Pastor Alemão com Displasia da Anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

afss
Registado: terça mar 06, 2012 9:28 pm

terça mar 13, 2012 2:19 pm

Boa tarde,

conforme solicitado, apresento a Akali
Imagem

Ela é uma pastor alemão preta, dominante, mas muito meiguinha!
Extremamente decidida e teimosa. Mas retribui todo o afecto com lambidelas e mordidas :D

Ontem, foi submetida à primeira cirurgia.
Aplicaram uns enxertos no acetábulo, não recorrendo à recessão da cabeça do femur.
O pós-operatório demonstrou-se muito favorável, na medida que foi necessário eu ir busca-la ao veterinário ("estava boa. Boa demais! não se mantinha sossegada na box, e já demonstrava stress")
Quando chegou a casa, dormiu descansada.
Felizmente anda sem problemas!
Não aparenta ter dores...apenas a àrea da pele que fora rapada apresenta umas manchas vermelhas devido ao pelo, o que causa grande comichão e angústia em se coçar.

Amanhã será submetida à mesma cirurgia, mas na outra pata.

A Akali agradeve a vossa atenção e votos de soliedariedade com lambidelas, e umas pequenas mordidas

AS.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

terça mar 13, 2012 2:34 pm

desejo-lhe toda a sorte do mundo! :D

obrigada pela actualização!

(mais fotos.... :oops: ela é linda... :wink: )
Andersen
Membro
Registado: domingo out 30, 2011 4:02 pm

terça mar 13, 2012 3:14 pm

Muito linda

Tudo de bom para ela. Rápidas melhoras. :wink:
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça mar 13, 2012 3:54 pm

TheOnlyOne Escreveu:

Eu pediria uma segunda opinião. Se for de Lisboa, aconselho o Hospital Veterinário da faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.

[/quote

Não querendo dizer mal do Hospital Veterinário da faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, e não vou dizer, mas quando lá fui com a minha Rottweiler, fui no âmbito de tirar um raio-x ao joelho porque ela coxeava há uns dias. Não sei porque carga de água o fizeram, mas quando a puseram na maca para tirar raio-x esticaram-lhe as patas de trás, puxando com alguma força porque ela não parava quieta, e tirar-lhe raio-x à anca!!! Disseram-me na altura que Rotts são propensos à displasia da anca, e eu leiga ao que seria displasia (nunca na vida tinha tido um cão e esta cadela tinha sido comprada pelo meu irmão que depois quis dar a outra pessoa, mas eu nao deixei, enfim) fiquei na duvida em relação á questão, mas intrigada porque nao tinham tirado ao joelho que era onde estava o problema.
Levei uma caixa de medicamentos, para as dores, porque pelo raio-x ela nao tinha nada, mas por centimetros os joelhos nao apareciam na pelicula.

Passada 1 semana, deixou de andar, a rotula saia do sitio, e eu punha no sitio esticando a pata, mas quando ela dobrava a rotula saltava.
Decidi ir ao Hospital dos Animais em Odivelas, a conselho de uma amiga que tinha uma Rott do mesmo criador, e o Dr. que é especializado em ortopedia, nem precisou de raio-x quando lhe começou a mexer na pata e percebeu que realmente o joelho nao estava bom, (mas tirou mais tarde para questões de operação) disse que era luxação na rotula, e, ou ela viveria assim para sempre, com dores e esforçando a outra perna com o peso todo, ou teria que ser operada.

Imagem

Imagem

Ela tinha 11 meses nesta altura. Larguei um pouco mais de 500 euros e ficou boa.
(Sim, sei que a bichinha tem a cabeça pequena para o corpão que tem, e é o Rottweiler Puro mais arraçado que eu já vi. LOL Tenho o LOP dela e tudo, e inicialmente questionei o criador sobre isto que me levou super a mal, falando logo em tribunais e o caraças, por difamação... por isso nao falarei o Afixo dela... mas nem é o afixo que a tornou sociável, meiga, inteligente, etc.. só trouxe problemas em termos físicos).

Pronto, passados 8 anos, ela está impecável, só se complicou quando veio o frio o ano passado. Mas tomou uns comprimidos e passou-lhe.

Claro que é para esquecer as corridas e os saltos e todo o exercício que um cão destes precisa, até para descarregar as energias. Ainda hoje tem os ferrinhos que lhe foram colocados para segurar a rotula. Ganhou muito peso, mesmo assim ainda hoje continua de dieta, e começaram aparecer os problemas da velhice.

Estimo muito as melhoras do Seu pastor alemão, mas se fosse a si pedia outra opinião. Aos leigos, por norma os veterinários parecem ser sempre competentes, alias, se tocam em assuntos que a gente não percebe, só nos deixam confusos, mas tendemos em acreditar logo. Corra atrás de outras opiniões, e desculpe ter aproveitado o seu tópico para contar a historia da minha cadela. Até porque eu só ia referir que não gostei da maneira como ignoraram o meu pedido na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
afss

terça mar 13, 2012 4:53 pm

Ora essa, eu é que agradeço o seu testemunho!
Quando nos deparamos com estas situações, o futuro torna-se muito negro. E a experiência de outras pessoas que passaram pelo mesmo, ajuda clarificar as ideias.
Antes da dita cirurgia, já tinha consultado outro veterinário, no Hospital Veterinário da Tapada das Mercês. Estes sim, demonstraram ser muito inexperientes, e apesar de terem apontado para o diagnóstico da displasia, os rx foram feitos comigo a agarrar num pastor alemão de 24 quilos cuja posição não lhe parecia favorável. A questão foi relativizada e dado à "leveza" com que trataram do assunto, deixaram-me muito desconfortável em relação a toda esta expectativa.
A Akali está a ser seguida pelo Dr. Luis Chambel, da VEToeiras. Mostrou-se muito interessado, competente e disponível.
Ainda antes da decisão, confrontei a informação com outra ortopedista, que aí sim, como referido anteriormente, indicou-me que estaria a ir ao sítio certo, à hora certa.
Uma já está, amanhã a Akali enfrenta a segunda!

Obrigado pela partilha Catarina,
Agradeço uma vez mais o seu testemunho!

PS: a sua cadelinha tem um ar muito meigo! muito bonita mesmo :)
smrpt
Membro Veterano
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

terça mar 13, 2012 6:49 pm

Só uma pergunta, porque é que não anestesiaram o cão para fazer o rx?
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 13, 2012 7:03 pm

Muito Obrigada.
Acho que é na base da partilha que sempre aprendemos mais um pouco. Se bem que há pessoas que não pensam o mesmo.
Não sei se com 5 meses é cedo para aparecerem estes problemas graves de ossos. Mas fale com o criador, mas em primeiro esteja bem informado a ver se ele é obrigado a alguma ajuda a nível de despesas. Porque se ele faz criação, e estão registados no Livro de Origens Português, supostamente os pais não podem ter problemas, nem os pais nem os avós. MAS e existe sempre um mas... pode acontecer aos melhores. Eu tenho um relatório do criador a dizer que os progenitores não têm problemas de ossos e descendem de cães que também não têm... Mas para mim aquilo é apenas um papel. Não me garante nada... E não garantiu. No inicio, antes de lhe acontecerem estas coisas todas, ela comia ração da Eukanuba e ainda um suplemento de cálcio... E acontece justamente um problema a nível Ósseo.
Mas caso o criador não seja obrigado a nada, tente falar com ele a ver se lhe pode ajudar monetariamente. Eu não pedi ajuda ao criador da minha cadela, porque tivemos problemas iniciais, devido a eu lhe ter dito que aquela cadela não era pura... E eu nao quis mais saber dele para nada.

Boa Sorte ;)
Catarina Duarte

Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 13, 2012 7:07 pm

smrpt Escreveu:Só uma pergunta, porque é que não anestesiaram o cão para fazer o rx?
Na faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa não anestesiaram a minha cadela também. Forçaram-na a estar ali, com pessoas agarrarem nas patas da frente, açaime e a puxarem-lhe as patas de trás. Se isto mudou de à uns anos para cá, fico feliz. Porque não é a maneira mais simpática de tirar um raio-x, mas como é um procedimento rápido, deve ser por isso que não sujeitam os animais a anestesia. Mas não é nada confortável. A não ser que seja um caso extremo, do animal ser muito feroz, ou já adulto, que oferece mais resistência do que um cão pequenito.
Catarina Duarte

smrpt
Membro Veterano
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

terça mar 13, 2012 7:12 pm

Os meus quando lhe fiz o RX foram anestesiados o vet nem ponderou em não ser, sim fica mais caro acho que é 50€ mas pelo menos é melhor para o animal e fica bem feito
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 13, 2012 7:34 pm

Acho que anestesia é forte, por isso não deve ser utilizada, a não ser nos caso extremos, mas em animais que não têm tendência para morder e isso, concordo que devia existir um calmante. Não sei se estou a dizer alguma barbaridade mas é a minha opinião. Foi o que aconteceu com a minha cadela quando tirou a ligadura toda da perna e foi tirar um raio-x, deram-lhe um calmante, e mesmo assim ainda esteve mais de uma hora para ficar menos desperta, porque também não adormeceu por completo. Mas levar anestesia passado pouco tempo de uma cirurgia onde teve com anestesia geral, também tenho ideia que nao faz muito bem.
Catarina Duarte

cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

terça mar 13, 2012 7:39 pm

A anestesia é dada para poder relaxar o cão e os musculos, de forma a poderem colocá-lo em posição o mais perfeita possível para fazerem o exame.
Contudo, também já li que a anestesia ao provocar o relaxamento dos musculos pode induzir em erro (em casos não graves e quando existe dúvida de grau), pelo facto dos musculos não oferecerem suporte aos ossos.
Claro que se é detectado um grau elevado, nada tem a ver com o facto de estar relaxada.
Também os exames feitos antes e depois, leia-se imediatamente antes e imediatamente depois do cio das cadelas, podem demonstrar resultados diferentes da realidade (sempre em casos não graves).
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mar 13, 2012 7:57 pm

Que tudo corra pelo melhor à Akali.
Uma pretinha lindíssima.

Que a recuperaçao seja boa.
An ye harm none, do what ye will
afss

quinta mar 15, 2012 12:04 pm

A Akali já fez a segunda cirurgia e já está em casa.
Está com um comportamento desconfiado, e ainda meio trôpega a andar.
No entanto, a dificuldade é mante-la em repouso, quieta.
Está a tomar antibiótico, calmantes e cosequin (os protectores de articulações).
A pele onde fora mais recentemente rapada, apresenta-se bastante irritada. Estamos a aplicar BPanthene.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quinta mar 15, 2012 12:23 pm

afss Escreveu:A Akali já fez a segunda cirurgia e já está em casa.
Está a tomar antibiótico, calmantes e cosequin (os protectores de articulações).
A pele onde fora mais recentemente rapada, apresenta-se bastante irritada. Estamos a aplicar BPanthene.
que bom, que tudo correu bem!
rapidas melhoras para ela! :wink:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta mar 15, 2012 12:29 pm

afss Escreveu:A Akali já fez a segunda cirurgia e já está em casa.
As melhoras para a sua menina, sobre o resto, tenho a dizer-lhe que pelo que leio, realmente é um dono exemplar, muita força aí pra ajudar a sua menina... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Cães”