Companhia para o cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gebeeme
Registado: terça dez 06, 2011 4:45 pm

quarta mai 09, 2012 2:15 pm

Olá, como estão todos.

Estou com o mesmo problema do colega Tobhestar.

Tenho um Yorkie com 2,5 anos, que veio para minha casa com apenas 2 meses.

É muito mansinho e apegado a nós. É um mimado, não marca território (ainda faz xixi à cadelinha). Tenho uma zona de jardim, em casa, onde ele vai sempre fazer as necessidades.

No entanto, como é muito apegado à família e passa algum tempo sózinho, noto que anda a ficar deprimido. Ontem, por exemplo, estava tão triste que mesmo ao meu colo, só escondia a cabecinha debaixo do meu braço, e nem estrebuxava para ir para o chão, como é o seu costume.

Falei com o meu veterinário que me disse que agora ele (o meu Ruca) já tem idade para ter um amigo. Mas, no entanto, estou como o colega, não quero esterilizar o Ruca pois não o quero mutilar.

Tenho algum receio de arranjar uma cadela pois saqui a pouco tenho a casa cheia de cãezinhos.

Se arranjar um macho que vá para lá para casa com a mesma idade que o Ruca foi, acham que haverá problema dado que o novo cãozinho iria muito novinho ainda? Poderá haver o risco de não se darem bem apesar do Ruca ser muito mansinho e submisso (ele é um de uma ninhada de dois cachorrinhos e tinha ascendente em relação ao irmão)?

Grato pela ajuda que puderem dar.

Fica aqui uma foto do meu amiguinho todo amesendado na minha almofada preferida... :P

Imagem
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta mai 09, 2012 3:02 pm

Gebeeme Escreveu: e tinha ascendente em relação ao irmão)?
Não percebi isto.

Acho que mais do que arranjar companhia para o seu cão deve pensar se quer ou não (e tem possibilidades) de ter outro cão. Se tiver, quiser e o seu cão for sociavel nao vejo porque não.
Gebeeme

quarta mai 09, 2012 3:24 pm

greenandme Escreveu:
Gebeeme Escreveu: e tinha ascendente em relação ao irmão)?
Não percebi isto.

Acho que mais do que arranjar companhia para o seu cão deve pensar se quer ou não (e tem possibilidades) de ter outro cão. Se tiver, quiser e o seu cão for sociavel nao vejo porque não.
Ascendente no sentido de que era dominante em relação ao irmão. Estava constantemente a saltar-lhe para cima e o irmão virava-se da barriga para cima.
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

quarta mai 09, 2012 8:59 pm

Como já tinha referido noutros posts, dado que também não quer optar pela castração, penso que faz bem em considerar adoptar outro macho :) isto porque se o objectivo é terem companhia nunca terá de os separar por causa de cios :D

E fez bem em ter falado com o vet pois o facto do seu menino estar mais em baixo poderia estar relacionado com alguma patologia ;)

Quanto a pensar em arranjar companhia para o seu Ruca eu sou da opinião de que se deve ponderar muito bem antes de o fazer. Além do obvio (se temos ou não condições para os ter e, claro, que 2 animais dão muito mais trabalho que um sozinho e que até um cão calmo pode destruir uma casa se arranjar companhia para brincadeiras...eu que o diga!! :o ) convém pensar muito bem se é mesmo o melhor para o nosso amigo de 4 patas. Cada cão é um cão e, por mais sociável que seja, pode não reagir bem a uma nova companhia (e isto do "não reagir bem" não quer dizer necessariamente que seja agressivo! muito pelo contrário, estou mais a pensar nos cães que deixam de comer ou começam a ter comportamentos anormais por exemplo ;) ) Claro que depois também dependerá de como fizer a introdução do novo membro e de como passa a reagir com a dupla :)

Quanto a levar um cachorro, a questão de se darem bem ou mal não depende exclusivamente do seu Ruca ;) o cachorro é um bebé pelo que, como qualquer bebé, ainda não tem o seu caracter defenido. Temos de ter em atenção que, quando o cachorro chegar a cão terá, como qualquer outro, a sua personalidade e caracter próprios que poderão ou não ser compatíveis com o cão "mais antigo"...eles até podem conviver pacificamente toda a vida sem nunca haver conflitos, mas também há casos do tipo "de repente começaram a lutar". é por isto que normalmente aconselho a adopção de um animal mais velho (jovem/adulto com mais de 1 ano/1 ano e meio) pois já pode ver com mais certezas o caracter do cão que leva para casa e avaliar como o seu Ruca reage ;)
Se no entanto quiser mesmo um cachorro (não sei se está a pensar comprar ou adoptar?) convém pedir bastantes informações sobre o mesmo. no caso de pretender adoptar convém ter em conta que é extremamente dificil prever o porte em adulto de um cachorro com menos de 3 meses (mesmo conhecendo a mãe e o pai podem haver surpresas...afinal, eles também têm avós eheh) Tente adoptar a familias de acolhimento ou associações que tenham o cuidado de conhecer os seus cães e informá-lo devidamente (idealmente deverá levar para casa um cão com o mesmo nível de energia do seu ou mais baixa) e não estranhe as associações que lhe fazem muitas perguntas - se o fazem é porque estão a tentar arranjar não só uma boa família para o cão como também a averiguar compatibilidades :) E nunca, mas nunca adopte só vendo o animal na foto! As aparências iludem por isso tenha o cuidado de o ir ver e conviver um pouco com ele ;)
Convém também estar preparado para a educação inicial (que exige mais tempo, disponibilidade e paciência do que no caso de um cão adulto que, muitas vezes, já vem habituado a estar em casa).

Acima de tudo é preciso não se esquecer de que não está a levar para casa um clone do Ruca mas sim um outro animal que, mesmo que opte pela mesma raça, poderá ser diferente 180º do seu Ruca :)

ps_o termo mutilação é que acho um pouco forte eheh isto porque muitos cachorros yorkies continuam a ser mutilados (a sangre frio) ainda bebés só porque existem pessoas que gostam de os ver de cauda cortada...e como eles há muitos! boxers, doberman, rotts, ... é um processo doloroso e sem qualquer benefício a não ser o estético (e o beneficio estético será discutivel dado que depende da opinião de cada um). já a castração é feita sob anestesia, eles tomam analgésicos no intra e pós-cirurgico e traz algum tipo de benefício ao animal ;)
Gebeeme

quinta mai 10, 2012 5:15 pm

sofmr

Muito obrigado pela sua ajuda. Os seus conselhos foram excelentes e deu-me indicações preciosas.

Vou tê-las em consideração.

Mais uma vez, muito obrigado.
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

quinta mai 10, 2012 7:02 pm

Gebeeme Escreveu:sofmr

Muito obrigado pela sua ajuda. Os seus conselhos foram excelentes e deu-me indicações preciosas.

Vou tê-las em consideração.

Mais uma vez, muito obrigado.
De nada :) sempre às ordens ;)
Responder

Voltar para “Cães”