nocas6 Escreveu:Boa tarde, já que "estamos" a falar aqui de limpezas e vejo que há aqui pessoa bem experientes no assunto, vou colocar as minhas questões.
A minha Niki está comigo há 3 semanas e é uma caniche (nada de concursos, apenas mais um membro de família). Ela tem pavor em ser escovada na parte traseira, já tentei de tudo e ele chora e tenta morder.
A pequena foi apanhada na rua e apararam o pêlo, não muito por causa do frio mas o suficiente para ficar limpo. O pior é que como ela não me deixa escová-le devidamente depressa vai ficar com nós e quem sabe até porcarias enroladas no pêlo.
Quero muito escová-la bem mas sem a deixar nervosa ou a sofrer no momento da escovagem e depois, sim porque mal a escovo ela vai correr para a terra ou para as cascas de pinheiro e rebola-se toda até ficar suja e acabar com o meu lindo jardim.
Outra coisa que noto nela, é que ela não tem o típico cheiro a cão, cheira tipo às tiras de milho da matutano (não se riam por favor porque é o único cheiro comparativo) e mesmo após o banho o cheiro volta no fim de 2 dias.
A minha grandona toma banho lá fica com o típico cheiro a cão, ainda por cima passa grande parte do tempo na rua, mas tem um pêlo lindo, brilhante e limpo graças à escovagem semanal.
O pequenote toma banho, fica cheiroso e aguarda pelo próximo banho que será daí a 4 ou 5 meses (é também um cão que está muito no terreno).
Esta canita dentro de casa consegue ser pior que os outros 2 juntos que passam a vida a correr e brincar no quintal.
Que me aconselham para esta pestinha?
Obrigada.
Se ela lhe morde, compre-lhe um açaime. É preferível até ela se habituar. E com calma vá escovando. Tente perceber porque é que ela não gosta, será que tem alguma dor? Se ela é velhota pode ter dores. Tente escova-la de pé, ou numa posição que ela se sinta confortável. Fale com ela, por vezes ajuda...eu falo muito com os meus clientes, num tom calmo, tento comunicar com eles desta forma.
Tenho um cliente que é uma peste, por acaso tratei dele esta semana. Ele sempre foi dificil, é o tipo de cão que é recusado na maioria das casa de tosquias e é "convidado" a dormir nas clínicas vet. Demorei anos até conseguir que ele se portasse mais ou menos. Não existem remédios milagrosos, é preciso paciência e estratégia. Ele detesta máquina, detesta escova, aliás estou desconfiada que ele não gosta de nada. Mas com o tempo aprendemos a trabalhar um com o outro. Se ele fica bonito dentro dos meus parâmetros? Não, não fica. Mas ao menos neste momento já lhe consigo fazer o focinho sem que ele tente morder a máquina. Já lhe consigo fazer a cabeça, sem que ele se atire à tesoura e já o consigo fazer sem grandes stresses. Ele já aprendeu que não vale a pena lutar comigo. Mas demorou anos.
Este é a peste
Mas se ela tem odor, pode ser problema de pele ou hormonal. Pode ter otite. Não é normal um caniche ganhar cheiro tão depressa.