A minha Luna, uma labrador de 4 meses, começou a usar o peitoral dentro de casa aos 3 meses, visto que não podia passear na rua.
A veterinária aconselhou o uso do peitoral dentro de casa, para que a Luna se familiarizasse com o seu uso e também para a treinar uns tempos antes de sair à rua.
Chegado o verdadeiro momento de dar um passeio com a Luna no exterior, o primeiro impulso foi precisamente puxar... não sei se seria por sentir os diferentes cheiros nos passeios, por ver as pessoas a caminhar aqui na urbanização, mas o que é certo é que puxava.
Simplesmente limitei-me a fazer o que a FCachapa diz, e com toda a clareza, sempre que ela me puxava para a direita, eu puxava para a esquerda... sempre que ela insistia em me puxar para a frente porque sentira o cheiro de urina de cão, eu simplesmente mudava a direção.
Resultou e neste momento estou a treinar com ela o passear a meu lado sem a trela, ou seja: onde habito é uma zona muito calma, com pouca circulação de automóveis. Nas traseiras da casa há um pinhal rodeado de vegetação, flores campestres e uma estrada alcatroada. Aproveito esse espaço sem qualquer circulação para deixar a Luna à vontade, cheirar, brincar, urinar, defecar, etc. e tem sido bastante vantajoso.
No momento de regressar a casa, basta atrelar a menina e pronto, assunto resolvido

, mas nos princípios torna-se complicadito.