Cortar orelhas , opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo mai 13, 2012 11:24 am

indigo003 Escreveu:
Argay Escreveu:Vou ficar atenta aos vários critérios: Onde devemos respeitar a lei. Onde não devemos respeitar a lei. Vai ser interessante. Corte de orelhas é para infringir.
por isso mesmo é que nos meus argumentos não abordei a questão de ser legal ou não!
O problema é esse, incentiva a cometer uma ilegalidade transformando a lei em algo tão irrelevante que nem se considera argumento.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

domingo mai 13, 2012 11:25 am

KavakoSilva Escreveu:
Vou contar-te uma história. (...)

As cadelas que tenho actualmente estão esterilizadas porque não quero que aconteça o mesmo que aconteceu a ela.

Anestesiar um animal para lhe cortar as orelhas por motivos estéticos (ainda por cima os animais ficam feios como o raio) e lhe causar sofrimento no pós-operatório devido aos cortes nas orelhas é que é uma m****.
Em primeiro lugae, não me lembro de termos andados juntos na escola.

Em segundo, nada garante que as cadelas vão ter piómetras como justificação para esterilizações só porque sim. Se assim for, bora lá começar a extrair órgãos para não apanhar doenças... Não é justificação.

Em terceiro, se o cão fica feio ou bonito, cabe ao dono avaliar, e já dizia a minha bisavó que gostos não se discutem.

Por último, como é que sabe se o cão sofre muito no pós operatório? Já alguma vez cortou as orelhas a um cão seu? Olhe eu já, e se ele tinha dores, pela actividade e brincadeiras que ele teve logo após acordar da anestesia, ninguém diria... :roll:

Portanto não fale do que não sabe, assim não corre o risco de dizer tanto disparate... :roll:
Argay
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:28 am

Não exagere. Nenhum cão acorda aos pulos de uma anestesia.
<p>&nbsp;</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:28 am

joana_boris Escreveu:Este tópico faz-me lembrar o tópico do corte ds bigodes no qual o dito foi comparado a amputações, depois dizem que o assunto é desviado para a esterilização quando se fazem coparações absurdas como estas.

Para quem esteriliza por prevenção, já ouvi vários relatos de quem tinha animais que faziam otites com grande frequencia, fizeram o corte de oelhas e estas deixaram de aparecer. Assim também se poderia apontar o corte de orelhas como form de prevenção de otites, mas ao menos quem o faz nos seus cães admite fazê-la por motivos estéticos.

Houve quem falasse contra o corte sem fazer estas comparações absurdas e que de certeza que muito melhor se fizeram ouvir, comparar o corte de orelhas com a violação de animais é tão inconcebível que só mesmo rindo para não ter que pensar mais no que foi realmente dito.
Imagem
TheOnlyOne
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:29 am

Argay Escreveu:Não exagere. Nenhum cão acorda aos pulos de uma anestesia.
Não? É pena que conheça poucos cães traumatizados e cheios de dores com os cortes como o meu... :roll:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo mai 13, 2012 11:30 am

joana_boris Escreveu: Houve quem falasse contra o corte sem fazer estas comparações absurdas e que de certeza que muito melhor se fizeram ouvir, comparar o corte de orelhas com a violação de animais é tão inconcebível que só mesmo rindo para não ter que pensar mais no que foi realmente dito.
Já nos vamos habituando a a estas posições fundamentalistas.
Argay
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:36 am

TheOnlyOne Escreveu:
Não? É pena que conheça poucos cães traumatizados e cheios de dores com os cortes como o meu... :roll:
Não é traumatizado de dores, é mesmo a anestesia. Acordam tontos, com muita dificuldade em coordenar os movimentos. Isto é básico.
<p>&nbsp;</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:40 am

Argay Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
Não é traumatizado de dores, é mesmo a anestesia. Acordam tontos, com muita dificuldade em coordenar os movimentos. Isto é básico.
Qual é a parte do "quando acorda da anestesia" que não percebeu? Sabe o que é "acordar"? Não é o mesmo que "andar atordoado", percebeu? Ou tem mesmo um especial prazer em analisar cada palavra que eu escrevo... :roll:

Sinceramente já há tempos que a acho muito parecida com uma determinada personagem banida há já algum tempo, mas que eu sei que não passa sem a arca.... mas olha que a capa está a cair :wink:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo mai 13, 2012 11:43 am

Argay Escreveu:
indigo003 Escreveu:
Argay Escreveu:Vou ficar atenta aos vários critérios: Onde devemos respeitar a lei. Onde não devemos respeitar a lei. Vai ser interessante. Corte de orelhas é para infringir.
por isso mesmo é que nos meus argumentos não abordei a questão de ser legal ou não!
O problema é esse, incentiva a cometer uma ilegalidade transformando a lei em algo tão irrelevante que nem se considera argumento.
aqui vai uma citação minha, de há umas quantas páginas atrás!! ;)
indigo003 Escreveu: porque tenho plena noção que cada lei tem a sua interpretação, atenuantes e agravantes. tenho noção que cada caso é um caso, e quem nem todas as pet hoarders teem os animais mal tratados, nem todos os veterinários que fazem cortes de orelhas são criminosos! :wink:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Argay
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:50 am

A lei é injusta, não tem casos e casos. Tem excepções devidamente expressas na lei. Deviam era fiscalizar mais e começar a autoar.
TheOnlyOne, li o que disse e insisto, nenhum cão acorda da anestesia aos pulos, que foi o que disse.
<p>&nbsp;</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo mai 13, 2012 12:31 pm

Argay Escreveu:A lei é injusta, não tem casos e casos. Tem excepções devidamente expressas na lei. Deviam era fiscalizar mais e começar a autoar.
TheOnlyOne, li o que disse e insisto, nenhum cão acorda da anestesia aos pulos, que foi o que disse.
tem toda a razão... em tudo!! leve lá a bicicleta! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Argay
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 1:52 pm

Obrigada pela bicicleta, fisicamente estou impedida de lhe dar uso, mas valeu pela intenção simpática, tão comum neste espaço acolhedor.
<p>&nbsp;</p>
Marcinho12
Membro Júnior
Registado: sábado mai 12, 2012 11:28 am

domingo mai 13, 2012 2:22 pm

TheOnlyOne Escreveu:
Argay Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:
Qual é a parte do "quando acorda da anestesia" que não percebeu? Sabe o que é "acordar"? Não é o mesmo que "andar atordoado", percebeu? Ou tem mesmo um especial prazer em analisar cada palavra que eu escrevo... :roll:

Sinceramente já há tempos que a acho muito parecida com uma determinada personagem banida há já algum tempo, mas que eu sei que não passa sem a arca.... mas olha que a capa está a cair :wink:
Não diga mais disparates. Então você corta as orelhas aos seus cães, pelo que aqui dizem, com anestesia geral, apenas porque fica lindo? Sinceramente, há pessoas para tudo. Como se não bastasse é ILEGAL. Não lhe chega? E é esta senhora que anda aqui a dizer mal de meio mundo como se fosse a detentora da verdade. :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mai 13, 2012 3:06 pm

O corte de orelhas dói - sim, dói, durante os dias seguintes à operação.

Cortar as orelhas pode ter razões de funcionalidade - um cão de caça, que caça em zona de arbustos espinhosos anda com as orelhas sempre feridas, pex.
No caso das funcionalidades de caça é o mal menor para os donos e para os bichos.
Também poupa os cães a feridas provocadas por lutas com outros, vedações, cornos, espinhos, etc - as orelhas dos cães são muito sensíveis e um local frágil, sujeito a feridas dificeis de curar.

Quanto ao assunto das infecções não há provas de que os cães com orelhas cortadas tenham menos infecções que os de orelhas inteiras, embora se acredite que sim, que tem menos infecções.
Também se acredita que melhora a capacidade auditiva do animal (aqui não há mesmo provas, de todo).

Por outro lado, as orelhas desempenham um papel importante na comunicação.
Cortá-las vai limitar essa capacidade.

O corte deve ser sempre feito por um veterinário e quando o cão é muito novo (entre 9 e 12 semanas).
A operação exige anestesia geral, em si mesma um risco.
E o cão fica sempre sujeito a complicações pós-operatórias, que não são invulgares.

Também não há garantias que as orelhas cortadas fiquem de pé - muitos cães tem de usar talas durante semanas ou meses para adquirirem aquele 'look', que não é tão frívolo quanto parece já que, em cães de guarda ou protecção, esse mesmo 'look' afasta eventuais marginais.

Não me pronuncio mais sobre este tema - felizmente o labrador não tem estes problemas...
Sou, dada a minha postura neste e noutros assuntos, pela liberdade de escolha do dono, desde que este esteja informado e seja amigo dos seus cães, o que nem sempre é o caso...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo mai 13, 2012 3:47 pm

Que raça de caça conhece com orelhas cortadas?
Os podengos são os campeões de se meterem nas moitas e que eu saiba, tem orelhas...
Os teckel são para se meterem nas tocas e tem-nas bem longas!
Perdigueiros, setters, cockers, bracos, toda a enorme variedade de epagneuls, todos orelhudos, longas orelhas, nalguns casos franjadas.

Assim de repente, pelo menos raças europeias, não estou a ver nenhuma de caça a que se corte orelhas.

O labrador, antigo caçador de caça á foca e lontra: orelhas inteiras... Galgos: orelhas. Raças de caça a lobo: orelhas.

Só vejo raças de orelhas cortadas em animais em que o look dread é pretendido....
Responder

Voltar para “Cães”