Primeiro cio - CUECAS?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quinta mar 01, 2012 10:18 am

Bom dia a todos.
Provavelmente já existem tópicos sobre este assunto, mas não percebo muito bem do motor de pesquisa, por isso quem quiser ter a maçada de me ajudar, agradeço imenso.
É o seguinte: ontem ao chegar a casa vejo um pouco de sangue junto à minha Labradora (fez 9 meses a 12/2/2012). Pensei que seria das patas uma vez que está a tratar-se de umas feridas (conforme venho explicando num outro tópico).
Mas depois vendo melhor, reparo que é da vulva, pelo que acho que está com o cio.
Digo acho porque nunca tive uma cadela (nem outro animal) e isto é tudo novo para mim.
Sábado tenho consulta na vet e vou esclarecer estas coisas, que ainda não fiz porque pensei no cio num futuro mais longe e afinal a minha bebé cresceu :)

Até lá, gostaria de saber: como tenho a certeza que é o cio? Há outros sinais? O sangue, para já, é muito pouco, não pinga sequer e ela não se pode limpar porque tem o colar.
Quando começa (e acaba) o periodo que aceita machos? è esse tempo que me preocupa pois terei de a proteger, pois costuma andar solta no jardim durante o dia, que apesar de murado não será alto o suficiente para um macho mais arisco.

Desculpem o testamento, mas agradeço a quem tiver essa paciencia de me explicar como se eu fosse loira (que sou :lol: ). Andei a ler sobre isso, mas os termos muito tecnicos confundem um pouco, nada como experiencias reais :D
Obrigada!!
Última edição por pupyylab em sexta mar 02, 2012 12:06 pm, editado 1 vez no total.
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

quinta mar 01, 2012 11:08 am

Bom dia pupyylab,

Também tenho uma cadela mas é de porte pequeno/médio por isso não sei se o que lhe vou dizes se aplica a uma lab. A minha Rita não sangra muito durante o cio so umas gotas no chao aqui e ali, a vulva dela é qua aumenta de tamanho (não sei se é de ela tar sempre a lamber e a limpar), mas acho que devia deixar a sua menina limpar-se, o cio da minha dura normalmente 3-4 semanas durante o qual passeio-a sempre com a trela. Cheguei a comprar-lhe aquelas cuecas que ha para cadelas com cio que vêm com um penso loool para mim não deram resultado mas também não fui muito persistente :wink: No seu caso podem-lhe dar jeito visto que ela esta num quintal. É só uma sugestão...e as ditas não são caras. De resto acho que não ha mais nenhuma alteração mais significativa nelas... o cio aparece 2 vezes por ano e nessas alturas tem de ter muito cuidado sempre que a passeia.
Mas de certeza que deve aparecer aqui mais sugestões de pessoas com mais experiencia ;)
Boa sorte com a sua menina e espero que ja esta melhor das patinhas :wink:
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
pupyylab
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 11:12 am

Obrigada. Todas as opiniões e experiencias são bem vindas.

Ela não pdoe limpar-se porque tem o colar, por causa das patinhas...

Qt às cuecas acho que poderão dar jeito para ela estar dentro de casa, ainda ontem pus uma toalha no sofá, mas pro acaso nem sujou. É que ela só está no jardim durante o dia, quando não estamos em casa.
HellGodess
Membro

quinta mar 01, 2012 11:27 am

Pois, desculpe não tinha percebido qual "colar" lool..... :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 01, 2012 12:04 pm

A minha cadela teve o seu 1ºcio aos 8 meses.
Por acaso este 1º cio foi um pouco diferente dos seguintes - quase não sangrou, não se limpava (via-se, na cara dela, que era uma surpresa), sujava pouco ou nada.

Fui logo a correr comprar pensos e cuequinhas mas, depois, cheguei à conclusão que é mais limpo deixar a cadela lamber-se e tratar da sua higiene.
Só as mantinhas da cama é que passaram a ser mudadas diáriamente porque, dormindo, as sujava.

Deixo aqui um 'link' que explica com simplicidade o que é o cio :

http://www.euamocaes.com/2011/05/o-cio- ... vidas.html

Tenha cuidado para não deixar haver cruzamentos.
A minha ficava fechada em casa e só ia ao quintal conosco.
Mesmo assim, houve um pirata que cavou um túnel para chegar a ela...
Os cães tornam-se muito criativos quando há cadelas com cio...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
HellGodess
Membro

quinta mar 01, 2012 12:52 pm

Concordo consigo aisd quando diz que é mais saudável deixa-las sem cuecas etc... o pior mesmo no meu caso é que a minha cadela dorme comigo na cama....o que é mau eu sei mas eu gosto muito e ela pelos vistos tambem não se importa de estar comigo no quentinho...agora imagine o que acontece a minha cama na altura do cio!!!! :o mudo de lençois e edredons quase todos os dias...ainda bem que é so 2 vezes por ano.... :wink:
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mar 01, 2012 1:53 pm

nove meses é uma idade comum para o primeiro cio em raças grandes.

pena ter coincidido com o facto da cadela estar a recuperar das lesoes das patas.

mas para além disso o importante a reter é:

esta fase vais durar ainda uns dias, cerca de duas semanas ( não é uma ciencia exacta e muito menos no primeiro ciclo )
depois do sangramento parar, ela vai aceitar os machos que dela se acerquem.

deve resguarda-la e não facilitar, é a partir daí que ela pode gerar cachorros, o que seria muito mau num primeiro cio e numa cadela ainda nao adulta ( madura fisicamente )

boa sorte
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quinta mar 01, 2012 1:58 pm

pupyylab, desculpe o off-topic (nao sei se entretanto actualizou o outro topico). Como estão as patinhas dela? Está mais optimista agora?
pupyylab
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 3:38 pm

teresa1978 Escreveu:pupyylab, desculpe o off-topic (nao sei se entretanto actualizou o outro topico). Como estão as patinhas dela? Está mais optimista agora?
Ela está a antibiotico desde 3ª. e parecem-me um pouco melhor.Uma delas tem ferida aberta e outra não, mas não apertei mais para não a massacrar.
Coitadinha, é o colar, as patas, os "apertos" e agora o cio!

Obrigada a todos os que deram opinião.
Já fiz ao site que me sugeriram e até imprimi para mostrar ao meu filho, que ontem fez mil e uma perguntas porque é que a Estrelinha estava a deitar sangue....
pupyylab
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:11 pm

Olá de novo.
Desculpem voltar ao mesmo assunto.
A Estrelinha está de facto com o cio e agora já nao deixa margem para dúvidas, porque o fluxo aumentou e hoje pinga bastante.
Como tenho crianças em casa causa um pouco de incomodo, até para eles brincaram com ela e resolvi comprar-lhe cuecas para quando estiver connosco em casa.
Disse ao meu marido que anda "na rua" para ir comprar e ele foi a uma loja de animais e comprou um par de cuecas, mas disse-lhe a senhora que agora tem de colar lá um penso dos "meus". É mesmo assim?
Pensava que as cuecas eram tipo 2 em 1(cueca+penso) e descartáveis.
Alguem me esclarece e me diz o mais pratico e comodo para a cadelinha?
Obrigada!
HellGodess
Membro

sexta mar 02, 2012 12:16 pm

As cuecas são mesmo de tecido e têm um encaixe para os pensos...os meus vinham com 2 pensinhos mas depois usei os pensos diários para mulheres, é so recortar e por no encaixe não é muito complicado. Normalmente aqueles pensos diarios fininhos servem....Até se torna bom ela estar com a coleira para não tentar tirar as cuecas eheheh :wink:

Boa sorte
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta mar 02, 2012 12:18 pm

Há umas cuecas que já trazem uma parte absorvente que se retira e lava. A maioria é para colocar penso, coloca-se daqueles pensos mais pequenos, os pensos diários.
Pinguicula
Membro
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

sexta mar 02, 2012 12:26 pm

Deixe igualmente a sua cadela lavar-se, sei que está com colar, mas pode retirar um pouco diáriamente, ou então lave-a com água apenas. A zona precisa estar limpa e asseada ou ainda arranja para aí uma infecção.
pupyylab
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 12:26 pm

Ah ok.
Sou mesmo ignorante nestas coisas :)
Mas estou a aprender!
E com isto tenho dados umas aulas de anatomia feminina ao meu filho, que se farta de perguntar coisas e a comparar a cadelinha comigo :lol:

A melhor pergunta logo de manhã, depois de ter ouvido dizer que tinhamos de ter cuidado para ela não sair à rua nem deixar nenhum cão entrar: "oh mãe tu também deitas sangue, nao é? Por isso quer dizer que podes ter mais bebés, mas não queres. Mas estás à beira do pai....."

Pois, filho, pois!
Pinguicula
Membro
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

sexta mar 02, 2012 12:35 pm

:lol: Assim até fica mais fácil.
Responder

Voltar para “Cães”