FCachapa Escreveu:A Luna está enorme e linda!
Muito bonita mesmo
Em relação aos saltos... Compreendo-a tããão bem! Cá em casa a situação ainda anda a ser trabalhada. E o Charlie está com 10 meses. Por isso prepare-se, ainda é um longo caminho. O importante é recompensar sempre que ela tem as quatro patas no chão e ignorar (não dar atenção rigorosamente nenhuma quando ela está em cima das pessoas). Bem sei que é complicado dizer a uma criança de 4 anos para aguentar uma matulona dessas simplesmente ignorando-a. Nestes casos temos de actuar com bom senso. Nessas alturas, enquanto ela não aprende, pode colocar-lhe a trela para ajudar a não saltar. Ou ensinar-lhe o senta em vez de saltar. Peça a um amigo ou familiar que vá a sua casa só para treinarem o comportamento. É um bocado como ensaiar para a vida real

Qualquer dúvida diga, tenho todo o gosto em ajudar, dentro do que me é possível!
Boa tarde FCachapa,
peço desculpa pela ausência, mas o trabalho tem consumido grande parte do meu tempo e os fins de semana têm sido aproveitados para estar com a Luna.
As coisas cá por casa vão progredindo lentamente.
A Luna neste momento tem vindo a experimentar, gradualmente, o seu novo espaço e tem gostado, embora se zangue algumas vezes.
Os meus pais têm feito um esforço enorme para se manterem calmos face a algumas traquinices da Luna e penso que com o tempo iremos conseguir obter dela o comportamento desejado.
Quanto ao saltar para as pessoas, essa parte já é mais complicada.
Na passada segunda feira a Luna deu o seu maior passeio desde que está comigo. Escusado será dizer que sempre que via alguém, o seu principal motivo era a aproximação e a felicitação dos transeuntes. De que modo? Saltando-lhes em cima. Sorte das sortes, o que é certo é que de todos os que encontramos por onde passamos, ninguém se importou que ela o fizesse, mas isso porque é esporádico.
Para nós que estamos com ela todos os dias, torna-se desagradável, principalmente quando tem as patas molhadas.
Já pensei em levar a Luna a uma escola de adestramento, só para lhe incutir algumas regras e também para eu enriquecer o meu pouco conhecimento face ao adestramento de animais.
Ela neste momento tem 4 meses e está com 13 kgs. No sábado da semana passada fomos à veterinária, e o médico que a estava a substituir achou que a Luna estava a ficar um pouco gordinha. Eu cá não acho nada, mas vou tentar com que ela exercite um pouco mais.
Bom fim de semana.