boas.
eu gostaria tanto de poder ensinar a minha linda princesa Alicia uma golden retriever com 3 meses, se alguem me poder orientar sobre esta tema agradecia do fundo do coraçao.
obrigado
Queria ensinar a minha Alicia sentar ficar e os outros!!
Moderador: mcerqueira
Há vários vídeos no youtube que demontram como o fazer.
Sentar:
Com ração na mão, vá dando o comando de sentar. Ela vai fazer várias coisa para tentar obter a ração, mas dê-lhe só quando ela se sentar. Se necessário pode tentar ajudá-la a sentar e só depois é que lhe dá a ração (pouco de cada vez para poder repetir várias vezes o exercício)
O comando tem que ser sempre o mesmo e o prémio só deve ser dado quando ela fizer o que lhe pediu.
Sentar:
Com ração na mão, vá dando o comando de sentar. Ela vai fazer várias coisa para tentar obter a ração, mas dê-lhe só quando ela se sentar. Se necessário pode tentar ajudá-la a sentar e só depois é que lhe dá a ração (pouco de cada vez para poder repetir várias vezes o exercício)
O comando tem que ser sempre o mesmo e o prémio só deve ser dado quando ela fizer o que lhe pediu.
Como já foi dito, há uma extensa quantidade de vídeos e informações sobre o tema de treino de obediência. Basta procurar no google e youtube!
Por exemplo para ensinar um senta:
- Tenha comida na mão (um floquinho da ração), e com a mão fechada, deixe a Alicia cheirar
- Com a mão perto do focinho, vá inclinando devagar a mão para trás, até ela se sentar
- Diga "boa" ou "sim" e dê-lhe a recompensa
- Repita várias vezes
- Depois retire o engodo dessa mão e coloque na outra, mas atrás das costas, para ela não se habituar a fazer apenas na presença de comida
- Repita o mesmo gesto com a mão, fingindo que tem comida lá dentro
- Quando ela sentar, dê a comida da outra mão
- Repita várias vezes
- Quando ela já fizer todas as vezes que fizer o sinal gestual para sentar, pode introduzir o comando verbal "senta"
- Repita várias vezes, até ela perceber realmente, que essa palavra significa o mesmo que o comando gestual
- Depois disso, pode retirar o gesto e voilá!
Atenção, lá porque ela aprendeu a sentar em casa, num ambiente calmo, não quer dizer que o saiba fazer na rua, perto de outros cães ou pessoas. Nesse caso, deve começar tudo do princípio, para ela perceber que o deve fazer em qualquer situação!

Por exemplo para ensinar um senta:
- Tenha comida na mão (um floquinho da ração), e com a mão fechada, deixe a Alicia cheirar
- Com a mão perto do focinho, vá inclinando devagar a mão para trás, até ela se sentar
- Diga "boa" ou "sim" e dê-lhe a recompensa
- Repita várias vezes
- Depois retire o engodo dessa mão e coloque na outra, mas atrás das costas, para ela não se habituar a fazer apenas na presença de comida
- Repita o mesmo gesto com a mão, fingindo que tem comida lá dentro
- Quando ela sentar, dê a comida da outra mão
- Repita várias vezes
- Quando ela já fizer todas as vezes que fizer o sinal gestual para sentar, pode introduzir o comando verbal "senta"
- Repita várias vezes, até ela perceber realmente, que essa palavra significa o mesmo que o comando gestual
- Depois disso, pode retirar o gesto e voilá!
Atenção, lá porque ela aprendeu a sentar em casa, num ambiente calmo, não quer dizer que o saiba fazer na rua, perto de outros cães ou pessoas. Nesse caso, deve começar tudo do princípio, para ela perceber que o deve fazer em qualquer situação!

-
- Registado: quinta mar 22, 2012 1:29 pm
sim mas em que idade e que e o ideial para ensinar esse truques como sentar ficar largar deitar etc...? porque ela com 3 meses quando ta comigo so quer correr e brincar com a bola e comigo e explorar coisas novas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Desde que um cachorro chega a casa isso pode ser ensinado. Tem que arranjar alguma recompensa que a motiva (biscoitos, brinquedos, bocadinhos de frango, etc.). E depois comece pelas coisas básicas, primeiro o "senta", "deita", "larga", etc.. E não se esqueça do treino da "chamada" que é dos treinos mais importantes!GoldenAlicia Escreveu:sim mas em que idade e que e o ideial para ensinar esse truques como sentar ficar largar deitar etc...? porque ela com 3 meses quando ta comigo so quer correr e brincar com a bola e comigo e explorar coisas novas.