe dissessem que agora vai ter de passar a "viver" longe da família, que não pode estar à lareira, não pode estar sentada no sofá a ver TV, que não pode falar com ninguém, nem usar o computador... É um exemplo parvo mas dá para perceber o que estou a querer dizer. A sua cadelinha sente-se excluída pois já sabe que se estiver aí não vai estar consigo. Mais uma vez lhe digo, se não souber como ensiná-la a estar sozinha, diga que eu dou uma resposta mais completa.2º Problema...
Para além do latir, a Luna vai ter agora um novo espaço. Enquanto pequenina, achamos que seria de todo correto ela permanecer dentro de casa. Agora com 3 meses e com uma estrutura física bem maior, construímos um espaço exterior, com as devidas condições, para que aí possa permanecer durante a noite e algumas partes do dia. Resultado: chora por não querer lá ficar e isto parte-me o coração. Não resisto à carinha e aos olhinhos que me faz e o mesmo acontece quando a tenho de castigar...
Bater não é, nem para mim nem para a maioria das pessoas o método mais eficaz para ensinar um cão. Antes pelo contrário, pode provocar problemas comportamentais, entre eles a agressão. Além de que a chave do relacionamento cão-dono é a confiança. Bater no cão não faz com que ele confie em si. Certamente outros foristas discordam mas não entremos nesse tipo de discussão. Há outras formas de castigar, sem punir ou bater. Se ela ladra para lhe abrir uma porta, não abra a porta até que ela pare de ladrar - isto é castigar! Está a negar-lhe o que ela quer. Se ela a morde para brincar, não brinque com ela até que ofereça um senta, por exemplo - mais uma vez nega-lhe o que ela quer. E isto deve ser complementado com o reforço dos comportamentos desejados. Se ela se senta ao pé de si enquanto está a ver TV, atire-lhe uma bola ou dê-lhe um bocadinho de ração. Foque-se nas coisas positivas e assim ela vai passar rapidamente a oferecer-lhe comportamentos positivos. Recompense-a por todas as coisas que gosta que ela faça e num instante ela vai aumentar a frequência com que faz essas coisas.3º Problema...
Gostaria que me explicassem de que modo posso repreender a Luna depois de um erro cometido. Detesto bater... fi-lo uma vez e quebrou-se-me o coração. Quero que os meus pais vejam que é um animal educado, que sabe estar e capaz de respeitar o espaço humano, mas tem sido complicado.
Os meus pais têm vindo a repreender quase todas as suas atitudes e isto magoa-me bastante, pois quero mesmo ficar com a Luna e não imagino a minha vida sem ela.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida disponha sempre. No que puder ajudo

FCachapa
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Passei para dizer que tem aí uma cachorra linda, parabéns! 
Nao se esqueça de apostar também na sociabilização da Luna visto que ela veio mais cedo do que é recomendado para casa.
Quanto ao resto dos problemas, já tem aí uns belos conselhos
Boa sorte e nao se esqueça que os resultados nao sao imediatos mas com paciencia, persistencia e um treino continuo pela parte de todos em breve surgirão resultados
Se puder vá mantendo o tópico actualizado com as novidades e os progressos da menina Luna

Nao se esqueça de apostar também na sociabilização da Luna visto que ela veio mais cedo do que é recomendado para casa.
Quanto ao resto dos problemas, já tem aí uns belos conselhos

Boa sorte e nao se esqueça que os resultados nao sao imediatos mas com paciencia, persistencia e um treino continuo pela parte de todos em breve surgirão resultados

Se puder vá mantendo o tópico actualizado com as novidades e os progressos da menina Luna

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
nunca tive quintal, e na casa da minha mae sempre tivemos gatos,varios,era um apartamento grande, andavam por onde queriam e nunca fugiram, alias,dois deles tem prai uns 17 ou18 anos! eu penso ate que um animal estimado,nao quer abandonar a sua casa, onde se sente bem, casos que tenham a ver com cios, ja nao digo nada.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
E, já agora: a Luna é muito bonita, adoro essa cor!
É bom falarmos com alguém que nos compreende.
A Luna está há praticamente dois meses cá em casa e não me imagino sem ela.
Sinto-me um pouco culpada, pois como trabalho, não disponho do tempo que gostaria para a levar a passear durante a semana, para brincar com ela, etc, mesmo levantando-me mais cedo.
É uma cadelinha energética e que exige muita atenção e cuidados, porque encaro-a como sendo um bebé.
Contudo, não posso dizer que a minha menina não seja educada... não se trata disso. Trata-se apenas de querer corrigir alguns erros, simplesmente isso.
Cá em casa ninguém gosta muito de animais, não os odeiam, mas também vivem bem sem eles. São lemas de vida e não critico, mas como amo animais, e quando digo amo é mesmo a sério, decidi trazer esta cadelinha comigo e concretizei um sonho muito antigo.
Agora resta colocar as vossas opiniões em prática.
FCachapa é um fato. A Luna era muito nova quando veio viver connosco.
Sempre que latia nós íamos a correr ver o que se passava, daí ela latir por saber que há sempre alguém que lá vai. Já tentei explicar ao meu pai para não o fazer, mas é complicado quando um puxa para a serra e o outro para o mar. Para além disso, a minha Luna não sofre do solidão, muito pelo contrário, está sempre acompanhada e detesta estar sozinha. Para onde eu for ela também quer ir, e se for impedida de o fazer... late. É complicado ensinar a Luna a estar sozinha, pois quando ela veio cá para casa esteve e está sempre acompanhada.
Quando vamos dormir não há problema... ela faz o mesmo e não late a noite toda. Durante o dia, quando vamos almoçar ou mesmo ao jantar, se não a deixamos vir connosco, aí sim está o caldo entornado.
Quanto ao novo espaço, ele só ficou pronto hoje e para já a Luna não vai lá ficar durante a noite. Durante o dia, tenho brincado com ela, sempre que possível, nesse espaço para que ela compreenda que não é mau de todo. Eu compreendo o que ela sente, mas digamos que ela só vai para o novo espaço, quando nós formos dormir, ou seja, enquanto jantamos e fazemos lazer na cozinha ou na sala, ela permanecerá na nossa companhia. Talvez seja este o erro, não sei.
Não consigo bater na Luna, mas utilizo o método do deixar ladrar e não fazer nada e espero que dentro de dias ela compreenda que isso não surte efeito. Quando ao roer, o problema foi resolvido! Tive uma certa dificuldade, mas cheguei lá.
Vou colocar em prática todas as opiniões.
Muito obrigada uma vez mais
Sempre que tiver oportunidade coloco aqui umas fotos da minha Luna, a comilona que cresce num abrir e fechar de olhos.Se puder vá mantendo o tópico actualizado com as novidades e os progressos da menina Luna
Um off-topic: para fazer citações, basta clicar no botão "citar" que se encontra no canto superior direito da mensagem que quer citarKukiinhaa Escreveu:Obrigada Suescaé mesmo linda,esta cadela

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
maraya Escreveu:Um off-topic: para fazer citações, basta clicar no botão "citar" que se encontra no canto superior direito da mensagem que quer citarKukiinhaa Escreveu:Obrigada Suescaé mesmo linda,esta cadela
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Não tem nada que agradecer. Este fórum, como outros, existe precisamente para nos ajudarmos uns aos outros! Já me ajudaram muito e continuam a ajudar. Eu tento fazer o mesmo dentro da experiência que tenho! Esteja sinceramente à vontade 
Eu percebo-a mesmo muito bem. Aliás, ao ler o que escreve parece que estou a ver a minha situação com o meu pai! É tal e qual. Tem de lhe dar provas que a sua maneira de educar a Luna funciona. Não desista e não ligue muito ao que ele diz/faz. Tente isolar-se disso. Ainda hoje o meu pai me diz coisas e eu só respondo "ok, eu estou a perceber" e pronto, ele tem a resposta que quer e eu não me chateio mais!
Mas mostrar que as coisas "da nossa maneira" funcionam é um enorme passo para eles aceitarem. Por exemplo, ensinei o Charlie a sentar em vez de nos pular para cima. O meu pai dizia para lhe dar umas joelhadas, que ele aprendia logo. Eu mostrei que se dissermos senta que ele senta e está calmo. E lá no outro dia até me disse "pronto, há coisas em que o teu método até ajuda".
Eu trabalho em casa. Tenho um horário flexível e posso gerir o meu tempo à minha vontade. Por um lado é bom porque tenho muito tempo para estar com o Charlie, por isso estou muito tempo com ele. Mas ele sofre um bocadinho desse mal de não gostar de estar sozinho. Fica a chorar baixinho às vezes. Também estou a ensiná-lo ficar sozinho, porque acho que é mais saudável para ele. Depois podemos trocar umas ideias, se quiser
E deixe que lhe diga: estes olhinhos são qualquer coisa! Que adoráveis
Tem aqui uma cadelinha irresistível!

Eu percebo-a mesmo muito bem. Aliás, ao ler o que escreve parece que estou a ver a minha situação com o meu pai! É tal e qual. Tem de lhe dar provas que a sua maneira de educar a Luna funciona. Não desista e não ligue muito ao que ele diz/faz. Tente isolar-se disso. Ainda hoje o meu pai me diz coisas e eu só respondo "ok, eu estou a perceber" e pronto, ele tem a resposta que quer e eu não me chateio mais!

Eu trabalho em casa. Tenho um horário flexível e posso gerir o meu tempo à minha vontade. Por um lado é bom porque tenho muito tempo para estar com o Charlie, por isso estou muito tempo com ele. Mas ele sofre um bocadinho desse mal de não gostar de estar sozinho. Fica a chorar baixinho às vezes. Também estou a ensiná-lo ficar sozinho, porque acho que é mais saudável para ele. Depois podemos trocar umas ideias, se quiser

E deixe que lhe diga: estes olhinhos são qualquer coisa! Que adoráveis

Kukiinhaa Escreveu:
FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

Desejo muita saude e sorte para o borracho!
dogville Escreveu:Que bebezura essa muchacha está demais, fofa que é um regalo á vista, essa barriguinha é que enfim...ja foi aqui debatido.
Desejo muita saude e sorte para o borracho!
Muito obrigada pelos elogios.
Tem sido o encanto cá de casa, apesar das traquinices.
Quanto à barriguita, nada de especial.
A Luna encontra-se de ótima saúde, com as vacinações e desparasitações em dia. Esta fotografia foi tirada cerca de 20 minutos depois da desparasitação e vacinação.
Por enquanto, creio que não está com excesso de peso, mas veremos o que diz a veterinária na próxima consulta.
Muito obrigada pela simpatia.
FCachapa Escreveu:Não tem nada que agradecer. Este fórum, como outros, existe precisamente para nos ajudarmos uns aos outros! Já me ajudaram muito e continuam a ajudar. Eu tento fazer o mesmo dentro da experiência que tenho! Esteja sinceramente à vontade
Eu percebo-a mesmo muito bem. Aliás, ao ler o que escreve parece que estou a ver a minha situação com o meu pai! É tal e qual. Tem de lhe dar provas que a sua maneira de educar a Luna funciona. Não desista e não ligue muito ao que ele diz/faz. Tente isolar-se disso. Ainda hoje o meu pai me diz coisas e eu só respondo "ok, eu estou a perceber" e pronto, ele tem a resposta que quer e eu não me chateio mais!Mas mostrar que as coisas "da nossa maneira" funcionam é um enorme passo para eles aceitarem. Por exemplo, ensinei o Charlie a sentar em vez de nos pular para cima. O meu pai dizia para lhe dar umas joelhadas, que ele aprendia logo. Eu mostrei que se dissermos senta que ele senta e está calmo. E lá no outro dia até me disse "pronto, há coisas em que o teu método até ajuda".
E deixe que lhe diga: estes olhinhos são qualquer coisa! Que adoráveisTem aqui uma cadelinha irresistível!
Kukiinhaa Escreveu:
FCachapa trago ótimas novidades

Antes de tudo, gostaria de lhe agradecer uma vez mais toda a sua amabilidade e disponibilidade demonstradas

A verdade é que a Luna, desde os meus últimos comentários aqui pela Arca, tem mudado imenso

A caminho dos 4 meses, a Luna tem moderado em todo o tipo de comportamentos:
* não faz tantas asneiras (mas continua a roubar um sapatito, um chinelito, nada de especial);
* tem feito as necessidades sempre no sítio correto, à excepção de um ou outro xixizito

* o melhor de tudo: deixou de latir quando íamos almoçar ou jantar. O meu pai está surpreendidíssimo com tal comportamento. Inicialmente, cheguei a pensar que estivesse doente, mas não. Atrevi-me a espreita-la e simplesmente deita-se no seu colchão e lá fica, sossegadinha que nem um anjinho.
A sua hiperatividade continua no auge, a vontade de brincar idem, mas com comportamentos muito mais maduros.
Temos tido dias bastante pacíficos e isto agrada-me por saber que os meus pais ficam satisfeitos. Tem sido tudo muito mais fácil cá em casa desde que ela alterou alguns dos seus comportamentos.
Compreendo que muitos achem esta minha alegria algo fora do normal, mas para quem nunca teve um patudo, e de um momento para o outro vê tantas melhorias, creio que seja normal todo este histerismo

Espero colocar, recentemente, novas fotografias da minha menina