Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

wokkini
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2001 2:02 am

sábado ago 17, 2002 7:38 pm

Boa Noite

Necessito (mais uma vez) da vossa ajuda :oops:
A minha cadela está agora com 6 meses e meio (mais semana, menos semana), estou a pensar esteriliza-la mas começo a achar que ela está a começar a ter o cio. Quais são exactamente os sintomas ? Um amigo disse-me que coçar as orelhas era um sintoma de inico de cio, sinceramente não consigo enterder a relação, é mm assim ? Se realmente estiver a começar devo fazer já a operação ou esperar para depois do cio ?

Muito brigado
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado ago 17, 2002 8:50 pm

Olá Elsa!

Para que não existam mesmo confusões nenhumas, acho que a pessoa indicada para esclarecer o seu tipo de pergunta será um médico veterinário. Aí sim, saberá de certeza que medidas deverá adoptar.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado ago 17, 2002 8:54 pm

Um amigo disse-me que coçar as orelhas era um sintoma de inico de cio, sinceramente não consigo enterder a relação, é mm assim ?
Desculpe lá, mas esta bate os recordes de todas as parvoiçes que já ouvi neste forum ! No proximo natal ofereça a esse seu amigo um livro sobre cães

Coçar as orelhas ....... (ainda estou a rir), se ainda fosse coçar outra coisa ...

Bom, mas vamos ao que interessa

6 meses é uma idade normal para aparecer o primeiro cio (dependente da raça do cão e do porte do mesmo), em geral nota-se o aparecimento por : a vulva inchada, no primeiros dias umas gotinhas de sangue que com o passar do tempo, passam a umas gotas meias esbranquiçadas.

Sobre a melhor altura para esterilizar a sua cadela, não estou dentro desse assunto, o melhor é esse aconselhar com o seu veterinário [/code]
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
wokkini
Membro Júnior

sábado ago 17, 2002 9:15 pm

[quote=CindelP]
Desculpe lá, mas esta bate os recordes de todas as parvoiçes que já ouvi neste forum ! No proximo natal ofereça a esse seu amigo um livro sobre cães

Pois eu tb achei que não fazia muito sentido ...

Coçar as orelhas ....... (ainda estou a rir), se ainda fosse coçar outra coisa ...

Bem essa outra coisa não é tanto coçar é mais lamber.

6 meses é uma idade normal para aparecer o primeiro cio (dependente da raça do cão e do porte do mesmo)

A Bekas é uma rafeirinha que neste momento dever ter cerca de 6 a 7 kilos.

De qualquer modo muito obrigado pelas respostas, acho que vou mesmo ao vet ;)

[/code]
[/quote]
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 17, 2002 10:10 pm

Olá,
Normalmente é muito fácil ver que uma cadela está com o cio. Embora por vezes o sangue seja minimo e não dê para aperceber, há algo que dá nas vistas por demais. O inchamento da vulva. Se ela não tiver o pelo comprido (que dificulte aperceber-se desta mudança) pode ter a certeza que vai ver esta parte do corpo da sua cadela aumentar o volume consideravelmente!
Para além desta sintoma, o aparecimento de pinginhos de sangue é normal mas, para além de cadelas que deitam poquissimo sangue ou quase nenhum, nas cadelas que vivem no exterior da casa isto também nem sempre é fácil de detectar.
Bem..... mas se sente dúvidas e não quer arriscar ter de repente 200 admiradores canideos à porta de casa de um momento para o outro, e arriscar que um deles lhe faça uma surpesa, o melhor é ir ao veterinário mesmo ;)

Boa sorte
Paulo C.

P.S. - Não leve a mal, mas antes de escrever isto estive a rir cerca de 5 minutos sem parar com a afirmação do seu amigo! Ai de quem coçar as orelhas ao pé dele!!! :D
wokkini
Membro Júnior

sábado ago 17, 2002 10:19 pm

Olá Paulo

Está desculpado ;)

Correndo o risco de dizer mais uma grande barbaridade, o meu amigo explicou a afirmação.
Segundo ele qdo as gatas estão com cio têm essa particularidade ( disparate ?? ), ele simplesmente extrapolou para as cadelas, pelos vistos erradamente .

Muito obrigado pela ajuda, realmente ter admiradores à volta da Bekas não é uma coisa que me agrade, nd mm :).
flaxodude
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 10:49 pm

sábado ago 17, 2002 11:33 pm

olá.. tenho 3 gatitos em casa... dos quais duas gatas... ja c um ano e tal... e nc m apercebi que elas coçassem as orelhas aquando do cio :P
Mas talvez coçem.... nc s sabe.
Eu nao tenho cães mas mt brevemente penso adoptar um rafeiro p juntar aqui aos meus 3 filhos (espero que a casa n va abaixo) mas caso adopte uma cadela assim que puder estrelizo a pois´n vale a pena perder tempo nesses casos se não se quiser ter surpresas desagradáveis. Tais como uma matilha de cães a porta a fazer serenatas a sua cadela heheheh.. tou a brincar mas se não pretende que a sua cachorra tenha descendencia será preferivel recorrer á sua estrelização.. que por sinal reduz o risco de cancro da mama segundo li algures aqui no forum.
Boa sorte e fale com o veterinário que é sp quem dá a ultima palavra.
boas noites
wokkini
Membro Júnior

domingo ago 18, 2002 12:45 am

Bom pelos vistos a minha msg incial fez dores de barriga de tanto rir a algumas pessoas.
Há algum tempo atrás qdo cheguei a este forum achei que existia alguma agressividade por parte de algumas pessoas em relação a pedidos de ajuda de novas pessoas. Essa sempre foi uma das razões p não ter uma participação mais activa neste forum.
Se não é para nos ajudar-mos e partilhar-mos conhecimento e experiencias uns com os outros p que serve este forum ?
Se vocês que sabem como tratar, educar e ajudar os canitos não nos ensinam a faze-lo em pouco melhor, porque deveremos nós continuar aqui ??? Porque para vos ensinar não temos muito.

Tal como já referi na resposta para o PauloC a observação do meu amigo tem uma explicação, o facto de ele observar esse comportamento em alguns gatos com os quais convive (embora não diariamente) e tb na cadela que tem, que começou hoje com o cio. Poderá ser simplesmente uma coicidencia ( e pelos visto é mm só isso ), mas se este comportamento é visto em vários animais é normal que uma pessoa que não conhece assim tanto de cães ou gatos tire uma conclusão igual a dele, não ??

Ok, para voces é uma suposição idiota mas ninguem é obrigado a saber tudo e ninguem nasce ensinado.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo ago 18, 2002 1:45 am

Oh Elsa...não vá ficar melindrada pelo facto de termos achado piada ao que o seu amigo disse! Ninguém foi agressivo consigo e pode até dizer-se que todos os que lhe responderam a procuraram ajudar da forma que puderam (ao contrário do que é comum nem sequer apareceu aqui ninguém a falar de tudo menos do que era questionado).

O que é um facto, é que, independentemente da inocência com que foi proferida, a frase tem a sua graça! E como tudo o que tem graça é engraçado, faz rir! Não é por mal, creia-me!

Abraços
Paulo C.
scotsman
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2001 2:51 am

domingo ago 18, 2002 2:32 am

PauloC, o amigo da Elsa sou eu.

Ela tem razão.

Ou eu sou previlegiado e só vi gatas e cadelas que, sendo excepções, sentem uma incontrolável comichão atrás das orelhas quando lhes chega o cio ou alguma ponta de razão terei, do ponto de vista do observador.
São animais bem tratados e isentos de pulgas, dermatites e afins, pelo que devem estar infectados por um qualquer virus estranho que causa tremuras em nervos localizados. Eles andam aí... :evil:

Muito obrigado pelos esclarecimentos e espero que, pelo menos, o meu comentário e a participação da Elsa tenham alegrado mais um pouco o vosso dia... :lol:
Mas como dizia o grande astrónomo: "E no entanto, ela move-se..." :roll:

Cumprimentos,
Scot
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo ago 18, 2002 9:11 am

Ehehehe

Têm que reconhecer que tem uma certa piada. Com tantos cães nunca ouvi falar da comichão na orelha. É uma coicnidência pode acreditar.

Leonardo estudou algo que poucos na sua época estavam a par.

Pode ter a certeza que hoje em dia há um número muito grande de pessoas sem preconceitos a estudar a reprodução animal.

Parafraseando uma obra de Goya: "O sonho da razão produz monstros."
O empirismo é uma fonte de sabedoria mas muitas vezes também de desinformação. Quem aqui ainda não ouviu falar do célebre "bicho debaixo da lingua "
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo ago 18, 2002 10:27 am

"E pur si muove!" - Galileu Galilei ;)
scotsman
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2001 2:51 am

domingo ago 18, 2002 4:22 pm

Já fizeram o meu dia! Pronto... fui previlegiado com a observação das excepções que provavelmente confirmam uma regra. :D
Que Alá esteja comigo!

Mas lá que é como a Florinda diz, é... "E no entanto elas coçam-se..." :roll:

Cumprimentos!
Scot
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo ago 18, 2002 5:43 pm

Florinda Escreveu: "E pur si muove!" - Galileu Galilei ;)
Ahhh ;)

Caraças, é daquelas barbas todas. estes renascentistas acabam comigo

Obrigado Florinda.
ean
Membro Júnior
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Contacto:

domingo ago 18, 2002 7:47 pm

Olá, viva!

Já que se fala aqui de "excepções à regra", resolvi dar a minha colherada...

Não é nada de tão extraordinário como comichões nas orelhas....mas vale sempre a pena! :)
Embora por vezes o sangue seja minimo e não dê para aperceber, há algo que dá nas vistas por demais. O inchamento da vulva. Se ela não tiver o pelo comprido (que dificulte aperceber-se desta mudança) pode ter a certeza que vai ver esta parte do corpo da sua cadela aumentar o volume consideravelmente!
As coisas não são tão lineares como afirma o PauloC. Tenho uma cadela Boxer (logo, pêlo curto, o que permite ver perfeitamente) cuja vulva não incha praticamente nada quando está em cio. Nos primeiros dias então não se nota rigorosamente nada, não há qualquer tipo de dilatação e a única forma que tenho para saber são mesmo as pinguitas de sangue.

E esta não é caso isolado, conheço outras cadelas (Boxer também, já que é a raça com a qual tenho mais contacto) nas quais acontece exactamente o mesmo.

O "truque", quanto a mim, é simplesmente estar atento....e estar atento seja ao que for!!

Como não sou muito de "receitas" acho que não há nada como "inspeccionar" diariamente os nossos companheiros de 4 patas, nem que seja enquanto brincamos, por forma a detectar algo fora do normal. Quando os conhecemos bem torna-se fácil detectar alterações, não é verdade?!

Cumprimentos a todos,

Elias
Responder

Voltar para “Cães”