Tive também a possibilidade de participar com o meu Golden Retriever na ultima mostra canina da cidade do funchal, e cara/o n3ka, está a exagerar sim quando diz que 90% dos cães e das brigas (? curioso porque não assisti a nenhuma) são Golden Retrievers. É verdade sim que ha muitos goldens na região, muito devido ao marketing e ao sucesso que o criador da atlantic golden está a ter na região. Mas 90%? Exagera muitíssimo. Nem 30%

Relativamente ao assunto em questão, tenho muita pena, mas tenho as minhas duvidas sobre o assunto. As suas soluções (que colocou em pratica ou pensa usar no futuro) são agressivas, e essa é uma das razões que faz com que perca toda a credibilidade. Também acho muitíssimo estranho tantos casos de ataque contra a sua cadela. Ou você não sabe diferenciar comportamentos, ou talvez a sua cadela demonstre tal como você um comportamento agressivo. Na minha opinião dada a quantidade de cães que atacam a sua cadela, e tendo em conta as raças que referiu, quase que coloco a mão no fogo como o problema está sim na sua cadela. "Não é agressiva porque não é vocal", diz você. A agressividade não se vê pela vocalidade do cão respondo-lhe eu. Talvez deva tomar mais atenção à postura da sua cadela ;] Me focando agora nos goldens, asseguro-lhe que conheço muitos, que já vivi muitas situações e nunca vi um golden a ir em direção a outro cão para atacar sem ser provocado. Já vi confusões com goldens, contudo geradas por o golden ser um cão que não dá o passo atrás, é seguro de si, e por vezes pode ter uma postura altiva e dominante o que faz com que o outro cão não goste e ataque. É a minha experiencia (felizmente) contudo, também sei que um golden tem boca, tem dentes e pode muito bem atacar (apesar de haver menor probabilidade do que em outras raças). E dado o numero de cães que o atacaram o problema só pode residir da sua cadela.
Também lhe posso dizer que a raça Husky é das mais agressivas e das que mais mataram gente no mundo. Não se iludam com as aparências. Se formos a ver as estatísticas dos Estados Unidos (dos únicos países que fazem estatísticas deste gênero) poderemos verificar que estão em 3º no numero de ataques mortais (logo atrás dos pitbull e rotweillers). Deixo-lhe também dados dos ataques fatais e não fatais causados por cães naquele país entre os anos de 1982 e 2010 e poderá constatar que o Husky continua a marcar presença no top 10 em todo o tipo de ataques ( http://www.lawyerfordogbite.com/dangero ... ics-2.html ). Há ainda outra agravante, que é o seu animal não ser puro, logo, o seu comportamento ser pouco previsível. Um dos pais era husky e o outro era o que? E se rafeiro, descendente de que cruzamentos? Avalie bem o seu cão e o seu comportamento com olhos de ver e não com um olhar paternal.
O conselho que lhe dou é evitar certas áreas (eu tb podia ir passear todos os dias para a Nazaré ou bairro da nogueira mas não o faço por alguma razão), socialize a sua cadela, seja responsável e precavido aquando do passeio, e que chame a Policia em caso de necessidade. Um simples apito também pode amedrontar ou distrair por tempo suficiente algum cão que se dirija para a sua cadela
E relembro que nem todos os cães que se dirigem para a sua cadela (em corrida ou a passo) estão com ideias de atacar. Nem todos os cães que se colocam em cima da sua cadela pensam em ataca-la. Nem todos os cães que encostam o focinho (mesmo que ela rosne) pretendem também ataca-la. Relembro também que não é por a sua cadela não latir ou por estar aparentemente calma e sossegada (aos seus olhos) que não está a provocar o confronto. Avalie bem os comportamentos. Afine o seu olhar para detectar os pequenos pormenores.
É sem duvida uma falta de respeito para com a lei e para com a restante população (donos de cães ou não) andar a passear o cão sem trela, e sinceramente não vejo qual a necessidade disso. Nem toda a gente gosta de cães, há pessoas até com medo de cães, e outros cães a circular, e acho que só nos fica bem respeitar toda a gente.
PS: Apesar de achar que o problema está na sua cadela, bem sei que se não houvessem pessoas a desrespeitar a lei você não teria qualquer problema, e francamente percebo as suas razões de queixa.