Sarna demodécica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Leeloo
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 3:02 pm

sexta abr 20, 2012 10:40 pm

Boa noite, queridos amigos dos animais.
Nós somos a Leeloo e a Elune (dona e cachorrinha eheheh)
Há cerca de uma semana a nossa Golden retriever de 4 meses, foi-lhe diagnosticado Sarna Demodécica, depois de termos nos informado sobre tudo o que havia a saber, o nosso mundo ruiu ao saber que é uma doença incuravel e que é de dificil combate...
Gostaris, por favor de saber se alguem sabe de algum caso assim, quais os tratamentos que fizeram ,cuidados com outros animais etc.
Ela esta a fazer uma injecção por semana, um antibiotico de 12 em 12 horas e dois banhos com champô próprio por semana.
Obrigada desde já.
Com os melhores cumprimentos
Cheers :)
Andy
Founder of catsmeowandhorsespaw.blogspot.com
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta abr 20, 2012 11:28 pm

Olá, Leeloo, bem-vinda.

Não creio que tenham sido realmente informados de tudo quanto havia para saber sobre sarna demodécica, senão não vinha fazer as perguntas que faz.

A sarna demodécica não é contagiosa, não passa a pessoas nem a animais, e o seu tratamento é rápido e eficaz.

Diz-se que não tem cura porque ela se deve a um ácaro que vive em simbiose com os hospedeiros, animais ou humanos: todos nós transportamos connosco esses ácaros, durante toda a nossa vida. Pode realmente reaparecer, pois o seu ciclo vital está relacionado com o sistema imunitário do hospedeiro. Se este deprimir, por qualquer razão, e as defesas baixarem, o ácaro, que até aí foi controlado por essas mesmas defesas, activa-se e reproduz-se. Por seu turno, ele próprio, com a sua proliferação, deprime ainda mais a imunidade, entrando-se num círculo vicioso que só o tratamento atempado quebra.

A sarna demodécica não é nenhum drama, sossegue. Uma boa higiene do animal e do seu ambiente, boa alimentação e os normais cuidados de saúde contêm o Demodex em níveis inofensivos e indetectáveis.

As melhoras da sua cachorrinha, vai ver que daqui por duas semanas nem já se vai lembrar dessa aborrecida sarna.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Wentty
Membro Veterano
Registado: domingo fev 17, 2008 1:00 am

sábado abr 21, 2012 12:34 am

Bem vinda!

A minha cadela mais nova foi resgatada da rua com 8 meses e foi-lhe diagnosticada também sarna demodécica. Já apresentava uma grande falha de pelo na zona do pescoço , foi tratada com injectável e após algumas sessões já estava "como nova".
Foi esterilizada, já o seria de qualquer das formas, mas foi reforçada pela veterinária assistente, em fases do cio as cadelas ficam mais stressadas e com o sistema imunitário mais fragilizado o que poderia ser uma altura potencial para tornar a aparecer a "sarna" (ou não).

Este tipo de sarna é tratável e não contagiosa para humanos nem em contacto com outros animais - a não ser de mãe para filhos (é desaconselhável que a sua cadela no futuro tenha bebés (já são 2 motivos).

No caso da minha cadela, já passou mais de 3anos e a sua saúde recomenda-se não manifestando até ao momento qualquer sinal de sarna :)
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado abr 21, 2012 2:23 am

Olá Leeloo,
Como já lhe disseram, não é caso para desesperar.

Um dos meus cães foi diagonosticado com sarna demodécica por volta dos seis anos de idade. Foi tratada mas voltou a surgir anos mais tarde, e depois quase pontualmente, sempre no Outono. Mas era algo que conseguíamos controlar e que não lhe retirava qualidade de vida. Viveu até aos 18 anos.

O cão que tenho agora chegou a nós com sarna sarcóptica, o tipo contagioso. O tratamento foi longo mas já lá vão meses e ninguém diria, olhando para ele agora, o estado em que ele estava antes.

Desde que tratada, a sarna não é um bicho de sete cabeças ;)
tasha8
Registado: segunda out 17, 2011 10:05 pm

domingo abr 22, 2012 8:10 pm

olá... sim, realmente nao é nenhum drama.. é xato, mas...
o meu sirius teve com 3 meses... tambem levou injeçoes semanais, antibioticos, banhos.. até andou de blusa e pantufas vestidas, para nao se coçar e ferir, ao fim de um mes tava bem melhor... hoje tem pouco mais de um ano e tá novo... :)
Leeloo
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 3:02 pm

segunda abr 23, 2012 10:21 pm

olá amigos dos animais.
Já sabia que não era contagiosa, e como dono responsavel, vamos proceder á castração da Elune, para grande tristeza de muita gente que adoraria ficar com um filhote da nossa querida Elune.
Na verdade, quando pesquisamos coisas na internet ás vezes lemos relatos que assustam (Deus me livre).
A noosa pequena está medicada com um antibiotico, faz o advocat, 2 banhos por semana e uma injecção por semana. tanta coisa, coitadinha, mas agora estamos mais confiantes que tudo irá correr pelo melhor...
Muito obrigada pelas explicações e pelo vosso tempo.
Obrigada mesmo.
Cheers :)
Andy
Founder od catsmeowandhorsespaw.blogspot.com
Bitata
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 7:02 pm
Localização: Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Boxer e Europeu Comum

terça abr 24, 2012 3:15 pm

Quando a minha cadela com três meses, também teve, disse a veterinária que ela já vinha assim, provavelmente teria sido transmitida pela mãe. Ma s também tomou antibióticos, banhos, reforço do sistema imunitário e está como se nada se tivesse passado.
Tem de ter calma e fazer os tratamentos todos e vai ver que daqui a nada já nem se lembra disso. :wink:
Cabinda
Registado: sexta out 16, 2009 6:37 pm

sábado abr 28, 2012 5:41 pm

tenho um cão que apresenta há umas semanas falta de pelo em várias partes do corpo, começou por ser a volta do pescoço, e por isso o vet. disse q poderia ser alergia a coleira que ja retiramos- mas as manchas redondas estão a alastrar e já tem tb no peito e outras partes do corpo- será sarna?
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado abr 28, 2012 5:59 pm

Cabinda Escreveu:tenho um cão que apresenta há umas semanas falta de pelo em várias partes do corpo, começou por ser a volta do pescoço, e por isso o vet. disse q poderia ser alergia a coleira que ja retiramos- mas as manchas redondas estão a alastrar e já tem tb no peito e outras partes do corpo- será sarna?
Se isso continua, fale com o vet ele será a pessoa mais indicada para o/a ajudar nessa dúvida
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado abr 28, 2012 6:00 pm

Não percebi, vai castrar a cadela por causa da demodex?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado abr 28, 2012 7:09 pm

kittten Escreveu:Não percebi, vai castrar a cadela por causa da demodex?
Sim, para esta não ter cio. As alterações hormonais podem despoletar uma crise de demodicose...
kittten
Membro Veterano

sábado abr 28, 2012 8:28 pm

Ah! ok

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 28, 2012 9:41 pm

Tendo em conta que além disso a doença passa de mãe para as ninhadas, é mais que conveniente esterilizar.
kittten
Membro Veterano

sábado abr 28, 2012 10:47 pm

Tendo em conta que a demodex está sempre presente nos mamíferos então a solução é castrar as cadelas todas, é isso?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

domingo abr 29, 2012 1:41 am

kittten Escreveu:Tendo em conta que a demodex está sempre presente nos mamíferos então a solução é castrar as cadelas todas, é isso?
Pssiu... deixa lá castrar, mais criadeirices não :wink:
Responder

Voltar para “Cães”