cães de caça são bons cães de companhia?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cães de caça são bons cães de companhia?

Votação encerrada em sexta jun 08, 2012 7:43 am

sim
36
92%
não
3
8%

Total de votos: 39
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quarta mai 09, 2012 5:20 pm

O meu cão sofre de calor, porque já é natural nos setter's, eles foram feitos para caçar galinholas no inverno, onde passam o dia todos molhados, por isso eles suportam bem o frio, mas o calor já é outra historia
Dvicente
Membro Júnior
Registado: sábado mar 07, 2009 10:05 am

quarta mai 09, 2012 8:30 pm

:) o meu tambem e claramente mais activo no inverno.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mai 09, 2012 8:35 pm

Tenham em atenção quando se escolhem animais de raça, o escolher linhas de companhia ou linhas de trabalho.
Há de facto raças que pelas necessidades de espaço e de actividade não resultam como meramente cães de companhia. Não se mete um cão de gado transmontano numa varanda como já vi. O resultado final dificilmente será um animal equilibrado.

Há podengos de linhas de caça que são exclusivamente utilizados nesta actividade e que dificilmente suportam estar encerrados num apartamento.

Mas há podengos pequenos adaptados à função de companhia que são excelentes animais de casa.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta mai 10, 2012 10:41 am

sasquatch Escreveu:Tenham em atenção quando se escolhem animais de raça, o escolher linhas de companhia ou linhas de trabalho.
Há de facto raças que pelas necessidades de espaço e de actividade não resultam como meramente cães de companhia. Não se mete um cão de gado transmontano numa varanda como já vi. O resultado final dificilmente será um animal equilibrado.

Há podengos de linhas de caça que são exclusivamente utilizados nesta actividade e que dificilmente suportam estar encerrados num apartamento.

Mas há podengos pequenos adaptados à função de companhia que são excelentes animais de casa.
Isto realmente é uma questão importante, reformulando o que disse não será uma questão de grupo, ou até mesmo de raça, mas de linhas de criação... a minha cadela é de linha de caça é neta do Onil, campeão do mundo de Santo Huberto, julgo eu, por isso consigo canalizar o instinto de presa para jogos e brinquedos mas quando passa um passaro a voar o mundo fica um borrão.... :lol:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Dvicente
Membro Júnior

sexta mai 11, 2012 6:47 am

era ai que eu cria chegar e o que eu pensava cão crias numa linha a vários anos de caça não se conseguem ter em casa porque o seu temperamento e a sua actividade não o deixam estar calmos...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta mai 11, 2012 9:18 am

Conseguem-se ter em casa, eu tenho a minha cadela em casa, mas não posso esperar que ela esteja deitada o dia todo se fizer um passeio à trela de meia hora por dia...

Quando a adquiri já sabia que assim era, aliás o intuito era ter mesmo um cão com muita energia, desportivo se quiser e como já conheço bem a raça para quê ter um Border Collie, um Pastor Belga de Malinois, etc. Não vale a pena, os Epagneul não são menos treináveis, não são menos focados em agradar o dono, são igualmente incansáveis e embora sejam mais independentes (como cães de caça que são) são também muito amigos dos donos e excelentes cães de companhia, por isso o fato da minha cadela ter muita energia não me surpreende era isso que esperava dela. Poucos Labradores, Pastores Alemães, Boxers, Goldens, Dobermans, etc, ganham provas de obedience, são demasiado pesados e lentos nos exercicios para atingirem o nível exigido.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mai 11, 2012 2:00 pm

Não sou apreciadora das raças puramente de caça, se assim lhes posso chamar.
sasquatch
Membro Veterano

sexta mai 11, 2012 5:35 pm

Eu gosto bastante mas é necessário ter em conta os altos níveis de actividade e um certo "taroucalhamento" que parece que é comum às raçs de caça.

Também não são muito rápidas a aprender hábitos de higiene e são bastante destruidores.
Dvicente
Membro Júnior

sexta mai 11, 2012 8:14 pm

Pois se calhar as pessoas que adquirem estes cães como companhia não estão preparadas para exercitar de tal maneira o animal que ele se sinta sempre equilibrado...

Quanto as raças de caça gosto bastante :)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta mai 11, 2012 8:19 pm

Eu tenho 3 cadelas de "caça", as minhas só caçam no prato ou alguma mosca desprevenida. São excelentes pets!! dedicadissimas e autenticos adesivos, não descolam de mim nunca.
Uma delas tem um nível de energia muito alto, mas nada que não se contorne com exercício, não foram mais dificeis de ensinar a higiene que qualquer outro cão.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Marcinho12
Membro Júnior
Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

sábado mai 12, 2012 11:37 am

Dvicente Escreveu:Bom dia a todos, como indica o titulo tenho aqui uma curiosidade será que os cães denominados "cães de caça" serão bons cães de companhia para se ter em casa/apartamento, dou o exemplo como podengo, pointer, perdigueiro,Épagneul Bretão...
Na altura e que fui buscar o meu pequenito ofereciam me um podengo mas disseram me logo que não era animal para se ter em casa e assim e como ainda era novo adoptei outro animal, e hoje estava aqui com essa duvida que gostavam que me esclarecessem.
Cumprimentos
São boa companhia, desde que não haja gatos em casa lol Ou o jantar passa a ser cabidela de gato.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado mai 12, 2012 11:51 am

sasquatch Escreveu: Não se mete um cão de gado transmontano numa varanda como já vi. O resultado final dificilmente será um animal equilibrado.
Não se mete cão nenhum numa varanda!
doglover80 Escreveu: Poucos Labradores, Pastores Alemães, Boxers, Goldens, Dobermans, etc, ganham provas de obedience, são demasiado pesados e lentos nos exercicios para atingirem o nível exigido.
Nunca terão a apresentação de um border collie, mas algumas raças das que referiu fazem das melhores provas em Portugal... e muitas vezes ficam mesmo nos primeiros lugares!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado mai 12, 2012 2:43 pm

Marcinho12 Escreveu:
Dvicente Escreveu:Bom dia a todos, como indica o titulo tenho aqui uma curiosidade será que os cães denominados "cães de caça" serão bons cães de companhia para se ter em casa/apartamento, dou o exemplo como podengo, pointer, perdigueiro,Épagneul Bretão...
Na altura e que fui buscar o meu pequenito ofereciam me um podengo mas disseram me logo que não era animal para se ter em casa e assim e como ainda era novo adoptei outro animal, e hoje estava aqui com essa duvida que gostavam que me esclarecessem.
Cumprimentos
São boa companhia, desde que não haja gatos em casa lol Ou o jantar passa a ser cabidela de gato.
Mas que disparate!!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Marcinho12
Membro Júnior
Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

sábado mai 12, 2012 4:03 pm

kittten Escreveu:
Marcinho12 Escreveu:
Cumprimentos
Mas que disparate!!
Mas já se for houver um coelho hummm. Mas também não deve dar pra aproveitar o sangue. :)
sasquatch
Membro Veterano

sábado mai 12, 2012 5:53 pm

Não aconselho raças de caça para conviver com criação, coelhos e pequenos roedores.
Responder

Voltar para “Cães”