Trela extensível

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo fev 01, 2004 7:38 pm

nunca engracei muito com trelas extensíveis e sempre tive a sensação dr que em qualquer altura se podiam partir. até já ouvi histórias terríveis que apontavam nesse sentido.
mas ultimamente tenho estado tentada a comprar uma. o rapaz max tem alturas em que precisa de andar com a trela muito curta. enrolar a normal na mão, acaba por dar cá uma destas dores :roll:
hoje, fui a uma loja para comprar a dita cuja. perguntei se a podia usar em conjunto com a estranguladora. uns não sabiam, outros diziam , que sim, que não e talvez. enfim. decidi deixá-la lá. pus-me a pensar que se a trela se partisse, o max fugia, era atropelado, amachucava um carro e lá estava eu a levar com tudo em cima.
alguém sabe se é possível usar ao mesmo tempo este tipo de trela e a estranguladora? haverá algum perigo destas trelas partirem? claro que iria comprar uma aconselhada para o peso do cão.
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo fev 01, 2004 8:03 pm

Boa noite,

Já usei destas trelas quando tinha só um cão (boxer) e usava também a coleira estranguladora.

O perigo não estava na trela se partir, nisso, a possibilidade é igual a qualquer outra trela, o meu problema e a razão pela qual deixei de a usar foi na facilidade de perder o equilibrio caso levasse um puxão forte, donde, partir-me eu.
Baileys
Membro
Registado: domingo ago 03, 2003 2:35 pm

domingo fev 01, 2004 10:04 pm

Oi!
Eu uso uma trela extensivel quando passeio o meu Golden, tb. não vou muito há baila com essas trelas mas... ;) digamos que mtas das vezes não estou para ir fazer todo o terreno para o meio das ervas! :lol:
Quando ele ela mais pequeno tinha uma coleira e trela normais, mas depois cresceu e a trela ficou mto pequena. E então vai de comprar um extensivel, boa e resistente!
Depois começou a perceber que se puxa-se pela trela a coleira saia pela cabeça! (inteligente não é??!) :evil: :roll: Ora então... e para minimizar isso e com os puxanços, lá vai de comprar um simi-estranguladora, que uso agora com a extensivel.

Conselho na escolha da trela :arrow: Não compres uma maior do que 5 metros! Vê se a parte em plástico que seguras é resistente, no caso de ela cair e não se partir ou abrir. Depois, e muito importante, não compres uma de fio (são uma #$%&#"), partem-se ao primeiro puxão, compra uma de tira, são mto mais resitentes, tenho a minha à ano e meio e nunca se estragou.
Na utilização, toma atenção que a estranguladora só vai funcionar plenamente quando a trela estiver toda esticada, a menos que antes tranques a mesma (é uma questão de hábito).

Agora se me perguntares, qual das trelas (normais ou extensiveis) tem maior controle no cão... provavelmente a normal! Com a extensivel tens de te anticipar ao cão.. quando vires que ele vai começar a correr para te dar um puxão, tens de a trancar logo! Senão, e se o teu for igual ao meu (o meu tem agora 2 anos ;) ) que tem uma força do caraças, quando ela estiver toda esticada, vai ser mto dificil controlares o cão...

Compra uma.. e depois vê no que dá! mas lembra-te se for cão grande, não compres com um comprimento superior a 5 metros!

Fica bem!
duvidas
Membro
Registado: sexta mai 30, 2003 8:51 pm

domingo fev 01, 2004 10:32 pm

Olá
Eu sempre usei esse tipo de trela, até que em janeiro ao passear com a maria, a trela rebentou ......e o pior aconteceu.
No esticão, a engrenagem saltou e a cadelinha assustada disparou a correr.
Foram 2 dias de pesadelo à procura da Maria, que graças a Deus apareceu.
Depois deste acontecimento,....com cães que puxem mais.......NUNCA mais me atrevo.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo fev 01, 2004 11:02 pm

Nunca usei trelas extensíveis com o meu primeiro cão, mas quando adquiri o Bono, resolvi satisfazer essa minha curiosidade.
Nunca tive chatices de espécie alguma com a trela extensível que comprei (ainda está operacional), no entanto, hoje em dia já não a uso porque o meu controlo sobre o Bono não era total!
Prefiro que ele ande mesmo ao pé de mim do que esperar que a trela "engula" uma série de fio, até ele chegar ao pé de mim.
Sou mesmo a favor da trelinha comum.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

domingo fev 01, 2004 11:40 pm

Pois, as trelas extensíveis são uma tentação.... a Aleusha usou quando era mais nova.
Mas a verdade é que pode tornar-se perigoso. A minha nunca rebentou, devia ser de boa qualidade porque nem imaginam os esticões que aquela cadela dava :o Ela levava tudo atrás e à frente :o
Mas há outras situações em que pode ser perigoso..... eles afastam-se mais de nós e de repente.... enfim, muita coisa pode acontecer e não vamos a tempo de os puxar.
Fora isso, acho que o cão deve mesmo andar junto ao dono, com aquela trela a Aleusha ficava mais abusadora, mais irreverente ;)

Beijocas,
Sofia
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda fev 02, 2004 12:28 am

Olá

É uma questão de prática. Eu tenho as duas, mas agora só uso a extensível. Até porque a minha menina começou a roer a outra e já não a ponho sem a mandar arranjar antes que arrebente.
A extensível pode ser bloqueada no comprimento que se quiser. A minha até fica mais curta que a normal.
Só a solto quando eu quero, não quando a Zoe quer. só quando chega a relva, ou sítio para andar, porque também não quero fazer todo-o-terreno.
Para mim é a melhor. Claro que se tem de ter atenção ao peso do cão e à força. A minha tem muita, e de que maneira! Mas é como digo, bloqueio a trela no comprimento que quero e só solto quando eu entendo. Aí, no comprimento máximo, 5 m, estou de olho a ver os movimentos da menina!
Se recuarem o braço, com ele dobrado, evitam esticões e deslocações do ombro!
Tornei-me uma perita nestas trelas! :)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda fev 02, 2004 2:19 am

Já agora, o que acham mais indicado, a coleira ou aquela espécie de coletes que se põem nos cães?
Já ouvi muitas teorias; uns defendem que o colete distribui melhor a força que o cão exerce, outros dizem que a coleira dá melhor controlo do animal: ao sentir o pescoço mais apertado, modera a pressão, enquanto que com o colete nunca aprende a não puxar.
Eu usava coletes e coleiras no meu husky e, sinceramente, a diferença não era nenhuma, parecia um touro! :D Mas ele também era meio avariado... ;)
Qual é a vossa opinião?
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

segunda fev 02, 2004 7:51 am

marta_vasques Escreveu: Já agora, o que acham mais indicado, a coleira ou aquela espécie de coletes que se põem nos cães?
Já ouvi muitas teorias; uns defendem que o colete distribui melhor a força que o cão exerce, outros dizem que a coleira dá melhor controlo do animal ao sentir o pescoço mais apertado, modera a pressão, enquanto que com o colete nunca aprende a não puxar.
Eu usava coletes e coleiras no meu husky e, sinceramente, a diferença não era nenhuma, parecia um touro! D Mas ele também era meio avariado... ;)
Qual é a vossa opinião?
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=2178
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda fev 02, 2004 9:42 am

A mim não me dera jeito a trela extesível, tentei usar uma quando o Dylan era ainda mais pequeno, mas o maroto desatava a correr para tudo o lado, a trela ficava presa nas árvores, em fim, foi um pesadelo. Pode ver este tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

que eu pus para perguntar tambem sobre o tema.
No passeio eu uso trela normal e coleira estranguladora: se puxar, enforca-se 8) , pode não ser muito simpático, mas é a única maneira de caminhar tranquila com ele, e eu tambem quero desfrutar os passeios.
Treinei-lho para responder ao chamado (com dicas do José Carlos) e então fica á solta na parte de atras do jardim, longe da estrada, e ali pode correr a vontade para liberar a maluquice, mas quando anda á trela, já sabe que tem que andar direitinho.
Eu vejo cá mesmo no jardim pessoas a usar dessas trelas extensiveis, acho que se se apanha o jeito deve ser bom para os cães brincar mais em segurança, eu é que não consegui :oops: :oops: :oops:

Alicia
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda fev 02, 2004 9:47 am

anjaazul Escreveu: nunca engracei muito com trelas extensíveis e sempre tive a sensação dr que em qualquer altura se podiam partir. até já ouvi histórias terríveis que apontavam nesse sentido.
.......
alguém sabe se é possível usar ao mesmo tempo este tipo de trela e a estranguladora? haverá algum perigo destas trelas partirem? claro que iria comprar uma aconselhada para o peso do cão.

A Riskas usava uma adequada ao peso dela (28 kg)...e partiu-a..aliás, ela logo em cachorrinha deu cabo de uma estranguladora :roll:. Desde aí, usamos sem ser extensiveis. Para cães que puxam muito e têm muita força, não aconselho por experiência própria.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda fev 02, 2004 11:08 am

eu uso trela curta e estranguladora na mara.... parece-me ter mais domínio sobre o cão...

tudo bem que a mara não puxa muito, mas com ela ao pé de mim, sei que não se mete em disparates.....

claro que de vez em quando dá-me um puxão que quase que me leva atras.... mas enfim...

Das trelas extensíveis, confesso que não vou muito à baila.... se calhar é dos cockers, porque eles passam a vida ás voltas e não dá jeito nenhum passear com eles de trela grande (passava a vida à volta das árvores...)
anjaazul
Membro Veterano

segunda fev 02, 2004 12:58 pm

Agora se me perguntares, qual das trelas (normais ou extensiveis) tem maior controle no cão... provavelmente a normal! Com a extensivel tens de te anticipar ao cão.. quando vires que ele vai começar a correr para te dar um puxão, tens de a trancar logo! Senão, e se o teu for igual ao meu (o meu tem agora 2 anos ) que tem uma força do caraças, quando ela estiver toda esticada, vai ser mto dificil controlares o cão...
bom, a minha ideia com a trela extensível, era usá-la com um comprimento infimo. de momento, acho que o max está a precisar de andar o mais perto possível de mim.
o rapaz também tem 2 anos e está na flor da idade e da força. agora, ganhou o pessimo hábito de se passar quando vê ou ouve outro cão. tenta ir atrás e se não consegue, é uma bulha pegada com a carlota. enquanto eu o consigo dominar, já estou cheia de nodoas negras. resta acrescentar que o cão está a ser passeado uma parte do dia com outra pessoa e palpita-me que o estão a estragar. o incrível é que à solta, nem liga muito a outros cães, pode cheirá-los, não os ataca e vem quando o chamo. se vai à trela é o bom e o bonito. enrolar a trela de nylon na mão :o :o
ainda bem que não comprei ontem a trela. era de fio. não tinha mais de 5 metros e era adequada ao peso de sua exª o bobi :D
anjaazul
Membro Veterano

segunda fev 02, 2004 12:58 pm

Agora se me perguntares, qual das trelas (normais ou extensiveis) tem maior controle no cão... provavelmente a normal! Com a extensivel tens de te anticipar ao cão.. quando vires que ele vai começar a correr para te dar um puxão, tens de a trancar logo! Senão, e se o teu for igual ao meu (o meu tem agora 2 anos ) que tem uma força do caraças, quando ela estiver toda esticada, vai ser mto dificil controlares o cão...
bom, a minha ideia com a trela extensível, era usá-la com um comprimento infimo. de momento, acho que o max está a precisar de andar o mais perto possível de mim.
o rapaz também tem 2 anos e está na flor da idade e da força. agora, ganhou o pessimo hábito de se passar quando vê ou ouve outro cão. tenta ir atrás e se não consegue, é uma bulha pegada com a carlota. enquanto eu o consigo dominar, já estou cheia de nodoas negras. resta acrescentar que o cão está a ser passeado uma parte do dia com outra pessoa e palpita-me que o estão a estragar. o incrível é que à solta, nem liga muito a outros cães, pode cheirá-los, não os ataca e vem quando o chamo. se vai à trela é o bom e o bonito. enrolar a trela de nylon na mão :o :o
ainda bem que não comprei ontem a trela. era de fio. não tinha mais de 5 metros e era adequada ao peso de sua exª o bobi :D
Baileys
Membro
Registado: domingo ago 03, 2003 2:35 pm

terça fev 03, 2004 11:41 am

anjaazul Escreveu: o rapaz também tem 2 anos e está na flor da idade e da força. agora, ganhou o pessimo hábito de se passar quando vê ou ouve outro cão. tenta ir atrás e se não consegue, é uma bulha pegada com a carlota. enquanto eu o consigo dominar, já estou cheia de nodoas negras. resta acrescentar que o cão está a ser passeado uma parte do dia com outra pessoa e palpita-me que o estão a estragar. o incrível é que à solta, nem liga muito a outros cães, pode cheirá-los, não os ataca e vem quando o chamo. se vai à trela é o bom e o bonito. enrolar a trela de nylon na mão :o :o
Pois.. exactamente como o meu... só que o meu nunca anda à solta, porque mesmo se andasse não me ia obedecer.. :? , por isso e tb. porque não estou para andar os próximos 5 ou 10 anos a andar a puxar por ele... ou vice-versa ;) :lol: , ainda por cima nem consigo estar sossegada num café, por causa dele (se vê um cão ou cadela, leva tudo à frente... vai cadeiras, mesas, eu e mais alguém que estiver no caminho), por isso vai começar esta semana na escola de treino, começa-mos com obediência de companhia.. ;) .
Se realmente comprares uma extensivel compra uma de tira (não de fio), são mais resistentes... a minha já caiu ao chão uma série de vezes, já foi arrastada pelo meio de estradas de terra e pinhal (por ele cada vez que me foge) algumas 5 vezes, já andou à chuva... salvo alguns arranhões, está em bom estado, ainda funciona bem! E lembra-te quanto maior for o comprimento da trela pior (menos controle), compra entre os 3 e os 5 metros máximo.

Fica bem!
Responder

Voltar para “Cães”