Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jun 19, 2012 4:08 pm

Ritazza Escreveu:Quando chego a casa e está encolhida, já sei que fez asneira...
Ela encolhe-se porque sabe que o facto de você chegar a casa significam más notícias... ela não sabe o que fez mal, ela só sabe que há consistência entre o você chegar a casa e ela levar um raspanete... e sendo uma cadela medrosa que ao início foi difícil acostumar... só estraga a vossa relação de confiança.
O Kong por si só pode não resolver o problema... a única forma de resolver o problema é evitá-lo... pelo menos durante uns 2 ou 3 meses eu não a deixava solta, começava a treinar deixá-la numa crate... desde que bem desensibilizada a estar na crate e desde que ela aprenda a gostar de lá estar dentro, não há problema nenhum ela lá ficar com o Kong. Agora se ela não for treinada a gostar de passar tempo na crate... aí o problema pode agravar-se.
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

terça jun 19, 2012 4:08 pm

Pronto, é assim que ela é feliz...

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

(espero que dê!)
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

terça jun 19, 2012 4:11 pm

MiMoo Escreveu:
Ritazza Escreveu:Quando chego a casa e está encolhida, já sei que fez asneira...
Ela encolhe-se porque sabe que o facto de você chegar a casa significam más notícias... ela não sabe o que fez mal, ela só sabe que há consistência entre o você chegar a casa e ela levar um raspanete... e sendo uma cadela medrosa que ao início foi difícil acostumar... só estraga a vossa relação de confiança.
O Kong por si só pode não resolver o problema... a única forma de resolver o problema é evitá-lo... pelo menos durante uns 2 ou 3 meses eu não a deixava solta, começava a treinar deixá-la numa crate... desde que bem desensibilizada a estar na crate e desde que ela aprenda a gostar de lá estar dentro, não há problema nenhum ela lá ficar com o Kong. Agora se ela não for treinada a gostar de passar tempo na crate... aí o problema pode agravar-se.
Mas eu deixava-a sempre no mesmo espaço (hall mais cozinha). Ela não chora, não ladra não chateia ninguém. Simplesmente, de vez em quando não sei o que lhe dá, e roi o que apanha...p.e., é capaz de me roer o rodapé hoje e só daqui a tres semanas voltar a fazer asneiras...

Eu é que achei que lhe podia dar mais espaço na casa, porque gosta muito de estar ao sol...(não a posso lá deixar o dia todo, porque ela tem de ter as janelas fechadas e fica muito abafado...)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jun 21, 2012 11:55 am

bearock Escreveu:
doglover80 Escreveu:Em relação aos truques, já alguém ensinou o cão a coxear? Andar com uma pata da frente levantada? É muito engraçado!
Deve ser engraçado, como se ensina? :P
Existem videos no youtube, "limp dog training", se colocar isso pode encontrar. A modalidade que usei foi agarrar uma das patas da frente, comigo ajoelhado e fazer luring com uma recompensa bem apetitosa com um movimento para a frente para fazer com que o cão se desloque para a frente... vai ser dificil as primeiras tentativas... depois assim que percebe vai começar a fazê-lo com facilidade consigo a agarrar a pata.

Numa fase seguinte é o deixar de agarrar a pata, começa por apenas deixar a sua mão por debaixo da pata para impedir o movimento de baixá-la para a colocar no chão de forma a andar... impede esse movimento e continua a fazer o luring para a frente.

Quando nota que já não tenta colocar a pata no chão deixa de por a mão por baixo mas ainda faz luring ajoelhado... depois deixa a posição ajoelhado e coloca-se em frente ao cão..., nesta fase introduz a ordem verbal ou uma ordem gestual que tem mais piada!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 12:09 pm

indigo003 Escreveu:uma coisa que me disseram há pouco tempo e que eu nunca tinha pensado. um cão, ao executar uma ordem que ainda não foi dada, está de certa forma a desobedecer.

por ex, a Yasha adora pão. é mesmo louqinha por um pedacinho de pão. então quando nos vê com pão na mão faz os truques todos que sabe. senta, dá a pata, dá as duas patas, senta se sobre os quartos traseiros, ladra, etc. o que comecei a fazer agora é: mostro lhe o bocadinho de pão sem dar ordem nenhuma, e só quando ela pára sossegada é que lhe dou a recompensa. assim diminui o nivel de ansiedade :)
Não se trata de uma questão de desobediência, trata-se de um comportamento por defeito, em inglês "default behavior", o cão quer o que tem na mão e aprendeu que sempre que faz determinados comportamentos essas coisas que ele quer lhe são dadas e então tenta fazer... normalmente repete aquele comportamento que foi mais recompensado, muitas vezes um que demorou muito tempo a ser ensinado ou que lhe é pedido com mais frequência... ele está motivado e isso é bom...só tem de aprender a esperar pela ordem verbal...

Nestas situações temos de dificultar mais o comportamento para obter o nível de certeza que queremos, pedimos uma mistura de comportamentos seguidos e recompensamos apenas os certos, e só quando ordenados, os comprtamentos errados são ignorados e o cão aprende a esperar pela ordem... o Fernando Silva, numa das formações deu uma dica interessante... quando o cão ainda antecipa a ordem o que devemos fazer, segundo ele, é ordenar a coisa que ele já está a fazer... por exemplo o cão vê-nos com uma coisa na mão que quer, então senta-se, que é o default behavior, então nós ordenamos... "senta", e ele baralhado muda de posição, porque antecipa a posição que lhe costuma ser ordenada a seguir ao sentar, ou fica sentado, se o comportamento estiver bem ensinado, só recompensamos se cumprir a ordem.

A Jean Donaldson aconselha nestas situações que façamos o seguinte, se damos uma ordem com a comida à vista e sabemos que ele a cumpre por causa disso, recompensamos apenas com uma festinha, não damos a recompensa, se damos uma ordem sem a comida à vista, e nos apercebemos que o cão não faz ideia que as recompensas ali estão, se ele cumprir a ordem, damos a recpompensa de comida, isto segundo ela faz com que o cão queira sempre cumprir ordens porque nunca sabe se vai haver recompensa ou não, eu usei estes dois método em conjunto e tive muito bons resultados.
Última edição por doglover80 em quinta jun 21, 2012 2:35 pm, editado 3 vezes no total.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 12:20 pm

Bugoide Escreveu:A minha com comida faz à ordem. Com a bola stressa toda, só quer que eu mande a bola po ar para apanhar :lol: . Ela sem recompensa faz sempre à ordem e muito bem até.. a bola é que arruina tudo! Ela ADORA a bola!
Pois uma coisa é excitação descontrolada outra é instinto de presa e drive. Usa-se muito o drive por bolas no treino, tudo o que é treino de cães é feito com base nisso, por isso se conseguir transformar essa excitação em drive terá um cão espetacular.

Comece por exigir pequenos comportamentos estáticos para libertar a bola e vá aumentando lentamente a dificuldade...comece por senta, deita...etc.
Última edição por doglover80 em quinta jun 21, 2012 12:27 pm, editado 1 vez no total.
doglover80
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 12:25 pm

Ritazza Escreveu:Pronto, é assim que ela é feliz...

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

(espero que dê!)
Em principio a sua cadela sofre de ansiedade por separação, consulte um treinador, provavelmente o treino passará pela crate mas precisa de ser com aconselhamento e acompanhamento de alguém com conhecimentos.

Ela encolhe-se porque sabe que quando você chega a casa às vezes fica com mau humor, por isso tem medo, não sabe porque é que fica de mau humor.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta jun 21, 2012 2:13 pm

Doglover acho que vou ter que o contratar para me dar um curso intensivo! :lol:
Queria só ter metade do seu conhecimento acerca de treino, falando seriamente...
doglover80
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 2:26 pm

Sasha9 Escreveu:Doglover acho que vou ter que o contratar para me dar um curso intensivo! :lol:
Queria só ter metade do seu conhecimento acerca de treino, falando seriamente...
Agradeço o elogio mas sou apenas um dono de cão, que se tornou voluntário de uma associação de cães abandonados, que lá andou 8 anos, que teve problemas com uma cadela e resolveu fazer formação em treino de cães, num sitio que qualquer pessoa pode fazer. Tenho o blogue precisamente porque acho que os donos têm de assumir as suas capacidades em educar o seu cão, não precisam de saber muito, precisam apenas de alguém que lhes explique os conceitos de forma simples e objectiva, não é engenharia aeroespacial, e todos acabam por perceber isso.

Os cães aprendem por repetição, num sistema binário, do estilo, os comportamentos certos são recompensados, os errados são castigados, por castigo negativo, podemos transformar as distrações do dia-a-dia em recompensas e temos de fazer isto com uma coerência à prova de bala.

Parece complicado mas na realidade é muito simples.
Sasha9
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 2:34 pm

Como vou na primeira parte do seu percurso, posso então concluir que estou no bom caminho! :wink:
doglover80
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 2:39 pm

:lol:

Vai haver agora mais um Summerdogcamp na Educacão, se quiser ir e tiver possibilidades financeiras para isso, vale a pena com certeza.
Sasha9
Membro Veterano

quinta jun 21, 2012 2:46 pm

doglover80 Escreveu::lol:

Vai haver agora mais um Summerdogcamp na Educacão, se quiser ir e tiver possibilidades financeiras para isso, vale a pena com certeza.
Pois, mas eu sou do norte... :(
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta jun 21, 2012 2:49 pm

doglover80 Escreveu:...

A Jean Donaldson aconselha nestas situações que façamos o seguinte, se damos uma ordem com a comida à vista e sabemos que ele a cumpre por causa disso, recompensamos apenas com uma festinha, não damos a recompensa, se damos uma ordem sem a comida à vista, e nos apercebemos que o cão não faz ideia que as recompensas ali estão, se ele cumprir a ordem, damos a recpompensa de comida, isto segundo ela faz com que o cão queira sempre cumprir ordens porque nunca sabe se vai haver recompensa ou não, eu usei estes dois método em conjunto e tive muito bons resultados.
Esta opção parece-me muito mais equlibrada do que a anterior. No meu ponto de vista, tem a vantagem de levar o cão a aprender e fazer mais para agradar ao dono do que por fixação na recompensa com comida.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
slrot
Membro Júnior
Registado: quarta jun 20, 2012 10:52 am

quinta jun 21, 2012 3:57 pm

Bugoide Escreveu:
marianamar Escreveu:
Bugoide Escreveu:-Manter o biscoito no focinho até eu dar a ordem "come";
Como é que foi possível??? :o

Os meus estão tão habituados a que eu mande sentar quando é para dar um biscoito, que mal me vêm com a lata na mão sentam-se. Eu digo o nome de cada um antes de dar o biscoito e eles já sabem para quem vai. Mas aguentar com o biscoito no focinho... acho que a minha Tucha rebentava num ataque de ansiedade, desespero e desejo!!!

Passo a passo please? :D
O truque é eles manterem o focinho direito... primeiro ensinei-a o ficar naquela posição sem biscoito. Depois só lhe dava o biscoito quando estava completamente quieitinha. Quando aprendeu o "fica" a 100% começei por colocar o biscoito na ponta do nariz só que ela mandava logo para o ar.. a partir daqui foi muita pachorra mesmo. Ía colocando o biscoito na ponta do focinho e segurava-lhe o focinho dizendo "fica... fiiiica... fiica", mal largava as mãos ela zumba, gamava logo o biscoito, mas com tempo aprendeu :lol: .
Fica aqui o resultado final:

http://www.facebook.com/photo.php?v=419 ... =2&theater

e eu a ser um bocadinho mazinha hehe mas recompensei-a logo asseguir :P:

http://www.facebook.com/photo.php?v=419 ... =2&theater
e o passo a passo disso onde esta? :D
alguem sabe de um video?

falo da parte de colocar um biscoito no focinho e so comer com ordem.
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quinta jun 21, 2012 7:32 pm

Desculpem, mas o que é luring?
Responder

Voltar para “Cães”