Ajuda com o Batuta!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 07, 2012 8:36 pm

MartaMartins Escreveu:Ele fica mais calmo se seguirmos viagem, mas antes disso chia um bom bocado.

Vou ver como reage amanhã ao aproximar-se de um cão novo, mas estou um pouco pessimista, penso que ele ainda vai tentar agarrar, ladrar, morder, rosnar... :(
Então não o deixe aproximar-se, para já. Ele tem de perceber que só quando não for agressivo é que pode aproximar-se, mas para isso tem de não sentir a própria tensão de quem o leva pela trela. Trabalhem também esse aspecto em vocês próprios. :wink:
Boa, essa da frase rotineira não conhecia, vou tentar :)

Obrigada!
Essa aprendi-a à minha própria custa. Tinha dois cães que sofriam de ansiedade de separação, mas manifestavam-se de formas diferentes. Para o primeiro, bastou arranjar-lhe outra companhia canina, o que nem sempre as pessoas podem fazer.

Mas ao segundo ansioso as companhias que já tinha não lhe chegavam e sempre que eu me preparava para sair lá vinha ele disparado para sair ao mesmo tempo. E ficava numa choradeira atrás da porta durante bastante tempo, desestabilizando os outros. Por isso, acabei por descobrir que se lhes falasse ao sair, nem que fosse mandando todos para a cama, eles ficavam, não digo calmos e descontraídos, mas pelo menos conformados. :lol: E as manifestações de solidão na minha ausência acabaram...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MartaMartins
Membro Júnior
Registado: domingo mar 04, 2012 11:05 am

quarta mar 07, 2012 10:51 pm

:) A frase de selecção será então "a/o dona/o já volta" :)

Sim, nós andamos a tentar não ter a trela tensa e só andar quando está larga. Só damos um pequeno esticão na trela para quando damos uma ordem (exemplo "senta") e ele não obedece logo, e ele depois obedece.

Pois, não me parece que ele já consiga ir ter com outro cão com a trela sem ser tensa, porque ele deverá puxar. :( Mas amanhã já irei testar
Floripes2
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 11:40 pm

Acima de tudo, observe a linguagem corporal do seu cão nessas ocasiões: se lhe parecer agressiva, é melhor não tentar.

Vão com calma e gastem tesouros de paciência e persistência, os comportamentos não se modificam de um dia para o outro.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MartaMartins
Membro Júnior

terça mar 13, 2012 11:44 am

Temos cumprido a hora matinal de passeio (3 km por dia só nos faz bem a todos :) ) e ainda ontem estava de tal modo cansado que foi logo para a cama e eu fiz o ritual de sair e saí para trabalhar e ele nem uma nem duas :D

Mas geralmente uiva sempre um bocado. Infelizmente ainda não há frutos no que toca aos treinos de ansiedade de separação. Ainda agora saí por 5 minutos e foram os 5 minutos sempre a uivar. A mesma coisa ontem, mesmo comigo a dizer sempre "a dona já volta" :(

Na sexta-passada foi ao veterinário levar o reforço anual das vacinas e estava já lá um cão. Mandei-o sentar à distância, ainda na rua, e fui avançando aos ziguezagues até à sala de espera, sempre com "senta" pelo meio.

Portou-se muito bem, ainda que chiasse um bocado pois não gosta de ir ao Vet :P

Mas mal o outro cão se mexeu para ir ser atendido, foi o pandemónio: ele a puxar como se não houvesse amanhã, rosnar, ladrar, o mesmo de sempre :( Eu sempre a tentar que ele sentasse, mas não houve forma de o acalmar... Falei com a veterinária e também ela recomenda vivamente a esterilização. Já está marcada para o fim do mês. Alguém que já tenha esterilizado um cão tem notado grandes melhorias?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça mar 13, 2012 12:10 pm

Conheci dois ou 3 casos em que a diferença foi bastante visivel. Não deixe esperar muito tempo porque depois tornam-se comportamentos adquiridos dificeis de alterar.
Floripes2
Membro Veterano

terça mar 13, 2012 12:15 pm

O que eu tenho visto em cães machos castrados é precisamente o contrário: ou nada se altera, ou pioram depois.

O problema do seu cão é comportamental, não hormonal. Se não conseguem corrigi-lo com o treino doméstico que podem dar-lhe, será emtão melhor procurar um profissional para treino de socialização.

Quanto à ansiedade de separação, o que um veterinário (antes que venham de lá cascar na competência dos veterinários, este era criador e muito competente na avaliação dos comportamentos caninos) me recomendou para um cão que tive e que sofria do mesmo, foi arranjar um segundo cão. O que resultou em cheio. Mas se recorrerem a um bom treinador, ele com certeza fará alguma coisa quanto a isso.
<p>&nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça mar 13, 2012 12:24 pm

Dois machos em casa não me parece muito boa ideia, para mais num cão com estas caracteristicas. Pode ser um grande tiro no escuro e trazer o dobro de chatices.

Uma fêmea, só mesmo se o cão estiver castrado.
A não ser que se queira ter um macho stressadissimo no cio da cadela ou meter-se a esterilizar a cadela que é bem mais caro e complicado que uma castração :roll:

Ter de ter dois animais para que um deles se porte bem, não acho que seja viável ou nem sequer prático.

Se não se trata de um animal com caracteristicas e valor de reprodutor, não vejo para que interessa ser inteiro. Nunca percebi o interesse de ter animais inteiros se não é suposto cruzarem.

Se falarem com treinadores vão ver que eles vão sublinhar a facilidade de lidar com animais neutros.
walkerspack
Registado: quarta mar 14, 2012 4:00 pm

quarta mar 14, 2012 6:11 pm

Ola Marta
O seu cao sofre de sindrome de ansiedade de separaçao muito comun em caes que foram prematuramente retirados da mae. O facto de ser apenas com voces significa que voçes sao a matilha dele e é com voçes que ele criou laços de afecto, entao e dependente de voçes, de certeza que o habitaram a muito carinho e amor o que nunca fez mal a ninguem mas uma cao precisa mais do que isso para ser feliz, nao nos podemos esquecer nunca que é um cao e tem as suas necessidades esta na sua natureza.
Os caes vivem em matilhas havendo Sempre um lider que neste caso me parece ser o Batuta :) é ele que manda ai em casa e nao suporta estar separado de voçes.

O que ele precisa e de exercicio diario, longos passseios para canalizar a sua energia nisso e nao na ansiedade, que sente quando voçes saiem tem de praticar muitas vezes o exercicio de sair e voltar a entrar e principalmente nunca mas nunca podem sentir pena dela porque ele nao esta a sofrer apenas esta a fazer birra como uma criança pequenina.
Tempo- Determinaçao sao palavras chave.Garanto melhorias ;)
Boa sorte

se precisarem de ajuda
[email protected]
MartaMartins
Membro Júnior

segunda abr 02, 2012 5:30 pm

O Batuta foi esterilizado na passada quarta-feira. Segundo a veterinária, os seus "meninos" eram "demasiado" grandes para ele. Não admira que ele tivesse tanto mau feitio! :lol:

Comprámos também uma gentle leader cujo tamanho deveria ser +/- equivalente a uma para Jack Russel, ou seja, nº2. No entanto, a parte da nuca ficava extremamente larga, mesmo apertando ao máximo.
Comprámos então a nº1 (que é suposto ser para cães tipo Yorkshire Terrier...) e ficou assim:

. Em cima (ainda não está apertado ao máximo), meto dois dedos;
Imagem

. Por baixo, a meu ver, parece-me haver muito pouco espaço para a boca do cão. Pareceu-me que a arfar, ele não conseguia abrir a boca toda.
Imagem
Imagem
Imagem

Será realmente pequena e devo tentar encontrar um nº "1 1/2" ou é mesmo assim?
fjpfernandes
Membro
Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am

segunda abr 02, 2012 6:24 pm

veja a partir de 00:46:55. O unico problema é que está em ingles

Código: Selecionar todos

http&#58;//www.youtube.com/watch?v=F-Z3nSPjEoU
MartaMartins
Membro Júnior

segunda abr 02, 2012 6:35 pm

Outra coisa, reparei que a gentle leader que comprei é ligeiramente diferente...

A minha é assim:
Imagem
Enquanto que as dos vídeos que vejo são assim:
Imagem
Haverá alguma diferença no que toca a como deve estar (deverá estar à mesma bem apertada em cima e com muita folga por baixo e assim)? Qual aconselhariam?
fjpfernandes
Membro
Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am

segunda abr 02, 2012 6:48 pm

A gentle leader serve para quê?
MartaMartins
Membro Júnior

segunda abr 02, 2012 6:59 pm

Nós queremos usá-la para focar a atenção em nós e deixar de ser agressivo com os outros cães. No que toca a puxar, ele já estava a aprender, menos quando se deparava com um cão.

Mas acho que comprámos um halti, pelo que li, e parece pequeno. Mas o 1 é pequeno e o 2 grande, vou levar o Batuta mesmo à loja de animais e experimentar, mais vale.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda abr 02, 2012 8:55 pm

Esse que aparece na foto parece mesmo muito pequeno para o focinho do Batuta, é mais fácil adaptar um mais largo na zona do pescoço. Regulou o tamanho 2 para ficar mais justo na parte do pescoço?
MartaMartins
Membro Júnior

terça abr 03, 2012 10:47 am

Regulei ao máximo, apertei o máximo que pude e eu conseguia pôr bem mais de 2 dedos entre a cabeça e o halti :(
Responder

Voltar para “Cães”