Os cães suicidam-se?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MyCat
Membro Júnior
Registado: domingo dez 08, 2002 6:56 pm

segunda fev 02, 2004 6:40 pm

Nao creio que os animais, tenham consciencia do que se trata suicidio, o que pode ter acontecido, foi que o pobre animal com as doenças principlamente cerebrais nao ter percebido que podia morrer fazendo aquilo!
penso que o suicido esta fora de questao...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça fev 03, 2004 10:43 pm

Nuria Escreveu:
fang Escreveu:
nelsonk Escreveu:
o gaio se for aprisionado por norma mata-se
O Gaio (Garrulus glandarius) :?: :?:

Quem é que lhe vendeu essa "banha da cobra"???? ;)

O Gaio é das aves que maior empatia cria com os seres humanos mesmo quando capturado e mantido em cativeiro após adulto. É um "generalista", alias, como os corvídeos em geral.

O suicidio implica premeditação. O único animal capaz de tal feito é o Homem.
Podemos ter em conta alguns factores que podem influenciar uma tendencia para um menor interesse pela vida (inadaptação, doença dolorosa, velhice, ausencia brusca de afecto ou companhia (no caso das espécies sociáveis) e mesmo stress, depressão ou tédio).
Agora uma coisa é o animal deixar-se definhar institivamente devido a factores biológicos ( relativamente comum na natureza), outra é lançar-se á morte conscientemente.
E... o suicidio é um acto consciente.
A unica espécie que é excepção á regra é o Lemingue (embora não lhe chame consciencia mas instinto).
Este roedor após anos fartos de alimento em que resulta uma explosão demográfica, milhares de individuos lançam-se á água num suicidio colectivo.
No entanto trata-se de um mecanismo regulador da propria espécie, pois se assim não fosse, estaria em causa a sobrevivencia da população e até da propria espécie devido á escassez de recursos.
Há algo mais forte que o individuo: - a espécie!
E aqui trata-se de suicidio instintivo com vista á perpetuação da espécie (na verdade o mais correcto seria chamar-lhe dispersão instintiva para novos territórios, embora o mar apenas os leva á morte).
Receio que isso também seja um mito. Quando existe uma explosão demográfica, os lemmings migram para outros locais de menor densidade. Quando isso acontece, sim, alguns caiem de rochas, ou afogam-se em rios, mas não de propósito. Isso acontece porque os lemmings aventuram-se por sitios que não conhecem e vão sempre em grande grupo(daí alguns empurrões).
Quando a competição por comida, espaço etc. fica muito intensa, é mais provável materem-se uns aos outros do que se suicidarem.

Cumps
Claro que o termo "suicidio" é verdadeiramente um mito.
No entanto essa elevada mortalidade não observa em mais nenhuma espécie animal.
Não tem comparação, pe, com as baixas registadas durante a migração dos gnus.
Estou em crer que essa odisseia desastrosa que leva á morte colectiva de vários grupos de lemingues tem a ver com fenómenos de autoregulação das densidades da espécie.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça fev 03, 2004 10:57 pm

A história idiota dos lemingues suicidarem-se tem origem infeliz num daqueles documentários sobre a natureza da Disney efectuados nos anos 60 que de cientificos não tinham nada. A base para esse lindo documentário foi uma história do mitico Carl Barks, criador do tio patinhas, passada na Noruega...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça fev 03, 2004 11:02 pm

CasadeAnaval Escreveu: A história idiota dos lemingues suicidarem-se tem origem infeliz num daqueles documentários sobre a natureza da Disney efectuados nos anos 60 que de cientificos não tinham nada. A base para esse lindo documentário foi uma história do mitico Carl Barks, criador do tio patinhas, passada na Noruega...
Pois... mais um daqueles "cientistas empíricos"... como o outro. :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

quarta fev 04, 2004 3:03 pm

No filme "James Bond - Diamonds are forever" aparece uma cena em que colocam um escorpião dentro de um círculo de fogo (feito com gasolina) e o escorpião injecta o veneno que tem no agulhão no abdómen e morre...
É um suicídio condicionado mas é um suicídio.
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

quarta fev 04, 2004 3:32 pm

theraphosi Escreveu: No filme "James Bond - Diamonds are forever" aparece uma cena em que colocam um escorpião dentro de um círculo de fogo (feito com gasolina) e o escorpião injecta o veneno que tem no agulhão no abdómen e morre...
Realmente um filme é um excelente exemplo, nem lhe digo !! Como é que consegue provar isso na realidade ?

Há que dinstiguir a ficção da realidade... :lol:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 04, 2004 3:44 pm

Malkovich Escreveu:
theraphosi Escreveu: No filme "James Bond - Diamonds are forever" aparece uma cena em que colocam um escorpião dentro de um círculo de fogo (feito com gasolina) e o escorpião injecta o veneno que tem no agulhão no abdómen e morre...
Realmente um filme é um excelente exemplo, nem lhe digo !! Como é que consegue provar isso na realidade ?

Neste caso não é ficção. O meu pai que nasceu em Africa e lá viveu a infância contava exactamente o mesmo.
Maria Jo&atilde;o
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

quarta fev 04, 2004 3:52 pm

mjoaomarques Escreveu:
Malkovich Escreveu:

Neste caso não é ficção. O meu pai que nasceu em Africa e lá viveu a infância contava exactamente o mesmo.
Aqui tem a realidade.
Eu também já tinha ouvido várias histórias destas...

Obrigado pelas frases feitas Malkovich! :lol:
Talvez agora deva passar para os ditados populares!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 04, 2004 4:35 pm

A história do escorpião,penso eu,é verdade.
Já ouvi isso contado por uma pessoa que viveu muitos anos na India e diz que as crianças costumavam divertir-se com isso.

O que eu acho é que há aqui uma confusão de conceitos.
Pe,todos vimos as pessoas que se atirararm das torres no 11 de Setembro.
Suicidaram-se de preferência a morrerem queimadas ou sufocadas pelo fumo.Mas seriam suicidas ? Ou,mesmo matando-se,foram assassinadas ?

Também me espanta que se deminua tanto os animais.
Está-se sempre a falar em não humanizar os animais.
Mas daí a criar uma tal distância...

Esquecem-se que somos animais.
Não se trata de não humanizar os animais,trata-se de "animalizar" o homem.
Muito do que se passa conosco é animal.
Talvez mais do que pensamos ou gostaríamos de acreditar.

Há boas hipóteses que certas anomalias psicológicas (como algumas obcessões, certas formas de depressão,etc.) terem origens físicas e genéticas e,a ser assim,porque não as haveriam de ter os animais ?

Note-se que estou a especular.

Mas admira-me a falta de humildade e a sistemática pretensão de superioridade dos homens.
No fim o homem é apenas um animal mais industrioso - no sentido de habilidoso - que os restantes (parece que o facto de termos o polegar capaz de se opor aos restantes dedos, tem tudo a ver com essas capacidades).
A ser assim,não há razão para tanta vaidade.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta fev 04, 2004 4:57 pm

Ora aí está a aisd disse tudo.

Para quê racionalizar? Será que quem comete suicidio também está consciente do que está a fazer? Não falo daqueles que têm doenças terminais e decidem escolher morrer sem sofrimento. Será que 90% dos suicidios não são acções momentaneas e não opções?

Quem somos nós para dizer se o cão se suicidou ou não, e os animais que deixam de comer quando os donos morrem?

E os mamiferos marinhos que se "suicidam" às dezenas?

Se nós reconhecemos sentimos vindos dos animais, tais como amor e devoção, estados de espirito como alegria, tristeza e até depressão, porquê pôr de lado a hipótese de suicidio?

Quanto ao escorpião o que eu tenho visto e lido é que ele simula o suicidio, assim que deixa de haver perigo foge de imediato.

Ou será que vamos racionalizar tudo e atribuir todas estas coisas ao instinto?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 04, 2004 5:02 pm

Eu já por diversas vezes disse aqui que nós humanos temos um enorme complexo de superioridade em relação aos animais, nomeadamente em relação aos nossos amigos cães. De facto, se analisarmos bem, em muitos aspectos, especialmente nos instintos, somos tal e qual como eles.
E anatomicamente não estamos assim tão longe, que os devamos colocar tão abaixo. Mas devemos tomar estas comparações em termos relativos.

Mas se colocarmos as coisas a outro nível, então as diferenças são abismais. De facto, qualquer animal está muito longe de criar uma obra de arte, por exemplo, ou de gerir uma empresa.

O grande problema aqui é encontrarmos o ponto de equilíbrio. É tentarmos entender o cão como animal que é e não como humano, nem menosprezando os atributos que realmente os aproximam de nós, nem querendo que eles sejam uns homenzinhos...

Isto vem a propósito do suicídio. Os animais agem por instintos. O suicídio é um acto deliberado e de difícil RESOLUÇÃO. O suicida antes de tomar a decisão, RACIOCINA...
Assim como os cães não compõem música nem escrevem poesia, também creio que não têm o poder (racional) de se suicidar...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

quarta fev 04, 2004 5:27 pm

theraphosi Escreveu:
Aqui tem a realidade.
Eu também já tinha ouvido várias histórias destas...

Obrigado pelas frases feitas Malkovich! :lol:
Talvez agora deva passar para os ditados populares!
Histórias, filmes, já agora não tem aí uma lenda??????

Como já aqui disseram o escorpião simula a morte e depois foge.

Já que pediu um ditado aqui o tem: Cão que ladra não morde... ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 04, 2004 6:30 pm

Eu acho isto um espéctaculo...

Aparentemente um animal não se suicida poque não tem inteligência para tanto (não digo que não), mas um insecto cercado pelo fogo, apercebe-se que é uma armadilha, que está a ser visto e simula um suicídio para enganar os voyeurs...

Certamente faz isso para enganar a mãe natureza quando é cercado por fogo na floresta !

E depois vêm falar de "humanizar" os cães...

Que tal "eu cá adiro ao que me dá jeito ?".

Fantástico.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 04, 2004 9:38 pm

O suicídio nos humanos envolve um enorme trabalho intelectual. Trabalho mental muito lento, muito elaborado e muito ponderado. Bom, e muito sofrido, o que aqui para o caso não interessa.
Nos animais, este conceito não pode existir por sua própria natureza. Se o escorpião se injecta com o próprio veneno, situação aliás sobejamente conhecida, será por mero instinto de auto-defesa ao sofrimento e não como resultado de uma elaboração mental. Mas pronto, chamemos-lhe suicídio à falta de melhor designação.
A teoria que eu defendo aqui não tem a ver com o resultado final, a morte, mas com o processo que a desencadeou. Pondo as coisas noutro patamar, muitas pessoas suicidam-se sem chegarem a ter uma morte orgânica. O suicídio, quando muito, é o resultado de um longo processo MENTAL.

Mas, pensando bem, acho que estamos aqui quase, quase, quase a descobrir qual é o sexo dos anjos. Só falta um bocadinho.

E falando francamente, embora a felicidade dos nossos cães não dependa das conclusões a que chegarmos aqui neste tópico, considero o tema interessante.

Bem, mas continuo na minha. Os cães não se suicidam.
Para mal deles. P'rá vida que levam alguns, se eles soubessem o que era isso de suicídio, bem que se atiravam da varanda abaixo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta fev 04, 2004 10:25 pm

ó Nel olhe que o escorpião ñ se suicida ! aquilo é uma mera simulação que serve para enganar o fogo , aliás aconteçe muito no mundo dos insectos as abelhas quando sentem o fumo tb enchem a pança pegam na rainha e ala que se faz tarde , mas claro que isso é só instinto pk inteligente só há um, é o Homem e mais nenhum !
aliás um pouco mais acima pode-se ver um excelente espécimen .

parece o outro a chutar com o pé que tem mais á mão

Sr. Malkovich já agora se pudesse tirar-me uma dúvida agradecia-lhe !
essa coisa linda com o focinho cheio de neve é um mastim do tibete ?

abraço

Nelson

p.s. Parabéns pelo seu site Nel
Responder

Voltar para “Cães”