Fiquei com a sensação de que tinha algo contra os "negociantes de animais", vulgo KKK, tendo em conta este comentário proferido por si mas se calhar interpretei malpfonseka Escreveu:Já reproduzi aves, peixes, propaguei corais e nunca fiz disso negócio, mas também não tenho nada contra os negociantes de animais, incomóda-me mais os que sendo, se escondem atrás da sua experiência e know how para se camuflarem de criadores

pfonseka Escreveu:que apesar das melhores práticas e de todo o amor que têm pela raça, não deixam de ser negociantes de animais.
Uma coisa é a funcionalidade, outra são as expos. Sim, varia de pessoa para pessoa (leia-se, no caso das expos de juiz para juiz), Essas avaliações podem variar de juiz para juiz mas sempre tendo em conta o estalão. Pelo menos devia ser assim...pfonseka Escreveu:Não me parece que sejam só critérios de funcionalidade, entre outros terá também a ver com beleza, e essa percepção varia de pessoa para pessoa...
Volta e meia mudam-nos. Veja o Rot. Neste momento o estão permite a calda comprida.pfonseka Escreveu:Não poderão nunca estes estalões ser questionados ou actualizados?
Que interessa o nosso ponto de vista? Conhece o Chuck Norris?pfonseka Escreveu:Sei que me desviei do assunto mas é uma dúvida que tenho também.
Comprei o melhor exemplar que consegui pagar, vou arranjar o melhor exemplar que conseguir para reproduzir...espero não fazer asneira (do "vosso" ponto de vista)
Se de facto quer fazer algo em prol de uma raça, estude-a bem. Antes de se colocar a reproduzir, vá a duas ou três expos de modo a que o seu exemplar seja avaliado. Depois dessas duas ou três avaliações, se as coisas coisas correram mais ou menos bem, podemos partir para o próximo passo.
Uma coisa de cada vez.
E isso se quiser fazer as coisas como deve de ser.
Boa sorte