Os cães suicidam-se?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sábado jan 31, 2004 12:39 am

Acho que o cão é um animal suficientemente inteligente para não se deixar abater até esse estado de depressão, aquele que leva ao suicídio. Isso é coisa de humanos...

E ainda bem que os animais não se parecem nada com os humanos...
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado jan 31, 2004 3:50 am

Então como a cadela tinha cancro voces acham que ela terá tentado por termo á vida?
Se a cadela não tivesse cancro esta questão já não se punha, verdade?
Primeira coisa em que iriam pensar seria, o que a terá atraído para ela se atirar.

Outra questão, quando os cães se atiram para a frente de um carro também querem morrer? Não! Eles apenas não têm noção do perigo como nós temos, portanto eles têm de ver que é mau para o saberem.
Alguns têm um sentido de perigo, pressentem-no, outros não tanto.
Os cães não têm o nosso raciocinio, portanto simplifiquem.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sábado jan 31, 2004 7:40 am

Acho que o cão é um animal suficientemente inteligente para não se deixar abater até esse estado de depressão, aquele que leva ao suicídio.
Então você acha que as pessoas entram em depressão por estupidez??? :o
Também não acho que os cães se suicidam, mas não é por serem inteligentes ou estúpidos, é porque não me parece que conheçam esse conceito.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado jan 31, 2004 9:27 am

fang Escreveu:
nelsonk Escreveu:
o gaio se for aprisionado por norma mata-se
O Gaio (Garrulus glandarius) :?: :?:

Quem é que lhe vendeu essa "banha da cobra"???? ;)

O Gaio é das aves que maior empatia cria com os seres humanos mesmo quando capturado e mantido em cativeiro após adulto. É um "generalista", alias, como os corvídeos em geral.

O suicidio implica premeditação. O único animal capaz de tal feito é o Homem.
Podemos ter em conta alguns factores que podem influenciar uma tendencia para um menor interesse pela vida (inadaptação, doença dolorosa, velhice, ausencia brusca de afecto ou companhia (no caso das espécies sociáveis) e mesmo stress, depressão ou tédio).
Agora uma coisa é o animal deixar-se definhar institivamente devido a factores biológicos ( relativamente comum na natureza), outra é lançar-se á morte conscientemente.
E... o suicidio é um acto consciente.
A unica espécie que é excepção á regra é o Lemingue (embora não lhe chame consciencia mas instinto).
Este roedor após anos fartos de alimento em que resulta uma explosão demográfica, milhares de individuos lançam-se á água num suicidio colectivo.
No entanto trata-se de um mecanismo regulador da propria espécie, pois se assim não fosse, estaria em causa a sobrevivencia da população e até da propria espécie devido á escassez de recursos.
Há algo mais forte que o individuo: - a espécie!
E aqui trata-se de suicidio instintivo com vista á perpetuação da espécie (na verdade o mais correcto seria chamar-lhe dispersão instintiva para novos territórios, embora o mar apenas os leva á morte).
Receio que isso também seja um mito. Quando existe uma explosão demográfica, os lemmings migram para outros locais de menor densidade. Quando isso acontece, sim, alguns caiem de rochas, ou afogam-se em rios, mas não de propósito. Isso acontece porque os lemmings aventuram-se por sitios que não conhecem e vão sempre em grande grupo(daí alguns empurrões).
Quando a competição por comida, espaço etc. fica muito intensa, é mais provável materem-se uns aos outros do que se suicidarem.

Cumps
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

domingo fev 01, 2004 3:44 pm

Caro Malkovich

Eu assumo a minha ignorância quanto ao foru psicológico canino, mas nos humanos a depressão, principal a maníaca pode levar ao suicido.

O acto de suicidio é uma anormalia do forum psicológico, sendo às vezes uma chamada de atenção, pois o suicida está sempre à espera da intervenção "divina" no último momento....a qual por ser muito solicitada falha e, lá se foi mais um. Outras vezes é mesmo problemas psicológicos pois tentam tantas vezes que há uma que acertam. Pesso desculpa se isto pode ser tomado como impessoal mas naarea da saúde, principalmente na hemologia pediatra, temos que lidar assim com as situações se não tornamos todos os casos pessoais.

Mas, continuo na minha, quanto ao forum canino não sei, e estou aqui para aprender e esclarecer as minhas duvidas.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo fev 01, 2004 5:55 pm

Parece que a minha mensagem não foi suficientemente explícita, por isso vou deixar aqui a história toda. Nós tinhamos uma cadelinha chamada Samolé. Como era a única cadela de uma ninhada, o meu inteligente pai decidiu separá-la dos irmãos, deixando-a sozinha com a mãe num local cercado. Passado algum tempo, prendeu-se a cadela mãe porque ela conseguia saltar por cima da rede, que incluia (em alguns sítios) arame farpado. Depois, dscobrimos, que a Samolé trepava pela rede, passando para perto dos manos. Aí, o meu pai (que, como odem constatar é um criatura luminosa :roll: ) prendeu-a a uma das bases da rede. Ela trepou a rede e ficou pendurada pela corrente. De uma vez safou-se (encontrámo-la) e da outra vez acabou por morrer sufocada. Logo é um "suicídio" (matou-se), involuntário (ela não queria matar-se, só queria passar para o outro lado), por culpa dela (porque já devia ter aprendido da primeira vez) e por culpa nossa (porque tivemos a icomesurável inteligência de a deixar presa à rede).
Note-se que quando falo de "suicídio" é toda a morte causada pelo próprio. Se bem que não é esta a terminologia correcta, mas vulgarmente, é assim que a utilizo.

Quanto a morrer de tristeza e depressão, aco qe isso também pode ser considerado uma forma de suicídio, visto que não há aceitação de comida (matar-se à fome), água (matar-se à sede) e um acréscimo exagerado de sedentarismo. Se isto é voluntário ou não...
marta_vasques
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 6:25 pm

Dadilah, se calhar não me exprimi bem. Acho que os cães não têm noção do que é o acto de suicídio, mas isso nem está em questão. O que eu acho é que os animais, principalmente os cães, procuram sempre o melhor da vida e, embora por vezes nos pareçam tristes, ou deprimidos, basta um carinho, uma brincadeira ou uma pouco de atenção para lhes levantar o moral. Com os humanos é mais complicado.
Disse o que disso porque acho que os animais recuperam mais facilmente das suas tristezas e ultrapassam os obstáculos mais rapidamente do que nós, é só isso.
marta_vasques
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 6:25 pm

Dadilah, se calhar não me exprimi bem. Acho que os cães não têm noção do que é o acto de suicídio, mas isso nem está em questão. O que eu acho é que os animais, principalmente os cães, procuram sempre o melhor da vida e, embora por vezes nos pareçam tristes, ou deprimidos, basta um carinho, uma brincadeira ou uma pouco de atenção para lhes levantar o moral. Com os humanos é mais complicado.
Disse o que disso porque acho que os animais recuperam mais facilmente das suas tristezas e ultrapassam os obstáculos mais rapidamente do que nós, é só isso.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo fev 01, 2004 8:20 pm

Este tópico é do caraças. Graças a ele percebo porque existem cães com problemas de comportamento :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo fev 01, 2004 8:34 pm

ciclone Escreveu: Caro Malkovich

Eu assumo a minha ignorância quanto ao foru psicológico canino, mas nos humanos a depressão, principal a maníaca pode levar ao suicido.

O acto de suicidio é uma anormalia do forum psicológico, sendo às vezes uma chamada de atenção, pois o suicida está sempre à espera da intervenção "divina" no último momento....a qual por ser muito solicitada falha e, lá se foi mais um. Outras vezes é mesmo problemas psicológicos pois tentam tantas vezes que há uma que acertam. Pesso desculpa se isto pode ser tomado como impessoal mas naarea da saúde, principalmente na hemologia pediatra, temos que lidar assim com as situações se não tornamos todos os casos pessoais.

Mas, continuo na minha, quanto ao forum canino não sei, e estou aqui para aprender e esclarecer as minhas duvidas.
Depressão maníaca? Ou é uma coisa ou é outra, não existe depressão maníaca (não está a confundir maníaco com bi-polar?)... quanto ao resto nem comento... nunca vi um raciocínio tão disparatado.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 01, 2004 9:01 pm

Há, de facto, animais que entram em depressão no caso do desaparecimento do seu companheiro/a.

É o caso dos 'lovebirds' (rosicollies - penso eu) que criam uma ligação para a vida com o seu par e, creio, chegam a morrer na sua falta.
No fórum das aves há, pe, um forista que tem uma papagaia que o tomou como o seu papagaio - diz ele, como piada.
Apesar de ser uma casa onde há sempre gente, diz ele que, se não aparece 2 ou 3 dias, ela deixa de comer.

Também aconteceu isto, contaram-me, com uma cabeleireira que foi de férias e deixou o seu papagaio ao cuidado da irmã.
O papagaio deixou de comer e acabou por morrer, sem a dona saber o que se estava a passar.
Nunca lhe tinha passado pela cabeça que isto podia acontecer.

Enfim, a ligação humanos-animal de estimação é muito forte.
Mais forte da parte deles que da nossa.
Eu não diria que são suicidios.
Mas é tristeza.
Tão grande que tira o interesse pela brincadeira, pela comida.
Tão grande que pode matar.

Quero crer que muita gente não é capaz de amar assim um ser humano, quanto mais um animal.
Daí que haja a ideia que ser forte é ser destituído de sentimentos.
Triste força, construída à custa da morte da alma !

Como dizia Vinicius de Morais "quem nunca viveu uma paixão, esse não têm nada, não".
isabelnobre
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 11:16 pm

CasadeAnaval Escreveu: Este tópico é do caraças. Graças a ele percebo porque existem cães com problemas de comportamento :D

Really?! 8)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo fev 01, 2004 11:29 pm

Yep. :)

Afinal, nada impede um tópico sobre os cães de trabalho que morrem por karoshi.
Ou por amor.
Ou por insatisfação profissional....

Ou...Ou o caraças :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
isabelnobre
Membro Veterano

domingo fev 01, 2004 11:36 pm

CasadeAnaval Escreveu: cães de trabalho que morrem por karoshi.
:lol: :lol: :lol:
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

segunda fev 02, 2004 12:49 am

ciclone Escreveu: Caro Malkovich

:?: :?: :?: :?: Nem comento...
Responder

Voltar para “Cães”