Boas pessoal, tenho uma cadela com aproximadamente 3 meses de idade de raça rafeiro alentejano, e queria saber qual a melhor alimentação que posso dar?
Apartir de que idade é que se deve começar a dar granulado?
Cadela de raça rafeiro do alentejo
Moderador: mcerqueira
Quanto à alimentação pode ver aqui no fórum inúmeros tópicos com opiniões sobre as mais diversas marcas
De um modo geral aconselho a escolher uma ração de acordo com o porte dela (rações para porte gigante serão melhores para ela pois estão normalmente formuladas de modo a permitir um crescimento mais lento e equilibrado, dando tempo ao devido desenvolvimento das articulações, etc) e evite de todo as rações comerciais (de supermercado). Hoje em dia consegue boas rações a preços bastante atrativos (posso indicar-lhe alguns sites por mp se assim o desejar
)
A introdução à ração começa a ser feita gradualmente a partir das 4 semanas de vida, sendo que o desmame propriamente dito se dá por volta dos 2 meses. Sendo assim, a sua menina está mais do que pronta a comer ração
Se ainda não estiver a comê-la, ao fazer a transição entre uma alimentação e outra deverá ter o cuidado de fazer uma transição gradual (misture a dieta actual com a que pretende introduzir durante um período mínimo de 7 dias. A mistura pode começar por ser, por exemplo, 2/3 da actual+1/3 da nova e depois ir reduzindo diariamente até estar a administrar 100% de ração nova
)
Dado que será uma cadela de porte XL convém manter a ração de cachorro até aos 18-24 meses de modo a garantir um crescimento e desenvolvimento óptimos. (se optar por uma marca com as gamas puppy e junior deverá fazer a puppy até aos 8 meses e depois passar para a junior, que deverá manter, como referi, até aos 18-24 meses. Nas marcas que juntam a puppy e a junior não precisará, obviamente, de alterar a mesma
)

De um modo geral aconselho a escolher uma ração de acordo com o porte dela (rações para porte gigante serão melhores para ela pois estão normalmente formuladas de modo a permitir um crescimento mais lento e equilibrado, dando tempo ao devido desenvolvimento das articulações, etc) e evite de todo as rações comerciais (de supermercado). Hoje em dia consegue boas rações a preços bastante atrativos (posso indicar-lhe alguns sites por mp se assim o desejar

A introdução à ração começa a ser feita gradualmente a partir das 4 semanas de vida, sendo que o desmame propriamente dito se dá por volta dos 2 meses. Sendo assim, a sua menina está mais do que pronta a comer ração

Dado que será uma cadela de porte XL convém manter a ração de cachorro até aos 18-24 meses de modo a garantir um crescimento e desenvolvimento óptimos. (se optar por uma marca com as gamas puppy e junior deverá fazer a puppy até aos 8 meses e depois passar para a junior, que deverá manter, como referi, até aos 18-24 meses. Nas marcas que juntam a puppy e a junior não precisará, obviamente, de alterar a mesma

Se já tem 3 meses já deve estar desmamada, pode começar a dar ração agora. Convém que seja a ração que ela comia desde o início do desmame (se foi comprada ou oferecida). Caso queira trocar a ração (ou porque acha que é de fraca qualidade ou porque tem uma má relação qualidade/preço) esta alteração deve ser gradual (ou seja, misturar um pouco da ração antiga na nova que vai dar... inicialmente mais da antiga que da nova e ir progressivamente aumentando a quantidade de uma e diminuindo a da outra). Isto porquê? Porque os intestinos têm uma flora intestinal própria, flora essa que está habituado a uma comida específica... se alterar rapidamente a alimentação poderá causar inicialmente diarreia e outros desconfortos gastrointestinais até que a flora se habitue à nova comida. (isto explicando muito rapidamente...)
Desde já muito obrigado pela vossa resposta.
A cadela foi-me oferecida, e ao que sei após o desmame era lhe dado granulado desfeito com a ajuda de água morna.
Já agora agradecia que me faculta-se os sites e qual o que devo comprar para a cadela sff.
A cadela foi-me oferecida, e ao que sei após o desmame era lhe dado granulado desfeito com a ajuda de água morna.
Já agora agradecia que me faculta-se os sites e qual o que devo comprar para a cadela sff.