Reprodução, prós e contras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ChuckNorris
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm

quinta mai 03, 2012 12:03 am

pfonseka Escreveu:Já reproduzi aves, peixes, propaguei corais e nunca fiz disso negócio, mas também não tenho nada contra os negociantes de animais, incomóda-me mais os que sendo, se escondem atrás da sua experiência e know how para se camuflarem de criadores
Fiquei com a sensação de que tinha algo contra os "negociantes de animais", vulgo KKK, tendo em conta este comentário proferido por si mas se calhar interpretei mal ;)
pfonseka Escreveu:que apesar das melhores práticas e de todo o amor que têm pela raça, não deixam de ser negociantes de animais.

pfonseka Escreveu:Não me parece que sejam só critérios de funcionalidade, entre outros terá também a ver com beleza, e essa percepção varia de pessoa para pessoa...
Uma coisa é a funcionalidade, outra são as expos. Sim, varia de pessoa para pessoa (leia-se, no caso das expos de juiz para juiz), Essas avaliações podem variar de juiz para juiz mas sempre tendo em conta o estalão. Pelo menos devia ser assim...
pfonseka Escreveu:Não poderão nunca estes estalões ser questionados ou actualizados?
Volta e meia mudam-nos. Veja o Rot. Neste momento o estão permite a calda comprida.
pfonseka Escreveu:Sei que me desviei do assunto mas é uma dúvida que tenho também.
Comprei o melhor exemplar que consegui pagar, vou arranjar o melhor exemplar que conseguir para reproduzir...espero não fazer asneira (do "vosso" ponto de vista)
Que interessa o nosso ponto de vista? Conhece o Chuck Norris?

Se de facto quer fazer algo em prol de uma raça, estude-a bem. Antes de se colocar a reproduzir, vá a duas ou três expos de modo a que o seu exemplar seja avaliado. Depois dessas duas ou três avaliações, se as coisas coisas correram mais ou menos bem, podemos partir para o próximo passo.

Uma coisa de cada vez.

E isso se quiser fazer as coisas como deve de ser.

Boa sorte
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quinta mai 03, 2012 12:09 am

sasquatch Escreveu:Se a pessoa é uma criadora, reserva-se o direito de os animais que saem do seu gatil com qualidade pet não serem reprodutores mas apenas companhia.

Porque um criador digno desse nome não vai arriscar ver animais com o seu afixo mas sem qualidade de reprodutores, a reproduzirem. Isto é algo tão óbvio!
Mas o que foi dito foi que todos os gatos que vendia ou dava teriam que ser esterilizados, e não apenas os de "qualidade pet".

Se alguém usasse esses gatos para reprodução, os seus descendentes teriam outro afixo, seriam da responsabilidade de outro criador e não do 1º

Neste casos (e não neste em particular) parece-me haver um proteccionismo do criador e não da raça em si. Se houvessem mais exemplares de qualidade a reproduzir, as raças não corriam tantos riscos de terem exemplares atípicos... neste casos os únicos prejudicados seriam os criadores
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mai 03, 2012 1:02 am

TheOnlyOne Escreveu:
srYuki Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:Quanto à castração/esterilização, infelizmente sou a favor, apenas e só porque há demasiada gente estúpida com animais de estimação, gente essa que nem pulgas deveria ser autorizada a ter, quanto mais cães ou gatos... :roll:

Ah, sou a favor disso e do corte de orelhas!
Hummm....
Só mesmo por curiosidade... Como se faz o corte de orelhas? Com anestesia ou por algum procedimento análogo ao corte da cauda? (na verdade tb gosto mais de ver um doberman de orelhas e cauda cortada, mas não estou dentro do assunto...)
Com anestesia, nos dobs, por norma, entre os 3 e os 5 meses no máximo. Quando é feito por um veterinário competente, como é desejável, o pós operatório é rápido e simples.
E também é proibido.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta mai 03, 2012 1:47 am

Floripes2 Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
srYuki Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:Quanto à castração/esterilização, infelizmente sou a favor, apenas e só porque há demasiada gente estúpida com animais de estimação, gente essa que nem pulgas deveria ser autorizada a ter, quanto mais cães ou gatos... :roll:

Hummm....
Só mesmo por curiosidade... Como se faz o corte de orelhas? Com anestesia ou por algum procedimento análogo ao corte da cauda? (na verdade tb gosto mais de ver um doberman de orelhas e cauda cortada, mas não estou dentro do assunto...)
Com anestesia, nos dobs, por norma, entre os 3 e os 5 meses no máximo. Quando é feito por um veterinário competente, como é desejável, o pós operatório é rápido e simples.
E também é proibido.
Já agora (que estou numa de perguntas)...
Proibido mesmo, ou apenas não é aceite para exposições?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta mai 03, 2012 1:55 am

Proibido mesmo. O corte de orelhas, porque o de caudas ainda se pode fazer.

Só é admitido por razões de saúde, e aí o veterinário tem de passar uma declaração a explicar porque foi feito.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta mai 03, 2012 10:02 am

Floripes2 Escreveu:Proibido mesmo. O corte de orelhas, porque o de caudas ainda se pode fazer.

Só é admitido por razões de saúde, e aí o veterinário tem de passar uma declaração a explicar porque foi feito.
Assim como as castrações sem serem por motivos médicos ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quinta mai 03, 2012 10:07 am

ChuckNorris Escreveu:

pfonseka Escreveu:Sei que me desviei do assunto mas é uma dúvida que tenho também.
Comprei o melhor exemplar que consegui pagar, vou arranjar o melhor exemplar que conseguir para reproduzir...espero não fazer asneira (do "vosso" ponto de vista)

Se de facto quer fazer algo em prol de uma raça, estude-a bem. Antes de se colocar a reproduzir, vá a duas ou três expos de modo a que o seu exemplar seja avaliado. Depois dessas duas ou três avaliações, se as coisas coisas correram mais ou menos bem, podemos partir para o próximo passo.

Uma coisa de cada vez.

Boa sorte

Se algum dia me tornar criador, terei sempre que iniciar com o exemplar que tenho, ainda que os juizes considerem que poderia ser um exemplar melhor.

Apesar de a ter comprado a um criador e de ter LOP e afixo penso que não será uma campeã (ainda não tem 1 ano), por outro lado, não seria a primeira vez que uns pais de qualidade média/boa teriam filhos campeões.

Aida tenho mais pelo menos mais um ano para decidir o que fazer...
Rafana
Membro Júnior
Registado: segunda mar 05, 2012 7:35 pm

quinta mai 03, 2012 10:14 am

ana-carla Escreveu:Ao longo da vida já tive várias cadelas, inclusivé agora tenho uma cadela, mas elas nunca foram mães pq eu nunca o permiti.
Acho que já existem mtos cães e um nº consideravel a ser maltratado e até abandonado.

Caso as minhas cadelas tivessem tido ninhadas e tivesse dado os cães iria estar constantemente e perguntar-me onde estariam eles, estariam a ser bem tratados....como tal em minha casa nunca houve nem pretendo que haja cachorrinhos.
subscrevo na totalidade :)
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta mai 03, 2012 10:28 am

Floripes2 Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
srYuki Escreveu:

Hummm....
E também é proibido.
E também é proibido andar a mais de 50km/h nas cidades, também é proibido passear cães sem trela na rua, também é proibido fazer criação com cães PP que não tenham LOP, também é proibido cuspir para o chão, há tantas proibições que esta é a que definitivamente menos me preocupa...

E sim, sou a favor de um bom corte de orelhas em determinadas raças, e irei cortar as orelhas ao meu próximo Dob.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta mai 03, 2012 10:32 am

pfonseka Escreveu:
ChuckNorris Escreveu:

Uma coisa de cada vez.

Boa sorte

Se algum dia me tornar criador, terei sempre que iniciar com o exemplar que tenho, ainda que os juizes considerem que poderia ser um exemplar melhor.

Apesar de a ter comprado a um criador e de ter LOP e afixo penso que não será uma campeã (ainda não tem 1 ano), por outro lado, não seria a primeira vez que uns pais de qualidade média/boa teriam filhos campeões.

Aida tenho mais pelo menos mais um ano para decidir o que fazer...
Diz que tem de iniciar a criação com o exemplar que tem. Porquê?

Quais são os seus objectivos como criador?

Quais são os pontos fortes e os defeitos da sua cadela, e como é que vai cruzar para eliminar os defeitos? Sabe sequer quais eles são, e se os consegue eliminar?
TheOnlyOne
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 10:43 am

Que perguntas complicadas 8)
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 03, 2012 10:52 am

Corte de orelhas e cauda é tudo proibido. Há alguns vets que ainda fazem corte de cauda... acho uma coisa horrível. Não me levem a mal, uma coisa é retirar testículos e útero/ovários outra é corte de caudas e orelhas... os cortes de cauda (que eu saiba, são feitos com o mínimo de anestesia... os animais gemem que se fartam... é óbvio que não se vão "lembrar" porque é feito em bichos mesmo muito pequenos) são apenas para "ficar bonito" (na minha opinião não é bonito), não trazendo nenhum benefício ao animal (antes pelo contrário... é mais difícil aos outros cães "lerem" as emoções do cão com um coto em vez de cauda...)
Peço desculpa por me desviar ao tópico... mas cortes de orelhas, cauda e castrações são comparáveis na medida em que se "corta" algo ao animal... mas em termos de benefícios não são minimamente comparáveis!...
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta mai 03, 2012 10:55 am

TheOnlyOne Escreveu:E sim, sou a favor de um bom corte de orelhas em determinadas raças, e irei cortar as orelhas ao meu próximo Dob.
Só por curiosidade, não me leve a mal... apesar de não ser a favor do corte de orelhas tenho muita curiosidade em saber o outro lado. Porque é que se cortam as orelhas aos cães? Tem outra finalidade além de lhes dar outra forma? Isto é, tem alguma vantagem prática?
(mais uma vez, não leve o que estou a dizer a mal, estou mesmo com curiosidade! :) )
TheOnlyOne
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 11:00 am

MiMoo Escreveu:Corte de orelhas e cauda é tudo proibido. Há alguns vets que ainda fazem corte de cauda... acho uma coisa horrível.
Não, o corte de caudas não é proibido, e não é horrível. Estude e perceba porque é que não é horrível.

MiMoo Escreveu:Não me levem a mal, uma coisa é retirar testículos e útero/ovários outra é corte de caudas e orelhas... os cortes de cauda (que eu saiba, são feitos com o mínimo de anestesia... os animais gemem que se fartam... é óbvio que não se vão "lembrar" porque é feito em bichos mesmo muito pequenos) são apenas para "ficar bonito" (na minha opinião não é bonito), não trazendo nenhum benefício ao animal (antes pelo contrário... é mais difícil aos outros cães "lerem" as emoções do cão com um coto em vez de cauda...)
Mais uma vez, informe-se quanto ao corte de caudas.

O corte de caudas não é benéfico, "antes pelo contrário", qual é o contrário? É prejudicial? Em quê? Nas "emoções"? Tem graça que já tive N cães de cauda amputada e nunca verifiquei problemas de espécie alguma...
MiMoo Escreveu:Peço desculpa por me desviar ao tópico... mas cortes de orelhas, cauda e castrações são comparáveis na medida em que se "corta" algo ao animal... mas em termos de benefícios não são minimamente comparáveis!...
E não são porquê? Uma esterilização é DEVERAS pior que um corte de orelhas, disso não tenha qualquer dúvida...
TheOnlyOne
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 11:03 am

MiMoo Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:E sim, sou a favor de um bom corte de orelhas em determinadas raças, e irei cortar as orelhas ao meu próximo Dob.
Só por curiosidade, não me leve a mal... apesar de não ser a favor do corte de orelhas tenho muita curiosidade em saber o outro lado. Porque é que se cortam as orelhas aos cães? Tem outra finalidade além de lhes dar outra forma? Isto é, tem alguma vantagem prática?
(mais uma vez, não leve o que estou a dizer a mal, estou mesmo com curiosidade! :) )
Hoje em dia é maioritariamente estético, e quem o negar está a mentir. Inicialmente o corte era feito por questões práticas e de saúde, os cães na sua actividade diária, eram prejudicados pelos "abanos".

Hoje é mesmo estético.
Responder

Voltar para “Cães”