Reprodução, prós e contras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MDFF
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)

quinta mai 03, 2012 2:39 pm

TheOnlyOne Escreveu:
MDFF Escreveu: Isto tudo para dizer que a esterilização e a castração é muito importante na vida animal.
Ah pois é, é o que se vê mais na vida animal :roll:
Nem tudo o que achamos q está correto, é o que acontece.
Mas hoje em dia já existe bastante informação para que tal aconteça.
Inclusive, ha instituiçoes que ajudam na esterilização de animais de rua.
Talvez porque ainda haja pessoas que se preocupam.
<p><strong>"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada a bondade de car&aacute;ter, e pode ser seguramente afirmado que quem &eacute; cruel com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem." </strong></p>
<p><strong>(Arthur Schopenhauer)</strong></p>
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta mai 03, 2012 2:44 pm

MDFF Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
MDFF Escreveu: Isto tudo para dizer que a esterilização e a castração é muito importante na vida animal.
Ah pois é, é o que se vê mais na vida animal :roll:
Nem tudo o que achamos q está correto, é o que acontece.
Mas hoje em dia já existe bastante informação para que tal aconteça.
Inclusive, ha instituiçoes que ajudam na esterilização de animais de rua.
Talvez porque ainda haja pessoas que se preocupam.
Mas essas esterilizações só se fazem porque as pessoas são umas bestas. Se as pessoas fossem "normais", não era necessário todo esse alarido em volta das esterilizações. Ou seja, se as pessoas fossem civilizadas, não reproduzissem os seus cães porque é giro, ou não os abandonassem, ou não os permitissem dar as "escapadinhas" do costume, portanto se isto fosse um país civilizado, não se falava tanto nas esterilizações e na sua necessidade. Não pelos cães, mas pelos Homens, isso é que é triste.
MDFF
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 2:48 pm

E as vantagens das esterilizações? Isso não lhe diz nada?
Evitar tumores, cancros?

Sim isso de não haver animais abandonados é tudo muito bonito mas a verdade é que até mudarem as leis em Portugal isso há-de sempre acontecer porque ninguém pune essas pessoas.

Temos que ser realistas! Os animais nas ruas existem. Qual é o problema de esterilizar para evitar que existam mais animais nas ruas? Sabe quantos cios pode ter uma gata por ano? Faça as contas se cada gata parir 5 gatos de cada vez, quantos não serão no final do ano.
<p><strong>"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada a bondade de car&aacute;ter, e pode ser seguramente afirmado que quem &eacute; cruel com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem." </strong></p>
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quinta mai 03, 2012 3:18 pm

MDFF Escreveu: ...
Nos cães, penso que se trate do mesmo.

Os animais não vivem a sexualidade da mesma maneira que os Humanos.
Para que achar giro colocar mais animais no mundo, com tantos abandonados, mesmo até de raça.
Pelo que aprendi na Arca, os criadores levam bastante dinheiro pelos animais porque têm muitos cuidados com a sua reprodução. Exames, ecografias, condições, alimentação...
O que não quer dizer que estes sejam melhores ou piores do que os outros, porque a importância dos animais somos nós que lhes damos. Não vamos amar mais um animal só porque custou mais 500 euros que o outro. Pelo menos não é essa a minha maneira de ver.

Em questão aos animais de raça abandonados, não sei porque é que as pessoas apostam de pagar bem por um belo exemplar de raça, se acaba por ter o mesmo fim que os rafeiros. Será porque são giros só quando são pequenos? Será que é giro passear um cachorrinho na rua e dizer ah e tal é de raça? Para quê tanto exibicionismo se depois quando eles crescem deitam pêlo, comem muito, fazem muita despesa... Enfim.
Foi só um desabafo :)

Isto tudo para dizer que a esterilização e a castração é muito importante na vida animal.

Marlene
Este link também me parece bom e ilustra algumas vantagens e desvantagens na castração ou esterilização:
http://www.esteriliza-me.org/saude

Pelos vistos nos cães machos é mais prejudicial do que benéfico.

Parece-lhe que são muitas as pessoas que compram cães a 500€ e que depois os abandonam? Vê-se assim tantos cães puros nos canis?
pfonseka
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 3:26 pm

kittten Escreveu:Está enganado! A sua cadela com a idade que tem já deveria ter sido avaliada, só assim poderá saber se morfologicamente é ou não um bom exemplar da raça.

Repare uma coisa, a sua cadela pode ser filha, neta e bisneta dos campeões do mundo, mas isso não faz dela um excelente exemplar! Tomaram todos os criadores que os cães filhos de excelentes cães fossem todos excelentes.

E sim, às 8 semanas (isto se se conhecer bem a raça que se cria) já se consegue distinguir um bom dum mau exemplar, é claro que não há garantias, até pode eventualmente acontecer que um cão muito promissor às 8 semanas acabe por se transformar num "charuto" assim como o oposto também pode acontecer.
Já poderia ter sido avaliada, mas não me parece que seja uma obrigação para já, até porque como escreveu, pode depois transformar-se num "charuto" e a avaliação anterior de nada valia.

Por isso, e como se a reprodução acontecer será só daqui a um ano, em vês de criar falsas espectativas, há que esperar e ver como se desenvolve.

Nunca disse que a "boa linhagem" fazia dela um bom exemplar. O que disse é que essa carga genética é uma mais valia.
MDFF
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 3:28 pm

Sim também tem desvantagens, mas será que não vale a pena arriscar para, pelo menos, não colocar mais animais neste mundo que podem não ter um final feliz? Estou a falar nos animais de rua.
A esterilização tem essa prioridade.

Em animais de casa, nossos, que estão a nossa responsabilidade, não vejo necessidade em esterilizar um cão mas, uma cadela sim, pois evita os cios que não são lá muito agradáveis.

Em gatos, sou completamente a favor. Tanto machos como fêmeas. Não sei se tem algum conhecimento em relação a gatos ou se tem algum, mas normalmente os machos gostam de marcar território e não é uma situação lá muito agradável.

Já visitou uma página no facebook chamada "Somos de raça, adoptas-me?"

Nos canis vê-se de tudo.
Principalmente huskys. Por perderem muito pêlo.
pfonseka
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 3:37 pm

Tumbleweed Escreveu:Eles às 8 semanas são "potenciais", porque podem mudar e "borrar a pintura" (falta de dentes, pés abertos, temperamentos, tamanho, e mais algumas coisas). Mas um cachorro que nunca foi "potencial", nunca vai ser.

Se o avô ou a avó, ou a bisavó torta por parte da vizinha do terceiro esquerdo tinha uma falta grave que não passou para as gerações seguintes, então essa falta grave não interessa para nada.

Se o cão com que pensa em criar é bom, e campeão, e tem um pedigree que no papel parece fantástico; mas tem uma pequena falta, que já a mãe, avó e bisavó dele tinham, e que aparece com frequência em cães dessa linha, então o mais provável é que os cachorros também venham a ter essa falta. E ao contrário da tal bisavó com uma falta grave, que até deu bons cachorros sem a tal falta, este bom cão está a propagar uma característica que é prejudicial para a raça.
Sintetizando o que escreveu, um cão sem falhas pode ter descendentes com falhas
Um cão com falhas, pode ter descendentes sem falhas

Então, porquê impedir um cão com falhas de se reproduzir?

No meu caso ainda não sei as falhas que terá, mas sei que benífico da carga genética de vários cães sem falhas e da selecção que farei do macho (que será rigorosa também)
ChuckNorris
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm

quinta mai 03, 2012 3:37 pm

pfonseka Escreveu:Já poderia ter sido avaliada, mas não me parece que seja uma obrigação para já, até porque como escreveu, pode depois transformar-se num "charuto" e a avaliação anterior de nada valia.

Por isso, e como se a reprodução acontecer será só daqui a um ano, em vês de criar falsas espectativas, há que esperar e ver como se desenvolve.

Nunca disse que a "boa linhagem" fazia dela um bom exemplar. O que disse é que essa carga genética é uma mais valia.
Os cães não viram charutos de um dia para o outro. E faz mal não levá-la a uma expo. Sempre ficava com uma ideia e não perdia nada com isso, antes pelo contrário ;)

Já agora, ir com ela a uma expo também é curto. Vá umas duas ou três vezes pelo menos. Em três vezes que vai a uma expo, pode ter três resultados/pareceres diferentes, daí o conselho de ir mais do que uma vez.

Outra coisa, lembre-se de que uma expo é algo muito sério. Os juizes por norma não gostam daqueles que vão para lá armados em carapau de corrida. Por isso, informe-se de como deve ser feito o treino, de como se deve comportar em ringue, enfim, informe-se o máximo possível.
pfonseka
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 3:59 pm

ChuckNorris Escreveu:
pfonseka Escreveu:Já poderia ter sido avaliada, mas não me parece que seja uma obrigação para já, até porque como escreveu, pode depois transformar-se num "charuto" e a avaliação anterior de nada valia.

Os cães não viram charutos de um dia para o outro. E faz mal não levá-la a uma expo. Sempre ficava com uma ideia e não perdia nada com isso, antes pelo contrário ;)

Já agora, ir com ela a uma expo também é curto. Vá umas duas ou três vezes pelo menos. Em três vezes que vai a uma expo, pode ter três resultados/pareceres diferentes, daí o conselho de ir mais do que uma vez.

Outra coisa, lembre-se de que uma expo é algo muito sério. Os juizes por norma não gostam daqueles que vão para lá armados em carapau de corrida. Por isso, informe-se de como deve ser feito o treino, de como se deve comportar em ringue, enfim, informe-se o máximo possível.
Se eu andasse armado em carapau de corrida talvez já tivesse ido a uma exposição, mas não fui.

Obviamente que teria que me informar sobre como proceder antes, durante e depois da exposição.
ChuckNorris
Membro Júnior
Registado: sexta nov 04, 2011 4:23 pm

quinta mai 03, 2012 4:04 pm

pfonseka Escreveu:Se eu andasse armado em carapau de corrida talvez já tivesse ido a uma exposição, mas não fui.

Obviamente que teria que me informar sobre como proceder antes, durante e depois da exposição.
Não disse ou não quis dizer que vc anda armado em carapau de corrida. Apenas procurei alertá-lo para a seriedade de uma expo ;)

Boa sorte
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta mai 03, 2012 4:10 pm

pfonseka Escreveu:
kittten Escreveu:Está enganado! A sua cadela com a idade que tem já deveria ter sido avaliada, só assim poderá saber se morfologicamente é ou não um bom exemplar da raça.

Repare uma coisa, a sua cadela pode ser filha, neta e bisneta dos campeões do mundo, mas isso não faz dela um excelente exemplar! Tomaram todos os criadores que os cães filhos de excelentes cães fossem todos excelentes.

E sim, às 8 semanas (isto se se conhecer bem a raça que se cria) já se consegue distinguir um bom dum mau exemplar, é claro que não há garantias, até pode eventualmente acontecer que um cão muito promissor às 8 semanas acabe por se transformar num "charuto" assim como o oposto também pode acontecer.
Já poderia ter sido avaliada, mas não me parece que seja uma obrigação para já, até porque como escreveu, pode depois transformar-se num "charuto" e a avaliação anterior de nada valia.

Transformar-se num charuto depois de fazer 1 ano? dificilmente.
É claro que não é obrigação, não me parece que haja algum Decreto ou Portaria que a isso obrigue.

A reprodução até pode ser daqui a 3 anos, mas a cadela deve ser avaliada e ou é um bom exemplar da raça e escolhe um bom macho para ela, ou não é e tira daí o sentido.

Olhe, eu sei perfeitamente quais são os defeitos de uma das minhas cadelas, a única que vai a exposições e o pfonseka sabe quais são os defeitos da sua?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
pfonseka
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 4:10 pm

MDFF Escreveu:Sim também tem desvantagens, mas será que não vale a pena arriscar para, pelo menos, não colocar mais animais neste mundo que podem não ter um final feliz? Estou a falar nos animais de rua.
A esterilização tem essa prioridade.

Em animais de casa, nossos, que estão a nossa responsabilidade, não vejo necessidade em esterilizar um cão mas, uma cadela sim, pois evita os cios que não são lá muito agradáveis.

Em gatos, sou completamente a favor. Tanto machos como fêmeas. Não sei se tem algum conhecimento em relação a gatos ou se tem algum, mas normalmente os machos gostam de marcar território e não é uma situação lá muito agradável.

Já visitou uma página no facebook chamada "Somos de raça, adoptas-me?"

Nos canis vê-se de tudo.
Principalmente huskys. Por perderem muito pêlo.
Entendo perfeitamente quem recorre á esterilização por questões de saúde ou para controle da população de animais abandonados, mas só me pareceu exagerada a forma como se incentiva qualquer pessoa a fazê-lo logo na primeira resposta de qualquer tópico... mas se talvez seja um "problema" de interpretação meu.

Não conhecia esse site, há de facto bastantes animais de raça abandonados, mas também me parece que são adoptados mais rápidamente que os rafeiros.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta mai 03, 2012 4:11 pm

Todos os bons criadores tiveram uma primeira ninhada, todos foram já inexperietes e tiveram que começar por algum lado. Mas o que distingue, na minha opinião, a situação dessas pessoas daquilo qe por aqui tenho lido é a humildade e procura de conselhos daqueles com mais experiencia. Se não der ouvidos a quem já tem provas dadas e que cria com excelência e qualidade e quiser fazer tudo à sua maneira, dificilmente poderá tornar-se um bom criador. A arogância, nestes casos, só potencia a ignorância e o "eu é que sei e vou fazer à minha mneira" só gera mediocridade.

Só tem a ganhar em ouvir os outros que, por muito céptico que seja em acreditar nisto, têm muito mais conhecimento e experiência do que imagina. A genética tem muito mais do que aquilo que possa pensar e, apesar de não ser linear, pode ser estudada de forma a melhorar o trabalho que se faz. Se não quer ouvir os conselhos de quem por cá anda e percebe realmente do assunto, então procure informar-se com outros criadores em quem confia e que tenham provas dadas da excelência e qualidade naquilo que fazem.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta mai 03, 2012 4:19 pm

MDFF Escreveu:E as vantagens das esterilizações? Isso não lhe diz nada?
Evitar tumores, cancros?

Sim isso de não haver animais abandonados é tudo muito bonito mas a verdade é que até mudarem as leis em Portugal isso há-de sempre acontecer porque ninguém pune essas pessoas.

Temos que ser realistas! Os animais nas ruas existem. Qual é o problema de esterilizar para evitar que existam mais animais nas ruas? Sabe quantos cios pode ter uma gata por ano? Faça as contas se cada gata parir 5 gatos de cada vez, quantos não serão no final do ano.
Evita pois, evita muita coisa, e se tirar um rim ou um pulmão, também reduz em 50% o risco de cancro dos respectivos órgãos... :roll:

Leu e percebeu o que eu escrevi?? Viu-me aqui a contestar as esterilizações de animais errantes? Ou será que me viu a censurar a ORIGEM do problema??

Posso até dizer-lhe que cá em casa está tudo esterilizado, cadelas e gatos, e sabe porquê? Porque sou comodista, porque detesto gatas em cio de 15 em 15 dias, porque odeio gatos machos a marcar território, e nas cadelas, porque as contas de veterinário em alturas do cio eram gigantescas... Sabe que quando 2 cadelas, uma com 70kg e outra com quase 40kg se pegam, o cenário e o resultado final não são bonitos de se ver... :roll:

Portanto como vê não sou assim tão contra as esterilizações. Já em cães machos, só castraria um cão meu em última e extrema necessidade medicamente justificável.
MDFF
Membro Veterano

quinta mai 03, 2012 4:40 pm

Então acho que já chegamos a uma conclusão ou não?
Responder

Voltar para “Cães”