higiene oral

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quinta abr 26, 2012 8:59 pm

Ola, tava agora a ver um programa onde falavam de higiene oral nos caes.
Voces o que fazem para lavar os dentes dos vossos caes? Lavam mesmo, dao biscoitos proprios ou que?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Michkin
Membro Júnior
Registado: quinta abr 26, 2012 11:10 am

quinta abr 26, 2012 9:02 pm

Por excesso de zelo, os dois. Mas não se queixam, principalmente dos biscoitos.

Já me disseram que os biscoitos podiam fazer mal ao cão, mas acredito que seja benéfico e nunca tive problemas com os biscoitos para esse propósito.
Suesca
Membro Veterano

quinta abr 26, 2012 9:05 pm

Pois tb ja ouvi isso dos biscoitos. dos dentastick.. por isso nunca dei nenhum... mas gostava de saber se havia de outras marcas...
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta abr 26, 2012 9:09 pm

Eu lavo os dentes à minha cadela... Pelo menos uma vez por semana...
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta abr 26, 2012 9:10 pm

Sim, há de outras marcas mas agora não me lembro dos nomes.

Já dei dentastick mas não vi quaisquer resultados e como tal, neste momento, apenas lhe vou dando uns ossos com flúor para ele ir roendo.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Michkin
Membro Júnior

quinta abr 26, 2012 9:10 pm

Já dei Eukanuba e ProPlan...não deu qualquer tipo de problemas. Continuo a achar que o ideal será mesmo escovar os dentes, mas os biscoitos por vezes dão jeito e alguma autonomia ao cão, além de lhes saber bem.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta abr 26, 2012 9:20 pm

Ossos grandes e crus ;)
Suesca
Membro Veterano

quinta abr 26, 2012 9:21 pm

Mas os meus sao de porte minusculo e so comem racao. que tipo de ossos e com ou sem carne?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Michkin
Membro Júnior

quinta abr 26, 2012 9:37 pm

Não recomendava dar ossos, principalmente a cães de porte pequeno. Pode provocar obstipação ou até fractura nos dentes caso o osso seja demasiado duro. O ideal é escovar os dentes. Existe também uns ossos de roer feitos de borracha onde se coloca a pasta de dentes apropriada para os cães e eles praticamente lavam os dentes sozinhos. Agora o que aconselho mesmo é lavar os dentes ao cão numa altura em que ele esteja relaxado e de seguida recompensar para que o cão possa associar a lavagem dos dentes a algo positivo e recompensador.

Acreditem que compensa mais utilizar os ditos biscoitos dentais do que dar ossos, principalmente a cães de porte médio/pequeno...aos de grande porte os ossos não são o ideal, mas menos arriscado, e a dar, devem ser dados com um pouco de carne ainda.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quinta abr 26, 2012 9:45 pm

Bondage2010 Escreveu:Ossos grandes e crus ;)
x2 :wink:

Também lavava os dentes à minha no principio, e dava dentastiks. Nunca conseguia lavar os dentes de forma correcta, porque ela não gostava lá muito, e os dentasticks desapareciam em 3 segundos.
Desde que comecei a ouvir em ossos recreativos, crus, é o que tenho mantido. No final, ficam branquinhos.

http://www.cachorroverde.com.br/ossosrecreacionais.php
Suesca
Membro Veterano

quinta abr 26, 2012 9:47 pm

Hei.de procurar esses ossos para dentes. eles adoram roer e adoram guloseimas tipo biscoito, mas so dou uns da rc.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta abr 26, 2012 9:49 pm

Bem, eu tenho tb essa dúvida.

Tenho dado uns ossos com fluor (que a dada altura ela resolveu fazer deles a sua alimentação, ao invés do granulado :o )

Agora comprei uma escova de dentes de bebé, com fios muito molinhos e comprei uma "pasta de dentes" verde. A "pasta de dentes" parece que funciona por si, pq diz nas instruções que é só colocar 1 ervilha lá ao fundo. Mas eu optei por colocar a ervilha na escova e proceder à escovagem. Só ainda fiz isto uma vez.

Por outro lado, eu olho para ela e tem os dentes mto limpinhos, sem restos. O granulado tb tem essa acção mecânica nos dentes. Agora não sei se só o granulado (e os ossos de roer, no caso da minha, de pele)é suficiente ou não, mas q parecem limpinhos, parecem, mesmo sem a ervilhita.
Michkin
Membro Júnior

quinta abr 26, 2012 9:57 pm

Lavar os dentes ao cão pode ser muito stressante para o cão, mas +e uma questão de dar-lhe a volta e recompensar no fim, com brincadeira ou um biscoito. A questão de ser suficiente apenas o granulado ou os ditos ossos dentários, em teoria sim seria suficiente, na prática é recomendado de duas em duas semanas escovar os dentes com dentífrico próprio para os animais. Como disse mais acima conheço quem tenha adquirido um osso em "borracha" com umas pequenas saliências onde se pode colocar a pasta de dentes e eles fazem o trabalho. Sinceramente apenas conheço quem tenha usado esse produto e tenha ficado satisfeito, pessoalmente nunca usei. Para a higiene total nada como uma boa escova e pasta de dentes especifica para cães.

Em suma acho que os ossos ou biscoitos dentários para esse efeito são suficiente, embora se possível, e sem stressar muito o animal, seja aconselhável o uso de escova.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta abr 27, 2012 7:29 am

Eu ponho todos os dias, depois da última refeição, um bocado de pasta de dentes enzimática (portanto não requer escovagem).

Tenho também um dedal antibacteriano próprio para escovar, que molho um pouco e passo pelos dentes e gengiva devagarinho. Mas isto só faço uma vez por mês +/- (até porque não convém reutilizar muito o dedal).

No caso do meu cão, como ele é doente crónico do figado e intestinos, não lhe posso dar ossos naturais nem de biscoito (mas já experimentei Dentastix e Royal Canin e não achei muito úteis).

Faz em Maio um ano da destartarização que o meu cão teve de fazer (antes disso não se tinha muita atenção à higiene oral dele :( ) e os dentes estão impecáveis e assim como o hálito!
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta abr 27, 2012 8:52 am

No caso do meu cão, como ele é doente crónico do figado e intestinos, não lhe posso dar ossos naturais nem de biscoito
A minha Sissi também nao vai poder comer ossos pelo menos até á fase adulta, a partir de que idade pensam ser necessário ter estes cuidados?
Responder

Voltar para “Cães”