1.º banho, quando?
Moderador: mcerqueira
Caros,
Tenho uma schnauzer que vai fazer 4 meses.
Qual a vossa opinião sobre a melhor altura para iniciar os banhos?
O veterinário disse-me que é uma questão muito discutida e que por ele acha que se pode iniciar em qualquer altura, desde que o tempo esteja quente e não apanhe frio.
Depois há quem entenda que antes dos 6 meses nem pensar.
Qual a vossa opinião?
Obg
Tenho uma schnauzer que vai fazer 4 meses.
Qual a vossa opinião sobre a melhor altura para iniciar os banhos?
O veterinário disse-me que é uma questão muito discutida e que por ele acha que se pode iniciar em qualquer altura, desde que o tempo esteja quente e não apanhe frio.
Depois há quem entenda que antes dos 6 meses nem pensar.
Qual a vossa opinião?
Obg
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Snowww, a minha toma sempre que precisa.
Acho, que o 1º banho foi com 2 meses. e o último foi ontem.
Acho, que o 1º banho foi com 2 meses. e o último foi ontem.
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
ja a opniao do meu vet foi diferente disse que banhos quanto mais tarde eu poder dar melhor até la para limpar com toalhitas dos bebes que limpam muito bem o pelo e elimina o odor 

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Eu comecei a dar banho à minha às 9 semanas e uns dias. Mais precisamente no dia seguinte a ter chegado. Ela não ficou lá muito satisfeita, mas ficou cheirosa e limpinha para circular livremente pela casa. Desde aí, a cada 2 ou 4 semanas. Pequenina era a cada 2 semanas, para ela criar o hábito de tomar banho e não ser tão difícil quanto o mano mais velho! 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Os banhos podem ser dados em qualquer altura desde que o animal seja completamente seco com o secador. Não pode ficar húmido.
Se tenciona deixá-lo secar ao ar, então sim, só em dias de calor.
A questão é muito discutida porque as pessoas pensam que basta secar o animal com uma toalha e, se for preciso, dão banho em Fevereiro e toca de ir para a rua.
Além disso os vets são antiquados e ainda pensam naqueles shampoos do tempo da Maria Cachucha que punham os desgraçados dos cães como uma caspa asquerosa. Hoje em dia há produtos excelentes com os quais podemos dar banho todos os dias se quisermos (não queremos porque é uma grande estopada).
Se tenciona deixá-lo secar ao ar, então sim, só em dias de calor.
A questão é muito discutida porque as pessoas pensam que basta secar o animal com uma toalha e, se for preciso, dão banho em Fevereiro e toca de ir para a rua.
Além disso os vets são antiquados e ainda pensam naqueles shampoos do tempo da Maria Cachucha que punham os desgraçados dos cães como uma caspa asquerosa. Hoje em dia há produtos excelentes com os quais podemos dar banho todos os dias se quisermos (não queremos porque é uma grande estopada).
A mim, os vets, tanto "antigos" como "modernos", sempre me disseram que se deve dar banho a partir dos quatro meses, ou seja, quando terminada a vacinação. Excepto, claro, se se tratar de cachorros apanhados na rua, muito sujos, muito parasitados e malcheirosos.
Não sei qual a relação entre banhos e vacinas, mas sempre me recomendaram que não desse banho a nenhum cão durante pelo menos uma semana após serem vacinados. E já uma vez tive de vacinar segunda vez a Rita por me ter esquecido dessa recomendação e lhe ter dado banho no dia a seguir a ter recebido a vacina anual.
Quanto a cachorros penduras muito pequenos, algumas vezes tive mesmo de lhes dar banho, tal o estado de sujidade em que me apareceram. E algumas vezes tive de os aquecer a seguir ao banho e competente secagem a secador de cabelo.
Portanto, e por norma, nunca lhes dou banho antes dos quatro, cinco meses.
Não sei qual a relação entre banhos e vacinas, mas sempre me recomendaram que não desse banho a nenhum cão durante pelo menos uma semana após serem vacinados. E já uma vez tive de vacinar segunda vez a Rita por me ter esquecido dessa recomendação e lhe ter dado banho no dia a seguir a ter recebido a vacina anual.
Quanto a cachorros penduras muito pequenos, algumas vezes tive mesmo de lhes dar banho, tal o estado de sujidade em que me apareceram. E algumas vezes tive de os aquecer a seguir ao banho e competente secagem a secador de cabelo.
Portanto, e por norma, nunca lhes dou banho antes dos quatro, cinco meses.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
O meu vet disse-me exactamente o mesmo quando levei o kempachi, não dar banho até ter as vacinas todas. Sugeriu as toalhitas de bebe ou mesmo uma toalha de mãos húmida e seca-lo bem a seguir.Floripes2 Escreveu:A mim, os vets, tanto "antigos" como "modernos", sempre me disseram que se deve dar banho a partir dos quatro meses, ou seja, quando terminada a vacinação. Excepto, claro, se se tratar de cachorros apanhados na rua, muito sujos, muito parasitados e malcheirosos.
Eu sou apologista de banho "só se tiver mesmo que ser"... banhos a mais pode tornar cheiro a cão mais intenso...
O meu tem 15 meses e só lhe dei banho uma vez porque estava com um cheiro a peixe podre muito intenso... agora de vez em quando na praia lá vai a um peixe mal cheiroso (nunca tão pestilento como naquele dia) mas depois disso como vai à água o cheiro sai e ficamos os 2 satisfeitos
(quando vem do mar convém passar por água doce para tirar o sal e não andar cheio de comichões)
O meu tem 15 meses e só lhe dei banho uma vez porque estava com um cheiro a peixe podre muito intenso... agora de vez em quando na praia lá vai a um peixe mal cheiroso (nunca tão pestilento como naquele dia) mas depois disso como vai à água o cheiro sai e ficamos os 2 satisfeitos

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Esta questão é muito discutida e há opiniões muito divergentes.
Na minha opinião, se tiver em conta todos os cuidados que já foram aqui referidos, pode dar banho sempre que achar necessário, se for o caso todas as semanas, embora os meus só tomem de 2 em 2 meses ou uma vez por mês, no máximo.
Por outro lado, enquanto cachorros (menos de 4 meses ou antes do plano de vacinação estar completo) acho precoce estar a dar banho, pois supostamente nem deveriam sair à rua, ou seja, não devem estar assim tão sujos. Excepto aqueles que tenham um jardim ou quintal onde se sujem, claro...
Na minha opinião, se tiver em conta todos os cuidados que já foram aqui referidos, pode dar banho sempre que achar necessário, se for o caso todas as semanas, embora os meus só tomem de 2 em 2 meses ou uma vez por mês, no máximo.
Por outro lado, enquanto cachorros (menos de 4 meses ou antes do plano de vacinação estar completo) acho precoce estar a dar banho, pois supostamente nem deveriam sair à rua, ou seja, não devem estar assim tão sujos. Excepto aqueles que tenham um jardim ou quintal onde se sujem, claro...

"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
MiMoo Escreveu:Eu sou apologista de banho "só se tiver mesmo que ser"... banhos a mais pode tornar cheiro a cão mais intenso...
O meu tem 15 meses e só lhe dei banho uma vez

<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
O outro que tinha 8 anos só lhe dei banho 3 vezes na vida dele e foi em situações semelhantes... não vejo qual é o drama. Já tive mais cães e não me lembro deles tomarem banho... 
Conheci uma cadela labrador com 9 anos que a dona só lhe deu banho uma vez na vida e foi em cachorra porque estava cheia de cáca

Conheci uma cadela labrador com 9 anos que a dona só lhe deu banho uma vez na vida e foi em cachorra porque estava cheia de cáca

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
Pois a petra ja tomou uns 3 ou 4 pq tem pelo comprido e suja-se muito. o meu panda é muito asseadinho.nao se suja. basta uma toalhita e la de vez em quando. eu tb nao sou apologista de muitos banhos.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Realmente eu esqueci-me de referir que seco sempre com secador muito bem.
Tenho secado, desde outubro. Já agora... ainda não sei muito bem como vou fazer agora no tempo quente... talvez o secador no frio?
Resta dizer que a minha tem pêlo.
Vocês estavam a dizer que não lhes davam banhos e eu estava a pensar com os meus botões que na idade média as pessoas também só tomavam quando se casavam...
Mas acho importante dar banhos desde cedo para que eles se habituem. Dar biscoitos no banho tb ajuda!
Não tive problema nenhum em dar-lhe banho só com semanas. Sequei com secador, como faço sempre e na altura não ia á rua. No pino do inverno ainda aquecia o wc. Mordomias!... Mas quando chegou, teve que passar pelo meu crivo higiénico!!!
Penso que a relação das vacinas com os banhos tem a ver com o sistema imunitário. Quando levam as vacinas vão um bocadito abaixo, mais sensíveis, mais murchitos e na volta mais susceptíveis a uma constipação.
PS - Por acaso sei que nunca lhe dei banho na semana da vacina porque ela fica sempre muito chorosa, e então deixo-a em paz!
Tenho secado, desde outubro. Já agora... ainda não sei muito bem como vou fazer agora no tempo quente... talvez o secador no frio?
Resta dizer que a minha tem pêlo.
Vocês estavam a dizer que não lhes davam banhos e eu estava a pensar com os meus botões que na idade média as pessoas também só tomavam quando se casavam...
Mas acho importante dar banhos desde cedo para que eles se habituem. Dar biscoitos no banho tb ajuda!

Não tive problema nenhum em dar-lhe banho só com semanas. Sequei com secador, como faço sempre e na altura não ia á rua. No pino do inverno ainda aquecia o wc. Mordomias!... Mas quando chegou, teve que passar pelo meu crivo higiénico!!!

Penso que a relação das vacinas com os banhos tem a ver com o sistema imunitário. Quando levam as vacinas vão um bocadito abaixo, mais sensíveis, mais murchitos e na volta mais susceptíveis a uma constipação.
PS - Por acaso sei que nunca lhe dei banho na semana da vacina porque ela fica sempre muito chorosa, e então deixo-a em paz!