Dieta de eliminação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado mar 31, 2012 6:12 pm

Olá a todos!

Em Agosto do ano passado adotei a Lolita (podem ver o tópico inicial aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ght=lolita), uma cadela muito mal tratada e negligenciada pelo anterior dono. Ela tinha, entre outras coisas, uma reação alérgica por malassezia muito avançada que após dois meses de tratamento ficou controlada, a única coisa que não conseguimos eliminar por completo foi o problema dos ouvidos, ora melhora, ora piora.
Com o objetivo de chegar à origem do problema, surgiu a hipótese de fazer uma dieta de eliminação para descartar as alergias alimentares, começando por uma ração hipoalergénica, nomeadamente a Hill’s z/d Low allergen ou a Royal Canin Hypoallergenic.

Alguém já passou por este processo? Gostaria de ouvir testemunhos de pessoas que já passaram por isto e os resultados que obtiveram. Gostaria ainda de saber como decorre a fase seguinte (se for confirmada a alergia alimentar), quando se introduz uma ração dita normal ou até mesmo ingrediente a ingrediente numa alimentação natural/caseira.

Desde já obrigada!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado mar 31, 2012 10:05 pm

Faz-se essa dieta para perceber se ela faz alergia a algum componente das rações ditas "normais", pois são usados ingredientes alternativos nas rações hipoalergénicas. Se ela deixar de ter sintomas com essa ração, então é porque provavelmente o problema era da ração anterior. Se for o caso, pelo que sei, deve fazer sempre essa ração. Se voltares a introduzir os componentes anteriores, ela voltará a ter reacção alérgica. O que te disse o vet a esse respeito?

Esta experiência da dieta de eliminação só resulta se não deres mesmo mais nada. Só pode comer a ração.

Posso dizer que sou testemunha de dezenas de casos, e normalmente bem sucedidos. :wink: Mas claro, se ela continuar a fazer alergia mesmo com a ração específica, significa que não está na alimentação actual a origem do problema.
bhess
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 10:18 pm

Dani, desde já, obrigada pela resposta!
Sim, eu sei que, se ela melhorar, não posso voltar à ração anterior mas o que a veterinária me disse é que depois do período de "teste" (com a ração hipoalergénica) podemos tentar outras rações, por exemplo de salmão ou pato (proteínas que supostamente ela nunca teve contacto) ou ainda uma alimentação natural, introduzindo ingrediente a ingrediente. Será que não é assim?

Também me foi dito que ela não pode comer absolutamente mais nada, nem guloseimas, nem biscoitinhos e nem mesmo a ração do Calvin.
Queria mesmo que fosse uma alergia alimentar, por incrível que pareça... :oops: Pelo menos ficávamos a saber do que se trata...

Calvin
__dani__
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 10:46 pm

De nada :wink:
bhess Escreveu:o que a veterinária me disse é que depois do período de "teste" (com a ração hipoalergénica) podemos tentar outras rações, por exemplo de salmão ou pato (proteínas que supostamente ela nunca teve contacto) ou ainda uma alimentação natural, introduzindo ingrediente a ingrediente. Será que não é assim?
Sendo assim, acho que faz todo o sentido! E se ela demonstrar sintomas de alergia com algum dos novos ingredientes, já sabem qual é e não voltam a dar esse, simples :wink:
bhess
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 11:02 pm

Pois, eu também acho que faz sentido! Estas rações servem para descobrir se realmente se trata de uma alergia alimentar ou não pois a proteína é hidrolisada e o sistema imunitário dela não vai identificar, logo não reage!
Penso que há quem continue com esta ração mas para além de ser dispendiosa a veterinária considera que é um tratamento para descartar as alergias alimentares e que posteriormente podemos tentar uma das rações que já referi (salmão ou pato, normalmente designadas por "sensitive").

Vamos ver como corre... Entretanto ainda estou a escolher a ração, há Eukanuba, Royal Canin, Hill's... Mas estou mais inclinada para a Royal Canin. Esses casos de que tiveste conhecimento, sabes qual a ração utilizada?

Calvin
__dani__
Membro Veterano

domingo abr 01, 2012 2:27 am

bhess Escreveu: Vamos ver como corre... Entretanto ainda estou a escolher a ração, há Eukanuba, Royal Canin, Hill's... Mas estou mais inclinada para a Royal Canin. Esses casos de que tiveste conhecimento, sabes qual a ração utilizada?
Nenhuma das 3. Purina.

http://www.purinaveterinarydiets.com/Pr ... gFood.aspx

Pois, lá dispendiosas elas são.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo abr 01, 2012 12:47 pm

E se lhe desse a Arden Grange de Salmão? Todas as rações da Arden Grange são de salmão e são a metade do preço dessas marcas que indicou.
bhess
Membro Veterano

domingo abr 01, 2012 2:14 pm

ReginaVieira Escreveu:E se lhe desse a Arden Grange de Salmão? Todas as rações da Arden Grange são de salmão e são a metade do preço dessas marcas que indicou.
Estas rações que indiquei são para determinar se a Lolita tem ou não alergia alimentar, é como um "teste". Posteriormente, se for confirmada a alergia alimentar, estava a pensar experimentar, aí sim, por uma ração de salmão e a Arden Grange é uma das opções. Mas para descartar a alergia alimentar tem de ser uma destas que referi (entre outras marcas que também têm).

O problema é mesmo o preço. Encontrei on-line um pouco mais barato do que no veterinário mas não tem todas as marcas, da Purina (que a Dani sugeriu) ainda não consegui encontrar, por exemplo.
Gostava de ouvir outros relatos de pessoas que tenham conseguido bons resultados com a Royal Canin, Eukanuba ou Hill's, que por enquanto são as opções que me dividem...

Calvin
bhess
Membro Veterano

quinta abr 05, 2012 10:28 am

A Lolita já fez a primeira refeição terapêutica e... devorou tudo! Adorou a ração! Espero que haja um resultado positivo em breve!

Continuamos a aguardar partilha de experiências semelhantes, se existirem!

Obrigada! :D

Calvin
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta abr 05, 2012 11:01 am

Peça ao vet para fazer estes testes

http://www.patologias.net/2010/05/teste-elisa-2/

São caros, mas vale a pena
BASR
Membro Júnior
Registado: quinta mar 08, 2012 12:44 am

quinta abr 05, 2012 11:32 am

Tenho uma amiga minha que tem duas pitt bull´s (albinas) que só podem comer ração de salmão. Se comem outra coisa, ficam com a pele e pelo numa lástima. Penso que eles compram uma ração chamada Afinity se não estou em erro. Vai correr tudo pelo melhor.

www.racaoxpress.com
bhess
Membro Veterano

quinta abr 05, 2012 7:33 pm

tiabela Escreveu:Peça ao vet para fazer estes testes

http://www.patologias.net/2010/05/teste-elisa-2/

São caros, mas vale a pena
Desde já obrigada pelo conselho. Penso que são estes testes que a veterinária me tem falado. Eu tencionava fazer aos dois, mas entretanto fiquei desempregada e esse projecto foi adiado. Como é mais urgente descobrir ao que a Lolita é alérgica, estando este teste terapêutico ao meu alcance (e por descargo de consciência) vamos tentar... Mas assim que possível vou fazer os testes.
BASR Escreveu:Tenho uma amiga minha que tem duas pitt bull´s (albinas) que só podem comer ração de salmão. Se comem outra coisa, ficam com a pele e pelo numa lástima. Penso que eles compram uma ração chamada Afinity se não estou em erro. Vai correr tudo pelo melhor.
Obrigada pela partilha. Neste momento está a comer a ração prescrita e posteriormente vamos estudar todas as opções.

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”