idas a rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LiFerreira
Membro
Registado: quarta fev 01, 2012 5:12 pm

sexta mar 30, 2012 1:17 am

Pode até ser que ele pense que é o manda-chuva lá em casa, mas está na hora de lhe ensinar que em vez de ser o seu protector , será @ senhor@ @ protector dele.

O cão é inteligente? É tão esperto que só obedece quando quer? Ou é mesmo burrinho? (Eu tive um cão que demorou dois meses a aprender a dar a patinha...)

Para alem de o educar durante os passeio para que não ladre, tambem o deveria exercitar em casa, com os comandos básicos, se é que não o faz já.

Tem a oportunidade de o relacionar com outros animais?

Só passeia consigo ou passeia com mais pessoas? Se passeia com outras pessoas tambem está sempre a ladrar?

Para alem de mudar de direcção quando ele fica todo eufórico no passeio, deverá tambem quando ele começa a ladrar colocar-se na frente dele, impedindo o contacto visual do cão com o que for que ele estiver a ladrar e manda-lo sossegar com poucas palavras mas firmes. E enquanto não se acalmar, não continue o passeio.

Passeia-o com coleira ou com arnês?

Salta em cima das pessoas quando vão a casa?

E principalmente, eu sei que é dificil, ignorar os nossos medos, mas sempre passeie com ele com uma atitude positiva, não se importe se durante três anos ele sempre teve este comportamento e pensa que ele nunca vai mudar, primeiro que tudo, não o leve com a trela tensa, deve dar-lhe espaço para que ele explore o mundo com o seu nariz, depois, não esteja sempre com receio de que ele comece a ladrar, quando o fizer repreenda-o, quando ele se acalmar continue o passeio como se nada tivesse passado e não se importe do que as outras pessoas possam pensar, não são elas que têm o seu cão. Quando o cão se comportar melhor no passeio recompense-o por isso no mesmo instante, não deixe passar nem dois segundos, faça-lhe festas, ou dê-lhe um pouco de comida ou snacks para cães.

Espero ter ajudado.
benzak
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 11:43 pm

sexta mar 30, 2012 3:43 pm

obrigado pela resposta!
Ele sabe os truques básicos de sentar e dar a pata , só que eu cometi um grande erro que foi durante estes anos deixa-lo dormir comigo na minha cama ou seja não estabeleci uma hierarquia isso reflecte no comportamento dele pois ele torna-se agressivo, quando esta no sofá e alguém o empurra para ele sair ele rosna, depois vai para o lugar cá em casa que é o "castigo" ok isso ele faz bem mas de qualquer maneira confronta-nos! Oportunidade de relacionar com outros animais ele teve só que uns tempos depois tornou-se agressivo com eles e tive que deixar de os juntar... Passeio sozinho mas mesmo que vá com outras pessoas ele ladra! Ja tentei virar de direcção, acalma-lo e ele continua a ladrar..ele na maior parte das vezes não vai a ladrar com nada,vai simplesmente a fazer barulho..utilizo coleira.
Não costuma saltar pois ele é pequeno só quando nos sentamos é que ele vem para cima de nos.
Pronto e estas são as razoes que me levam a achar que ele é o chefe da matilha, óbvio por minha culpa..
De qualquer maneira estou a tentar redimir-me, ja nao dorme na minha cama, e ja nao tenho a comida dele todo o dia no tacho e etc..
LiFerreira
Membro
Registado: quarta fev 01, 2012 5:12 pm

sexta mar 30, 2012 4:41 pm

Permita-me discordar de si em relação ao não estabelecer uma hierarquia com ele ao deixa-lo dormir na cama, o senhor deixou-o dormir consigo porque gosta dele, só que se calhar deixou-o dormir consigo sempre, mesmo quando ele se portava mal...

Ele pensa que o dever dele é zelar por toda a familia, quando deveria pensar em seguir as pessoas da familia.

Em relação a tirá-lo do sofá, já pensou que em vez de o tirar de lá, se quiser sentar-se com ele no sofá, em vez de se aproximar dele de frente, faze-lo de costas e sentar-se muito calmamente e sem medo que ele o ataque?

Outros comandos que deveria ensinar-lhe são o deita, a duas patas, o estar perto da comida e não comer, por exemplo.

Ele mostrou-se agressivo com outros animais e o senhor deixou de os juntar? Na minha opinião deveria tentar outra vez para que ele possa aprender a estar no mesmo espaço com outros cães que mesmo que ele não goste deles, saiba respeitar o seu espaço. Se vir que vai morder mesmo é melhor fazê-lo primeiramente com trela, e se tiver oportunidade de aproximar os cães, fazendo com que o seu primeiro cheire o rabo dos outros e vice-versa, excelente, só depois devem ter contacto visual directo.
benzak
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 11:43 pm

sexta mar 30, 2012 6:48 pm

claro que o fiz por gostar dele mas ele não o ve dessa forma.. os caes descendem dos lobos e numa alcateia existe o macho alfa que é o chefe da matilha e esse macho tem direito a tudo de melhor a comparar com os outros lobos ou seja eu a estar a dormir no mesmo sitio que ele não crio diferença entre nos o que faz com que ele me veja como um membro igual ou inferior da matilha deste modo desafiando-me.

ele sabe esperar pela comida alias eu normalmente mando-o sentar e so depois lhe deixo comer mesmo estando com a comida a frente! Eu posso por um snack ou coisa pareçida no meio de nos e chama-lo e ele não toca nisso até eu mandar!Eu sei que ele pensa que o dever é zelar pela família. Mas eu tiro-o do sofá sempre calmamente mas ele rosnando ou não fica sempre eriçado. O problema é que ele não respeita o espaço dos outros cães e acha que o território é dele e como os outros cães não toleram isso há sempre problemas..
Responder

Voltar para “Cães”