Stress e/ou alergia ao detergente

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

segunda fev 20, 2012 4:30 pm

Olá a todos,
De manhã escrevi um outro tópico "Ferimentos Ligeiros" e venho dar conta da situaçao.
Depois de ver que tb ficou com a outra pata ferida, vi logo que não podia ser ferimentos de andar a brincar com a outra cadela. E lembrei-me que volta e meia a vejo e ouço coçar e lamber (roer?) as patas com força que até faz barulho.
Quando dou conta, ralho e pára.
O meu marido levou-a à vet que disse que podia ser alergia ao detergente que usei para lavar o chão e eu de facto no sábado andei a lavar o terraço com lixivia e apesar de ter passado bastante água, ela depois andou por lá. Sinto_me tão culpada :cry:
Pos-lhe um colar e receitou uma pomada.

Mas tb disse que pode ser stress e sentir-se só e que se for isso é pior de resolver, porque temos de alterar os nossos comportamentos.
Ela fica sozinha quando vamos trabalhar e os miudos para a escola, mas a minha mãe passa grande parte do dia em minha casa, quando eu não estou...
Não sei o que pensar. Estou a escrever e a pensar noutra coisa:
Por vezes a minha mãe está lá (numa marquise) mas deixa-a de fora no terraço (muito espaçoso) para o bebé que ela toma conta poder brincar à vontade. Será que ela se sente com ciumes? Quando estamos em casa a porta está sempre aberta e ela tem acesso à casa, mas qd está a minha mae e o bebé por vezes fica fechada. Será que pode ter a ver? Ou já estou a fazer filme?

O que acham que posso fazer para a ajudar? Fiquei tão triste com a ideia de ela poder estar a magoar-se por não se sentir feliz... :cry:
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda fev 20, 2012 8:26 pm

pupyylab Escreveu:E lembrei-me que volta e meia a vejo e ouço coçar e lamber (roer?) as patas com força que até faz barulho.
Em que situações ela faz isso? Nota que é por estar ansiosa?
Não se tem que sentir culpada, são coisas que acontecem :) Eu também já dei alimentos ao meu cão que depois descobri que não os podia ter dar. Estamos sempre a aprender :)

Nesse terraço tem algum brinquedo dela? Ela sente que esse é o espaço dela? Tem alguma caminha? Se ela passa algum tempo no terraço é preciso que ela se habitue a lá estar e goste de lá estar. Se só vai lá nessas situações possivelmente pode não se sentir bem lá, mas até pode esta situação nada ter a ver com as feridas na pata!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 20, 2012 9:26 pm

Essas reacções auto-mutiladoras acontecem em cães ignorados e entédiados (tipo presos à corrente ou deixados na varanda sem contacto humano).
São casos de extremo mautrato - nada que se pareça com uns minutos ou horas.

Esqueça isso.
É mais natural que seja comichão provocada pelos detergentes.
Experimente mudar de marca e ponha um creme gordo nas patitas.

Depois diga se resultou.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
pupyylab
Membro Veterano

quarta fev 22, 2012 9:22 am

saraestrelo Escreveu:
pupyylab Escreveu:E lembrei-me que volta e meia a vejo e ouço coçar e lamber (roer?) as patas com força que até faz barulho.
Em que situações ela faz isso? Nota que é por estar ansiosa?
Não se tem que sentir culpada, são coisas que acontecem :) Eu também já dei alimentos ao meu cão que depois descobri que não os podia ter dar. Estamos sempre a aprender :)

Nesse terraço tem algum brinquedo dela? Ela sente que esse é o espaço dela? Tem alguma caminha? Se ela passa algum tempo no terraço é preciso que ela se habitue a lá estar e goste de lá estar. Se só vai lá nessas situações possivelmente pode não se sentir bem lá, mas até pode esta situação nada ter a ver com as feridas na pata!

Obrigada pela resposta.
Quando ela faz isso não noto que esteja ansiosa. Quando noto até costuma estar no sofá enquanto estudo com o meu filho, por exemplo e ela aí ao pé de nós.

Quanto ao terraço, sim tem brinquedos (que pouco duram, que era roi todos num instante :) ) e tem a caminha dela, a água. Ela está habituada a estar lá. Esteve lá quase desde que chegou, é um terraço espaçoso.
Ela só está dentro de casa quando nós estamos em casa, quando saimos e à noite fica no terraço.
Agora qd a minha mãe vai para lá é que por vezes vê gente em casa e está no terraço... não sei se fica stressada com isso. De qualquer modo, já disse à minha mãe para abrir a porta quando for para lá, para ela entrar se quiser.
pupyylab
Membro Veterano

quarta fev 22, 2012 9:28 am

aisd Escreveu:Essas reacções auto-mutiladoras acontecem em cães ignorados e entédiados (tipo presos à corrente ou deixados na varanda sem contacto humano).
São casos de extremo mautrato - nada que se pareça com uns minutos ou horas.

Esqueça isso.
É mais natural que seja comichão provocada pelos detergentes.
Experimente mudar de marca e ponha um creme gordo nas patitas.

Depois diga se resultou.
Obrigada pela resposta.
A Estrelinha não é um caso desses. Nunca usou uma coleira sequer. Só o peitoral e a trela quando vai à rua. Em casa está completamente livre.
Fica sozinha algum tempo, porque temos de trabalhar.... mas quando estamos está sempre connosco e tem muita brincadeira, não tivesses eu dois filhotes que não a largam e ela a eles!

Quanto aos detergentes, fiquei a pensar que podia não ser, porque lava o terraço sempre (umas vezes com detergente de chao, normal, outras vezes com lixivia, mas deito muita água depois...mas vou deixar de o fazer) e isso nunca aconteceu.
Além disso, so tem nas patas de trás, se fosse de pisar o detergente, nao teria tb nas patas da frente?

Ela está a tomar uns comprimidos anti-inflamatório e a por uma pomada que nao sei o nome porque veio da vet nunca seringa. Ainda nao noto muitas melhorias, mas tb nao piorou.

Quando cheguei a casa na segunda estava tão tristinha, com o colar... Olhava para nós assim do genero "olha o que me aconteceu". Tadinha.
Agora já está mais habituada à coisa, apesar de embater em tudo e mais alguma coisa.
Ontem meteu-se debaixo da mesa e depois nao conseguia dar a volta por causa das cadeiras, para sair de lá :)

Vamos ver como isto evolui.
pupyylab
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 10:17 am

Venho dar novidades da minha lindinha.
Ela anda bem disposta e já se habituou ao colar, que no inicio andava tristinha, tadita.

Mas as patinhas não estão muito melhores... :cry: Uma parece que está mais sequinha, mas a outra não...
Eu ponho a pomada várias vezes ao dia, mas, claro, ela anda e sai logo metade.
Vou esperar mais um dia ou dois, tb porque a vet disse para tomar os medicamentos oito dias e ainda so foi na segunda, mas se calhar volto lá.
Ando mesmo preocupada.
Omlet24
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme

quinta fev 23, 2012 10:20 am

O que interessa é que já está a ser tratado =D Boa sorte para o seu cachorrinho

www.chinchilasboq.webnode.pt

SlbTelmo no Youtube
pupyylab
Membro Veterano

sexta fev 24, 2012 11:24 am

Olá.
Lembrei-me colocar aqui a evolução, para quem quiser acompanhar.

A Estrelinha não está melhor das patinhas, apesar de com o colar nao coçar e não numa parte que pousa directamente no chão, parece que está sempre "rompido".
Tem tomada a medicação e posto a pomada, mas parece que não seca...
Ainda hoje ao pegar na pata para ver e por a pomada deitou um "liquido".
Nao gostei e liguei à vet, que a quer ver de novo.
Vou logo á tarde com ela.
Estou mesmo preocupada com isto. Só penso que pode ser alguma coisa grave.
É o meu primeiro bichinho e tenho tanto receio e tantas dúvidas!
Telmo24
Registado: sexta fev 24, 2012 10:53 am

sexta fev 24, 2012 11:37 am

pupyylab Escreveu:Olá.

A Estrelinha não está melhor das patinhas, apesar de com o colar nao coçar e não numa parte que pousa directamente no chão, parece que está sempre "rompido".
não te aflijas muito... é normal os cães às vezes demorarem uns mais que os outros a curar dessas "infecções/feridas". Mas sim, fazes bem ir ao Vet. Depois diz o que se passou
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

sexta fev 24, 2012 11:37 am

pupyylab Escreveu:Olá.

Vai correr tudo bem, vai ver.

Boa sorte. Dê noticias.
pupyylab
Membro Veterano

sexta fev 24, 2012 3:25 pm

Obrigada.
Espero que não seja nada de mais, mesmo.
Eu fico tristinha, mas o meu filho então... Tem 9 anos e é a SUA cadela, então fica que nem pode.
Chora sempre que a levamos ao vet às vacinas, imaginem!

Logo quando chegar a casa levo-a à vet, mas é so por volta das 19h, nao consigo mais cedo...
Ao fds nao costumo vir ao pc, já me bastam os dias quase inteiros aqui durante a semana... mas na segunda darei noticias.
Obrigada, mais uma vez.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta fev 24, 2012 7:20 pm

As melhoras para a sua patuda e va dando noticias :)
pupyylab
Membro Veterano

segunda fev 27, 2012 11:28 am

Bom dia.
Obrigada pela preocupação.
Na sexta fui com a Estrelinha à vet que achou que estava "bonito" (palavras dela).
Eu expliquei-lhe que quando vi "deitar" achei que era mau sinal, mas ela disse que não, que era sinal que estava a drenar. Disse até para apertar ligeiramente para ir saindo tudo e continuar com o anti inflamatório até 4ª. f. Nesse dia volta a avaliar e se necessário dá antibiotico.
Vamos ver....
Obrigada.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda fev 27, 2012 11:34 am

pupyylab Escreveu:Bom dia.
Obrigada pela preocupação.
Na sexta fui com a Estrelinha à vet que achou que estava "bonito" (palavras dela).
Eu expliquei-lhe que quando vi "deitar" achei que era mau sinal, mas ela disse que não, que era sinal que estava a drenar. Disse até para apertar ligeiramente para ir saindo tudo e continuar com o anti inflamatório até 4ª. f. Nesse dia volta a avaliar e se necessário dá antibiotico.
Vamos ver....
Obrigada.
Que bom, boas noticias! Confie na vet!
:D :D
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda fev 27, 2012 2:18 pm

Ainda bem que a Estrelinha está melhor :) vá dando noticias, rápidas melhoras para ela ;)
Responder

Voltar para “Cães”