É só mimos para o pequeno

que sorte!
Em relação à trela, eu penso da seguinte maneira:
Para o meu cão, que a raça é Rottweiler, e que muita gente tem a ideia errada de que "é aquele cão que mata pessoas", eu prefiro ter uma trela curta, de maneira a que as pessoas quando passarem por mim e por ele, não sintam necessidade de se desviar para o outro lado da rua, porque a trela é curta.
Se ao invés utilizasse uma trela de 1m +- as pessoas poderiam pensar "bem, por muito bem que ele segure a trela, ela ainda é grande, o que ainda dá para me chegar, por isso deixa lá passar para o outro lado da rua..."
Assim evito "meter medo" seja a quem for, simplesmente por passear com o Zeus.. Até porque quando ele souber andar sempre ao meu lado, hajam as distracções que houver pela rua fora e sem sair da minha beira, a trela curta pode andar pendurada, que não ficará a arrastar-se pelo chão, sujeito a ele calcá-la e tropeçando na mesma, caso deixasse uma trela de 1m/1,20m pendurada...

e para andar com uma trela de 1m/1,20 enrolada à volta do pescoço, mais vale ter a trela curta, porque assim é facilmente alcançável em caso de ter de o segurar, em vez de ter de a desenrolar, no caso das outras.
No meu ver, só vejo vantagens na trela curta, quando o cão está bem ensinado