cães de caça são bons cães de companhia?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
- Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português
O meu cão sofre de calor, porque já é natural nos setter's, eles foram feitos para caçar galinholas no inverno, onde passam o dia todos molhados, por isso eles suportam bem o frio, mas o calor já é outra historia
Tenham em atenção quando se escolhem animais de raça, o escolher linhas de companhia ou linhas de trabalho.
Há de facto raças que pelas necessidades de espaço e de actividade não resultam como meramente cães de companhia. Não se mete um cão de gado transmontano numa varanda como já vi. O resultado final dificilmente será um animal equilibrado.
Há podengos de linhas de caça que são exclusivamente utilizados nesta actividade e que dificilmente suportam estar encerrados num apartamento.
Mas há podengos pequenos adaptados à função de companhia que são excelentes animais de casa.
Há de facto raças que pelas necessidades de espaço e de actividade não resultam como meramente cães de companhia. Não se mete um cão de gado transmontano numa varanda como já vi. O resultado final dificilmente será um animal equilibrado.
Há podengos de linhas de caça que são exclusivamente utilizados nesta actividade e que dificilmente suportam estar encerrados num apartamento.
Mas há podengos pequenos adaptados à função de companhia que são excelentes animais de casa.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Isto realmente é uma questão importante, reformulando o que disse não será uma questão de grupo, ou até mesmo de raça, mas de linhas de criação... a minha cadela é de linha de caça é neta do Onil, campeão do mundo de Santo Huberto, julgo eu, por isso consigo canalizar o instinto de presa para jogos e brinquedos mas quando passa um passaro a voar o mundo fica um borrão....sasquatch Escreveu:Tenham em atenção quando se escolhem animais de raça, o escolher linhas de companhia ou linhas de trabalho.

<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Conseguem-se ter em casa, eu tenho a minha cadela em casa, mas não posso esperar que ela esteja deitada o dia todo se fizer um passeio à trela de meia hora por dia...
Quando a adquiri já sabia que assim era, aliás o intuito era ter mesmo um cão com muita energia, desportivo se quiser e como já conheço bem a raça para quê ter um Border Collie, um Pastor Belga de Malinois, etc. Não vale a pena, os Epagneul não são menos treináveis, não são menos focados em agradar o dono, são igualmente incansáveis e embora sejam mais independentes (como cães de caça que são) são também muito amigos dos donos e excelentes cães de companhia, por isso o fato da minha cadela ter muita energia não me surpreende era isso que esperava dela. Poucos Labradores, Pastores Alemães, Boxers, Goldens, Dobermans, etc, ganham provas de obedience, são demasiado pesados e lentos nos exercicios para atingirem o nível exigido.
Quando a adquiri já sabia que assim era, aliás o intuito era ter mesmo um cão com muita energia, desportivo se quiser e como já conheço bem a raça para quê ter um Border Collie, um Pastor Belga de Malinois, etc. Não vale a pena, os Epagneul não são menos treináveis, não são menos focados em agradar o dono, são igualmente incansáveis e embora sejam mais independentes (como cães de caça que são) são também muito amigos dos donos e excelentes cães de companhia, por isso o fato da minha cadela ter muita energia não me surpreende era isso que esperava dela. Poucos Labradores, Pastores Alemães, Boxers, Goldens, Dobermans, etc, ganham provas de obedience, são demasiado pesados e lentos nos exercicios para atingirem o nível exigido.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Não sou apreciadora das raças puramente de caça, se assim lhes posso chamar.
Eu gosto bastante mas é necessário ter em conta os altos níveis de actividade e um certo "taroucalhamento" que parece que é comum às raçs de caça.
Também não são muito rápidas a aprender hábitos de higiene e são bastante destruidores.
Também não são muito rápidas a aprender hábitos de higiene e são bastante destruidores.
Eu tenho 3 cadelas de "caça", as minhas só caçam no prato ou alguma mosca desprevenida. São excelentes pets!! dedicadissimas e autenticos adesivos, não descolam de mim nunca.
Uma delas tem um nível de energia muito alto, mas nada que não se contorne com exercício, não foram mais dificeis de ensinar a higiene que qualquer outro cão.
Uma delas tem um nível de energia muito alto, mas nada que não se contorne com exercício, não foram mais dificeis de ensinar a higiene que qualquer outro cão.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am
São boa companhia, desde que não haja gatos em casa lol Ou o jantar passa a ser cabidela de gato.Dvicente Escreveu:Bom dia a todos, como indica o titulo tenho aqui uma curiosidade será que os cães denominados "cães de caça" serão bons cães de companhia para se ter em casa/apartamento, dou o exemplo como podengo, pointer, perdigueiro,Épagneul Bretão...
Na altura e que fui buscar o meu pequenito ofereciam me um podengo mas disseram me logo que não era animal para se ter em casa e assim e como ainda era novo adoptei outro animal, e hoje estava aqui com essa duvida que gostavam que me esclarecessem.
Cumprimentos
Não se mete cão nenhum numa varanda!sasquatch Escreveu: Não se mete um cão de gado transmontano numa varanda como já vi. O resultado final dificilmente será um animal equilibrado.
Nunca terão a apresentação de um border collie, mas algumas raças das que referiu fazem das melhores provas em Portugal... e muitas vezes ficam mesmo nos primeiros lugares!doglover80 Escreveu: Poucos Labradores, Pastores Alemães, Boxers, Goldens, Dobermans, etc, ganham provas de obedience, são demasiado pesados e lentos nos exercicios para atingirem o nível exigido.
Mas que disparate!!Marcinho12 Escreveu:São boa companhia, desde que não haja gatos em casa lol Ou o jantar passa a ser cabidela de gato.Dvicente Escreveu:Bom dia a todos, como indica o titulo tenho aqui uma curiosidade será que os cães denominados "cães de caça" serão bons cães de companhia para se ter em casa/apartamento, dou o exemplo como podengo, pointer, perdigueiro,Épagneul Bretão...
Na altura e que fui buscar o meu pequenito ofereciam me um podengo mas disseram me logo que não era animal para se ter em casa e assim e como ainda era novo adoptei outro animal, e hoje estava aqui com essa duvida que gostavam que me esclarecessem.
Cumprimentos
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am
Mas já se for houver um coelho hummm. Mas também não deve dar pra aproveitar o sangue.kittten Escreveu:Mas que disparate!!Marcinho12 Escreveu:São boa companhia, desde que não haja gatos em casa lol Ou o jantar passa a ser cabidela de gato.Dvicente Escreveu:Bom dia a todos, como indica o titulo tenho aqui uma curiosidade será que os cães denominados "cães de caça" serão bons cães de companhia para se ter em casa/apartamento, dou o exemplo como podengo, pointer, perdigueiro,Épagneul Bretão...
Cumprimentos