Puxa pela trela..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cris2323
Membro Júnior
Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm

sábado mar 03, 2012 11:34 am

Bom-dia a todos. É o seguinte, o meu cão, um cocker spaniel inglês de 5 anos, não consegue passear com trela, puxa e puxa e puxa.. Apesar de todas as tentativas para o ensinar, incluindo o uso de uma estranguladora que em nada ajudou, pois puxa até quase asfixiar, não sei mais o que fazer pois até agora nada resultou, e eu gostava muito de poder passear com ele sem ser arrastada :roll: ..
Agradeço desde já qualquer dica :)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado mar 03, 2012 11:47 am

Olá,

O ideal seria inscreve-lo numa escola de treino onde pudessem aprender os dois juntos

Já tentou (e sei que é chato) parar de cada vez que ele passa à sia frente?
Já tentou o "método" de mudar de direçao cada vez que ele passa à sua frente?

Pesquise um pouco e encontra mais métodos.
Deixo os 2 exemplos:
Se o cao passar á sua frente, pare e aguarde que o cao volte para o seu lado (pode manda-lo sentar ao seu lado se esta ordem já tiver ensinada). Recomece a andar quando o cao estiver ao seu lado. Repita todas as vezes que o cao lhe passar á frente.

Se o cao lhe passar á frente, mude de sentido. Desoriente-o de maneira a que tenha de ser ele a segui-lo e nao ele a comandar o passeio. Mude de direcao sempre que o cao lhe passar á frente.

A estes (ou a outros métodos) pode adicionar recompensas, o uso de clicker (eu uso para certos treinos e gosto) etc

Os resultados nao vão ser instantâneos, mas se treinar um pouco todos os dias também nao vai demorar muito a ter resultados :wink:

Quanto à estranguladora, ela nao faz o "trabalho" sozinha é preciso saber usa-la. Se o cao vai o passeio todo a "estrangular-se" então nao está a usa-la bem.
nao pode chegar ao ponto em que a trela esta constantemente esticada.
Se quer continuar a usar a estranguladora informe-se bem como usa-lá correctamente :wink:

Certamente irão aparecer aqui uns users com mais dicas :)
Última edição por maraya em sábado mar 03, 2012 9:10 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sábado mar 03, 2012 1:45 pm

Olá!

Penso que primeiro é importante perceber, que não é de um dia para o outro que o seu cão vai deixar de puxar durante os passeios. É preciso consistência, muita paciência e sensibilidade. É preciso uma mútua colaboração entre si e o seu cão.

Cada passo que dá, está a ensinar o seu cão que ao puxar, ele vai chegar onde quer. Cheirar uma árvore, ir ter com outro cão, etc. O que deverá fazer é, parar sempre que a trela estiver tensa. Ele puxa e você para, e só avança quando a trela estiver laça.

O que lhe vai transmitir é: Se ele puxar, você para, e assim ele não vai conseguir chegar onde mais quer. Quando ele for ter consigo e consequentemente a trela estiver laça, pode avançar, e esta é grande recompensa! Porque o que ele mais quer é avançar e chegar rapidamente onde quer. Se ele não vai ter consigo e continua focado em avançar, pare chame-o, dê alguns passos na direcção oposta e recomece tudo novamente.

Nos primeiros treinos é muito provável que não avance mais que 1 ou 2 passos de cada vez, mas se for persistente, concerteza irá ter resultados. Recompense sempre, nos primeiros treinos, se o seu cão não puxe a trela e caminhe ao seu lado (com um biscoito, salsicha ou um brinquedo que ele goste), e mais tarde poderá apenas recompensar de vez em quando, acabando por retirar a recompensa quando o comportamento já estiver consolidado. Pode demorar semanas ou meses, mas o importante é não desistir e ser persistente.

Comece primeiro em locais com poucas distracções e vá generalizando para locais mais movimentados, mas de forma muito gradual e nunca avançando sem o comportamento estar bastante consistente.

O seu cão deve perceber que o passeio depende da colaboração mútua entre os dois, ou seja, ele pode ir onde quiser, desde que não puxe a trela, se ele colaborar consigo, você colabora com ele, permitindo-o avançar.

Pode eventualmente comprar uma Easy Walk Harness, que a poderá ajudar a controlar melhor o seu cão, fazendo com que tenha menos tendência a puxar. Se pesquisar aqui no fórum, encontra tópicos bastante interessantes sobre essa coleira e o treino de não puxar.
Deixo aqui um link: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ti+harness

Boa sorte!;)
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sábado mar 03, 2012 8:58 pm

Eu nunca consegui treinar a Minuxa :( e infelizmente não há na minha zona de residencia não há escolas de treino, por isso optei pelo gentle leader, que faz verdadeiros milagres!
Ainda por cima, após varias caminhadas com ele, a Minuxa começou a puxar menos e a andar muito mais direitinha ao meu lado, com o tempo acho que vai deixar de ser preciso usar o gentle leader! :D
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Minuxa
Membro Veterano

sábado mar 03, 2012 8:59 pm

Encontrei um blog com informação muito interessante:
http://turismo4patasblogdacleo.blogspot ... eader.html
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Cris2323
Membro Júnior
Registado: sexta out 30, 2009 5:46 pm

domingo mar 04, 2012 3:19 pm

Obrigada a todos pelas dicas, já tentei vários métodos sim, incluindo o de parar cada vez que ele puxava e de avançar quando ele sossegava, mas sempre mal dava um passo, lá estava ele a puxar outra vez... Mas pronto, vou experimentar o tal harness ou gentle leader (pelo q percebi é quase o mesmo), pode ser que resulte, alguém sabe onde posso adquirir um?
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

domingo mar 04, 2012 3:39 pm

Olá Cris, compreendo o seu problema. Eu consegui resolvê-lo com um Easy Walker e estou bastante satisfeita. Pode-se comprar na net, na 4patas ou então na EucaCão, que foi onde eu comprei.
Leia este tópico, pode ser que a ajude.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
minnieb
Membro Júnior
Registado: sábado nov 27, 2010 2:25 pm

domingo mar 04, 2012 3:40 pm

Pois... Eu tenho o mesmo problema com a Maggie. Puxa,puxa,puxa...
Não costumo ir com ela à rua para fazer as necessidades, mas quando vamos ao café ou assim, não pára de puxar. Mas no caminho de volta a casa porta-se bem. Deve ser a excitação de ir passear.
Há uma escola perto de mim, e eu gostava de ir mas o preço é puxadote.
walkerspack
Registado: quarta mar 14, 2012 4:00 pm

quarta mar 14, 2012 5:43 pm

Ola

Os caes sao animais de matilha adoram andar e correr em conjunto.
Os caes nao pensam como nos.
Vou pedir-lhe que tente pensar como um cao: normalmente quando o cao vai a frente do seu dono o que ele realmemente sente é que ele é que está a passear o dono!E nao vai parar e sentar porque tudo o que quer é andar para a frente mais e mais.
E no cerebro do cao é que voçe e que nao o acompanha e nao o contrario.Os caes ate mesmo os mais pequenos precisam de exercicio e de serem estimulados com desafios para serem felizes e saudaveis afinal para serem caes :)
isto é um problema muito facil de se resolver basta concentraçao e acreditar no cao e em si mesmo.
ISTO PODE PARECER LOUCURA MAS É UMA GRANDE VERDADE A MAIOR PARTE DOS PROBLEMAS QUE OS CAES TEM SAO CRIADOS PELOS PROPRIOS DONOS PORQUE NAO ENTENDEM O QUE O CAO PRECISA PARA SER FELIZ.
Tudo o que ele precisa e de um lider e nao o deixe sair para o passeio enquanto ele estiver exitado apenas quando estiver ja com a trela e calmo demore o tempo que demorar e garanto que consegue.
Caso precise de ajuda estou disponivel para mais umas dicas.

Boa sorte
walkerspack
Registado: quarta mar 14, 2012 4:00 pm

quarta mar 14, 2012 5:47 pm

Minuxa Escreveu:Eu nunca consegui treinar a Minuxa :( e infelizmente n�o h� na minha zona de residencia n�o h� escolas de treino, por isso optei pelo gentle leader, que faz verdadeiros milagres!
Ainda por cima, ap�s varias caminhadas com ele, a Minuxa come�ou a puxar menos e a andar muito mais direitinha ao meu lado, com o tempo acho que vai deixar de ser preciso usar o gentle leader! :D
Ola

Os caes sao animais de matilha adoram andar e correr em conjunto.
Os caes nao pensam como nos.
Vou pedir-lhe que tente pensar como um cao: normalmente quando o cao vai a frente do seu dono o que ele realmemente sente é que ele é que está a passear o dono!E nao vai parar e sentar porque tudo o que quer é andar para a frente mais e mais.
E no cerebro do cao é que voçe e que nao o acompanha e nao o contrario.
Os caes ate mesmo os mais pequenos precisam de exercicio e de serem estimulados com desafios para serem felizes e saudaveis afinal para serem caes :)
isto é um problema muito facil de se resolver basta concentraçao e acreditar no cao e em si mesmo.
ISTO PODE PARECER LOUCURA MAS É UMA GRANDE VERDADE A MAIOR PARTE DOS PROBLEMAS QUE OS CAES TEM SAO CRIADOS PELOS PROPRIOS DONOS PORQUE NAO ENTENDEM O QUE O CAO PRECISA PARA SER FELIZ.
Tudo o que ele precisa e de um lider, e nao o deixe sair para o passeio enquanto ele estiver exitado apenas quando estiver ja com a trela e calmo demore o tempo que demorar e garanto que consegue.
Caso precise de ajuda estou disponivel para mais umas dicas.

Boa sorte
Jony5
Membro
Registado: segunda mar 08, 2010 9:35 pm

quarta mar 14, 2012 7:01 pm

Boas
Vou partilhar a minha experiência,uma vez que tinha o mesmo problema que o que está relatado.

Muitos poderão não seguir nem gostar do programa do Cesar Milan,o "encantador de cães",mas eu sempre que tenho oportunidade vejo o programa.
O que mais é batalhado no programa,é realmente o passeio do animal,e que a maior parte das vezes é um grande problema para os donos.Ele utiliza a tecnica da estranguladora,e sem muitas modernices na trela,apenas um bocada de corda com uma "laça" estranguladora.
Ora a primeira vez fi-lo e não deu resultado nenhum,o meu cão continuou a puchar sempre..
Voltei a ver o programa e percebi que o segredo era o "sitio"por onde deveriamos por a estranguladora,exatamente por tras das orelhas e bem esticadinha na vertical,mesmo por tras do maxilar do animal.
Experimentei,passei a laça,estiquei e comecei a caminhar...Para meu espanto o cão nem parecia o mesmo,calmo,caminhando ao meu lado..sempre que se aventurava eu puchava a trela e ele obedecia...Para o meu caso foi um "milagre",e que não abdico da tecnica,sendo que os passeios são bem mais calmos e felizes para ambos.
Deveremos utilzar mts tecnicas,mas ter sempre em mente que a liderança é a base do treino do cão.Se gostarem vejam o programa,e tirem vossas conclusões.

Bem haja a todos.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta mar 14, 2012 7:21 pm

Bah.

Conselhos de treinadores de bancada é quase igual a conselhos veterinários de não veterinários :roll:

Mas vou contradizer-me e dizer que concordo com a Maraya.
Se tiver possibilidades pondere inscrever-se numa escola de treino, é o melhor que pode fazer :)
Minuxa
Membro Veterano

quarta mar 14, 2012 8:30 pm

Essas técnicas já as segui todas, e de pouco adiantou!
Mas tenho que dizer que a Minuxa puxa a trela, mas se eu pedir para parar e esperar sentada, ela espera sentada e só volta a andar quando eu der ordem 8)
E se andar sem trela, nem sequer se afasta!
Mas como é uma despitada e curiosa, nos passeios puxa a trela para tentar chegar a todo lado!
Responder

Voltar para “Cães”