Adopção de cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PedCarvalho
Membro Júnior
Registado: quinta jun 14, 2012 8:56 pm

quinta jun 14, 2012 10:04 pm

maraya Escreveu:
PedCarvalho Escreveu:percebi mal entao :p

sao todos machos.
convem entao registar e ter um seguro como se fosse um cao de raca pura?
Não é como se fosse de raça pura. Pode vir a ter de registar como cruzado de Raça Potencialmente Perigosa e aí passa a ter de cumprir a legislação que se aplica a estas raças (tanto aos puros como aos cruzados)
vou ler a legislação toda com atenção então e ver tudo o que e preciso para este caso.

onde e que eu me posso informar sobre isto e saber o que fazer sem ser na net?
um veterinário pode dizer.me o que fazer ou ir a camara municipal?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jun 14, 2012 10:05 pm

PedCarvalho Escreveu:
maraya Escreveu:
PedCarvalho Escreveu:percebi mal entao :p

sao todos machos.
convem entao registar e ter um seguro como se fosse um cao de raca pura?
Não é como se fosse de raça pura. Pode vir a ter de registar como cruzado de Raça Potencialmente Perigosa e aí passa a ter de cumprir a legislação que se aplica a estas raças (tanto aos puros como aos cruzados)
vou ler a legislação toda com atenção então e ver tudo o que e preciso para este caso.

onde e que eu me posso informar sobre isto e saber o que fazer sem ser na net?
um veterinário pode dizer.me o que fazer ou ir a camara municipal?
Na net encontra facilmente a legislação e é provavel que no vet ou na junta o saibam informar também :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jun 14, 2012 10:05 pm

Epá... na lei tem lá que os cruzados de PP são também abrangidos pela lei... mas se o cão foi mais parecido com Labrador do que com Rott, e o registar como cruzado de Labrador acho que ninguém chateia... agora se o aspecto físico for mais de da mãe (Rott) se calhar vai mesmo ter que registar com cruzado de Rott e ter essas coisas todas feitas...
Ok esperem, alto lá. Sendo a mãe Rott, abrangida pela lei, não deveria estar ela castrada (lembrei-me enquanto escrevia)? E ter seguro, açaime e essas coisas todas?...

Se fosse comigo e se os cães não fossem muito parecidos com a mãe... eu registava como sendo sem raça ou como sendo cruzado de labrador...
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jun 14, 2012 10:06 pm

São um cruzamento de duas raças com uma incidência alta de displasia da anca. Acho que deve ter isso em consideração, e pensar se é um risco que está disposto a correr.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jun 14, 2012 10:08 pm

MiMoo Escreveu:Epá... na lei tem lá que os cruzados de PP são também abrangidos pela lei... mas se o cão foi mais parecido com Labrador do que com Rott, e o registar como cruzado de Labrador acho que ninguém chateia... agora se o aspecto físico for mais de da mãe (Rott) se calhar vai mesmo ter que registar com cruzado de Rott e ter essas coisas todas feitas...
Ok esperem, alto lá. Sendo a mãe Rott, abrangida pela lei, não deveria estar ela castrada (lembrei-me enquanto escrevia)? E ter seguro, açaime e essas coisas todas?...

Se fosse comigo e se os cães não fossem muito parecidos com a mãe... eu registava como sendo sem raça ou como sendo cruzado de labrador...
Pois era isso que eu estava a dizer lá atras.
Teoricamente se é cruzado tem de ser registado como PP mas se sair ao pai e se disser que não se sabe que são os pais penso que acabariam por registar no normal...

A mãe deveria estar esterilizada sim, se não tiver LOP.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
PedCarvalho
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 10:11 pm

MiMoo Escreveu:Epá... na lei tem lá que os cruzados de PP são também abrangidos pela lei... mas se o cão foi mais parecido com Labrador do que com Rott, e o registar como cruzado de Labrador acho que ninguém chateia... agora se o aspecto físico for mais de da mãe (Rott) se calhar vai mesmo ter que registar com cruzado de Rott e ter essas coisas todas feitas...

sao muito parecidos a mae e vou deixar uma foto.
sao 4, todos iguais a nivel fisico mas na cor dois deles sao todos pretos.

Imagem
PedCarvalho
Membro Júnior

quinta jun 14, 2012 10:17 pm

Tumbleweed Escreveu:São um cruzamento de duas raças com uma incidência alta de displasia da anca. Acho que deve ter isso em consideração, e pensar se é um risco que está disposto a correr.
tambem ja li sobre isso e é o que me esta a preocupar mais.
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

quinta jun 14, 2012 10:20 pm

PedCarvalho Escreveu:

Imagem
O cão é lindinho d+.
Tenho uma pergunta aos colegas, vamos supor que esses cachorrinhos fossem encontrados na rua, se eu fosse registrar não teria tantas iformações, daí registrava como rafeiro e pronto???
Então porque o rapaz tem que ficar colocando todas as informações e correr o risco de gastar um dinheiro por ter um cao PP?
:?: :?:
<p>&nbsp;</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jun 14, 2012 10:52 pm

ziggyma Escreveu:
PedCarvalho Escreveu:

Imagem
O cão é lindinho d+.
Tenho uma pergunta aos colegas, vamos supor que esses cachorrinhos fossem encontrados na rua, se eu fosse registrar não teria tantas iformações, daí registrava como rafeiro e pronto???
Então porque o rapaz tem que ficar colocando todas as informações e correr o risco de gastar um dinheiro por ter um cao PP?
Apenas para se precaver. Sabendo que a mãe é Rottweiler, e vendo a foto do cachorro, é provável que a aparência em adulto seja a de um Rottweiler. Daí, para se proteger de qualquer incidente futuro deve fazer o seguro, revelar que se trata de um cruzamento com uma RPP e seguir todas as outras obrigações.

Pode se informar num veterinário ou na Junta de Freguesia da sua zona de residência.

Editei para acrescentar a legislação de que já falaram, para dar uma vista de olhos.

Decreto-Lei n.º 315/2009, de 29 de Outubro:
http://dre.pt/util/getpdf.asp?s=dip&ser ... p=20093118
Última edição por bhess em quinta jun 14, 2012 11:05 pm, editado 9 vezes no total.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta jun 15, 2012 6:29 am

ziggyma Escreveu:
PedCarvalho Escreveu:

Imagem
O cão é lindinho d+.
Sim,se não quiser correr nenhum risco.
Não é preciso olhar muito tempo para o cachorro para perceber que raça ele tem.
E alem disso se algum dia, por algum motivo o cão fizer uma asneira e meter policia o PedCarvalho tem tudo como manda a lei.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jun 15, 2012 5:47 pm

ziggyma o registo a que nos estamos a referir é o registo da licença camarária, obrigatório para todos os animais e que é diferente para raças PP ou seus cruzamentos.

Até podia ser apanhado na rua. Um dia um agente da autoridade olha para um animal claramente cruzado de rott e pede a papelada....e????

Os cachorros são bonitos mas tem bem cara da mãe 8)
Para quê incorrer em chatices? Mais vale estar dentro da lei e fazer tudo direitinho. Que aliás, para mim no que diz respeito a seguros, devia ser obrigatório para todos.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta jun 15, 2012 5:57 pm

E como é que o agente da autoridade prova isso? Acho muito bem que faça o registo como SRD, só é palerma se disser que é cruzado de rot ou seja do que for.

Em relação ao seguro nenhuma das minhas é PP ou cruzada de PP e têm seguro não vá o diabo tece-las ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta jun 15, 2012 6:05 pm

maraya Escreveu:
sasquatch Escreveu:Esterilize o cachorro quando chegar a altura, seja macho ou fêmea.
Tratando-se de cruzados de uma raça dominante e como vão ser de grande porte, aconselho fêmea, são mais fáceis de lidar.

Não pode ter lido aqui alguém a dizer "rafeiros nem dados". O que leu é que não se devem comprar rafeiros que passam por cães de raça, porque para isso vai-se ao canil e são de borla.

Sendo a cadela uma raça pp, penso que os filhotes estão abrangidos pela legislação, o que acham?
Acho que a legislação abrange caes cruzados de Rpp's sim, assim como cães "semelhantes" na aparencia.
No entanto se sairem ao pai... 8)

a serio?! Entao sendo cao sem raça, pode logo desde que nasce ser considerado pp? so porque um dos progenitores o é?
E os "parecidos" tb???
Nao sabia mesmo.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jun 15, 2012 6:05 pm

kittten Escreveu:E como é que o agente da autoridade prova isso? Acho muito bem que faça o registo como SRD, só é palerma se disser que é cruzado de rot ou seja do que for.

Em relação ao seguro nenhuma das minhas é PP ou cruzada de PP e têm seguro não vá o diabo tece-las ...
Eu nem estava a pensar nos agentes da autoridade, porque se formos por aí ninguém pode provar que um "pitbull" é um "pitbull"... Estou a pensar exactamente pelo outro lado... Estou a pensar nas mentalidades que ainda se vêem por este país fora, e se alguém se lembra de, um dia, vir pegar com o cão e apresentar queixa como sendo um Rottweiler... Quando as autoridades virem o cão, em tudo semelhante a um quem é que vai provar que não o é?

Não sei... Já temos aqui dois pontos de vista diferentes, eu optava por revelar que é cruzado de Rottweiler, cabe aos futuros donos dessas belezas tomar as suas decisões.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta jun 15, 2012 6:39 pm

bhess Escreveu:
kittten Escreveu:E como é que o agente da autoridade prova isso? Acho muito bem que faça o registo como SRD, só é palerma se disser que é cruzado de rot ou seja do que for.

Eu nem estava a pensar nos agentes da autoridade, porque se formos por aí ninguém pode provar que um "pitbull" é um "pitbull"... Estou a pensar exactamente pelo outro lado... Estou a pensar nas mentalidades que ainda se vêem por este país fora, e se alguém se lembra de, um dia, vir pegar com o cão e apresentar queixa como sendo um Rottweiler... Quando as autoridades virem o cão, em tudo semelhante a um quem é que vai provar que não o é?

Não sei... Já temos aqui dois pontos de vista diferentes, eu optava por revelar que é cruzado de Rottweiler, cabe aos futuros donos dessas belezas tomar as suas decisões.
E como é que vai provar que é? E porque haveriam de apresentar queixa? Só se o cão agredir alguém.

Eu faria o seguro sim, agora dizer que é cruzado disto ou daquilo de certeza que não o faria é que cães parecidos é o que não faltam e *as tantas nenhum tem sangue de rot.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”