jogo do cabo de guerra com o cao
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
desde que adquiri o meu doberman tenho passado muito tempo na net em busca de dicas e conhecimentos que me possam favorecer na educaçao do meu cao, e no youtube vi um video de um adestrador brasileiro que explica como ensinar um cao desde muito novo a fazer o jogo do cabo de guerra, e que se deve deixar sempre o cao ganhar, qual o objectivo que este jogo tem para o cao? serve para desenvolver alguma aptidao no cao em particular, como fortalecer dentada ou exercicio? antes de fazer algo gostava que me ajudassem porque nao quero que o cao mais tarde adopte comportamentos menos positivos.
obg
obg
-
- Membro
- Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am
Na Net nao vi nenhum jogo com esse titulo.
Meta video ouexplicaçao
Meta video ouexplicaçao

-
- Membro Veterano
o jogo do cabo de guerra é o cao morder algo e puxar como um duelo, ja nao encontro o video mas deixo este:
http://www.youtube.com/watch?v=79N-yxAHRdA
parecem gostar da diversao
nao sei se aqui em portugal se utiliza outra expressao, apenas conheço como cabo de guerra
http://www.youtube.com/watch?v=79N-yxAHRdA
parecem gostar da diversao

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Sinceramente?dragablue Escreveu:desde que adquiri o meu doberman tenho passado muito tempo na net em busca de dicas e conhecimentos que me possam favorecer na educaçao do meu cao, e no youtube vi um video de um adestrador brasileiro que explica como ensinar um cao desde muito novo a fazer o jogo do cabo de guerra, e que se deve deixar sempre o cao ganhar, qual o objectivo que este jogo tem para o cao? serve para desenvolver alguma aptidao no cao em particular, como fortalecer dentada ou exercicio? antes de fazer algo gostava que me ajudassem porque nao quero que o cao mais tarde adopte comportamentos menos positivos.
obg
Deixe la isso...

Ensine-lhe outro tipo de coisas...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
O nome deste jogo é "tug of war" e eu jogo com muita frequência com o meu cão porque ele adora. Deste que seja feito com regras não há problema nenhum. E a questão não é o cão ganhar ou não, é simplesmente pedir um "larga" e ele obedecer, isso é o mais importante.
-
- Membro Veterano
JoanaGoncalves Escreveu:Sinceramente?dragablue Escreveu:desde que adquiri o meu doberman tenho passado muito tempo na net em busca de dicas e conhecimentos que me possam favorecer na educaçao do meu cao, e no youtube vi um video de um adestrador brasileiro que explica como ensinar um cao desde muito novo a fazer o jogo do cabo de guerra, e que se deve deixar sempre o cao ganhar, qual o objectivo que este jogo tem para o cao? serve para desenvolver alguma aptidao no cao em particular, como fortalecer dentada ou exercicio? antes de fazer algo gostava que me ajudassem porque nao quero que o cao mais tarde adopte comportamentos menos positivos.
obg
Deixe la isso...![]()
Ensine-lhe outro tipo de coisas...
devido á minha ignorancia sobre este assuntoabri este topico para me tentar esclarecer sobre este tipo de exercicio, tenho lido muito que a raça doberman como muitas outras sao caes energeticos que precisam de uma determinada intensidade de exercícios, e vejo este como apenas mais um, só nao sei a finalidade a que este se destina nada mais que isso, se para o cao for uma brincadeira que ele goste de fazer e que nao cause desvios na seu temperamento no seu crescimento nao vejo qual seja o problema...
-
- Membro Veterano
obrigado pela dica por momentos até cheguei a pensar que fosse um treino de incetivo ao cao para lutas ao algo do genero uma vez que sao muito frequentes videos destes com raças pitbull e outras do género...saraestrelo Escreveu:O nome deste jogo é "tug of war" e eu jogo com muita frequência com o meu cão porque ele adora. Deste que seja feito com regras não há problema nenhum. E a questão não é o cão ganhar ou não, é simplesmente pedir um "larga" e ele obedecer, isso é o mais importante.
O jogo a que se refere serve fundamentalmente para desenvolver no cão os drives de caça e de presa, podendo também ser excelente para ensinar a técnica de mordida. Por outro lado constitui uma base da qual se pode servir para o treino de obediência. No meu entender só tem vantagens.
Dois apontamentos sobre este tipo de treino:
- sessões muito curtas (máximo 5 minutos) por forma a deixar cão sempre com vontade de continuar o jogo;
- atenção ao período da muda de dentes, em que pode ser prejudicial;
- ao forçar com o cão, tentar que ele puxe "com os rins", recompensando-o nessa altura com a posse da presa.
JC
- sessões muito curtas (máximo 5 minutos) por forma a deixar cão sempre com vontade de continuar o jogo;
- ao forçar com o cão, tentar que ele puxe "com os rins", recompensando-o nessa altura com a posse da presa.
JC
Bom dia,zeca2 Escreveu:O jogo a que se refere serve fundamentalmente para desenvolver no cão os drives de caça e de presa, podendo também ser excelente para ensinar a técnica de mordida. Por outro lado constitui uma base da qual se pode servir para o treino de obediência. No meu entender só tem vantagens.
JC
Utilizo muito este jogo com a minha cadela e vejo que lhe dá enorme prazer. Duas questões se possivel,
1. Quando diz puxar com os rins, é quando baixam as patas dianteiras ficando a traseira mais levantada e puxam?
2. No fim do jogo deixo-a ficar com o boneco que utilizámos. Ela é extremamente obediente, dá-me sempre o boneco ao primeiro dá, quando acaba o jogo, segue-me com ele na boca e acaba por deixá-lo algures. O correcto é tirar ou deixá-la com o boneco?
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
1. Exacto
2. Eu não a deixaria à vontade com a presa na boca até lhe apetecer soltá-la De qualquer modo sou de opinião que de início é errado forçar a entrega da presa, porque frustra o cão, que é precisamente o que não queremos.
Se ela já larga à ordem, reforce esse comportamento oferecendo-lhe outro tipo de recompensa (rodelas de salsicha, por ex.) mal ela largue, e esconda imediatamente a presa.
Estou a falar como é óbvio no final do treino. Durante o treino pode retirar-lhe a presa à vontade, retomando o jogo imediatamente, o que despoletará ainda mais o drive de presa.
Uma sugestão importante - a presa nunca vai ao encontro do cão, pelo contrário, "foge-lhe" até que "é apanhada".
PS. Em vez de um boneco, pode utilizar um trapo velho, um churro ou uma bola com corda.
JC
2. Eu não a deixaria à vontade com a presa na boca até lhe apetecer soltá-la De qualquer modo sou de opinião que de início é errado forçar a entrega da presa, porque frustra o cão, que é precisamente o que não queremos.
Se ela já larga à ordem, reforce esse comportamento oferecendo-lhe outro tipo de recompensa (rodelas de salsicha, por ex.) mal ela largue, e esconda imediatamente a presa.
Estou a falar como é óbvio no final do treino. Durante o treino pode retirar-lhe a presa à vontade, retomando o jogo imediatamente, o que despoletará ainda mais o drive de presa.
Uma sugestão importante - a presa nunca vai ao encontro do cão, pelo contrário, "foge-lhe" até que "é apanhada".
PS. Em vez de um boneco, pode utilizar um trapo velho, um churro ou uma bola com corda.
JC
Muito obrigada. Ela já tem 8 anos. É muitissimo obediente, sempre foi, desde cachorrinha e nunca tive qualquer dificuldade com a obediência dela ou mesmo com a aprendizagem, é muito rápida na compreensão e execução de comandos. Daí nunca ter ligado a alguns pormenores que podem ser efectivamente importantes. Faz sentido alterar as regras do jogo agora?zeca2 Escreveu:1. Exacto
JC
Edit - Quando digo se faz sentido é mais no sentido de se tornar mais divertido para ela.
<p> </p>
<p> </p>
Pois... tudo tem a ver com o que você pretende com este tipo de jogos de tracção. Se a cadela o satisfaz em termos de obediência, não vejo porque não há-de ter como principal objectivo a diversão da cadela, fazendo as alterações que muito bem entender.
Nos posts anteriores eu referia-me aos jogos de tracção vocacionados para o desenvolvimento do drive de presa e para a preparação para o trabalho de obediência, o que parece não ser realmente o seu caso.
Ao fim e ao cabo, o importante é que o cão disfrute do tempo passado com o dono, seja a brincar seja a treinar (o que para ele acaba por ser a mesma coisa...). Nestas coisas de tempo passado a dois, costumo dizer que vale mais a qualidade que a quantidade.
JC
Nos posts anteriores eu referia-me aos jogos de tracção vocacionados para o desenvolvimento do drive de presa e para a preparação para o trabalho de obediência, o que parece não ser realmente o seu caso.
Ao fim e ao cabo, o importante é que o cão disfrute do tempo passado com o dono, seja a brincar seja a treinar (o que para ele acaba por ser a mesma coisa...). Nestas coisas de tempo passado a dois, costumo dizer que vale mais a qualidade que a quantidade.
JC
Mais uma vez obrigada. Utilizo este jogo porque é o que ela mais aprecia e nunca tive nenhum objectivo concreto. Reparo que facilitou a aprendizagem do "larga" ou "dá", muito útil noutras situações. É um momento de diversão e descontração para nós que acabou por funcionar muito bem noutras situações do dia a dia, como ir buscar objectos, jogar com a bola e quando apanha alguma porcaria do chão.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
Na minha opinião devemos deixar o cao ganhar, porque se ele nunca ganhar vai perder o interesse em querer brincar/lutar.
Não acho que a dominiancia tenha importancia neste tipo de jogos.
Não acho que a dominiancia tenha importancia neste tipo de jogos.