subpelo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bambino
Membro Júnior
Registado: terça mar 20, 2012 2:50 pm

segunda abr 30, 2012 4:59 pm

Boas, ainda não consegui por fotos da Luna mas hoje já devo ter o cabo para passar as fotos.
Tenho uma duvida e queria saber a vossa opinião, a Luna é uma lulu da pomeraria e por isso o que lhe dá a forma é precisamente o subpelo. Ela estava com uma seborreia e o veterinário alterou-lhe a alimentação e receitou-lhe umas pipetas para por na pele, aliado a isto uma escovagem diária com cardadeira. A seborreia já passou, o problema é que o subpelo está a desaparecer com tanta escovagem, será que a cardadeira é a ideal ou se usar uma escova de pinos sem bolinha na ponta consigo escova-la e não retiro o subpelo? E agora faço esta pergunta um pouco ignorante, mas quem nunca teve cães tem duvidas por isso aqui vai: o subpelo cresce outra vez?
Última edição por bambino em segunda abr 30, 2012 5:31 pm, editado 1 vez no total.
tifaniti
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 4:38 pm
Localização: Spitz (Spitz Alemão); Eva (Boxer-estrelinha); Lua (Srd)

segunda abr 30, 2012 5:20 pm

Olá boa tarde, tenho um Spitz Alemão médio, penso que o pêlo seja igual nas diversas variantes de Spitz. O meu foi adotado, no entanto continuo a utilizar a mesma escova que o antigo dono sempre usou. É uma escova das que têm os bicos "em cotovelo" (não sei explicar melhor) mas sem bolinha na ponta. Nesta altura do ano é normal que ao escovar largue mais pêlo, o meu quando veio para nossa casa à sensivelmente dois meses, largava menos pêlo do que agora nesta altura do ano, em que é normal soltarem mais. Quanto ao sub-pêlo, não sei responder se volta a crescer ou não mas julgo que sim. Pode ver o Spitz, se quiser no tópico "A Eva está em casa", está lá uma fotografia dele. O pêlo do Spitz têm-se mantido sempre bonito, brilhante e limpo, desde que chegou nunca lhe dei qualquer banho. Tem uma particularidade que eu desconhecia, cheira sempre bem, o que ainda não consegui descobrir se é ou não caracteristico da raça. Espero ter ajudado de alguma forma, mas haverá certamente foristas mais conhecedores do que eu.
bambino
Membro Júnior

segunda abr 30, 2012 5:38 pm

Obrigada pela sua ajuda, eu já dei um banho á luna por causa da seborreia, problema é haver pouca informação em relação a este tema. Informação até há muita só que confusa, porque uns dizem para utilizar a cardadeira e outros dizem para fugir da mesma como o diabo foge da cruz. Uma pessoa fica baralhada, o subpelo se for como o resto deve crescer novamente, a minha duvida é se demora muito nesta fase porque ela so tem 5 meses. Outra duvida é em relação a esterilização dela, uns dizem que tem que ser feita antes do 1º cio e outros dizem que tem que ser depois.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda abr 30, 2012 5:56 pm

Se vai esterilizar, faça sempre antes do 1º cio!
Porque a vantagem da esterilização, além de não procriar, é a prevenção de tumores (esta é mais eficaz se a esterilização for feita antes do 1º cio... quanto mais tardiamente (em termos de nº de cios), menor é a vantagem em relação a isto) ;)
Não sei se fui clara... o que quero dizer é que quanto mais tarde esterilizar, a probabilidade de, quando a cadela for mais velha, ter tumor mamário é maior. Se faz fazer o procedimento é vantajoso fazer antes do 1º cio :)
bambino
Membro Júnior

segunda abr 30, 2012 6:04 pm

Pois o 1º veterinário onde estive tambem me disse o mesmo mas fiquei com medo que fosse a vertente financeira a falar pois o consultório está sempre as moscas.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda abr 30, 2012 6:11 pm

Entendo ;)
Mas há diversos estudos que apoiam essa afirmação :)
Agora sobre o subpêlo é que não sei nada... se calhar para a malta tentar entender tudo muito bem, quando tiver o cabo para passar as fotos ponha também (além da foto do canito :D) uma foto da cardadeira.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda abr 30, 2012 8:02 pm

Tenho uma spitz alemão gigante (keeshond) e a escova que utilizo é a cardadeira também, o subpelo nesta altura cai, está a despir a roupa de inverno e logicamente volta a nascer.
A minha vai largando tufos de pelo que parecem algodão e volta a nascer claro.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
tifaniti
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 4:38 pm
Localização: Spitz (Spitz Alemão); Eva (Boxer-estrelinha); Lua (Srd)

segunda abr 30, 2012 9:19 pm

Boa noite Kitten, gostaria de saber se me poderá indicar alguma literatura, ou sites onde possa ler um pouco mais sobre esta raça. Não sei até que ponto será conhecedora da mesma, o fato é que tenho procurado imenso, mas não consigo encontrar muito. Refiro-me aos Spitz no geral, pois normalmente encontro mais sobre o Spitz anão/lulu da pomerânia. Como deve ter lido neste tópico, o meu Spitz (é a raça e o nome dele) foi adotado, e o antigo dono disse-me que ele era de fato um lulu da pomerânia, mas tal não é verídico, pois o Spitz mede 40cm na cernelha (julgo ser este o nome) e pesa cerca de 10kg, logo obviamente não é lulu da pomerânia. A minha dúvida é, se será o spitz médio (mittelspitz) ou o grande spitz (grosspitz, Lulu grande), pois não encontro referências em relação ao peso médio da cada variedade. A minha intenção em saber ao certo de que variedade será ele, é puramente curiosidade e vontade em aprender mais sobre a raça, porque o Spitz é adorado seja de que variedade for, pequeno ou grande, baixo ou alto, dentro ou fora dos estalões. Sou uma pessoa entusiasta de conhecimento e dedico-me bastante aos meus animais, aos quais tento dar do melhor a todos os níveis.
bambino, peço desculpa por “utilizar” o seu tópico para pedir informações. Em relação ao pelo, o meu também está a largar muito, não larga tufos como refere a Kitten em relação à cadelinha dela, no caso do meu sai bastante quando o escovo. Quando veio para nossa casa, em princípios de março, ao penteá-lo não saia quase pelo nenhum. Coloque fotografias da Luna, já aprendi a pedir fotografias, isto é viciante.
Responder

Voltar para “Cães”