AJUDEM-ME! O meu cão anda maluco!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
KatyaPessoa
Registado: quinta mar 22, 2012 10:49 am

quinta mar 22, 2012 10:56 am

Olá. Preciso de ajuda para saber o que fazer.
O meu cão é filho de um Labrador e de uma Castro Laboreiro e tem 7 anos. Não é castrado. Em casa anda solto pela casa toda e tem bastante espaço. Ele sempre teve um defeito, sempre que apanhava um portão aberto fugia de casa e uma vez na rua não obedecia a ninguém e acabava por voltar para casa quando estivesse cansado ou com fome (por duas vezes esteve fora de casa 4 ou 5 dias). Chegou mesmo a saltar muros com quase 2 metros de altura. Quando andava na rua não fazia mal a ninguém, nunca mordeu pessoas ou animais, nem corria atrás de carros. Ultimamente este comportamento tem-se alterado. Conseguiu fugir (nem sei bem como) e como sempre eu chamava-o e ele não vinha. Ao tentar aproximar-me ele rosnava. Estava sempre a ladrar e rosnar para o cão de um vizinho, corria atrás dos carros e quase que mordeu uma pessoa. Depois desse dia ainda fugiu mais duas vezes, só o consegui trazer para casa atraindo-o com comida. Desde então que, durante a noite e quando não estou em casa, o tenho mantido preso com corrente. Quando estou em casa tenho-o solto, mas tenho de estar sempre a ver onde ele está e se tiver de abrir o portão da rua tenho de ter muito cuidado, ou prende-lo, porque ele tenta fugir. Esta semana levei-o ao veterinario para ser vacinado. Foi um drama desde mete-lo no carro, a levá-lo à clinica, a consulta... Já não sei o que fazer e não me agrada nada tê-lo preso.
Alguém me ajude, por favor!
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta mar 22, 2012 11:07 am

Pense em inscreve-lo numa escola antes que os comportamentos piorem...
Um bom treinador deverá conseguir corrigir a agressividade, e o exercício e educação deverão deixa-lo mais calmo e equilibrado.
O cão é passeado, ou só sai quando foge?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta mar 22, 2012 11:15 am

Essas alterações de comportamento provavelmente significam doença. O seu cão já 7 anos.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta mar 22, 2012 11:24 am

Pois uns treinos eram mesmo uma óptima solução, uma escola seria mesmo o ideal. E o que faz para o manter ocupado quando está em casa? Ele pode fugir por frustração e porque o mundo fora da sua casa pode ser bem mais interessante. Tente estimulá-lo quando está em casa, brinque com ele, atire uma bola, dê um osso para roer, dê-lhe um kong, treine o "senta", "deita", "fica". Ele faz exercício físico? Passeia com ele? Ou só está em casa?

Boa sorte,
Sara
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

quinta mar 22, 2012 12:03 pm

Sugeria a castrar o menino como uma opção...alem de que deve ser passeado regularmente e fazer exercicio para resolver a frustração e a energia acumulada....
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta mar 22, 2012 4:02 pm

Não haverá por aí nas redondezas uma "jovem" em cio? A castração era capaz de ser uma excelente ideia...
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta mar 23, 2012 12:25 am

Argay Escreveu:Essas alterações de comportamento provavelmente significam doença. O seu cão já 7 anos.
HellGodess Escreveu: Sugeria a castrar o menino como uma opção...alem de que deve ser passeado regularmente e fazer exercicio para resolver a frustração e a energia acumulada

:o :o :o

tem aí um cão descontrolado, desobediente e sem ligação nem respeito para com o dono. tome precauções para que ele não volte a fugir, elimine a corrente da equação e procure um bom treinador.

btw, porque é que só após sete anos de vida é que se preocuparam com o comportamento dele? :?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta mar 23, 2012 9:28 am

indigo003 Escreveu:
Argay Escreveu:Essas alterações de comportamento provavelmente significam doença. O seu cão já 7 anos.
:o :o :o

tem aí um cão descontrolado, desobediente e sem ligação nem respeito para com o dono. tome precauções para que ele não volte a fugir, elimine a corrente da equação e procure um bom treinador.

btw, porque é que só após sete anos de vida é que se preocuparam com o comportamento dele? :?
Se ler bem o texto da forista, vai ver que o animal apesar de fugir nunca fez mal a ninguém e de há uns dias para cá, mudou o seu comportamento. Tem já 7 anos o que num cão grande significa velhice. Portanto, antes de mais, para qualquer pessoa com 2 dedos de testa, há que descartar, doenças e mau estar no animal. Que a bem da verdade, é o mais provavel. Qual o espanto? Não compreendi.
E claro, certificar-se que o animal não sai do seu espaço. Não aceito que os donos permitam que os seus animais saiam e coloquem em risco o seu bem estar e os dos outros.
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta mar 23, 2012 10:30 am

Ter muito espaço não significa que o cão é feliz, se não tiver companhia nem a sua atenção ele vai acabar por procurar isso noutro lado (acho eu...)

Se ele nunca obedeceu, agora vai ser mais difícil...mas ainda vai a tempo...tem é que o ensinar (é melhor isso do que o ter preso com um cadeado)
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta mar 23, 2012 12:19 pm

Realmente tem que tentar perceber o que levou a cão a começar a reagir agressivamente de um dia para o outro.

Entretanto não permita que ele fuja. Reforçando a segurança do quintal.
Penso que o grande problema desse cãozinho é não ter nada para fazer, e por isso acho bastante normal tentar fugir.

Os cães precisam de ser fortemente estimulados. Não é apenas arranjar um cão e deixa-lo no quintal sem nada para fazer.. Deve passea-lo regularmente, nem que seja apenas um passeio por dia, mas bem longo e com bastante exercício.

Deixe também outras actividades mais calmas no quintal para ele estar entretido, entre passeios. Vá ao talho e peça ossos de vaca, daqueles grandes, e vai ver a satisfação com que ele vai ficar. Há também ossos prensados, que se compram em qualquer supermercado, e depois tem inúmeros brinquedos para colocar comida dentro, que são um quebra cabeças para eles. Deixando-os bastante tempo entretidos.

Brinque com ele também dentro do quintal e durante os passeios. Com bolas, cordas, enfim.. Seja criativo/a! :D

Concluindo, se o cão permanecer bem entretido e com a devida estimulação, não terá necessidade para a procurar noutros locais. E enquanto o está a fazer, não se porta mal.
Responder

Voltar para “Cães”