Dalmata gravida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
comixx
Membro
Registado: terça jun 12, 2012 2:18 pm

quinta jun 14, 2012 2:07 pm

nandaalmeida Escreveu:
comixx Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:
lmml91 Escreveu:Boas!
Eu tenho uma cadela dalmata com um ano, e teve recentemente com cio e por isso esteve cerca de duas semanas presa no canil. Acontece que numa tarde incrivelmente ela soltou-se e andou toda a tarde solta ate eu chegar a casa. Recentemente ja nao esta presa no canil porque acho que ja nao ta com cio, contudo as maminhas dela estao maiores que o normal :( estara gravida? Ou podera apenas ter engordado mais?
Se estiver gravida ser de um rafeiro. Isso influenciara futuras crias? Por exemplo, se ela cruzar com um dalmata as crias nao nascem puras?

Obrigado
Deixei de ler as respostas porque começaram a falar de LOP's e Pedigrees, e acho que não era o que estava em causa.

Se a sua cadela andou solta com o cio, é bem possível que esteja grávida. Aconselho-a a ir ao veterinário, através de uma ecografia ele pode dar-lhe a confirmação.

A confirmar-se, a sua cadela está grávida de rafeiros, simplesmente.
A boa solução para isto seria esterilizar a cadela antes de os cachorros nascerem. Tanto quanto sei, os dalmatas têm tendência a ter ninhadas enormes, e com tanto rafeiro que aí anda para dar, não sei se seria fácil para si arranjar dono para tanto cão... rafeiro!

Se pretende fazer ninhadas no futuro, isso já é uma decisão só sua.
Pessoalmente, e dou-lhe como exemplo o meu caso, tenho uma Golden Retriever, e apesar de muita gente me perguntar quando é que vou fazer uma ninhada, digo-lhe: nunca.

Nunca, porque acho que criar ninhadas em condições é algo que deve ser feito por quem entende realmente do assunto, já para não dizer que para as coisas serem feitas em condições é preciso dispor de tempo, paciência, dinheiro e conhecimento. E já nem estou a por na equação os LOPs, registos, exames de displasia de anca, cotovelo, etc, etc.

Resumidamente, o meu conselho: se a cadela estiver grávida de rafeiros, se fosse comigo, esterilizava-a antes de eles nascerem. Mas isso sou eu.

Boa sorte e depois dê novidades!
Todos os que criam, algum dia criaram pela primeira vez... Na minha família sempre houve cachorros, que se davam...

Porquê tanto fundamentalismo?
Porque criação é com cães puros com lop e pedigree.
Pelo que li a sua cadela não tem lop, então mesmo que acasala-se com um dálmata iriam sair dálmatas rafeiros 8)
Sim, todos os criadores criam pela 1ªvez mas com cães de boas linhagens etc,etc...
Entendeu Xato :lol: :lol:
[/quote]

Criação é com cães puros? Então os cachorros que nasciam lá em casa não eram criação? Era o quê?
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

quinta jun 14, 2012 6:52 pm

comixx Escreveu:
nandaalmeida Escreveu:
comixx Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:
Eu tenho uma cadela dalmata com um ano, e teve recentemente com cio e por isso esteve cerca de duas semanas presa no canil. Acontece que numa tarde incrivelmente ela soltou-se e andou toda a tarde solta ate eu chegar a casa. Recentemente ja nao esta presa no canil porque acho que ja nao ta com cio, contudo as maminhas dela estao maiores que o normal :( estara gravida? Ou podera apenas ter engordado mais?
Se estiver gravida ser de um rafeiro. Isso influenciara futuras crias? Por exemplo, se ela cruzar com um dalmata as crias nao nascem puras?

Obrigado
Deixei de ler as respostas porque começaram a falar de LOP's e Pedigrees, e acho que não era o que estava em causa.

Se a sua cadela andou solta com o cio, é bem possível que esteja grávida. Aconselho-a a ir ao veterinário, através de uma ecografia ele pode dar-lhe a confirmação.

A boa solução para isto seria esterilizar a cadela antes de os cachorros nascerem. Tanto quanto sei, os dalmatas têm tendência a ter ninhadas enormes, e com tanto rafeiro que aí anda para dar, não sei se seria fácil para si arranjar dono para tanto cão... rafeiro!

Pessoalmente, e dou-lhe como exemplo o meu caso, tenho uma Golden Retriever, e apesar de muita gente me perguntar quando é que vou fazer uma ninhada, digo-lhe: nunca.

Nunca, porque acho que criar ninhadas em condições é algo que deve ser feito por quem entende realmente do assunto, já para não dizer que para as coisas serem feitas em condições é preciso dispor de tempo, paciência, dinheiro e conhecimento. E já nem estou a por na equação os LOPs, registos, exames de displasia de anca, cotovelo, etc, etc.

Resumidamente, o meu conselho: se a cadela estiver grávida de rafeiros, se fosse comigo, esterilizava-a antes de eles nascerem. Mas isso sou eu.

Todos os que criam, algum dia criaram pela primeira vez... Na minha família sempre houve cachorros, que se davam...

Pelo que li a sua cadela não tem lop, então mesmo que acasala-se com um dálmata iriam sair dálmatas rafeiros 8)
Sim, todos os criadores criam pela 1ªvez mas com cães de boas linhagens etc,etc...
Criação é com cães puros? Então os cachorros que nasciam lá em casa não eram criação? Era o quê?[/quote]
Criação mas de má qualidade, servia para por mais rafeiros no mundo.
O que eu quis dizer foi que boa criação é só com bons cães, de boas linhagens,etc,etc...
Entendeu Xato
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta jun 14, 2012 7:13 pm

A única coisa que tenho a dizer é que todos os meus rafeiros eram de excelente criação: tinham uma saúde de ferro, nunca sofreram de displasias nem de outras maleitas hereditárias, eram grandes caçadores e excelentes guardas, etc.

E todos eles nasceram na rua ou no mato.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

quinta jun 14, 2012 7:40 pm

Floripes2 Escreveu:A única coisa que tenho a dizer é que todos os meus rafeiros eram de excelente criação: tinham uma saúde de ferro, nunca sofreram de displasias nem de outras maleitas hereditárias, eram grandes caçadores e excelentes guardas, etc.

Faço minhas as suas palavras.... o único cão que eu tive com pedigree, teve um grave problema cardíaco durante toda a sua vida e teve que tomar medicamentos e ter acompanhamento sempre. Já os rafeiros, esses vendiam saúde... rsrsrsrs vai entender????
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta jun 14, 2012 7:46 pm

ziggyma Escreveu:
Floripes2 Escreveu:A única coisa que tenho a dizer é que todos os meus rafeiros eram de excelente criação: tinham uma saúde de ferro, nunca sofreram de displasias nem de outras maleitas hereditárias, eram grandes caçadores e excelentes guardas, etc.

Faço minhas as suas palavras.... o único cão que eu tive com pedigree, teve um grave problema cardíaco durante toda a sua vida e teve que tomar medicamentos e ter acompanhamento sempre. Já os rafeiros, esses vendiam saúde... rsrsrsrs vai entender????
Eu entendo perfeitamente. Aliás, nunca escondi que a minha raça preferida é a dos vira-latas. :D Únicos e irrepetíveis.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
comixx
Membro
Registado: terça jun 12, 2012 2:18 pm

quinta jun 14, 2012 7:52 pm

nandaalmeida Escreveu:
comixx Escreveu:
nandaalmeida Escreveu:
comixx Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:

Obrigado

Criação é com cães puros? Então os cachorros que nasciam lá em casa não eram criação? Era o quê?
Criação mas de má qualidade, servia para por mais rafeiros no mundo.
O que eu quis dizer foi que boa criação é só com bons cães, de boas linhagens,etc,etc...
Entendeu Xato[/quote]

Bons cães de caça eram isso tenha a certeza lol Mas a gente chamava perdigueiro e podengo e outros que já não me lembro. Mas pronto para si eram rafeiros lol
lmml91
Membro Júnior
Registado: quarta jun 13, 2012 3:44 pm

quinta jun 14, 2012 8:12 pm

Passei hoje no vet, e expos a situaçao. O aumento das mamas pode ser normal dado que ela teve cio recentemente, mas tb podera signicar o estado de gravidez. Dado que a cadela so andou solta a cerca de duas semanas, a vet aconselhou me a aguardar mais duas semanas para ver se se forma o cordao mamario (nao sei se e assim que se diz) e depois logo se via o que era melhor.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jun 14, 2012 9:00 pm

Acredite que o melhor é não deixar vir ao mundo uma ninhada enorme de animais para os quais não tem destino.
Porque arranjar lar para uma data de cães de grande porte, é dose!

Esterilizar cadelas grávidas é muito comum, qualquer vet faz isso.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jun 14, 2012 9:00 pm

lmml91 Escreveu:Passei hoje no vet, e expos a situaçao. O aumento das mamas pode ser normal dado que ela teve cio recentemente, mas tb podera signicar o estado de gravidez. Dado que a cadela so andou solta a cerca de duas semanas, a vet aconselhou me a aguardar mais duas semanas para ver se se forma o cordao mamario (nao sei se e assim que se diz) e depois logo se via o que era melhor.
Pensei que iria sugerir uma ecografia... mas se calhar tambem ainda é cedo para isso.
Está a pensar esteriliza-la?
Obrigada pelas novidades :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 14, 2012 9:06 pm

nandaalmeida Escreveu:LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL santo Deus :lol: :lol:
NADAPOSSOLO por cá outra vez?? :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nandaalmeida
Membro Veterano

sexta jun 15, 2012 6:09 am

comixx Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:

Obrigado

Foi por isso que eu disse que criação é com cães de qualidade.
Claro que um criador começa por algum lado,mas não é a fazer rafeiros de certeza.
nandaalmeida
Membro Veterano

sexta jun 15, 2012 6:14 am

dinodane Escreveu:
nandaalmeida Escreveu:LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL santo Deus :lol: :lol:
NADAPOSSOLO por cá outra vez?? :lol:
Sim.Eu no outro tópico já expliquei o porquê de ter sido banida,mas se vou começar a ouvir bocas vou-me embora de novo.
(escrito com um tom não agressivo) :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”