Ajuda - Labradora 3 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

quinta fev 16, 2012 11:14 pm

Que bom!! Fico feliz por si e pela sua menina!
Sabe que essa "hiperactividade" está-lhe no sangue. Em muito se deve à raça. Espere só pela adolescência! Tenho um cá em casa que me põe o cabelo em pé!
A solução é mesmo deixá-la ocupada quando não estiver ninguém de olho dela (com os brinquedos tipo KONG, por exemplo) e oferecer-lhe muito exercício físico e mental.

Continuação de boa sorte! :D
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

quinta fev 16, 2012 11:56 pm

Boa noite.

Concordo pelo que o geral postou.

Não se deve bater nc aos animais, penso que a sua cadela o que precisa é de treino, há um bom site de treino no brasil:
www.adestramentonatural.com dê uma vista de olhos por lá que o tomás tem muita informação lá disponivel.
Aliás aconcelho toda a gente a dar uma vista de olhos.

Desde já digo que tem um animal muito bonito, não gosto da cor castanha no labrador mas essa destaca.

Cump
Kukiinhaa
Membro Júnior
Registado: quarta jan 11, 2012 11:19 pm

segunda fev 20, 2012 10:35 pm

FCachapa Escreveu:Que bom!! Fico feliz por si e pela sua menina!
Sabe que essa "hiperactividade" está-lhe no sangue. Em muito se deve à raça. Espere só pela adolescência! Tenho um cá em casa que me põe o cabelo em pé!
A solução é mesmo deixá-la ocupada quando não estiver ninguém de olho dela (com os brinquedos tipo KONG, por exemplo) e oferecer-lhe muito exercício físico e mental.

Continuação de boa sorte! :D

Ora FCachapa, que ela é hiperativa disso não tenho dúvidas (no sábado parecia que tinha nevado cá em casa).
Apesar de termos um espaço relativamente grande, o que é certo é que a Luna não se imagina sozinha. O seu comportamento altera-se por completo quando me vê logo pela manha. Salta-me para cima, abana o rabo numa rapidez que só visto e encosta-se às minhas pernas tremendo de esterismo :oops:.
Não come sem a presença de um dos membros da família e o mesmo acontece quando tem de ir à wc.

Não sei se me pode esclarecer uma dúvida, se bem que na minha mente pairam imensas questões.
Ontem, quando estava a brincar com ela, reparei que não tem dois dentes :?. Já está na altura de mudar a dentição? A próxima consulta com a Veterinária +e já no sábado, mas assim evitava algumas perguntinhas, não vá a senhora pensar que sou maluca :oops:

Bom Carnaval e muito obrigada :roll:
Kukiinhaa
Membro Júnior

segunda fev 20, 2012 10:37 pm

Tarax Escreveu:Boa noite.

Concordo pelo que o geral postou.

Não se deve bater nc aos animais, penso que a sua cadela o que precisa é de treino, há um bom site de treino no brasil:
www.adestramentonatural.com dê uma vista de olhos por lá que o tomás tem muita informação lá disponivel.
Aliás aconcelho toda a gente a dar uma vista de olhos.

Desde já digo que tem um animal muito bonito, não gosto da cor castanha no labrador mas essa destaca.

Cump
Obrigada pela página que me recomendou.
Certamente será bastante útil.
Para mim que nunca tive um patudo, torna-se complicado encontrar o melhor método de adestrar a minha Luna, mas bater não me passa pela cabeça... no entanto uso o jornal batendo-o na minha perna com o intuito de conter alguns comportamentos da Luna e resulta!
FCachapa
Membro Veterano

terça fev 21, 2012 3:24 am

Kukiinhaa Escreveu: Ora FCachapa, que ela é hiperativa disso não tenho dúvidas (no sábado parecia que tinha nevado cá em casa).
Apesar de termos um espaço relativamente grande, o que é certo é que a Luna não se imagina sozinha. O seu comportamento altera-se por completo quando me vê logo pela manha. Salta-me para cima, abana o rabo numa rapidez que só visto e encosta-se às minhas pernas tremendo de esterismo :oops:.
Não come sem a presença de um dos membros da família e o mesmo acontece quando tem de ir à wc.

Não sei se me pode esclarecer uma dúvida, se bem que na minha mente pairam imensas questões.
Ontem, quando estava a brincar com ela, reparei que não tem dois dentes :?. Já está na altura de mudar a dentição? A próxima consulta com a Veterinária +e já no sábado, mas assim evitava algumas perguntinhas, não vá a senhora pensar que sou maluca :oops:

Respondo já ao mais simples: é natural a queda dos dentes, sim! Caiem num instante e não se preocupe que a sua pequena dá conta do assunto :) É a natureza a funcionar.

Em relação ao resto. Deve gerir muito bem a situação. Os labradores, como algumas outras raças, são cães muito dependentes da família. São verdadeiros cães de família que precisam de se sentir incluídos no seio da mesma. Mas não faça com que ela seja demasiado dependente. Sabe bem ter um cachorrinho a chamar por nós e a adorar estar connosco mas o pior é quando crescem. Quando queremos que um cão com mais de 25 quilos mantenha as quatro patas no chão e ele não consegue perceber porque é que dantes podia e agora já não. Eles são umas enormes bolas de pelo que não medem o seu tamanho. E mais, tenha cuidado a gerir essa situação que aí tem para prevenir aquilo que chamamos de ansiedade de separação. Parece-me ser um caso típico de inícios de ansiedade por separação. Quer isto dizer que a sua cadela pode estar a sofrer com a sua ausência ao invés de saber que há momentos em que tem de estar sem si, e que não faz mal, que é assim mesmo. Tremer de exaltação não é nada bom! Vou-lhe dar um conselho que me parece ser muito importante, mais do que para si, mas para a sua cadela. Ignore-a quando chegar ao pé dela e ela ficar neste estado de exaltação. Faça o exercício de entrar e sair de casa (saia por 1 minuto e volte, saia por 2 minutos e volte, saia por 5 minutos e volte...etc...ao longo de alguns dias) e ignore-a totalmente enquanto ela está aos pulos, a tremer a sua volta ou encostada a si. Quando ela se acalmar aí sim pode cumprimentá-la, elogiá-la mas nunca a deixe ficar neste estado de exaltação. Pode demorar até que ela se acalme, mas aguente. Se ela começar a chorar, deixe-a chorar. Até que ela perceba que só recebe atenção quando está calma. Pode custar no início mas é preferível isso do que ter uma cadela que fica em stress quando você não está em casa. Cá em casa, isto também começou a acontecer e ainda hoje tenho de ter estes cuidados porque o Charlie tem tendência para estas coisas... Lá está, fazemo-los dependerem muito de nós quando são cachorros e depois sofrem quando temos de trabalhar e eles têm de ficar 8 horas seguidas sozinhos... Qualquer coisa disponha sempre. Persistência e paciência acima de tudo. Com uma dona dedicada tudo correrá pelo melhor :)
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Kukiinhaa
Membro Júnior

quarta fev 22, 2012 10:37 pm

FCachapa Escreveu:
Kukiinhaa Escreveu: Ora FCachapa, que ela é hiperativa disso não tenho dúvidas (no sábado parecia que tinha nevado cá em casa).

Respondo já ao mais simples: é natural a queda dos dentes, sim! Caiem num instante e não se preocupe que a sua pequena dá conta do assunto :) É a natureza a funcionar.

Em relação ao resto. Deve gerir muito bem a situação. Os labradores, como algumas outras raças, são cães muito dependentes da família. São verdadeiros cães de família que precisam de se sentir incluídos no seio da mesma. Mas não faça com que ela seja demasiado dependente. Sabe bem ter um cachorrinho a chamar por nós e a adorar estar connosco mas o pior é quando crescem. Quando queremos que um cão com mais de 25 quilos mantenha as quatro patas no chão e ele não consegue perceber porque é que dantes podia e agora já não. Eles são umas enormes bolas de pelo que não medem o seu tamanho. E mais, tenha cuidado a gerir essa situação que aí tem para prevenir aquilo que chamamos de ansiedade de separação. Parece-me ser um caso típico de inícios de ansiedade por separação. Quer isto dizer que a sua cadela pode estar a sofrer com a sua ausência ao invés de saber que há momentos em que tem de estar sem si, e que não faz mal, que é assim mesmo. Tremer de exaltação não é nada bom! Vou-lhe dar um conselho que me parece ser muito importante, mais do que para si, mas para a sua cadela. Ignore-a quando chegar ao pé dela e ela ficar neste estado de exaltação. Faça o exercício de entrar e sair de casa (saia por 1 minuto e volte, saia por 2 minutos e volte, saia por 5 minutos e volte...etc...ao longo de alguns dias) e ignore-a totalmente enquanto ela está aos pulos, a tremer a sua volta ou encostada a si. Quando ela se acalmar aí sim pode cumprimentá-la, elogiá-la mas nunca a deixe ficar neste estado de exaltação. Pode demorar até que ela se acalme, mas aguente. Se ela começar a chorar, deixe-a chorar. Até que ela perceba que só recebe atenção quando está calma. Pode custar no início mas é preferível isso do que ter uma cadela que fica em stress quando você não está em casa. Cá em casa, isto também começou a acontecer e ainda hoje tenho de ter estes cuidados porque o Charlie tem tendência para estas coisas... Lá está, fazemo-los dependerem muito de nós quando são cachorros e depois sofrem quando temos de trabalhar e eles têm de ficar 8 horas seguidas sozinhos... Qualquer coisa disponha sempre. Persistência e paciência acima de tudo. Com uma dona dedicada tudo correrá pelo melhor :)
Boa noite FCachapa.
Agradeço o fato de ter respondido às minhas dúvidas e peço desculpa por algum incomodo. No entanto, as suas opiniões e palavras sábias ajudam-me imenso. Até as situações mais simples me fazem confusão, como uma mera queda de dentes. Inicialmente, pensei que ela tivesse batido com a boca na escadaria e daí ter partido os dentes... mas faz todo o sentido a troca dos mesmos nesta altura.

Estou maravilhada com esta nova companhia :lol: e já vejo a Luna como a minha melhor amiga. Apesar de ter determinados tratamentos próprios de patudo, o que é certo é que a Luna é vista como um membro da família.
Tem sido difícil controlar o esterismo dela, mas com calma penso que conseguirei domar a "fera".
Contudo, fico um pouco desanimada quando reparo que ao receber visitas cá em casa a Luna desata aos saltos, principalmente quando se trata de crianças. Bem sei que ela não o faz com más intenções, mas preferia que ela fosse mais calma nesses momentos.
Ainda assim, com praticamente 4 meses, é normal que queira apenas brincar.

Vou deixar duas fotos dela aqui: uma com 3 meses (1ª foto) e outra tirada hoje (2ª foto).

Imagem

Imagem
FCachapa
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 12:19 am

A Luna está enorme e linda!
Muito bonita mesmo :)

Em relação aos saltos... Compreendo-a tããão bem! Cá em casa a situação ainda anda a ser trabalhada. E o Charlie está com 10 meses. Por isso prepare-se, ainda é um longo caminho. O importante é recompensar sempre que ela tem as quatro patas no chão e ignorar (não dar atenção rigorosamente nenhuma quando ela está em cima das pessoas). Bem sei que é complicado dizer a uma criança de 4 anos para aguentar uma matulona dessas simplesmente ignorando-a. Nestes casos temos de actuar com bom senso. Nessas alturas, enquanto ela não aprende, pode colocar-lhe a trela para ajudar a não saltar. Ou ensinar-lhe o senta em vez de saltar. Peça a um amigo ou familiar que vá a sua casa só para treinarem o comportamento. É um bocado como ensaiar para a vida real :wink: Qualquer dúvida diga, tenho todo o gosto em ajudar, dentro do que me é possível!
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Kukiinhaa
Membro Júnior

domingo mar 04, 2012 1:32 pm

FCachapa Escreveu:A Luna está enorme e linda!
Muito bonita mesmo :)

Em relação aos saltos... Compreendo-a tããão bem! Cá em casa a situação ainda anda a ser trabalhada. E o Charlie está com 10 meses. Por isso prepare-se, ainda é um longo caminho. O importante é recompensar sempre que ela tem as quatro patas no chão e ignorar (não dar atenção rigorosamente nenhuma quando ela está em cima das pessoas). Bem sei que é complicado dizer a uma criança de 4 anos para aguentar uma matulona dessas simplesmente ignorando-a. Nestes casos temos de actuar com bom senso. Nessas alturas, enquanto ela não aprende, pode colocar-lhe a trela para ajudar a não saltar. Ou ensinar-lhe o senta em vez de saltar. Peça a um amigo ou familiar que vá a sua casa só para treinarem o comportamento. É um bocado como ensaiar para a vida real :wink: Qualquer dúvida diga, tenho todo o gosto em ajudar, dentro do que me é possível!

Boa tarde FCachapa,

peço desculpa pela ausência, mas o trabalho tem consumido grande parte do meu tempo e os fins de semana têm sido aproveitados para estar com a Luna.
As coisas cá por casa vão progredindo lentamente.
A Luna neste momento tem vindo a experimentar, gradualmente, o seu novo espaço e tem gostado, embora se zangue algumas vezes.
Os meus pais têm feito um esforço enorme para se manterem calmos face a algumas traquinices da Luna e penso que com o tempo iremos conseguir obter dela o comportamento desejado.

Quanto ao saltar para as pessoas, essa parte já é mais complicada.
Na passada segunda feira a Luna deu o seu maior passeio desde que está comigo. Escusado será dizer que sempre que via alguém, o seu principal motivo era a aproximação e a felicitação dos transeuntes. De que modo? Saltando-lhes em cima. Sorte das sortes, o que é certo é que de todos os que encontramos por onde passamos, ninguém se importou que ela o fizesse, mas isso porque é esporádico.
Para nós que estamos com ela todos os dias, torna-se desagradável, principalmente quando tem as patas molhadas.

Já pensei em levar a Luna a uma escola de adestramento, só para lhe incutir algumas regras e também para eu enriquecer o meu pouco conhecimento face ao adestramento de animais.

Ela neste momento tem 4 meses e está com 13 kgs. No sábado da semana passada fomos à veterinária, e o médico que a estava a substituir achou que a Luna estava a ficar um pouco gordinha. Eu cá não acho nada, mas vou tentar com que ela exercite um pouco mais.

Bom fim de semana.
FCachapa
Membro Veterano

domingo mar 04, 2012 8:34 pm

Olá mais uma vez!
Se há coisa que aprendi com o meu cão é que "depressa e bem não há quem". Tenha paciência e verá que com o passar do tempo alguns problemas estão ultrapassados. Trabalhe com a Luna todos os dias um bocadinho. Bastam 10 ou 15 minutos para começar a ver efeitos ao fim de uns dias. Os cães são muito espertos e percebem rapidamente o que queremos deles, desde que lhe expliquemos.

Sou muito a favor das escolas porque acho que há coisas que só com profissionais podemos aprender e, além disso, há a forte componente do convívio com outros cães que só nesse ambiente controlado das aulas é possível para ensinar os nossos cães. Há muita coisa que o meu Charlie aprendeu nas aulas e o mais importante foi aprender a estar com outros cães.

Vou-lhe enviar MP.
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Responder

Voltar para “Cães”