Sarna e alergias

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Amorabuma
Registado: domingo mai 20, 2012 1:39 pm

domingo mai 20, 2012 2:06 pm

Boa Tarde,

Tenho uma Bulldog Frances com quase 9 meses e sofre de sarna demodécica desde os 3 meses de idade. Numa corrida a inumeros veterinários consegui ver a sua situação mais estabilizada com o Ivomec e o interceptor. No entanto as comichões voltaram e ela já tem de novo feridas e peladas pelo corpo. A última veterinária a que fui, que se está a especializar em Dermatologia disse-me que a questão da sarna estava controlada e que as comichões pareciam estar relacionadas com alergias alimentares e/ ou ambientais. A minha cadela já está a fazer uma racção anti-alergica e o corticoide lepicortinolo.

Mas não vejo melhorias. Na primeira semana acalmou bastante mas já está novamente com comichões. Passa o tempo todo com o funil isabelino e com uma capinha para não se coçar directamente na pele.

Já não sei o que fazer. Já me falaram em utilizar sabão de carvão nos banhos devido à sua acção anti-seborreica, anti-pruriginosa, anti-séptica. Pensei também se seria pertinente dar-lhe um suplemento alimentar tipo óleo de figado de bacalhau para ver se lhe reforçava o sistema imonológico.

Já gastei rios de dinheiro em medicação e veterinários e não vejo grandes melhorias. Esta situação está a deixar-me muito muito preocupada pois vejo-a a viver constantemente em desassosego e não queria nada que a minha cadela ficasse assim eternamente. Não há mesmo mais nada a fazer?

Alguem me indique algum caminho pois já n sei mesmo o que fazer!
:cry:
tasha8
Registado: segunda out 17, 2011 10:05 pm

domingo mai 20, 2012 2:43 pm

olá.
tenho um labrador com pouco mais de um ano que tambem teve sarna demodecia quando tinha apenas 3 meses. nunca percebi muito bem o tratamento que a veterinaria lhe fez, mas percebi que foi muito agressivo.
para elem de uma medicação diaria de comprimidos, todos os dias tinha de o lavar com agua oxigenada, dar um banho com um champo especifico e depois por-lhe betadine nas feridas. para alem de tudo isto, semanalmente tinha de ir com ele ao vet levar umas injeções e ainda um banho semanal com um producto que nao sei o nome... isto tudo durante pelo menus ums 5 meses... tambem andou com o funil, uma blusa, e umas pantufas, tudo para nao se coçar e voltar a ferir...
nao foi facil, até porque hove feridas que infectaram no lombo e que tiveram de ser saturadas... até pensei que ele fosse ficar com marcas... mas nao.
foi um tratamento bastante agressivo, mas resultou. ao fim de uns meses o pelo voltou a crescer e ele establisou...
agora tenho de ter cuidado com a alimentaçao, nada que tenha subproduto animal, ou entao arroz e apenas carne de aves... a veterinaria até me deu uma dieta com todos os alimentos que lhe posso dar... nao convem andar molhado, e nao posso usar um champo qualquer...a agua salgada e o sol tambem ajudam a secar as feridas por isso no verao tento sempre ir para uma praia mais vazia passear um pouco com ele, embora ele nao goste muito de agua! :) acho que foi trauma de tantos banhos! :)
tambem houve uma altura em que desesperei. pensei que ele nunca fosse melhorar que ia andar sempre numa corrida ao veterinario com ele, mas não.
tenha calma e fale mais uma vez com o seu veterinario, pode ser que encontre um outro tratamento mais agressivo que o ajude.
boa sorte :)
Leeloo
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 3:02 pm

domingo mai 20, 2012 7:02 pm

Boa tarde, eu publiquei um post com o mesmo problema. A nossa Golden tem o mesmo problema, Sarna Demodécica.
Esta a tomar uma injecção de ivomec, banhos com malaseb e toma um antibiotico veterinario para a pele e as pipetas Advocat. Parece estar a melhorar. A hiper-pigmentação é "normal". Resulta dos banhos dados com o produto... nada de alarmante.
A sarna demodécica não se transmite aos humanos mas pode ser transmissivel a outros cães, caso a convivência seja prolongada ( outros cães de casa, por exemplo)... O tratamento é prolongado e deve se ter muito cuidado com o sistema imunitario do animal, tentar que o tenha sempre em optima saúde. E deve castrar o seu animal, para que ela não tenha o stress de entrar no cio e por consequiencia, diminuir a eficacia do sistema imunitário, trazendo um novo surto de sarna demodécica.
Espero ter ajudado.
Cheers Smile
Andy
Founder of catsmeowandhorsespaw.blogspot.com
Amorabuma
Registado: domingo mai 20, 2012 1:39 pm

domingo mai 20, 2012 7:34 pm

Obrigada pela ajuda... será que me consegue dar os nomes do champo e das vacinas que foi fazendo?

Assim, seria poderia dar esses mesmos nomes à veterinária e poder ver o que ela me diz desse mesmo tratamento.

Qualquer das maneiras muito obrigada! Fico contente em saber que o seu cão se tratou... Por aqui, as dificuldades mantêm-se! É manter a esperança que se encontre a melhor solução. Vou tentar a água oxigenada...

A minha Buma agradece o apoio!
Leeloo
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 3:02 pm

domingo mai 20, 2012 10:19 pm

Olá... A Elune está a tomar 1 injecção de IVOMEC por semana, 1 banho de MALASEB por semana, a pipeta de ADVOCAT e um antibiotico dermatológico veterinário de 12 em 12 horas...
E vamos vendo os resultados.... Manter sempre o sistema imunitario do animal sempre em alta e não expo lo a elementos que possa baixar o mesmo.
È aconselhavel que castre a sua menina, pois o cio cria stress e consequentemente diminuição da eficácia do sistema imunitário.
Não aconselho a auto-medicar o seu animal, o veterinário, melhor que ninguém saberá aconselha la no melhor caminho possível. Se achar que não está satisfeita, o melhor é mesmo procurar uma segunda opinião.
Boa sorte para si e para a sua pequenina.
Cheers :)
Andy
Founder od catsmeowandhorsespaw.blogspot.com
Responder

Voltar para “Cães”