Boa Tarde.
Já há algum tempo que não pergunto nada no forum, mas hoje tenho uma duvida e gostava que me ajudassem.
Felizmente tenho tido mais algum tempo para levar o meu cão a passear diariamente ( coisa que até há pouco tempo não acontecia ) e realmente ele têm estado bem mais calmo lá no jardim ( não destroi nada ... devia ser mesmo frustação ).
A minha questão é :
Quando passeio com ele, está com um habito terrivel ... está sempre a tentar lamber os sitios onde os outros cães urinam ... ou então a tentar comer a porcaria alheia ...
por muito que eu puxe por ele e não o deixe fazer isso ele fica completamente maluco a puxar a trela só para ir lamber o chão ... depois á saida ... urina no mesmo sitio ...
este comportamento, é normal ? o que é que ele estará a tentar fazer ?
a tentar limpar territorio ? para ser ele a marcar ?....
o que acham ?
Ob
Josué Rodrigues
Comportamento Normal ?
Moderador: mcerqueira
Boa tarde JosueRod, o seu cão cheirar a urina e as fezes de outros é normal, marcar por cima tambem é normal. O lamber e tentar comer as fezes é que já não tem nada de normal, mostra sim uma frustração, que em principio, pode ser remediada com bastante exercício físico, acompanhado de um medicamento existente nas casas da especialidade, para colmatar o efeito destes quererem comer os dejetos.
Também pode acontecer que nesses sítios que ele lambe tenha urinado uma cadela em cio.
Comer fezes pode ser a manifestação de um problema digestivo ou hepático (falta de enzimas), mas para o apurar terá de consultar o veterinário.
Comer fezes pode ser a manifestação de um problema digestivo ou hepático (falta de enzimas), mas para o apurar terá de consultar o veterinário.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro
- Registado: quarta fev 01, 2012 5:12 pm
A razão para que os cães comam fezes de outros cães ainda não está cientificamente explicada, se dissesse que come de cavalos, era diferente,mas assim de outros cães não há explicação, o que pode fazer é distrair... tente ver o que gosta de morder para alem das fezes, uma bola, uma garrafa de plástico, embora não seja aconselhável, por causa dos maxilares, ou um pau. Tente distrair o animal o mais que possa.
-
- Membro
- Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am
Desde sempre que o meu cão também faz o mesmo, apenas com a urina
penso que seja de uma cadela em cio porque normalmente a própria urina está no chão e não nos postes
nunca me lembrei de questionar o vet acerca disso mas até hoje nunca observei consequências e nunca o consegui corrigir desse mau hábito, a solução é puxá-lo quando o faz

penso que seja de uma cadela em cio porque normalmente a própria urina está no chão e não nos postes
nunca me lembrei de questionar o vet acerca disso mas até hoje nunca observei consequências e nunca o consegui corrigir desse mau hábito, a solução é puxá-lo quando o faz

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Já vi 2 cães a lamberem a urina da minha cadela, um é de uma senhora que não quer saber, mas o outro até é relativamente saudável e cuidam bem dele, ah e a minha cadela não tem cio, é esterilizada.
Bom dia.
Obrigado pelas respostas.
Ontem estive a ver melhor , realmente ele não come as fezes dos outros cães ... mas como iá lá com o nariz ... ficava sempre na ideia que as queria comer ...
a verdade é que ontem deixei-o mais á vontade e de facto não as comeu ... mas lamber ... lambe ... os sitios onde os outros cães urinam ... ( fica completamente maluco !!! ). tenho de fazer uma força tremenda para o tirar do sitio ... ( está com 40 Kg .... )
A possibilidade de uma cadela com o cio, já me passou pela cabeça ... ( há muitos cães - e cadelas - lá na rua )
Falta de enzimas ... problemas hepaticos ... pode ser ... mas ele foi ao Veterinario levar as vacinas , e fazer um check up ( pesar, avaliar comportamentos ... etc ) , agora em janeiro e o veterinario não disse nada ... é verdade que não fez analises ... mas aparentemente estava tudo bem ...
bem ... vamos ver se lhe passa a mania ....
Obrigado.
Obrigado pelas respostas.
Ontem estive a ver melhor , realmente ele não come as fezes dos outros cães ... mas como iá lá com o nariz ... ficava sempre na ideia que as queria comer ...

a verdade é que ontem deixei-o mais á vontade e de facto não as comeu ... mas lamber ... lambe ... os sitios onde os outros cães urinam ... ( fica completamente maluco !!! ). tenho de fazer uma força tremenda para o tirar do sitio ... ( está com 40 Kg .... )
A possibilidade de uma cadela com o cio, já me passou pela cabeça ... ( há muitos cães - e cadelas - lá na rua )
Falta de enzimas ... problemas hepaticos ... pode ser ... mas ele foi ao Veterinario levar as vacinas , e fazer um check up ( pesar, avaliar comportamentos ... etc ) , agora em janeiro e o veterinario não disse nada ... é verdade que não fez analises ... mas aparentemente estava tudo bem ...
bem ... vamos ver se lhe passa a mania ....
Obrigado.
Ambos os comportamentos são normais. Ao cheirar as fezes, ele está a inteirar-se sobre os cães que por ali passaram. Todos o fazem. Lamber os sítios urinados por outros cães também é normal, faz parte dessa tomada de conhecimento, sobretudo se nesses sítios urinaram também fêmeas, como já foi dito.
A sugestão de problemas digestivos ou hepáticos partiu da sua informação de que ele comia fezes. Ora, isso não se passa, portanto não há necessidade de investigar o caso. O seu cão está a ter comportamentos normais, mas se duvida, fale com o veterinário, ele esclarecê-lo-á.
Para além de tudo isto, é provável que o seu cão também não esteja a socializar quanto devia com outros cães. É o que normalmente acontece quando os donos são muito ansiosos com os seus animais e tentam protegê-los demais. Veja se será esse o seu caso.
A sugestão de problemas digestivos ou hepáticos partiu da sua informação de que ele comia fezes. Ora, isso não se passa, portanto não há necessidade de investigar o caso. O seu cão está a ter comportamentos normais, mas se duvida, fale com o veterinário, ele esclarecê-lo-á.
Para além de tudo isto, é provável que o seu cão também não esteja a socializar quanto devia com outros cães. É o que normalmente acontece quando os donos são muito ansiosos com os seus animais e tentam protegê-los demais. Veja se será esse o seu caso.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
motlines Escreveu:A sugestão de problemas digestivos ou hepáticos partiu da sua informação de que ele comia fezes. Ora, isso não se passa, portanto não h� necessidade de investigar o caso.