AJUDA SFF

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rgaspar
Membro Júnior
Registado: sábado set 05, 2009 2:41 pm
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 10:45 am

--------------------------------------------------------------------------------

Bom dia, desde já peço desculpa por estar a utilizar este Post para pedir ajuda num assunto diferente.

É o seguinte, comprei um Chihuahua com 5 meses, num criador registado, o cão tem o pré registo e eu agora vou com ele ao Vet para levar o Chip e fazer o registo final do mesmo.
O meu cão tem 5 meses e 1,720kg. Já tem todas as vacinas, faltando só mesmo o Chip e a vacina da Raiva.

O problema que estou a sentir e não sei bem se é normal ou não, por isso as minhas duvidas, é o seguinte:
1- O meu cão só come e bébe água se eu lhe for dar á boca, ou se lhe puser fora do comedouro a ração, ou na caminha dele quando ele está deitado! Depois come um pouquinho da minha mão. Se lhe puser o comedouro á frente ele foge, desvia-se, etc. Se puser a ração fora do comedouro e dentro da caminha dele quando está deitado, ele come umas bolinhas e depois começa a empurralas com o nariz, como se estivesse a esconde-la... Ao comedouro é que nem se chega!!!

2- Ele só faz Xixi e Cócó de manhã mal se levanta da caminha porque alguem abriu a porta da Cozinha, onde ele fica à noite, e faz em todo o lado menos na fralda...Mas o xixi dele não é feito de uma só vez, ele vai fazendo umas pinguinhas aqui, outras ali, e nada de uma vez só! Ele deve ficar excitado de ver alguem e faz logo xixi, depois agente agarra nele e põe ele na fralda e diz "Xixi" e ele não faz nada, mal sai da fralda vai dar uma voltinha e enquanto estamos a limpar o xixi ele faz mais umas pingas por todo o lado, não pára para fazer um xixi completo de seguida, vai fazendo ás "mijinhas". Resultado, agente passa a manhã a limpar toda a casa!!

3- não sei bem, mas não deve ser normal ele só fazer xixi e cócó de manhã, e durante o dia não faz nada! Quanto á comida, também não sei se é normal ou não, mas ele só come mesmo muito pouco, pelo menos tendo em conta a quantidade que a Royal Canin Chihuahua recomenda para a idade e peso dele!

Desde já agradeço a vossa ajuda, para me tirar estas duvidas!
Cumprimentos,
R.Gaspar
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda mai 21, 2012 10:50 am

Já levou a cachorra ao veterinário para depistar qualquer possível problema de saúde ou malformação que justifique essa aparente desregulação da bexiga e a falta de apetite?

Já falou com o criador, para saber se esse comportamento já se verificava em casa dele e o que poderá tê-lo causado?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
rgaspar
Membro Júnior
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 11:51 am

Boas, já falei o levei ao Vet e ela disse que está tudo bem com o cão, que poderá ser de ainda não estar bem ambientado em nossa casa, está conosco há 4 dias.
Quanto ao criador, disse que sempre esteve tudo bem, e que o cão não tem problema nenhum!
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 12:06 pm

Ah, pronto! Faltou esse dado fundamental, o do período de adaptação do canito a um novo ambiente e novos donos. :)

Dê-lhe tempo, é a única recomendação que se pode fazer. Quanto aos "descuidos", não faça grandes alaridos, limpe tranquilamente e ignore-os perante o cão. Ele deve andar nervoso com a mudança, e sendo ainda cachorro que não se segura bem, os descuidos acontecem. Chama-se a isso incontinência por stress.

Seja gentil e paciente com ele e não tente forçá-lo a nada. Quando o cãozinho perceber que mudou e se habituar aos novos donos e à nova casa, começará a comer normalmente e o controlo das funções reinstalar-se-á. Como disse, só é preciso paciência e carinho.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
rgaspar
Membro Júnior
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 1:12 pm

Obrigado :)
<p>&nbsp;</p>
rgaspar
Membro Júnior
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 1:13 pm

Obrigado :)
<p>&nbsp;</p>
rgaspar
Membro Júnior
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 4:42 pm

Chegueiagora a casa, ele mal me viu deitou umas pingas de xixi para o chão! Não comeu nada nem bebeu todo o dia! Agora estive a fazer com que comesse e ele lá comeu umas 20 bolinhas da ração.. Do tipo, tirava uma bola da taça e ia c ela pra cama, comia, levantava-se e ia buscar mais uma, dps ia dar uma voltinha e comia mais uma!! A agua tive k tar a molhar os dedos e a dar nele, ate k ele se chegou a taça e bebeu um pouco nada de mais!
Este comprtamento é normal?
Agora queria lhe por o peitoral para ir dar uma voltinha na rua, ele dps de por o peitoral sentou-se na caminha e não quer sair de lá, quando o venho buscar pa irmos ele só treme :/
<p>&nbsp;</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

segunda mai 21, 2012 5:07 pm

Uma dica - quando chegar a casa ignore-a completamente (e por ignorar quero dizer não tocar, falar ou sequer olhar para ela) até que se acalme. Não terá resultados imediatos mas pode ajudar a controlar a ansiedade com a chegada.
Floripes2
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 5:08 pm

Eu levava-a outra vez ao veterinário, pelo sim, pelo não. Já me parece demais... :?
<p>&nbsp;</p>
rgaspar
Membro Júnior
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 5:57 pm

Ele fica todo o dia a espera de nós sentado a porta da cozinha!! eu acho que ele não sai de lá nem um segundo!!! por isso não come nem bebe nada!! será normal? o volto a frizar que o cão está conosco há 4 dias
<p>&nbsp;</p>
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

segunda mai 21, 2012 6:22 pm

Dei-lhe tempo, o animal não está ainda ambientado .
Esse comportamento, em relação há comida é de um animal mais novo será que ele tem 5 meses?
Tem que o obrigar a comer, nem que para isso passe a comida há varinha ,
e lhe dei numa seringa e água também, o Chihuahua é um animal muito medroso, tem que ter paciência e dei-lhe tempo, isso vai passar não stress ,para o levar há rua tem que ter as vacinas todas em dia , cuidado não o leve para jardins públicos, onde passa por lá todo o tipo de animais alguns doentes,não se esqueça que esse animal é muito frágil .
E ponha-lhe um peitoral e habitue a andar na trela em casa antes de levar para a rua , a minha experiência em animais pequeninos, diz-me que esse animal é um animal de colo e não de rua pode levar há rua sim mas ao colo .Pelo menos enquanto ele se mostrar medroso ,em adulto é diferente e para mais já está habituado aos donos.
rgaspar
Membro Júnior
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 6:36 pm

olá,
obrigado pela resposta.

Eu tenho lhe posto o peitoral aqui em casa, só que ele foge dele a 7 pes, e quando lhe ponho ele encolhe-se todo, fica a tremer, e imovel. hoje pus-lhe o peitoral para ir passear a rua, e ele ficou á vontade 15 minutossentado no mesmo sitio, mal lhe tirei o peitoral começou logo a ficar normal!!!ou seja a correr atraz de mim, etc.
<p>&nbsp;</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda mai 21, 2012 6:52 pm

Ele teve até aos 5 meses onde? Sempre com a mãe e irmãos?
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

segunda mai 21, 2012 6:55 pm

rgaspar, acho que a sua assinatura não é permitida !

Leia as regras do forum!
rgaspar
Membro Júnior
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

segunda mai 21, 2012 7:15 pm

Olá Sara,

esteve junto de outrso chihuahuas, não sei se seriam irmãos ou outras ninhadas!

Unha, ok vou retirar a assinatura
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”