Denunciar cão perigoso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maps84
Registado: quinta mai 12, 2011 12:14 am

quarta mar 21, 2012 7:34 pm

Boa tarde.
Alguém me pode informar sobre onde se pode fazer uma denúncia sobre um cão perigoso que anda à solta?

No bairro onde moro existe um armazém que tem como cão de guarda um pit-bull. Porém, devido à falta de vigilância, o cão foge para a rua várias vezes, sem que ninguém dê conta, e já atacou violentamente vários cães dos vizinhos, mesmo dentro dos seus quintais!

As pessoas já começam a ficar assustadas e com receio de trazer os seus cães à rua, com medo que esse apareça, pois o cão não usa coleira nem açaime.

Onde se pode denunciar estes caso?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 21, 2012 7:48 pm

Ao SEPNA.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta mar 21, 2012 8:32 pm

O cão é mesmo perigoso ou pensam que é por ser pitbull e o quererem fora dali?
ChuckNorris
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm

quarta mar 21, 2012 11:05 pm

Joie2 Escreveu:O cão é mesmo perigoso ou pensam que é por ser pitbull e o quererem fora dali?
maps84 Escreveu:já atacou violentamente vários cães dos vizinhos, mesmo dentro dos seus quintais!
Talvez esta citação responda à sua pergunta ;)
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta mar 21, 2012 11:17 pm

ChuckNorris Escreveu:
Joie2 Escreveu:O cão é mesmo perigoso ou pensam que é por ser pitbull e o quererem fora dali?
maps84 Escreveu:já atacou violentamente vários cães dos vizinhos, mesmo dentro dos seus quintais!
Talvez esta citação responda à sua pergunta ;)
x2
RC17
Membro Júnior
Registado: quinta jul 28, 2011 3:14 pm

quarta mar 21, 2012 11:29 pm

Deve tratar desse caso com cuidado, e depois de fazer a denuncia acompanhar o caso pois o cão pode vir a ser abatido visto que ja fez mal a outros caes ..
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quarta mar 21, 2012 11:32 pm

maps84 Escreveu:Boa tarde.
Alguém me pode informar sobre onde se pode fazer uma denúncia sobre um cão perigoso que anda à solta?

No bairro onde moro existe um armazém que tem como cão de guarda um pit-bull. Porém, devido à falta de vigilância, o cão foge para a rua várias vezes, sem que ninguém dê conta, e já atacou violentamente vários cães dos vizinhos, mesmo dentro dos seus quintais!

As pessoas já começam a ficar assustadas e com receio de trazer os seus cães à rua, com medo que esse apareça, pois o cão não usa coleira nem açaime.

Onde se pode denunciar estes caso?
ja falaram com o dono? qual foi a resposta?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta mar 22, 2012 12:10 am

Telefone para o canil camarário da sua zona e denuncie a situação. Fale também com a policia.
Se fosse comigo, um cão a pôr em risco os meus animais, não hesitaria um minuto.
Se é um animal que ataca, é um animal perigoso e há lei para esses casos.

Não adianta falar com o dono, geralmente acham-se sempre cheios de razão e se houver danos recusam-se a pagar. Se ele fosse consciente e minimamente responsável não tinha o cão à solta na via pública.

O canil vai buscá-lo e o dono se o quiser buscar terá de o ter legal e de seguir os trâmites de cão perigoso. Se não, o animal será abatido.

Lamento a vossa sensibilidade, mas eu não hesitaria perante um animal que pudesse matar os meus animais.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta mar 22, 2012 8:38 am

sasquatch Escreveu: Não adianta falar com o dono, geralmente acham-se sempre cheios de razão e se houver danos recusam-se a pagar. Se ele fosse consciente e minimamente responsável não tinha o cão à solta na via pública.
Não é bem assim... infelizmente na minha zona houve recentemente um caso parecido.
Havia um cão perigoso que volta e meia fugia por um buraco da vedação da casa onde estava e atacava os cães que apanhasse à frente.
Matou 1 cão vadio que a dona nunca soube porque nunca ninguém lhe foi dizer ou pedir satisfações, atacou uma cadelinha pequena e esventrou-a literalmente mas felizmente sobreviveu ao ataque (ficou incontinente e com um trauma a cães) e passados 4 anos voltou a atacar outra cadela de porte grande (da mesma familia da cadela pequena) mas felizmente também foi "só" um buraco na coxa que levou meses a curar mas ficou curada.

No caso das cadelas com dono (o mesmo por acaso) a dona do cão perigoso disponibilizou-se logo para pagar despesas (e pagou mesmo milhares de euros em tratamentos), falou com a policia (foi sempre apresentado queixa na policia) e no 1º ataque tentou resolver o assunto com uma vedação (mas volta e meia alguém na residência soltava o cão e ele fugia por um buraco).
Contudo depois deste último ataque os donos da cadela ficaram muito indignados com a situação e pediram uma solução definitiva para o cão, a dona deste apercebeu-se que ele definitivamente era um cão perigoso e depois de consultar o veterinário optou pelo abate.

Isto para dizer que devem sempre falar com o dono porque ainda há pessoas honestas que aceitam as consequências e responsabilidades. Infelizmente nem todas as pessoas conseguem resolver os problemas de agressividade dos seus cães, mas não quer dizer que não tentem ou que não queiram saber.
Quando os donos são manifestamente incapazes de solucionar o problema, os lesados devem fazer valer o seu direito e pedir uma solução para o problema ao dono e/ou às autoridades competentes.
maps84
Registado: quinta mai 12, 2011 12:14 am

quinta mar 22, 2012 6:23 pm

se já atacou várias vezes, o problema não é ser pitbull.. é ser violento..

O dono está a par do caso.. pelos menos nos últimos dois ataques, foi o dono que pagou as despesas dos outros cães, porém nada mais fez. O cão continua a escapar-se e a circular livremente pelas ruas.

Com as pessoas não é violento, mas com os animais é outra história. O caso aqui é que os donos de cães já com historial têm que tomar precauções e não colocar os outros em risco.
Responder

Voltar para “Cães”