Saúde dental e higiene (mancha nas pregas)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
verycore
Registado: segunda abr 09, 2012 2:14 pm

terça jun 05, 2012 7:54 pm

Olá

Tenho um bouledogue francês que fez agora 4 meses e desde há uns meses para cá está a criar uma mancha escura na prega junto ao olho por causa da lágrima que se está a tornar cada vez maior.

Sei que é uma situação normal , principalmente em cães brancos onde se nota bastante mas o que procuro é feedback em relação aos produtos de limpeza ocular , seja em forma liquida ou toalhitas.

Consigo prevenir ou mesmo remover em parte a mancha através da utilização de algum desses produtos? Eu já limpo as pregas com soro fisiologico todos os dias no entanto apesar de limpo , continua com a mancha na prega e cada vez pior.

Outra questão que tenho é em relação à saúde dental.
As barras do género denta stix trazem alguma vantagem aos dentes e higiente oral do cão ou trata-se apenas de marketing quando falam em limpeza , hálito melhor , prevenção do sarro acumulado e etc ?

Obrigado desde já.
Última edição por verycore em terça jun 05, 2012 9:34 pm, editado 1 vez no total.
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

terça jun 05, 2012 8:00 pm

Quanto aos dentes, ossos de vaca crús assim de vez em quando é o melhor que há para os dentes de um cão.
Eu também dou os dentastix à minha cadela mas não dou todos os dias... o que sempre usei foi o tal osso de fémur. Tem os dentes sem nenhum sinal de tártaro e completamente branquinhos. Tem 4 anos e meio.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
RuiN
Membro
Registado: terça jun 05, 2012 4:08 pm

terça jun 05, 2012 8:44 pm

Em relação à mancha não vejo nada a fazer, ela só desaparece se o cão deixar de lacrimejar. Aconselho a continuar a administrar soro e limpar com algodão no sentido contrário aos olhos, para não entrar sujidade para dentro do olho. Tome especial atenção ao que faz o cão lacrimejar porque poderá desenvolver entrópio.
Esta má-formação manifesta-se por uma inversão para dentro do bordo palpebral. Pode afetar tanto a pálpebra superior como a inferior. As pestanas ou os pêlos (a pálpebra inferior do cão não tem pestanas) em contato permanente com a córnea, irritam-na, provocando um lacrimejar constante.
Poderá administrar uma vez por dia vitamina oftalmológica que vai promover a cicatrização da córnea. Mas claro que o melhor será recorrer a um veterinário e expor a situação.
verycore

terça jun 05, 2012 9:32 pm

Obrigado pelo feedback.

Na próxima ida ao veterinário vou expor melhor a situação (já falei na mancha anteriormente) e saber se há algo mais a fazer.

Se entretanto alguém tiver feedback positivo em relação a algum produto , mencionem sff.
Já ali por aqui no fórum falarem bem de um certo produto ou outro mas não sei nada em concreto.

Em relação ao osso de vaca, será melhor dar quando o cão estiver mais crescido ou com 4 meses não representa um problema ? (aos dentes)
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jun 05, 2012 11:12 pm

Também tenho ideia que há um produto qualquer... agora não sei se faz algum efeito... pensei em água oxigenada mas isso deixaria o pêlo amarelo...
Quanto às lágrimas... não será que está a produzir lágrima a mais? Realmente seria bom ser visto por um veterinário que tenha equipamento para ver os olhos (há uma coisa que se põe no olho para avaliar a quantidade de lágrima produzida :) )
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jun 05, 2012 11:57 pm

Relativamente à mancha causada pela secreção do olho já ouvi dizer bem do Pretty Eyes da Artero, mas felizmente nunca precisei, daí não sei se funciona mesmo ou não. Esse lacrimejar excessivo pode ter diversas origens, nomeadamente num problema dos canais lacrimais, e poderá eventualmente precisar de ser corrigido com cirurgia, fale com o seu veterinário.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quarta jun 06, 2012 9:33 am

Relativamente aos dentes, é desaconselhado dar ossos de qualquer animal. Ossos pequenos de coelho e galinha podem levar a perfurações gastrointestinais, ossos de animais maiores (vaca/porco) podem levar a obstruções do sistema de digestivo e além do mais, enquanto um cão rói um osso a probabilidade de este lascar e de essas lascas se alojarem nas gengivas ou no sistema digestivo também é grande. Por último, a carne crua, na minha opinião (há muita discussão a este respeito) representa um potencial problema de saúde pública. Ao coabitarmos com os nossos animais de estimação, estamos sujeitos a apanhar parasitas que os afectam também a eles e a carne crua pode estar "infectada".

Quanto aos denta stix...O que oiço por aí é que não funcionam grande coisa, mas não tenho experiência pessoal no assunto. É melhor ir fazendo um check up dental de rotina. Há quem lave os dentes dos cães e até há escovas próprias. Aconselhe-se com o seu MV.

Por último, em relação ao lacrimejamento ou mais correctament, epífora, esta é muitas vezes devida a problemas conformacionais ou que interferem com o sistema de "drenagem" das lágrimas. Uma vez mais, aconselhe-se com o seu médico veterinário.

Felicidades para o pequenote!
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jun 06, 2012 9:56 am

Bom dia,

essa mancha da lágrima desaparece se for tratada diariamente.

Se acha que o cão está a lacrimejar mais do que é normal, tendo em conta a raça, deve consultar um veterinário para despistar eventuais problemas.

Esta altura também não ajuda devido ao polen que anda no ar, se considera que os olhos não estão inflamados, pode sempre por soro que ajuda, mas não meta qualquer outra solução ocular sem consultar o Vet.

Quanto á mancha deve 1º secar a zona com algodão e depois limpar com Clorexidina que é um Antisséptico e desinfectante. Dilua um pouco em água e passe o produto no local afectado embebido num algodão.
Depois da zona estar novamente seca, pode colocar um pouco de vaselina de maneira a que a lágrima caia, sem ser absorvida pelo pêlo.

Este cuidado deve ser feito diariamente, neste momento para eliminar a mancha, no futuro para prevenir.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jun 06, 2012 10:29 am

nel1123 Escreveu:Relativamente aos dentes, é desaconselhado dar ossos de qualquer animal. Ossos pequenos de coelho e galinha podem levar a perfurações gastrointestinais, ossos de animais maiores (vaca/porco) podem levar a obstruções do sistema de digestivo e além do mais, enquanto um cão rói um osso a probabilidade de este lascar e de essas lascas se alojarem nas gengivas ou no sistema digestivo também é grande. Por último, a carne crua, na minha opinião (há muita discussão a este respeito) representa um potencial problema de saúde pública. Ao coabitarmos com os nossos animais de estimação, estamos sujeitos a apanhar parasitas que os afectam também a eles e a carne crua pode estar "infectada".

Quanto aos denta stix...O que oiço por aí é que não funcionam grande coisa, mas não tenho experiência pessoal no assunto. É melhor ir fazendo um check up dental de rotina. Há quem lave os dentes dos cães e até há escovas próprias. Aconselhe-se com o seu MV.

Por último, em relação ao lacrimejamento ou mais correctament, epífora, esta é muitas vezes devida a problemas conformacionais ou que interferem com o sistema de "drenagem" das lágrimas. Uma vez mais, aconselhe-se com o seu médico veterinário.

Felicidades para o pequenote!
Ossos grandes crús não fazem mal... esses problemas é quando são ossos pequenos que eles conseguem engolir ou quando são ossos cozinhados que lascam com mais facilidade.
Lembrei-me agora dos ossos de couros... Ossos de couro também limpam? Tenho essa dúvida :P
Quanto à carne crua: ela não causa o animal ficar mais agressivo (é mito) e se for comprada no supermercado não tem nada que estar "infectada"... porque no matadouro fazem inspecção das carcaças e rejeitam tudo o que não está bom... Se for bicho criado em casa é que pode haver problema (atenção! Eu gosto de carne caseira! Estou a falar no caso de se comer isso cru e não cozinhado!!). Não estou a dizer para dar carne crua ao cão... estou só a dizer que isso é outro mito. Não é por um osso cru com um niquinho de carne presa que o cão vai morrer. (é só a minha opinião...)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta jun 06, 2012 10:45 am

[Na minha opinião os dentastix da Pedigree, não valem nada, provocam diarreia à minha cadela esses e os da Friskies. Os únicos que são realmente bons, não falo só em relação a serem bons para a minha cadela, mas se virem os ingredientes percebem logo como são bastante superiores aos da Friskies e da Pedigree. Falo das oral bar da Purina Pro Plan e da Royal Canin, são ambas boas, e na minha cadela até agora têm resultado bem, mas de momento tenho utilizado somente 1 ou 2 oral bar da Purina Pro Plan ou da RC por semana. As oral bar da Pro Plan são moles, mas as da RC são bem mais duras.
verycore

quarta jun 06, 2012 2:21 pm

Obrigado a todos pelo feedback.

Vou experimentar o método do LFGomes invés do soro fisiológico que estou a usar agora.

Eu não sei se o cão está a lacrimejar mais que o normal porque nunca tive cão antes e não sei se em comparação com outros bouledogues , o meu tem algum problema , vou no entanto persistir na próxima ida ao MV porque na última vez falei no assunto e foi-me apenas dito que era normal a lágrima e a respectiva mancha e que podia fazer seria limpar com compressas e soro fisiológico.
No entanto já o faço todos os dias e nunca vi melhorias.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jun 06, 2012 3:30 pm

pois, é normal estes cães lacrimejarem mais...mas como está com duvidas veja com o VET..

a mancha com soro não desaparece, experimente como lhe expliquei e dp diga como correu.

Felicidades.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta jun 07, 2012 5:34 pm

verycore Escreveu: Se entretanto alguém tiver feedback positivo em relação a algum produto , mencionem sff.
Como são olhos, é necessário ter muito cuidado e só utilisar produtos oftalmológicos.
Quando tive o mesmo problema, levei o cão ao VET e ficou bom numa semana com o seguinte tratamento: primeiro limpava com os toalhetes TOPP olhos, que são impregnados numa solução antispetica e descongestionante, e depois aplicava as gotas de Tiacil Vet.
Responder

Voltar para “Cães”