Rottweiler - Dúvidas de principiante

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DeepDown
Membro
Registado: sábado abr 28, 2012 9:17 pm

sábado abr 28, 2012 11:33 pm

NicaJunior Escreveu:Claro que a experiência e o conhecimento que vai adquirindo no dia a dia com o seu cão é que vai determinar o modo como vai passear e/ou treinar com ele.
Cada cão é um cão e cada um reage ás mais variadas situações à sua maneira.
Mas de facto a unica diferença , em termos legais, entre um rott e um PA, em relação á circulação e permanência na via publica, é a obrigatoriedade do rott usar açaime em todas as situações.
Tenho para mim que de certeza vai descobrir um sitio para onde vai poder ir e aí brincar à vontade com o seu cão. Seja ele rott ou PA.
Tem aqui uma grande praia e pouco frequentada mesmo de verão. Tem uma arriba de uns 6 metros que impossibilita o fácil acesso.

Quando tive o meu doberman nunca o levei à praia, portanto não faço ideia se é boa ou má ideia...
O que acha(m)? Devo ter cuidados especiais com a areia ou com a água caso ele vá até uma praia?
Tenho a sensação que a água prejudica o pêlo e a pele por causa do sal, mas não tenho a certeza.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

domingo abr 29, 2012 1:12 am

DeepDown,

Agora que falam de Cães (dobermann) :twisted: já me posso pronunciar :lol:

Na praia, seja com que cão for, tem de ter cuidado e ver se não é concessionada, isto é, se é vigiada. Se for, os cães são proibidos, se não for, então pode passeá-lo à vontade. É certo que fora da época balnear, em princípio, não arranja problemas ao passear o cão pela praia, mas em época balnear mais vale esquecer.

Convém que o tenha muito bem treinado para que ele não se entusiasme com alguém a correr por exemplo, e não o perca de vista. É fundamental.

A água salgada não faz mal nenhum desde que quando chegar a casa lhe dê uma passagem com água doce, não precisa de dar banho com champô, só mesmo com água para tirar o sal.

Consoante o tempo do passeio, convém levar água, eles têm a mania de dar umas lambidelas na água salgada, e se estiver calor, podem desidratar mais depressa do que se espera. Portanto, a não ser que seja um passeio rápido e more perto, convém levar água.

O Dobermann também não está na lista, só para que conste. :wink:
fmazoni
Registado: terça abr 24, 2012 2:34 am

domingo abr 29, 2012 1:44 am

Muito obrigado pela informação. Não fazia ideia.

No fundo estava a ser mal informado por aqueles que não fazem o que é decretado na lei :P

Conclusão:
A diferença que encontro, depois de tomar conhecimento dessas leis, no tratamento em público entre o Rottweiler e o Pastor Alemão, é que o Rott necessita sempre de açaime e trela, já o Pastor necessita apenas de açaime quando está sem trela.

Caso alguém tenha mais algo a dizer, agradeço. Opiniões são sempre bem vindas ;)[/quote]

É isso mesmo, Deepdown. A diferença - no que concerne aos passeios com cães na via pública - entre os Cães de Raça Potencialmente Perigosa e os outros, é que os primeiros têm que usar SEMPRE e concomitantemente o açaime e trela, enquanto que os segundos basta usarem uma das duas coisas (ou trela sem açaime ou açaime sem trela).
Eu próprio tive as mesmas dúvidas que tu quando pensei na raça que queria para mim. Uma das hipóteses era também um Rottweiler e foi justamente por essa razão (de ter que andar sempre com o cão açaimado e de trela) que desisti de ter um cão da lista dos Cães Potencialmente Perigosos.
Um dia, estava numa zona de Lisboa e conheci um rapaz com a sua Rott, com trela mas não tinha trazido o açaime. A cadela não fazia mal nenhum - inclusive, estive a brincar com ela. Alguns minutos depois, passou um carro-patrulha da PSP e o dono pediu-me imediatamente para fazer barreira visual para que os polícias não vissem a Rott sem o açaime.
E pensei pra mim: este tipo de formalidades limitam muito os passeios com o cão. Não quero um cão permanentemente açaimado na rua e não quero também ter a preocupação constante de nunca me poder esquecer do açaime em casa. Foi então que optei por outra raça.
Adoro Rottweilers mas se não te queres preocupar tanto, aconselho-te o Pastor Alemão. São igualmente lindos e protectores.
fmazoni
Registado: terça abr 24, 2012 2:34 am

domingo abr 29, 2012 2:01 am

DeepDown Escreveu:
NicaJunior Escreveu:
É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Retirei daqui
http://dominio-lda.com/21-xptceg.htm#2

Embora haja sitios onde isto não se aplica.
As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo. (cfr. art.º 7.º, n.º 4, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Vê? É uma questão de se informar e descobrir onde são esses locais aí na sua zona.
Muito obrigado pela informação. Não fazia ideia.

No fundo estava a ser mal informado por aqueles que não fazem o que é decretado na lei :P

Conclusão:
A diferença que encontro, depois de tomar conhecimento dessas leis, no tratamento em público entre o Rottweiler e o Pastor Alemão, é que o Rott necessita sempre de açaime e trela, já o Pastor necessita apenas de açaime quando está sem trela.

Caso alguém tenha mais algo a dizer, agradeço. Opiniões são sempre bem vindas ;)
Normas para a detenção, criação e treino de animais perigosos ou potencialmente perigosos
(Nota: o título deste capítulo foi alterado pela Lei n.º 49/2007, de 31-08. O título original era «Normas para a detenção de animais perigosos ou potencialmente perigosos»)

Artigo 8.º
Medidas de segurança especiais na circulação

1 - Os animais a que se refere este diploma não podem circular sozinhos na via pública ou em lugares públicos, devendo sempre ser conduzidos por detentor maior de 16 anos.

2 - Sempre que o detentor necessite de circular na via pública ou em lugares públicos com os animais a que se refere este diploma, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta até 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo abr 29, 2012 6:28 am

TheOnlyOne Escreveu:DeepDown,

Agora que falam de Cães (dobermann) :twisted: já me posso pronunciar :lol:

Convém que o tenha muito bem treinado para que ele não se entusiasme com alguém a correr por exemplo, e não o perca de vista. É fundamental.

O Dobermann também não está na lista, só para que conste. :wink:

felizmente que o doberman nao pertence á famosa lista o que me tira muitas preocupaçoes em levar o meu dob a passear, praia etc, mas tive muitos problemas quando levava o meu antigo dob á praia (praia fluvial) ele tinha uma mania que preocupava e assustava muito as pessoas, bastava ver alguem jogar á bola ou a correr que ele fazia o mesmo que fazia quando brincava comigo, perseguia a bola a rosnar de exitaçao, era muito desagradavel para as pessoas (ouvi muitos raspanetes do genero voce nao tem mao no seu cao ele quase me mordia se nao parasse de correr etc etc e por vezes o pedido de desculpas nao era o suficiente) e como se fosse comigo e eu nao conhecesse o cao tb nao me valia o dono dizer ele nao faz mal só quer brincar... e por isso desisti de o levar :evil: isto deve ser um carma só pode porque este nem 3 meses tem quando brinco á bola com ele fica meio maluquinho só rosna principalmente quando nao consegue ganhar a bola! :|
DeepDown desculpe o offtopic e parabens pela escolha do rott é a minha 2ª raça favorita se nao tivesse um dob seria um rott que teria...
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
DeepDown
Membro
Registado: sábado abr 28, 2012 9:17 pm

domingo abr 29, 2012 11:01 am

Muito obrigado a todos que estão a participar neste tópico :)

Quanto à situação que perguntei sobre a praia: a praia que estou a pensar utilizar para passear e treinar o cão não é vigiada; daí não ter assim tanta adesão. Os acessos são difíceis, por isso é que as pessoas preferem ir para praias mais acessíveis. Porém é enorme, segura e dá completamente para controlar um cão porque tem a arriba.

Claro que inicialmente terei de treinar o cão com trela, mas um dia mais tarde quanto tiver 100% de confiança nele, então poderei soltá-lo para exercícios mais complicados :)

Agradeço mais uma vez a todos que estão a participar e a dar ideias. Estou muito mais esclarecido neste momento e mais inclinado para cães que não os considerado "perigosos".

Doberman já tive um, mas neste momento gostava de experimentar um Pastor... são um exemplo de lealdade.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

domingo abr 29, 2012 11:34 am

Se escolheu um Rott, bem-vindo ao clube! Umas das melhores coisas da (minha) vida, é ter um Rott! Melhor, só mesmo dois :lol:

:wink:
ROYT
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

terça mai 01, 2012 9:26 pm

Eu estou como a Teresa, melhor que um Rott, só mesmo dois, e olhem que eu tambem tenho um Pastor Alemão, mas não é a mesma coisa, escolha um Rott.
Responder

Voltar para “Cães”