Não come nada de geito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dcaetano
Membro Júnior
Registado: sexta jun 22, 2012 5:01 pm

sexta jun 22, 2012 5:32 pm

Boa tarde!

A Niki (Golden Retriever) tem 2 meses e meio e energia não lhe falta. Mas é uma pisca a comer e parece estar a emagrecer

Estou a dar-lhe Eukanuba mas das mais de 300g que devia de comer por dia come apenas metade.

Normalmente dou-lhe metade da ração de manhã, mas quando chego 6h depois comeu metade do que lhe deixei. Para além disso eu só lhe dou a ração quando a excitação de me ver pela manhã já passou e depois de uma noite sem comer ela não se interessa nem um pouco.

Isto é normal? Ou será que não gosta da ração? E se está doente não parece nada :(

Cumprimentos
Daniel Caetano
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jun 22, 2012 7:44 pm

Eu não lhe deixaria a comida à disposição... se bem que com essa idade eu distribuiria a ração 3x ao dia. Faça o seguinte, dê a dose dela de manhã, dê-lhe 15 min para comer. Não come, retira. Ao jantar a mesma coisa.

Também pode tentar que ela trabalhe pela comida, ou seja, senta leva um bocadinho de ração, deita leva outro (mas visto ela não lhe tocar muito, pode ser pouco interessante para ela, por isso nem sequer irá seguir a ração para o sentar e deitar).

Se ela com a coisa dos 15 min passado dois dias continuar a comer mal, junte-lhe um fio de azeite. Por vezes abre o apetite. Ou o fio de azeite ou um pouco de comida húmida (em lata; misture muito bem com a dose de ração, mesmo com as mãos para ficar uma amalgama... a desvantagem é que se ela não comer nesse dia isso tem que se deitar fora).

Outra hipótese é cozer um pouco de peito de frango com arroz (é só por a água a ferver, juntar o frango e depois juntar o arroz... nem é preciso sal nem nada).

Se ela está realmente a perder peso pode ter algum problema (apesar de estar bem disposta e energética). As desparasitações estão em dia?
Também pode simplesmente estar a enjoar da ração... ela antes de ir para sua casa comia o quê? Essa mesma ração? (é que o adequado é que quando passam do criador para a pessoa continuarem a comer a mesma comida). De resto não tem diarreia nem outros sintomas, pois não?
Dcaetano
Membro Júnior

domingo jun 24, 2012 11:26 am

MiMoo Escreveu: Se ela está realmente a perder peso pode ter algum problema (apesar de estar bem disposta e energética). As desparasitações estão em dia?
Também pode simplesmente estar a enjoar da ração... ela antes de ir para sua casa comia o quê? Essa mesma ração? (é que o adequado é que quando passam do criador para a pessoa continuarem a comer a mesma comida). De resto não tem diarreia nem outros sintomas, pois não?
Fiz o que me aconselhou a não deixar a comida à disposição e já vejo mais vontade quando come. Também cometi o erro de não ter feito a transição da Hill's (comida que era dada no criador) para a Eukanuba.

Quando fiz este post as fezes dela eram muito inconstantes.. ora duras ora diarreia e muito mal cheirosas. Mas desde ontem que estão muito certinhas, com uma cor mais clara e não deitam cheiro nenhum. Se continuar assim e ela ganhar mais apetite continuo com a Eukanuba. Que acham?

Eu de momento tenho condições para poder dar mais dinheiro pela ração. Mas sinceramente tendo em conta o que leio e o que me dizem os meus conhecidos fico tão confuso que nem sei se valerá a pena trocar. A vet da Niki diz que é uma boa ração, apenas disse para ter cuidado com a Orijen e Acana e as quantidades de Proteinas nessas rações.

Em contrapartida uma vet amiga minha (mas que é de muito longe) disse que eu devia dar a Royal Canin Vet size.

Desparasitações estão em dia sim a esse nível está tudo bem.

Cumprimentos
Última edição por Dcaetano em domingo jun 24, 2012 3:53 pm, editado 1 vez no total.
castrosilva
Membro Júnior
Registado: sexta mai 18, 2012 12:47 pm

domingo jun 24, 2012 12:13 pm

Dcaetano Escreveu:
A vet da Nike diz que é uma boa ração, apenas disse para ter cuidado com a Orijen e Acana e as quantidades de Proteinas nessas rações.
Qual é o mal das proteínas??
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jun 24, 2012 12:15 pm

O que deveria ter feito seria uma transição gradual da Hill's para a Eukanuba. Era uma questão de ter pedido um pouco de ração ao criador para ir fazendo a transição.. porque o organismo dela (vou-me referir como ela porque tenho ideia que é cadela) estava habituado àquela ração (a flora intestinal estava toda "especializada" naquele tipo de alimento) e quando muda muito rápido tem o problema da flora ter também que mudar muito rápido, o que causa a diarreia e "problemas" na metabolização desse mesmo alimento. Agora o que está feito, está feito. Se ela bem regularizada nos cocós e se começar a comer bem e etc. pode continuar com Eukanuba; no entanto se decidir mudar novamente faça a tal transição gradual (primeiro juntar apenas um pouco da ração nova e ir aumentando ao longo do tempo até que dá apenas da nova).
Espero que corra tudo melhor daqui em diante :)
Dcaetano
Membro Júnior

domingo jun 24, 2012 12:21 pm

castrosilva Escreveu:
Dcaetano Escreveu:
A vet da Nike diz que é uma boa ração, apenas disse para ter cuidado com a Orijen e Acana e as quantidades de Proteinas nessas rações.
Qual é o mal das proteínas??
Eu não percebo nada de rações, estou apenas a citar a vet atenção.

Ela disse que essas rações têm muita proteína e que a longo prazo trás complicações nos rins e fígado. Volto a frisar que estou a citar a vet.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo jun 24, 2012 12:45 pm

Experimente cozer arroz (sem sal) e misturar com a ração, de certeza que vai comer ;) Depois vai reduzindo as quantidades de arroz até ficar só a ração. E se puder tente encontrar outra ração de melhor qualidade, tente ver a composição da decathlo*, li algures que não era muito má (não sei se estou a dizer alguma barbaridade mas não custa pesquisar outras alternativas dentro do mesmo preço).
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo jun 24, 2012 1:51 pm

Misture frango cozido, só em água e sem pele, na ração e vai ver se come ou não come! Prefiro frango a qualquer paté.
Joie2
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 1:57 pm

:lol: :lol: :lol: Jeito!
Dcaetano
Membro Júnior

domingo jun 24, 2012 4:14 pm

Durante o dia de hoje acabei por fazer o seguinte.

Às 9h dei 100g de Eukanuba à Niki. Comeu metade

Às 13h dei mais 100g. Deve ter comido 5 granulados se tanto :(
Então experimentei a dar comida a mão e com a Eukanuba ela desviou a cara, fui buscar um pouco de RC vet e ela comeu logo. Então fiz uma mistura 80% Eukanuba e 20% RC e ela escolheu a RC e deixou a Eukanuba.

Já fiz asneira com a ração uma vez não queria voltar a fazer o mesmo..

Devo mudar para a RC?? Ou será que o melhor seria voltar à Hill's que o criador dava??
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo jun 24, 2012 4:32 pm

Dê-lhe a RC sem problemas. Se ela gosta e a come bem, a RC não lhe fará mal nenhum, pelo contrário.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jun 24, 2012 4:46 pm

saraestrelo Escreveu:Experimente cozer arroz (sem sal) e misturar com a ração, de certeza que vai comer ;) Depois vai reduzindo as quantidades de arroz até ficar só a ração. E se puder tente encontrar outra ração de melhor qualidade, tente ver a composição da decathlo*, li algures que não era muito má (não sei se estou a dizer alguma barbaridade mas não custa pesquisar outras alternativas dentro do mesmo preço).
Deve-se ter enganado no tópico. O user está a dar Eukanuba :wink:

Dcaetano,
Se a sua cadela come com gosto a RC (que na minha opiniao nao é uma má raçao) e você pode suportar essa ração, faça a transição gradual e passe a dar-lhe RC então :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo jun 24, 2012 5:33 pm

maraya Escreveu:
saraestrelo Escreveu:Experimente cozer arroz (sem sal) e misturar com a ração, de certeza que vai comer ;) Depois vai reduzindo as quantidades de arroz até ficar só a ração. E se puder tente encontrar outra ração de melhor qualidade, tente ver a composição da decathlo*, li algures que não era muito má (não sei se estou a dizer alguma barbaridade mas não custa pesquisar outras alternativas dentro do mesmo preço).
Deve-se ter enganado no tópico. O user está a dar Eukanuba :wink:

Dcaetano,
Se a sua cadela come com gosto a RC (que na minha opiniao nao é uma má raçao) e você pode suportar essa ração, faça a transição gradual e passe a dar-lhe RC então :)
Obrigada, pensei que fosse aquele tópico que o dono dá a ração do intermarché :oops: :oops: :oops:
Joie2
Membro Veterano

domingo jun 24, 2012 6:33 pm

Digo o mesmo que a maraya: a RC não é tão má como a pintam. Já experimentei várias e tive que voltar à RC (bom pêlo, boa digestão, comem com apetite...). Continuarei fiel a esta marca.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jun 24, 2012 6:43 pm

Joie2 Escreveu:Digo o mesmo que a maraya: a RC não é tão má como a pintam. Já experimentei várias e tive que voltar à RC (bom pêlo, boa digestão, comem com apetite...). Continuarei fiel a esta marca.
Também os meus caes têm bons resultados com a RC.
Mas é uma das poucas marcas que confio independentemente da composiçao (porque acredito que tanto estudo e tanta coisa lhes há de ter servido para algo e porque vejo excelentes resultados.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Cães”