Praganas - Inimigas silenciosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jun 22, 2012 1:04 pm

Olá a todos,

Ontem tivemos a nossa primeira experiência com praganas. Quando dei conta da lesão pensei que fosse uma mordida, durante as brincadeiras deles é bem possível... :oops:
Liguei logo à vet e ela, mesmo sem ver, apostou logo nas praganas. Fomos lá e, aparentemente, já foi retirado tudo o que estava lá dentro mas está medicado e em "observação".

Aqui está a lesão:
Imagem

Imagem

Estas fotos foram tiradas quando já tinha melhorado um pouco.
Quem já teve experiências semelhantes?
Têm fotos das lesões? Seria bom partilhar para que facilitasse a identificação da causa e assim não permitir que se "enterrem" mais na pele dos nossos animais.
Ah! Esqueci-me de dizer que foi na pata, nos dedos.

Obrigada!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta jun 22, 2012 1:12 pm

Uma das minhas cadelas já foi anestesiada para retirar uma pragana do ouvido.
Todos os dias os "espiolho" mas mesmo assim escapam algumas. Acho que vou mandar tosquiá-los a todos :roll:
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta jun 22, 2012 1:13 pm

Peço desculpa, não consigo ver as fotos, o que são praganas? :oops:
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta jun 22, 2012 1:15 pm

As praganas são uma espécie de espigas secas que entram na pele e se vão enterrando na carne (para sairem têm que lancetar; a espiga não sai sozinha).
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta jun 22, 2012 1:16 pm

Sasha9 Escreveu:Peço desculpa, não consigo ver as fotos, o que são praganas? :oops:
Se nao me engano as praganas sao aquelas "pontas" das espigas
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

Sasha9 Escreveu:Peço desculpa, não consigo ver as fotos, o que são praganas? :oops:
São sementes em espiga de varias plantas.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=46065
http://bichoscaprichosvet.blogspot.pt/2 ... ganas.html
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

Eu vejo as fotos mas tb nao sei o que sao praganas. mas vou agora ver na net.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jun 22, 2012 1:17 pm

Eu já tive experiências com praganas, mas não assim na pele. A minha cadela começou a espirrar seguido, eu desconfiei logo que poderia ser uma pragana no nariz por ser tempo delas e porque as tinha visto no terreno. Consegui tirar, usei uma pinça, não estava sequer enterrada, mas estava bem escondida. Fiquei na dúvida se teria mais praganas, observei as patas, a boca, e as orelhas, as axilas, não vi nada. Mesmo assim, como era a minha primeira experiência com praganas fui até ao vet, observou-a e também não viu nada. Continuei a fazer inspecção diária e felizmente não tinha mais nenhuma.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta jun 22, 2012 1:20 pm

Poça. o que faz um pedaço de milho. ainda bem que nao ando por sitios com essas espugas.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jun 22, 2012 1:25 pm

Suesca Escreveu:Poça. o que faz um pedaço de milho. ainda bem que nao ando por sitios com essas espugas.
Estão no meio das ervas se forem espigas de ervas, há-as nos jardins das cidades. Aqui em Braga costumo vê-las nos canteiros que separam duas vias das estradas. Nesta foto são bastante fáceis de reconhecer, apesar de ser pequena:
Imagem
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta jun 22, 2012 1:25 pm

Obrigada, já estou a ver do que se trata!
Digo até que já apanhei algumas presas no pelo de uma das minhas cadelas... :(
O que eu não fazia ideia é que se podiam enterrar na pele!!
Andersen
Membro
Registado: domingo out 30, 2011 4:02 pm

sexta jun 22, 2012 1:30 pm

Bolas , ainda ontem quando passeava com o meu patudo passei por coisas dessas.

Não sabia que se chamava praganas, em miuda entrou-me uma para um ouvido e vi-me aflita para a tirar. :cry:

Elas existem mesmo nas bermas das estradas, não é só nos campos, portanto vou ter que estar atenta, pois o meu também é cá um cheirinha.

Obrigado bhess pelo alerta e as melhoras do patudo. :wink:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jun 22, 2012 1:45 pm

É aquelas coisas que por brincadeira se tiram de umas plantas e se atiram às camisolas do pessoal porque ficam coladas :P (há quem lhes chame namoradas porque a brincadeira era quantas ficavam coladas = quantas namoradas(os) tinham...)
O meu Pantufa penso que teve uma... aquilo foi até ao músculo, eu vi uma lesão que sarava, depois rebentava e deitava pus... levei à vet, anestesiou, andou à procura, mas não viu nada. Ficámos as duas na dúvida do que teria sido. (Depois da cirurgia e de não se ter encontrado nada aquilo fechou e de vez em quando abria e deitava líquido... depois sarava... mas passado uns 6 meses acabou por curar completamente, foi muito chato). Há uns 3 ou 4 meses detectei-lhe (no Pantufa) outra lesão semelhante (e eu pensei "ora bolas... outra??"), mas com uma pinça resolvi... mas não era uma pragana! Era uma carraça que se tinha metido debaixo da pêle... (ela estava morta por causa do Advantix, não sei o que aconteceu lá nos entretantos, mas a verdade é que a carraça se meteu debaixo da pêle e fez uma dessas lesões. Não sei até que ponto a outra que ele tinha tido não teria sido algo assim e não uma pragana, visto que naquela zona ele não tinha pêlo nenhum... (foi na virilha))
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta jun 22, 2012 1:52 pm

Felizmente nunca tive nenhuma experiencia com praganas, mas a minha veterinária avisou-me para cortar aqueles pelitos entre os dedos deles, para que elas não se prendessem e fossem "trepando" até à pele...
RS
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta jun 22, 2012 1:54 pm

Eu já vi um persa que tinha tantas espetadas que conforme era tosquiado a máquina ia-as cortando ... alguma completamente metidas na pele, outras só espetadas.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”