Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Vitorjcj
Membro Júnior
Registado: terça mai 22, 2012 4:59 am

terça mai 22, 2012 5:34 am

Também sou madeirense e não posso concordar com o que aqui foi dito pela/o n3ka. Sou dono de um golden, e visto que na altura que o adquiri era estudante (Porto) tive a felicidade de passear com ele por várias cidades portuguesas antes de regressar ao Funchal, e não noto diferenças. Em espaço urbano é natural ver a maioria dos animais atrelados, em espaços abertos de lazer como parques (mesmo que urbanos) já se verifica que muitos donos soltam os seus animais. Não é um problema madeirense, mas sim português e quiçá mundial.

Tive também a possibilidade de participar com o meu Golden Retriever na ultima mostra canina da cidade do funchal, e cara/o n3ka, está a exagerar sim quando diz que 90% dos cães e das brigas (? curioso porque não assisti a nenhuma) são Golden Retrievers. É verdade sim que ha muitos goldens na região, muito devido ao marketing e ao sucesso que o criador da atlantic golden está a ter na região. Mas 90%? Exagera muitíssimo. Nem 30% ;) Se me falar que os cães do dito criador ganham sempre e se sente revoltada com isso por ser estranho, aí até a posso compreender, mas isso é outro assunto. Denoto com alguma tristeza que possui uma certa fobia também contra goldens e labradores, contudo se essas raças são populares por alguma razão é, e asseguro-lhe que as razões vão muito além do seu aspecto físico.

Relativamente ao assunto em questão, tenho muita pena, mas tenho as minhas duvidas sobre o assunto. As suas soluções (que colocou em pratica ou pensa usar no futuro) são agressivas, e essa é uma das razões que faz com que perca toda a credibilidade. Também acho muitíssimo estranho tantos casos de ataque contra a sua cadela. Ou você não sabe diferenciar comportamentos, ou talvez a sua cadela demonstre tal como você um comportamento agressivo. Na minha opinião dada a quantidade de cães que atacam a sua cadela, e tendo em conta as raças que referiu, quase que coloco a mão no fogo como o problema está sim na sua cadela. "Não é agressiva porque não é vocal", diz você. A agressividade não se vê pela vocalidade do cão respondo-lhe eu. Talvez deva tomar mais atenção à postura da sua cadela ;] Me focando agora nos goldens, asseguro-lhe que conheço muitos, que já vivi muitas situações e nunca vi um golden a ir em direção a outro cão para atacar sem ser provocado. Já vi confusões com goldens, contudo geradas por o golden ser um cão que não dá o passo atrás, é seguro de si, e por vezes pode ter uma postura altiva e dominante o que faz com que o outro cão não goste e ataque. É a minha experiencia (felizmente) contudo, também sei que um golden tem boca, tem dentes e pode muito bem atacar (apesar de haver menor probabilidade do que em outras raças). E dado o numero de cães que o atacaram o problema só pode residir da sua cadela.

Também lhe posso dizer que a raça Husky é das mais agressivas e das que mais mataram gente no mundo. Não se iludam com as aparências. Se formos a ver as estatísticas dos Estados Unidos (dos únicos países que fazem estatísticas deste gênero) poderemos verificar que estão em 3º no numero de ataques mortais (logo atrás dos pitbull e rotweillers). Deixo-lhe também dados dos ataques fatais e não fatais causados por cães naquele país entre os anos de 1982 e 2010 e poderá constatar que o Husky continua a marcar presença no top 10 em todo o tipo de ataques ( http://www.lawyerfordogbite.com/dangero ... ics-2.html ). Há ainda outra agravante, que é o seu animal não ser puro, logo, o seu comportamento ser pouco previsível. Um dos pais era husky e o outro era o que? E se rafeiro, descendente de que cruzamentos? Avalie bem o seu cão e o seu comportamento com olhos de ver e não com um olhar paternal.

O conselho que lhe dou é evitar certas áreas (eu tb podia ir passear todos os dias para a Nazaré ou bairro da nogueira mas não o faço por alguma razão), socialize a sua cadela, seja responsável e precavido aquando do passeio, e que chame a Policia em caso de necessidade. Um simples apito também pode amedrontar ou distrair por tempo suficiente algum cão que se dirija para a sua cadela

E relembro que nem todos os cães que se dirigem para a sua cadela (em corrida ou a passo) estão com ideias de atacar. Nem todos os cães que se colocam em cima da sua cadela pensam em ataca-la. Nem todos os cães que encostam o focinho (mesmo que ela rosne) pretendem também ataca-la. Relembro também que não é por a sua cadela não latir ou por estar aparentemente calma e sossegada (aos seus olhos) que não está a provocar o confronto. Avalie bem os comportamentos. Afine o seu olhar para detectar os pequenos pormenores.

É sem duvida uma falta de respeito para com a lei e para com a restante população (donos de cães ou não) andar a passear o cão sem trela, e sinceramente não vejo qual a necessidade disso. Nem toda a gente gosta de cães, há pessoas até com medo de cães, e outros cães a circular, e acho que só nos fica bem respeitar toda a gente.

PS: Apesar de achar que o problema está na sua cadela, bem sei que se não houvessem pessoas a desrespeitar a lei você não teria qualquer problema, e francamente percebo as suas razões de queixa.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 22, 2012 7:42 am

Gostei desta última intervenção.
Realmente há muitos donos que se queixam dos "cães dos outros", mas resta a questão se o problema não estará antes nos seus cães e neles próprios (donos)...
Faz-me lembrar uma mãe da minha juventude com muitos filhos - um teve um acidente grave de carro, outro suicidou-se, outro caiu na droga, etc. - pois, para esta mãe, o problema eram sempre os "outros", os amigos, as más companhias, etc...

Além disso, o cão reflete a disposição do dono.
Um dono stressado, impaciente, irritado, é meio caminho andado criar problemas.

Para além da questão da trela (já vi muitos cães envolverem-se, mesmo com trela - aqui há uns meses, um vizinho partiu ambos os joelhos quando as trelas se embaraçaram à volta dele, numa destas lutas e ele caiu), não acham que a atitude dos donos também tem a ver ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

terça mai 22, 2012 7:50 am

Mais umas achas...

Na minha humilde opinião acho que alguns users estão a fazer uma certa confusão...
Primeiro criticam os donos dos cães que os soltam para eles poderem correr e esticar as patas, e ficam incomodados pelo facto de esses cães irem cheirar os seus, sempre atrelados e bem comportados. E criticam com base na lei...
Depois, alguns, vangloriam-se de os seus canitos, os bems comportados e educados, não gostarem de ser cheirados e tornarem-se agressivos com os outros, chegando mesmo a mordê-los... E acham isso muito bem, porque os outros é que lá foram meter-se com eles...
Quer dizer, um canito que tenha o azar de andar solto, por opção do dono ou por outra razão qualquer, e de se chegar a esses cães, devidamente atrelados, pode ser abocanhado. Não será que a mesma lei que proibe os cães de andarem soltos também obriga a que os cães potencialmente perigosos (que já tenham mordido ou tentado morder pessoas ou outros) andem açaimados?
Será mais perigoso o meu cão que por vezes anda solto, em recintos isolados e com pouca gente, que foi devidamente socializado, que nunca atacou nenhum animal, gatos incluidos, e que só gosta de brincar, ou um que até anda atrelado, mas que se alguém se chegar ao pé, seja animal ou pessoa, se habilita a ser ferrado???
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça mai 22, 2012 8:43 am

Não tenha ilusões nem dê desculpas: se o seu cão inofensivo solto se chegar a um animal que vai de trela e que se pode justamente sentir ameaçado e lhe rosnar e morder, a culpa será toda sua perante as autoridades e perante os seguros.

A menos que o cão com trela se trate de uma raça PP ou de um animal já assinalado como perigoso, não há obrigação de levar açaimo.

Em contrapartida é obrigatório a trela.
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

terça mai 22, 2012 8:45 am

sasquatch Escreveu:Não tenha ilusões nem dê desculpas: se o seu cão inofensivo solto se chegar a um animal que vai de trela e que se pode justamente sentir ameaçado e lhe rosnar e morder, a culpa será toda sua perante as autoridades e perante os seguros.

A menos que o cão com trela se trate de uma raça PP ou de um animal já assinalado como perigoso, não há obrigação de levar açaimo.

Em contrapartida é obrigatório a trela.
"Não será que a mesma lei que proibe os cães de andarem soltos também obriga a que os cães potencialmente perigosos (que já tenham mordido ou tentado morder pessoas ou outros) andem açaimados? "
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mai 22, 2012 9:35 am

Há aqui, a meu ver, uma questão que é incontornável : um cão porta-se em função da educação que lhe foi dada.

Nunca viram agressões entre cães com trela ?
Ainda outra história : por não querer largar a trela, uma outra vizinha (cerca de 70 anos), partiu o pulso e está há meses em tratamento de fisioterapia para reganhar o uso da mão.
As trelas são perigossímas para os donos, que se deixam enredar.

Da forma como falam parece que estas casos só se dão com cães sem trela - não é verdade.
A trela garante, acima de tudo, a presença próxima do dono.
Em caso de choque presupõe-se que o dono consegue controlar o seu cão.
Mas conseguirá ?

Pois, é aqui que toca a questão.
A maioria dos donos não controla o seu animal - não respondem ao chamamento, às ordens de sentar, deitar, quieto, etc.
Pelo contrário, em situação de crise, os donos dão-se ao luxo de ficarem histéricos, sem qualquer controlo das próprias emoções, quanto mais dos cães.

Os sem-abrigo raramente usam trela, nem frequentam escolas de treino - mas estão sempre lá, são companhia constante dos seus cães, como o velhinho da província com o seu canito.
Funcionam como matilha, são líderes naturais.
O simples tempo e atenção prestada aos nossos animais, educa o animal.
Se não tem tempo, escola de treino.

Mas deixem de se armarem em vítimas e assumam, em primeiro lugar, a sua responsabilidade como educadores.

Desculpem a brusquidão, mas é tempo de deixar de atribuir as culpas aos outros, sem olhar primeiro para si mesmo.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

terça mai 22, 2012 2:10 pm

Vitorjcj Escreveu: Tive também a possibilidade de participar com o meu Golden Retriever na ultima mostra canina da cidade do funchal, e cara/o n3ka, está a exagerar sim quando diz que 90% dos cães e das brigas (? curioso porque não assisti a nenhuma) são Golden Retrievers. É verdade sim que ha muitos goldens na região, muito devido ao marketing e ao sucesso que o criador da atlantic golden está a ter na região. Mas 90%? Exagera muitíssimo. Nem 30% ;) Se me falar que os cães do dito criador ganham sempre e se sente revoltada com isso por ser estranho, aí até a posso compreender, mas isso é outro assunto. Denoto com alguma tristeza que possui uma certa fobia também contra goldens e labradores, contudo se essas raças são populares por alguma razão é, e asseguro-lhe que as razões vão muito além do seu aspecto físico.
EDITEI pois não gostei da minha resposta e não tenho paciência para contribuir com mais resposta para o Off-topic... Assim reformulo rapidamente a minha resposta (de uma forma mais clara e amigável lol):
Olá :)
Eu falei do que vi, só vi (falo por mim e pelos amigos que estavam comigo) ataques por parte de Goldens (dai os 90% e os 10% deixei de margem porque de certeza que não vi tudo o que lá se passou)
Penso que ficou a pensar que falei que, no dia à dia eu só via ataques por parte de Goldens, o que não é verdade, estava a falar apenas da Mostra canina.
A referencia aos Goldens e Labradores (e mais uma fez repito isto) foi apenas porque são cães de raça não dominante (das raças que mais temos na ilha), cães que mais facilmente, por essa característica, são negligenciados na sua educação e socialização devida... Não recorri a estas raças porque me deu na cabeça... :wink:

E fiquei mesmo irritada por ter dito aquilo, se me conhecesse minimamente saberia que era um absurdo dizer tal coisa, desde que seja animal seja de que espécie for, não estou contra ou com algum tipo de fobia...
Última edição por n3ka em terça mai 22, 2012 3:34 pm, editado 4 vezes no total.
<p>Cumprimentos</p>
n3ka
Membro Veterano

terça mai 22, 2012 2:15 pm

fmoniz Escreveu:Ainda me lembro daquele Rotweiller muito patusco que andava solto com uma cesta na boca (disto já não me lembro bem?) sem trela e sem açaime pelas ruas do Funchal!
Nunca mais o vi...
Sim, também nunca mais o vi pelo Funchal... Mas espero que esteja tudo bem com aquele belo Rott.. :)
<p>Cumprimentos</p>
lili01ana
Membro
Registado: sábado mai 28, 2011 2:11 pm

terça mai 22, 2012 4:02 pm

Boa tarde,

Não sei se alguem já referiu mas existe um pequeno aparelho que se chama Dazer, que afasta cães e também gatos.
Penso que os ciclistas usam isto ou um spray que serve para o mesmo efeito.
O Dazer emite um som desagradavél para os cães, e eles vão se embora.
Sei por experiência própria, tenho um...uso-o com os "engraçadinhos" que entram para o galinheiro, ou com o cão de um dos vizinhos que quando foge de casa, vem aqui para o portão "atirar-se ao meu", tentei outras coisas, inclusive uma noite ás 3 da manhã reguei-o durante 30 minutos, mas não se ía embora de maneira nenhuma, só foi com o Dazer.
Espero que ajude.
Vitorjcj
Membro Júnior
Registado: terça mai 22, 2012 4:59 am

terça mai 22, 2012 5:20 pm

n3ka Escreveu:
Vitorjcj Escreveu: Tive também a possibilidade de participar com o meu Golden Retriever na ultima mostra canina da cidade do funchal, e cara/o n3ka, está a exagerar sim quando diz que 90% dos cães e das brigas (? curioso porque não assisti a nenhuma) são Golden Retrievers. É verdade sim que ha muitos goldens na região, muito devido ao marketing e ao sucesso que o criador da atlantic golden está a ter na região. Mas 90%? Exagera muitíssimo. Nem 30% ;) Se me falar que os cães do dito criador ganham sempre e se sente revoltada com isso por ser estranho, aí até a posso compreender, mas isso é outro assunto. Denoto com alguma tristeza que possui uma certa fobia também contra goldens e labradores, contudo se essas raças são populares por alguma razão é, e asseguro-lhe que as razões vão muito além do seu aspecto físico.
EDITEI pois não gostei da minha resposta e não tenho paciência para contribuir com mais resposta para o Off-topic... Assim reformulo rapidamente a minha resposta (de uma forma mais clara e amigável lol):
Olá :)
Eu falei do que vi, só vi (falo por mim e pelos amigos que estavam comigo) ataques por parte de Goldens (dai os 90% e os 10% deixei de margem porque de certeza que não vi tudo o que lá se passou)
Penso que ficou a pensar que falei que, no dia à dia eu só via ataques por parte de Goldens, o que não é verdade, estava a falar apenas da Mostra canina.
A referencia aos Goldens e Labradores (e mais uma fez repito isto) foi apenas porque são cães de raça não dominante (das raças que mais temos na ilha), cães que mais facilmente, por essa característica, são negligenciados na sua educação e socialização devida... Não recorri a estas raças porque me deu na cabeça... :wink:

E fiquei mesmo irritada por ter dito aquilo, se me conhecesse minimamente saberia que era um absurdo dizer tal coisa, desde que seja animal seja de que espécie for, não estou contra ou com algum tipo de fobia...
Continuo a não concordar com os 90%...é um exagero. É verdade que o dito criador até tinha tenda, e que os cães que ele vendeu andavam todos por lá. É verdade que havia 30 ou 40 goldens, mas 90% é exagerado.

Sobre o "são negligenciados na sua educação e socialização devida" dou-lhe toda a razão. Muitas vezes por ser de uma raça como labrador, golden ou outra com fama de calma os donos nem se importam com a educação, pois pensam que já nasce ensinado, e acabam por ser os piores cães.

O meu foi educado desde os 2 meses (deixo-lhe um video dele com 3 meses ainda no apartamento no Porto: http://www.youtube.com/watch?v=dMce1DjjAlE ). E mesmo assim não vou passear com ele sem trela. Um animal nunca responde a 100% dentro de casa. Fora de casa, com maior numero de distrações essa percentagem de resposta ainda desce mais. Brincadeiras dessas podem resultar em fuga, atropelamento ou problemas com outras pessoas e animais. Para alem de tudo isso ha gente que têm medo de animais (infelizmente) e temos que respeitar toda a gente. Acho mesmo uma falta de respeito não levar o animal atrelado.

Das poucas vezes que deixei o meu sem trela, aconteceu uma situação chata. Fui fazer uma caminhada do Caniçal à ponta de S. Lourenço (deve saber qual é) porque supostamente não haveria ninguém por aqueles lados. Parei para dar um mergulho e o cão acompanhou-me. Após um tempo vi a descer uns estrangeiros, o cão que ainda nem tinha um ano e só queria brincadeira foi mais rápido que eu, desatou a correr para os estrangeiros, e visto que estava molhado e em contacto com a terra ficou todo sujo e acabou por sujar os estrangeiros em questão. Tentei mas apesar de treinado naquela situação não respondeu ao chamamento (lá está, pode acontecer). A sorte foi os estrangeiros em questão gostarem de cães e não terem ficado chateados. Contudo, não deixou de ser uma situação muito desagradável. Por isso desde aí, nem o solto em locais que em principio "não há ninguém"
Última edição por Vitorjcj em terça mai 22, 2012 6:50 pm, editado 1 vez no total.
n3ka
Membro Veterano

terça mai 22, 2012 5:39 pm

Vitorjcj Escreveu: Continuo a não concordar com os 90%...é um exagero. É verdade que o dito criador até tinha tenda, e que os cães que ele vendeu andavam todos por lá. É verdade que havia 30 ou 40 goldens, mas 90% é exagerado.
Vitorjcj não é exagero, são apenas as minhas percentagem de acordo com exatamente aquilo que vimos... Perceba também por favor que as brigas que vimos foram todas com Goldens e provocadas pelos menos.
Exagero é dizer que estavam lá 40 Goldens (mas deviam de lá andar perto, heheh) :P
Apercebo-me que fala muito do tal criador... Penso tem havido um certo descontrolo por aquelas bandas (mas isso não discuto, pois não sei, só vou ouvindo coisas aqui e ali)...
<p>Cumprimentos</p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça mai 22, 2012 10:44 pm

Suesca Escreveu:Sim. e eu acho muito mal andarem com os pequenos soltos. sao parvas as pessoas porque se algum cao da uma dentada a um pequeno ate o pode matar. os meus sempre presos, e é chato porque eu tb ando na rua com eles sempre a olhar pra todo lado a ver se vem algum.
Mas é que é mesmo... Há muitos, muitoooos anos (era eu ainda miudita), tinha uma cadela pequenita, tipo pinscher, bastou fugir uma vez.... Foi para casa da vizinha, que tinha uma cadela grande com uma ninhada... Mordeu a minha na cabeça... Adeus! Não teve hipótese, coitadinha... Eu tinha só uns 8 anitos, mas ainda me lembro bem do estado em que ela ficou... Que horror :|
Responder

Voltar para “Cães”