Ajuda com o Batuta!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça abr 03, 2012 1:09 pm

Marta não resisto a dizer-lhe que era bom que todos os donos tivessem a sua atitude , pediu ajuda e está a fazer tudo para melhorar o comportamento do seu cão com muita paciência e dedicação, fossem todos assim :D :D
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça abr 03, 2012 1:26 pm

Concordo com a Vitorina, é de louvar, a sua atitude ;)

Não tenho conselhos a dar a não ser que a palavra de "despedida" resulta. Digo sempre "fica" aos meus cães antes de sair por um período de tempo mais longo. Eles entendem, ficam automaticamente menos excitados e mais conformados. Vão para a caminha e dormem uma sexta enquanto não volto.
MartaMartins
Membro Júnior
Registado: domingo mar 04, 2012 11:05 am

terça abr 03, 2012 1:47 pm

Obrigada pelas vossas palavras tão simpáticas :D

Eu vejo o meu Batuta como alguém da família e sei que não tivemos a atitude mais correcta ao deixá-lo desde pequeno longos períodos de tempo sozinho. O termos de trabalhar e também a inexperiência de ter um cão levou-nos a cometer alguns erros.

Mas sou humilde e sei admitir que errei e peço ajuda a quem sabe mais do que eu e me possa ajudar. Daí ter vindo aqui ;)

Faço o que posso para corrigir os erros e tento fazer o Batuta o mais feliz possível :)

No que toca a todo o treino, tentamos fazer tudo o mais rigoroso possível. Os passeios até quinta não serão tão longos, por conselho da veterinária, devido a ele ainda andar com os pontos da operação da esterilização.

Quando nós saímos (esta semana fazemos períodos de 10 min, mas quando temos de trabalhar mais tempo, lá tem que ser :() eu digo sempre "a dona já volta". tem dias que ele não chora nada, fica na cama dele sem problemas, mas tem outros dias que chora os minutos todos das sessões de treino :(

Continuamos a brincar com ele sempre que pede e não pede ;), mas mais uma vez, esta semana, é mais calmo devido ao "estado" dele. Andamos sim, fartos de levar cabeçadas por causa do funil que ele tem de usar :D

No que toca ao halti, vamos experimentar vários para ver qual o tamanho certo para o menino :)

Mais uma vez obrigada pela ajuda e amabilidade em ajudarem um casal inexperiente nestas coisas :) Mas que já aprendeu imenso :D
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça abr 03, 2012 2:05 pm

Vá relatando a evolução dele :D :D :D
MartaMartins
Membro Júnior

terça abr 03, 2012 2:07 pm

Agora com a esterilização, ele deverá acalmar, mas segundo a veterinária, as hormonas ainda circularão durante mais 2 meses, +/-.

Mas mesmo assim, no que toca a uns cães por que passávamos e que ele ladrava a rosnava imenso sempre que íamos passear, continua a ficar muito alerta, mas já não puxa tanto. Ainda chia muito e stressa um bocado, mas mandamos sentar e ele já o faz mais rapidamente :D

Sim, eu venho aqui contando as aventuras do Batuta e família :D
MartaMartins
Membro Júnior

sexta abr 20, 2012 10:53 pm

Estas últimas semanas os treinos têm sido mais complicados de se fazer. Tanto eu como o meu marido temos tido bastante trabalho, pelo que tempo não é muito :( Os treinos de ansiedade de separação estão em 13minutos, com o mesmo processo: Chora, não chora, é conforme o dia e a disposição do Batuta.

Quanto aos outros animais, ainda se mantém a agressividade, mas julgo que só depois dos dois meses passados é que deverei voltar a falar desta parte. O que achei estranho foi que, por causa da semana em que andou com o funil, parece que desaprendeu o que tinha aprendido a andar à trela. E ainda que tenha passeado com funil (nós depois tirávamo-lo para os passeios) 2 ou 3 dias, foi o que bastou... Recomeçámos o treino de "pára-arranca" com pequenos esticões para ver se volta ao normal.

Entretanto, esta semana, descobrimos o nosso próximo lar, pensando cada vez mais no nosso cachorro.
Iremos em Junho para uma pequena moradia que tem em frente um pátio cimentado fechado. Eu não percebo muito disso, mas segundo o meu marido, deverá ter cerca de 250m quadrados só para o Batuta, e penso que ainda é espaço! :) É um pátio com muro alto em toda a volta, dois portões e dois telheiros, pelo que terá sol e sombra. E deveremos comprar uma casota para ele ficar mais abrigado.

Por falar nisso, alguém sabe onde posso comprar uma casota de cão na zona de Coimbra? E que material aconselham?

Volta a não ser o ideal mesmo (gostava que os muros fossem um pouco mais baixos), mas espaço penso que não lhe faltará e, se eu conseguir, hei-de colocar terra num espaço para ele rebolar, cavar e saltar durante o tempo em que não estamos em casa :D

Esta semana o Batuta "foi de férias" :) Como haveria dias em que teria de passar mais de meio dia sozinho, deixámo-lo no fim-de-semana com os "avós paternos" :D Há-de vir bem cansado de correr pelo mato fora, e bem sujinho! :D
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta abr 20, 2012 11:11 pm

Fico contente por terem arranjado um novo lar, mas atenção: se não passearem com o cão, ele vai aborrecer-se por falta de estímulos e vai manifestar-se ruidosamente, ladrando. É que se não tiver distracções, os muros altos vão impedi-lo de ver o movimento da rua e depressa entrará em stress.

Não se esqueçam de que os cães precisam de espairecer, de cheiros novos (o olfacto é o seu sentido mais apurado e importante, é através dele que o cão se relaciona com outros cães, com pessoas e com o mundo em geral), de ver outras coisas que não sejam aquilo que a todo o momento vê num quintal cimentado e murado e cujo interesse depressa se esgotará.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MartaMartins
Membro Júnior

sexta abr 20, 2012 11:21 pm

Não, o pátio cimentado não substituirá os passeios matinais, tardios e nocturnos! Sempre que consigamos, ele passeará, pelo menos 3 vezes por dia, que é o que faz agora.

O pátio cimentado servirá para quando não estamos em casa, ou porque vamos trabalhar, ou porque vamos fazer as compras da casa, ou por qualquer razão que nos faça ausentar de casa. Quando nós estivermos em casa, estará sempre connosco, para brincarmos com ele, para ele comer e dormir connosco e para nos fazer companhia! :)

Quando vamos trabalhar, em vez de ficar entre quatro paredes , um tecto e muitas portas fechadas, as quatro paredes mantêm-se (até porque deixá-lo solto na rua era um risco para todos e, tendo ele "molas nos pés", qualquer muro teria de ter alguma altura...) mas tem mais espaço, luz, ar e sombra. Terá então a terra, a casota, a cama dele onde tem uma manta de dormir (roer) e outra de roer (roer!! :D) e 1001 brinquedos.

No que toca às pessoas, o local também é calmo, do que percebemos, é raro passar lá alguém. Mas de vez em quando, lá deve passar uma pessoa, digo eu.

Ele só ainda não tem um companheiro porque não queremos arriscar com a agressividade dele e deixar outro animal com ele.

Ele em casa dos meus sogros, durante o dia, estando eles lá ou não, ele fica num pátio com canteiros mais pequeno que o dito pátio cimentado da casa nova. E sempre nos pareceu mais feliz assim, pois andava bem mais à vontade, deitava-se todo contente ao sol... Sei lá, o Batuta parecia-nos mais feliz assim. Pelo que estamos confiantes e esperançosos que este pátio o vá alegrar :)

Infelizmente, não lhe conseguimos dar (ainda) melhor, porque as condições financeiras não dão para mais. Mas, na nossa procura, sempre fizemos questão de ter espaço para o Batuta, quando ele estivesse sozinho e esta foi a primeira que nos satisfez.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta abr 20, 2012 11:41 pm

Então vai correr tudo bem! :D E o que lhe dão é muito bom, tomaram muitos.

Só uma sugestão: quando se mudarem, não o metam logo dentro de casa: antes de entrarem e o apresentarem ao espaço, dêem um grande passeio pelas imediações, deixando-o cheirar tudo bem. Depois, ao entrarem, não o deixem ir percorrer logo o pátio, mandem-no ficar à porta de casa e entrem vocês primeiro. Só lhe permitam que entre em casa quando o virem sossegado e distraído.

Assim, ele não criará a sensação de posse desse espaço, que é primeiro vosso e só depois dele.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado abr 21, 2012 2:26 pm

Não sei se vai ser de grande ajuda agora... mas há umas coleiras de ferormonas que servem para diminuírem o stress (há quem diga que funciona muito bem em ansiedade de separação!).
Se quiserem procurar mais informação é coleira de ferormonas D.A.P.. Peçam informações ao vosso médico veterinário.

Quanto a arranjarem um novo amiguinho é ir com calma, porque é melhor ter um cão que se consegue controlar +- que dois malucos. A minha opinião é que não é um bom motivo para arranjar outro patudo ainda para mais se o vosso cão tem problemas com cães desconhecidos... mas isto é só a minha opinião...
Responder

Voltar para “Cães”