O que mudou nos últimos 11 anos no panorama canino nacional

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça mar 20, 2012 2:23 am

O que mudou? Pelos vistos mudou muita coisa e eu não tinha a mais pequena ideia. Vou partilhar convosco algumas curiosidades estatísticas que descobri, que eu própria tinha. A informação está disponível no site do cpc dos anos de 1999 a 2010.

Para começar o número de cães registados em 1999 (RI + LOP) era de 30.003 contra os 18.983 animais registados em 2010.

O TOP 5 das preferências dos donos (41% do total de animais registados), em 1999 apresentava-se da seguinte forma:
1 - SIBERIAN HUSKY com 3709 - 12,4%
2 - ROTTWEILER com 2778 - 9,3%
3 - LABRADOR RETRIEVER com 2453 - 8,2%
4 - CÃO DE PASTOR ALEMÃO com 1931 - 6,4%
5 - BOXER FULVO com 1489 - 5%

O TOP 5 de 2010, (representando 43% do total de animais registados) apresenta-se da seguinte forma:
1 - LABRADOR RETRIEVER com 3108 - 16,3%
2 - CÃO DE PASTOR ALEMÃO com 1764 - 9,3%
3 - YORKSHIRE TERRIER com 1586 - 8,4%
4 - GOLDEN RETRIEVER com 1026 - 5,4%
5 - CHIHUAHUA com 649 - 3,4%

Aparentemente, o LABRADOR RETRIEVER é o novo SIBERIAN HUSKY, que cresceu tanto em números absolutos como percentuais.

O PASTOR ALEMÃO aparenta ser das raças mais estáveis neste raking, talvez por ser um cão de trabalho com provas dadas, a acusar apenas pouco mais de 1% na queda do número de animais registados, acompanhando a tendência.

É interessante também perceber que surgem agora 2 raças de companhia neste TOP5, o YORKSHIRE e o CHIHUAHUA, isto se não quiserermos considerar também o LABRADOR e o GOLDEN, já que tecnicamente não pertencem ao grupo dos cães de companhia.

Ainda assim, o YORKSHIRE já em 1999 ocupava 8º lugar do coração dos donos portugueses.

O que aconteceu ao SIBERIAN HUSKY? Caíu 99% (!!!) para a 61ª posição de preferências, com apenas 30 exemplares registados em 2010.

O BOXER, que aparece em 1999 subdividido em FULVO e TIGRADO, não sei o que lhes aconteceu, mas aparece em 2010, com um único nome "BOXER" e se assim fosse considerado, em 1999 ocuparia a 3º posição com cerca de 9% dos exemplares registados (2706 animais). Em 2010 aparece na 11ª posição de preferência dos donos, mas apenas com 375 exemplares, uma queda de 86%.

O COCKER SPANIEL INGLÊS, foi outra das raças com assentuada perda de exemplares, com 1740 exemplares em 1999 contra 246 em 2010 (-86%).

O ROTTWEILER, sofreu também um rude golpe na sua propagação passando para a 37ª posição, registando um decréscimo de 95%, com apenas 132 exemplares em 2010.

E o que aconteceu a outras raças também muito populares aqui no forum?
- O DOGUE ALEMÃO, com menos 33% de animais registados
- O BEAGLE apresenta um crescimento de 447%
- O BOULEDOGUE FRANCES com um crescimento de 1108%
- O SHIH TZU com um crescimento de 65%
- O SERRA DA ESTRELA com menos 46%
- O DOBERMANN com menos 77%
- O CÃO DA DALMÁCIA com menos 95%

Efectivamente a mescla de raças que vemos nas nossas ruas mudou.

Possivelmente o temperamento de algumas raças e a menor facilidade de serem trabalhadas e educadas levou a um decréscimo do seu número de fãs. Talvez para outras, a dimensão do seu porte e a dificuldade em serem mantidas em mantidas em tempos de crise, tenha ditado o seu destino.

Além disto, parece-me evidente o crescimento generalizado dos cães de companhia, bem como os cães de trabalho assumem um perfil diferente e arrisco a dizer que com uma mescla de raças escolhidas para este efeito, maior.

Pessoalmente, já me tinha dado conta que tinha deixado de ver algumas raças médias e grandes, como SIBERIAN HUSKY, o BOXER ou o DÁLMATA e das pequenas, reparei que tinha deixado de ver COCKER's, por exemplo. Mas não fazia ideia se a minha estatística pessoal correspondia à realidade.

Efectivamente, aqui só foram comparados números de animais registados e como sabemos, os não registados serão muitos mais. Mas talvez seja possível aceitar o padrão de preferências de raças. Por outro lado e apesar da crise, tenho alguma dificuldade em aceitar que existe de facto um decréscimo do número de animais, porque de cada vez que vou à rua, contacto com mais animais jovens.
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

terça mar 20, 2012 12:10 pm

Um bom tópico para discutir sem dúvida.

Realmente lembrando me da minha infancia (anos 90), costumava ver muitos Dálmatas, Dobermans, Rotts e Cockers, e menos as raças pequenas. Deve ser da mudança de estilo de vida ou então é uma questão de moda também....cães portáteis que na cabeça de muitas pessoas não exigem muito passeio e despesas com comida, são brinquedos que podem vestir e exibir por todo lado...
Eu continuo a gostar de ver cães de porte médio/grande fico fascinada com o seu porte magestoso mas admito que também não tenho condições para os ter. :wink:
Muita gente vive em apartamentos hoje em dia e confinar um cão grande a um espaço limitado na minha opinião é cruel, pode ser mais uma razão para as tendencias terem mudado desde os anos 90!
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça mar 20, 2012 12:38 pm

Ola boas,

Aqui se vê bem o que o fenómeno moda pode significar nas raças... :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça mar 20, 2012 1:36 pm

srYuki Escreveu:O ROTTWEILER, sofreu também um rude golpe na sua propagação passando para a 37ª posição, registando um decréscimo de 95%, com apenas 132 exemplares em 2010.
Nesta raça atrevo-me a dizer que não é uma questão de modas... Em 2010 não existiam, com toda a certeza, apenas 132 exemplares da raça Rottweiler! Pelo menos no que se refere a esta raça, outro factor muito importante influenciou neste decréscimo, a introdução de uma lei que regulamenta a detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos e ainda as exigências relativamente às condições necessárias para a sua criação.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

terça mar 20, 2012 3:34 pm

Parabéns pelo tópico, muito interessante e realmente espelha aquilo que tenho reparado um pouco pelas ruas.

Parece-me também que os casos de crescimento do BEAGLE e do BOULEDOGUE FRANCES deve-se mais à "moda" atual (apesar de gostar de ambas, principalmente do Bouldogue). Chego a essa conclusão pelas preferências dos adolescentes da minha família.

Só não percebo porque há cada vez menos DOBERMANS (é um facto visível). Gosto deste tipo de cães assim como os ROTT.

Os DOBERMANS têm a vantagem de não estarem considerados pela lei no grupo dos marginalizados, neste caso até acho deveriam subir nas estatísticas. :?
Eddy17
Membro
Registado: quinta fev 16, 2012 11:59 am

terça mar 20, 2012 4:53 pm

Algumas raças acho que a sua queda de popularidade estará directamente relacionada com as "modas"
Mas agora em relação a outras o que me faz pensar é se não continuarão a ser criadas à mesma, mas sem os seus criadores fazerem o registo.

Não sei se aquilo que acabei de dizer é uma barbaridade ou não, nao estou por dentro dessa area, mas não me parece ser assim tao descabido tal pensamento.
Isto é, a economia ao longo dos anos tem vindo a cair o que pode ter levado alguns criadores a deixarem de fazer os registos das suas ninhadas e dessa forma reduzir um pouco ao preço dos cachorros. Será? :?:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça mar 20, 2012 5:04 pm

Eddy17 Escreveu:Algumas raças acho que a sua queda de popularidade estará directamente relacionada com as "modas"
Mas agora em relação a outras o que me faz pensar é se não continuarão a ser criadas à mesma, mas sem os seus criadores fazerem o registo.

Não sei se aquilo que acabei de dizer é uma barbaridade ou não, nao estou por dentro dessa area, mas não me parece ser assim tao descabido tal pensamento.
Isto é, a economia ao longo dos anos tem vindo a cair o que pode ter levado alguns criadores a deixarem de fazer os registos das suas ninhadas e dessa forma reduzir um pouco ao preço dos cachorros. Será? :?:
Os bons criadores continuam a registar as ninhadas até porque o preço do registo nao é "nada de especial" e um cao nao iria ser muito mais barato por nao ter registo.
Aqui estão os preços:
*Registo de Ninhada (Raças Estrangeiras):  
1.ª Fase (Modelo A - Declaração de Nascimento de Ninhada)  
€ 18,50
2.ª Fase (Modelo B - Registo de Ninhada e Individual) n.º cães x
€ 17,50
Ora nao é por 35€ que deixariam de registar os caes pois isso nao traria vantagem nenhuma.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

terça mar 20, 2012 5:42 pm

Sobre os dados temos que acrescentar a taxa de mortalidade, afinal são 10 anos de diferença.
Qualquer das maneiras, pergunto, é possível cancelar o registo no LOP ou fazer a transfência do refisto no LOP para LOE ou doutro pais?
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 20, 2012 5:51 pm

Atenção que os números apresentados são de NOVOS registos, ou seja nascimentos registados, não reflecte o total de efectivos de cada raça.
Há 10 anos o Husky era a raça da moda, hoje é o Lab. Os Rottweiler cada vez têm menos registos por causa da lei e das exigências a quem cria.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

terça mar 20, 2012 5:54 pm

dinodane Escreveu:Atenção que os números apresentados são de NOVOS registos, ou seja nascimentos registados, não reflecte o total de efectivos de cada raça.
Há 10 anos o Husky era a raça da moda, hoje é o Lab. Os Rottweiler cada vez têm menos registos por causa da lei e das exigências a quem cria.[/quote]

X2
JNSERRAO
Registado: segunda mar 12, 2012 7:45 pm

terça mar 20, 2012 7:05 pm

Penso que a principal razão para o crescimento das raças YORKSHIRE e CHIHUAHUA , não é mais por moda mas sim por factores economicos.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mar 21, 2012 12:44 pm

As modas caninas...está aqui bem visivel.
Assisti ao boom dos husky e ao rápido encher de canis com animais fugidos ou abandonados...É o melhor exemplo de que nem todos os cães servem a qualquer dono!

A fraca qualidade dos inúmeros labradores e yorkies que por aí andam, reflecte bem o que as modas provocam .
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mar 21, 2012 12:47 pm

sasquatch Escreveu:As modas caninas...está aqui bem visivel.
Assisti ao boom dos husky e ao rápido encher de canis com animais fugidos ou abandonados...É o melhor exemplo de que nem todos os cães servem a qualquer dono!

A fraca qualidade dos inúmeros labradores e yorkies que por aí andam, reflecte bem o que as modas provocam .
Foi o que quis dizer, com o que escrevi acima, estas estatisticas so reflectem o fenómeno moda... Infelizmente para as raças, que sofrem um aumento acrescido de criadeirices e criadeiros...

Lembro-me de uma serie que era o super-pai, que fez com que os yorkshires fossem o cão da moda na altura... Lembro-me tambem dos 101 Dalmatas e mais uns quantos exemplos...

Faz-me muita confusão a aquisição de um animal nestas circunstancias que o mais provavel é passados uns tempos acabar no canil assim que a moda passa... :roll:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mar 21, 2012 12:51 pm

E quando não se conseguia achar um PA de boa qualidade, de tal forma toda a gente se metia a "criador"?
E a moda dos cockers, de que ainda hoje se está a sofrer as consequencias?
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

quinta mar 22, 2012 8:44 am

Joana, aquilo que diz é verdade. Desde que estreou o filme do Tintin veem-se muito mais Fox Terriers.
Responder

Voltar para “Cães”