Olá a todos!
Recentemente adquiri uma bouledogue francês, neste momento está com quase 10 semanas.
Desde o primeiro dia que a tivemos que só gosta de colo e de estar opé dos donos. Quando digo opé dos donos é, quando estamos na sala a ver tv dificilmente fica no chão, só quer subir para o sofá para ter contacto connosco.
Por vezes tento deixá-la na cozinha com a porta fechada, para ver a sua reacção, mas começa logo a arranhar a porta, a chorar e a fazer grande escândalo.
A parte mais difícil é à noite. Apesar de dormir na sua própria cama tem de o fazer no nosso quarto, não consegue ficar sozinha.
A minha questão, uma vez que há pessoas que talvez já tenham passado pelo mesmo, ou pelo menos têm mais experiência que eu, é se devo deixá-la mais algum tempo sozinha para perceber que por vezes tem mesmo de ficar sozinha ou se esta situação passará com a idade uma vez que ainda é um bebé? O mais difícil será mesmo à noite uma vez que a choradeira certamente deverá incomodar os vizinhos (moro num apartamento).
Tenho outra questão.
Como ainda é recente a sua vida aqui em casa ainda está em fase de aprendizagem das rotinas higiénicas. Estou a tentar que faça as suas necessidades no local próprio para o efeito (lá vai fazendo de vez em quando). Já li opiniões sobre o assunto mas são divergentes. Ou seja, quando nos apercebemos que está prestes a fazer "asneira" devemos de imediato tentar parar que o faça e colocar prontamente na "casa de banho" ou esperar que o faça e corrigir posteriormente a sua acção? Já li que se repreendermos durante o acto propriamente dito, o animal pode ficar inibido e de futuro pode mesmo esconder-se sempre que é para fazer as suas necessidades
Obrigado desde já e boa Páscoa para todos.
Detesta ficar sozinha!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 27, 2012 10:35 am
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olá.
Devem obrigá-la a adquirir os melhores habitos o quanto antes. Se não aprender agora, depois fica difícil.
Por exemplo com o sofá, explique-lhe que a quer em determinado sítio, por exemplo ou na caminha dela, ou numa almofada na sala. Neguem a subida para o sofá com 1 não e depois com a ordem para ir para o tal sítio designado. Após isto, ignorem a presença dela na sala. Ela ainda vai tentar umas quantas vezes mas vai resignar-se.
Cá em casa, apesar de a minha não ter um botão de on-off
só há autorização para sofazadas depois de jantar. Digo isto porque há quem defenda que ou deixamos sempre ou não deixamos nunca. A minha cadela, só pode vir para o sofá por convite dos donos com um "upa"! Sempre que sobe por autorecriação dela, é empurrada de volta para o chão. Desta forma, quando tem sono e quer colo, ela pede. Assim é mais fácil indicar-lhe que "NÃO" e "vai para a tua caminha". Ela lá se cansa de pedir e vai. Com o tempo, penso que seja automático.
Com o dormir no quarto... é uma questão de a cansar tanto que ela basicamente não queira saber onde é que dorme, desde que a deixem dormir. Brinque muito com ela, por exemplo pode fazer isso num fim de semana, e caso seja necessário, no período nocturno após o jantar não a deixe dormir a sesta. Com sorte, estará tão cansada que dorme a noite toda.
Se acordar a meio da noite eu optava por a vir confortar a minha, para saber que estava tudo bem e conseguia em alguns minutos reorienta-la para voltar a dormir (falava meigamente e devia parecer uma canção de embalar
). Com o tempo ela vai querer dormir a noite toda. Todas as noites.
Agora, se não impõe regras agora, quanto mais velha pior e é ela que vai mandar em si e não o contrário.
Regra base - não ceder a maus comportamentos. Se arranhar a porta e lhe abrir a porta, ela aprende que arranhando a porta sai da cozinha. Se chorar e o levar de volta para o quarto ele aprende que se chorar não dorme na cozinha.
Sobre as necessidades. De facto se já começou a fazer... mais vale que acabe. No fim, eu aproximava-lhe o focinho para que ela cheirasse de que "tema" é que estávamos a falar (aproximar! Atenção não é mergulhar-lhe a cabeça no xixi.) dizia um sonoro "NÃO". E logo de seguida segurava-a e metia-a no resguardo e dizia "aqui xixi". Nunca dar uma palmada. Não vale a pena. Eles ficam com medo e depois só fazem quando não estamos por perto e no sítio errado. Aprendi às minhas custas isto.
A partir do momento em que apanhamos a fazer no sítio certo, meio por acaso, recompensar. RECOMPENSAR SEMPRE e elogia-la. Descubra o que é que lhe pode dar que ela goste muito e dê-lhe. SEMPRE. Eu comecei por lhe dar uns biscoitinhos dela e quando introduzi fruta, passei a dar-lhe banana. A banana foi a rainha, no que toca a ela ter passado do resguardo para o tabuleiro com resguardo (foi a minha resolução de ano novo!
).
Devem obrigá-la a adquirir os melhores habitos o quanto antes. Se não aprender agora, depois fica difícil.
Por exemplo com o sofá, explique-lhe que a quer em determinado sítio, por exemplo ou na caminha dela, ou numa almofada na sala. Neguem a subida para o sofá com 1 não e depois com a ordem para ir para o tal sítio designado. Após isto, ignorem a presença dela na sala. Ela ainda vai tentar umas quantas vezes mas vai resignar-se.
Cá em casa, apesar de a minha não ter um botão de on-off

Com o dormir no quarto... é uma questão de a cansar tanto que ela basicamente não queira saber onde é que dorme, desde que a deixem dormir. Brinque muito com ela, por exemplo pode fazer isso num fim de semana, e caso seja necessário, no período nocturno após o jantar não a deixe dormir a sesta. Com sorte, estará tão cansada que dorme a noite toda.
Se acordar a meio da noite eu optava por a vir confortar a minha, para saber que estava tudo bem e conseguia em alguns minutos reorienta-la para voltar a dormir (falava meigamente e devia parecer uma canção de embalar

Agora, se não impõe regras agora, quanto mais velha pior e é ela que vai mandar em si e não o contrário.
Regra base - não ceder a maus comportamentos. Se arranhar a porta e lhe abrir a porta, ela aprende que arranhando a porta sai da cozinha. Se chorar e o levar de volta para o quarto ele aprende que se chorar não dorme na cozinha.
Sobre as necessidades. De facto se já começou a fazer... mais vale que acabe. No fim, eu aproximava-lhe o focinho para que ela cheirasse de que "tema" é que estávamos a falar (aproximar! Atenção não é mergulhar-lhe a cabeça no xixi.) dizia um sonoro "NÃO". E logo de seguida segurava-a e metia-a no resguardo e dizia "aqui xixi". Nunca dar uma palmada. Não vale a pena. Eles ficam com medo e depois só fazem quando não estamos por perto e no sítio errado. Aprendi às minhas custas isto.
A partir do momento em que apanhamos a fazer no sítio certo, meio por acaso, recompensar. RECOMPENSAR SEMPRE e elogia-la. Descubra o que é que lhe pode dar que ela goste muito e dê-lhe. SEMPRE. Eu comecei por lhe dar uns biscoitinhos dela e quando introduzi fruta, passei a dar-lhe banana. A banana foi a rainha, no que toca a ela ter passado do resguardo para o tabuleiro com resguardo (foi a minha resolução de ano novo!

-
- Membro Júnior
Pois é isso que tenho tentado fazer, não ceder às suas birras.
Também sou da opinião que quanto mais cedo se criarem regras melhor, não acredito na ilusão que quando ela crescer mais um pouco os problemas deixam de existir.
O principal problema é que cansá-la não é tarefa fácil, tem MUITA energia. Vou tentar optar por não deixá-la dormir a sesta antes de ir para a cama.
Obrigado pela sua opinião.
Também sou da opinião que quanto mais cedo se criarem regras melhor, não acredito na ilusão que quando ela crescer mais um pouco os problemas deixam de existir.
O principal problema é que cansá-la não é tarefa fácil, tem MUITA energia. Vou tentar optar por não deixá-la dormir a sesta antes de ir para a cama.
Sugiro que, quando ela se chegar aos donos, a obriguem a afastar-se porque não precisa de se colar para usufruir de companhia e assim é mais provável que ela se habitue a dormir noutra divisão
O meu cão sofre de ansiedade de separação e felizmente consegue dormir sozinho fechado numa divisão (durante a noite só) porque foi habituado desde o primeiro dia que não iria sair de lá durante a noite fizesse ele o que fizesse! Talvez não tivesse sido o melhor método mas como também moro num apartamento o que fazia era: quando chegava à hora de ir deitar, punha-o na cama dele e deitava-o, ele dormia e voltava a acordar por volta das 2h/3h da manhã, nessa altura começava a chorar e uivar e eu ia repreendê-lo e deitava-o as vezes que fossem precisas até ele adormecer... e assim se habituou a dormir a noite inteira sozinho
Quanto às necessidades, eu não aconselho a ir pô-la no sítio que quer que faça no momento do acto pois como os cachorros ainda não se sabem controlar, vão a fazer pelo caminho.
No meu caso, habituei o cão de um modo um pouco diferente do normal: nas primeiras semanas comprei umas fraldas com cheiro que se colocam no chão para fazer e como não eram baratas na altura comecei a por jornal em cima da fralda e deixei de as comprar, passando ele a fazer no jornal... mais tarde, e não sei porque razão, comecei a fazer o mesmo método para o passar do jornal para um tapete (tinha uns cinco tapetes, para ir lavando e trocando) e durante os dois primeiros anos não ia á rua com ele por obrigação, iamos todos os dias passear e ele fazia as necessidades mas se tivesse a chover, por exemplo, eu não tinha de me preocupar
Bons tempos esses, hoje (por motivos de outra ordem) tenho de levá-lo à rua 3 vezes por dia, com bom ou mau tempo

O meu cão sofre de ansiedade de separação e felizmente consegue dormir sozinho fechado numa divisão (durante a noite só) porque foi habituado desde o primeiro dia que não iria sair de lá durante a noite fizesse ele o que fizesse! Talvez não tivesse sido o melhor método mas como também moro num apartamento o que fazia era: quando chegava à hora de ir deitar, punha-o na cama dele e deitava-o, ele dormia e voltava a acordar por volta das 2h/3h da manhã, nessa altura começava a chorar e uivar e eu ia repreendê-lo e deitava-o as vezes que fossem precisas até ele adormecer... e assim se habituou a dormir a noite inteira sozinho

Quanto às necessidades, eu não aconselho a ir pô-la no sítio que quer que faça no momento do acto pois como os cachorros ainda não se sabem controlar, vão a fazer pelo caminho.
No meu caso, habituei o cão de um modo um pouco diferente do normal: nas primeiras semanas comprei umas fraldas com cheiro que se colocam no chão para fazer e como não eram baratas na altura comecei a por jornal em cima da fralda e deixei de as comprar, passando ele a fazer no jornal... mais tarde, e não sei porque razão, comecei a fazer o mesmo método para o passar do jornal para um tapete (tinha uns cinco tapetes, para ir lavando e trocando) e durante os dois primeiros anos não ia á rua com ele por obrigação, iamos todos os dias passear e ele fazia as necessidades mas se tivesse a chover, por exemplo, eu não tinha de me preocupar

Bons tempos esses, hoje (por motivos de outra ordem) tenho de levá-lo à rua 3 vezes por dia, com bom ou mau tempo

Última edição por Geight em sábado abr 07, 2012 6:46 pm, editado 1 vez no total.
<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Lá porque eles não cedem, não quer dizer que não estejam cansados.micropoint Escreveu: O principal problema é que cansá-la não é tarefa fácil, tem MUITA energia. Vou tentar optar por não deixá-la dormir a sesta antes de ir para a cama.

A minha enquanto houver bola e correria e desafio, está sempre lá. Se de repente para tudo, aí vai ela para a sesta.

Não a deixe dormir depois de jantar. Comece com uma caminhada depois de jantar, quando chegarem a casa, apresente um jogo, e assim sucessivamente. Tire-lhe inclusivamente o sítio onde ela costuma dormir as sestas (se achar que se pode distrair dela) e assim que a vir a escolher um sítio no chão, já sabe que ela está de rastos e há que voltar à carga. Mantenha a coisa pelo menos até às 23h.
Tente isto 2 dias e ao 3º já será mais fácil. Se não a cansar ao 3º dia, ainda vai ter umas choraminguices, mas já sabe que é isso mesmo, visto ela passar bem 2 noites.
O meu truque a meio da noite era passar-lhe o indicador, fazendo festinhas, desde a "testa" até quase ao focinho. Umas festinhas muito calmas na barriga também podem resultar. Você saberá o que resulta com ela.
Sei que também há quem defende que não se deve vir ve-los quando acordam. Uma vez que é uma adaptação, podem acordar assustados e sem saberem bem onde estão, pelo que eu vinha ve-la algumas vezes durante a noite. Mas não mais do que uns minutos. Quer adormecesse, quer não, voltava para a minha cama. Tem que ver como se sente bem a fazer e como é que ela reage, porque há cães mais difícieis do que outros.
E venha aqui contar!
Última edição por srYuki em sábado abr 07, 2012 6:45 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Júnior
Em relação às necessidades eu tenho optado pelo método de deixar acabar o serviço e posteriormente levá-la à "casa de banho". Penso que será o mais correcto.
Obrigado pela sua resposta.
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
E não desespere. Mesmo depois de aprenderem ainda fazem fora algumas vezes e erram o alvo outras...micropoint Escreveu:Em relação às necessidades eu tenho optado pelo método de deixar acabar o serviço e posteriormente levá-la à "casa de banho". Penso que será o mais correcto.

Lembro-me particularmente de 1 domingo (quando começou a mudar os dentes) em que fez TODAS as vezes fora do sítio (algumas 7 ou 8 ), muito depois de ter aprendido. Ia-me deixando doida nesse dia!

-
- Membro Júnior
Como ainda só levou a primeira vacina o vet aconselhou a não levá-la para já à rua, terei de a cansar em casasrYuki Escreveu: Não a deixe dormir depois de jantar. Comece com uma caminhada depois de jantar, quando chegarem a casa, apresente um jogo, e assim sucessivamente.

Tenho um bouledogue francês com 9 semanas e faz exactamente o mesmo que a sua.
Levanto-me todas as noites para o ir acalmar quando acorda (por estar sozinho na cozinha) e limpar o chão visto que faz mais vezes as necessidades fora do jornal do que em cima deste.
Penso que seja uma questão de tempo, quando pudermos ir com eles à rua será mais fácil visto andarem mais cansados e etc.
Entretanto vou também seguir as dicas do tópico.
Levanto-me todas as noites para o ir acalmar quando acorda (por estar sozinho na cozinha) e limpar o chão visto que faz mais vezes as necessidades fora do jornal do que em cima deste.
Penso que seja uma questão de tempo, quando pudermos ir com eles à rua será mais fácil visto andarem mais cansados e etc.
Entretanto vou também seguir as dicas do tópico.
Tenho em casa uma menina com pouco mais de 3 meses.
Nos 1ºs dias também chorava durante a noite, custou mas tive que a ignorar.
Só lá ia quando ela se calava e passados poucos dias parece que percebeu que chorar não lhe adiantava de nada.
Hoje dorme a noite toda sozinha e nem reclama pk já tem uma rotina, sabe que aquela hora é p ir dormir.
Claro que tenho que a cansar, brinco muito com ela...
Quanto aos cócós e xixis, também já só faz no jornal. Dava-lhe sempre uma guloseima quando ela fazia no jornal e pegava nela quando via que andava ás voltas a cheirar em outro sitio qualquer...
Agora até me farto de rir quando estamos na sala e ela vai a correr p a outra ponta da casa onde tem o seu espaço, para fazer o serviço... claro pk está sempre á espera da recompensa...mas já só lhe dou uma vez por outra...
Seja qual for o método, e porque os cães não são todos iguais, é importante é ser consistente, ter rotinas e gastar a energia desse menino para que todo o processo de aprendizagem seja mais facil.
Boa sorte
Nos 1ºs dias também chorava durante a noite, custou mas tive que a ignorar.
Só lá ia quando ela se calava e passados poucos dias parece que percebeu que chorar não lhe adiantava de nada.
Hoje dorme a noite toda sozinha e nem reclama pk já tem uma rotina, sabe que aquela hora é p ir dormir.
Claro que tenho que a cansar, brinco muito com ela...
Quanto aos cócós e xixis, também já só faz no jornal. Dava-lhe sempre uma guloseima quando ela fazia no jornal e pegava nela quando via que andava ás voltas a cheirar em outro sitio qualquer...
Agora até me farto de rir quando estamos na sala e ela vai a correr p a outra ponta da casa onde tem o seu espaço, para fazer o serviço... claro pk está sempre á espera da recompensa...mas já só lhe dou uma vez por outra...
Seja qual for o método, e porque os cães não são todos iguais, é importante é ser consistente, ter rotinas e gastar a energia desse menino para que todo o processo de aprendizagem seja mais facil.
Boa sorte