chihuahua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cockie1978
Membro Júnior
Registado: quarta abr 25, 2012 11:56 pm

quinta abr 26, 2012 12:20 am

Boa noite a todos
A minha questão é a seguinte:
Tenho um chihuahua de 4 meses, ele é muito meigo, adora pessoas, convive bem com outros cães, é muito asseado pois só faz as necessidades no jornal, em sintese é um cão que me está a encantar.
Eu ofereci o cão à minha mãe para lhe fazer companhia, e confesso que não era a raça de cão que gostasse muito (enganei-me e adoro-o).
A única critica que posso fazer ao cãozinho é o hábito que tem em morder muito as mãos dos donos, mas apesar de lhe dar uns ossinhos e lhe dizer um "não" firme ele mantém este mau hábito, que por vezes se torna irritante!
A minha questão é se isto é normal por o cão ter 4 meses, e com o seu crescimento vai passar, ou devo fazer algo para no futuro ele não morder as mãos dos donos?!
Como foi com os vossos chihuahuas?!
Cumprimentos a todos
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta abr 26, 2012 12:22 am

É normal com qualquer cão de 4 meses, com ou sem raça. Mantenha a sua postura em dar brinquedos alternativos e o "não". Com o tempo isso passa.
cockie1978
Membro Júnior

quinta abr 26, 2012 12:31 am

É o que farei!
Muito obrigado pela sua ajuda
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta abr 27, 2012 2:07 pm

É normal sim, mas vá continuando a fazer o que faz, e ele vai acabar por se habituar a morder nos brinquedos e não nas mãos, o meu aprendeu rápido :) boa sorte ;)
cockie1978
Membro Júnior

sábado abr 28, 2012 2:39 am

Obrigado pela a sua ajuda!
Adoro este cão, veio trazer muita vida ao meu lar, valeu apena!!!
Vou continuar com essas técnicas e esperar que ele mude o comportamento gradualmente.
Mas já agora agradecia que me falasse sobre o seu chihuahua, já que o meu tem apenas 4mesinhos. Como tem sido a sua experiência com ele?
O meu é um macho de pelo curto, beje, e até agora só me queixo da manua das mordidelas nos dedos...
Cumprimentos
voca
Membro Veterano

quarta mai 09, 2012 10:58 pm

Desculpe não lhe ter respondido, mas não tenho vindo aqui... o meu Rufus vai fazer 6 meses dia 21 deste mês, o meu é muito mimoso, e muito asseado, adora correr na relva, e de roer os seus brinquedos, é também muito friorento.
Como está o seu ??? :)
cockie1978
Membro Júnior

quarta mai 09, 2012 11:48 pm

Olá!
Fico feliz por ter um cãozinho tão amoroso!
O meu é extremamente sociavel, adora pessoas, muito afavel para qualquer estranho, tal como o seu é muito asseado. Faz as necessidades sempre na fralda (resguardos que lhe compro no modelo por 4 euros). É engraçado que ele não pisa o xixi delepa nem as fezes, e fá-lo conscientemente e não por mero acaso.
Ele como o seu rufus adora correr na relva, é impressionante a rapidez e o contentamento dele!
Ele pesa cerca de 1.8 kg, o seu quanto pesa?
A única coisa que não me agrada nele é (apesar de ter melhorado)é dar umas dentadinhas nos dedos dos donos por vezes, mas os ossos e bribquedos têm ajudado!
Noto que ele adora migalhas de pão, aspira a cozinha à procura de migalhas!
O cão conquistou-me, adoro o meu cockie, grande amigo que tenho ali!!!
Juannadoo
Registado: domingo mai 13, 2012 2:03 am

domingo mai 13, 2012 2:07 am

Boa noite,

brevemente, em Junho, terei também um chihuahua!!! Uma menina, estou ansiosa! Li que os vossos chihuahua, são bastante aseados!
Como os ensinaram a fazer no jornal/resguardo? Têm alguma dica que me possam dar? Compraram um parque para eles?
Gostava de ouvir opiniões de quem tem um chihuahua e eu não conheço ng que tenha!
Obrigada.
:)
Juannadoo
Registado: domingo mai 13, 2012 2:03 am

domingo mai 13, 2012 2:08 am

*asseados
cockie1978
Membro Júnior

segunda mai 14, 2012 1:17 am

Olá boa noite
Espero que em primeiro lugar se vai comprar o cão nunca o faça numa loja de animais!
Peça a lista de criadores ao CPC, vá ver vários exemplares, veja as condições em que são criados, veja os projenitores, fale com os criadores etc!
E compre o seu chihuahua com LOP, não vá em cantigas dos criadeiros que referem preços diferentes em virtude de o cão o ter ou não!
Posto isto em relação às necessidades, realmente o meu cão aprendeu rápido no entanto eles não nascem ensinados, eu perdi algum tempo com ele, no entanto em uma semana ele aprendeu onde devia fazer as necessidades.
A técnica que usei foi a da recompensa, ou seja sempre que fazia no sitio certo que é um resguardo afastado da cama e comida eu dava-lhe metade de um biscoito, elogiava-o!!!
Como é obvio vai ter um ou outro descuido dela, no entanto só a repreenda no momento em que a apanhar a fazer fora do sitio.
Convem depois dela comer andar a controlá-la para que sempre lhe der a vontade o sr. ponha-a no sitio certo a fazer as necessidades e a recompense.
Eu não usei nenhum parque no entanto é uma boa ideia, poe uma fralda e ela fará la as necessidades.Pode ser util tb quando a deixar só!
Não irá ter grandes problemas mas tem de ter alguma paciência e persistência, no entanto tb tem a vantagem de as cadelas não marcarem território.O meu apesar de macho nunca fez xixi fora da fralda o que eu tenho achado impressionante!
Cumprimentos
voca
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 4:09 am

O meu Rufus pesa 3 kg, ele também adora aspirar tudo o que está no chão :lol: :lol: o meu Rufus ja faz as necessidades na rua, embora as vezes a noite ainda faca um xixizinho no resguardo que deixo para alguma casualidade :)
rgaspar
Membro Júnior
Registado: sábado set 05, 2009 2:41 pm
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 9:35 am

Bom dia, desde já peço desculpa por estar a utilizar este Post para pedir ajuda num assunto diferente.

É o seguinte, comprei um Chihuahua com 5 meses, num criador registado, o cão tem o pré registo e eu agora vou com ele ao Vet para levar o Chip e fazer o registo final do mesmo.
O meu cão tem 5 meses e 1,720kg. Já tem todas as vacinas, faltando só mesmo o Chip e a vacina da Raiva.

O problema que estou a sentir e não sei bem se é normal ou não, por isso as minhas duvidas, é o seguinte:
1- O meu cão só come e bébe água se eu lhe for dar á boca, ou se lhe puser fora do comedouro a ração, ou na caminha dele quando ele está deitado! Depois come um pouquinho da minha mão. Se lhe puser o comedouro á frente ele foge, desvia-se, etc. Se puser a ração fora do comedouro e dentro da caminha dele quando está deitado, ele come umas bolinhas e depois começa a empurralas com o nariz, como se estivesse a esconde-la... Ao comedouro é que nem se chega!!!

2- Ele só faz Xixi e Cócó de manhã mal se levanta da caminha porque alguem abriu a porta da Cozinha, onde ele fica à noite, e faz em todo o lado menos na fralda...Mas o xixi dele não é feito de uma só vez, ele vai fazendo umas pinguinhas aqui, outras ali, e nada de uma vez só! Ele deve ficar excitado de ver alguem e faz logo xixi, depois agente agarra nele e põe ele na fralda e diz "Xixi" e ele não faz nada, mal sai da fralda vai dar uma voltinha e enquanto estamos a limpar o xixi ele faz mais umas pingas por todo o lado, não pára para fazer um xixi completo de seguida, vai fazendo ás "mijinhas". Resultado, agente passa a manhã a limpar toda a casa!!

3- não sei bem, mas não deve ser normal ele só fazer xixi e cócó de manhã, e durante o dia não faz nada! Quanto á comida, também não sei se é normal ou não, mas ele só come mesmo muito pouco, pelo menos tendo em conta a quantidade que a Royal Canin Chihuahua recomenda para a idade e peso dele!

Desde já agradeço a vossa ajuda, para me tirar estas duvidas!
Cumprimentos,
R.Gaspar
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”