Olá, viva!
Já que se fala aqui de "excepções à regra", resolvi dar a minha colherada...
Não é nada de tão extraordinário como comichões nas orelhas....mas vale sempre a pena!
Embora por vezes o sangue seja minimo e não dê para aperceber, há algo que dá nas vistas por demais. O inchamento da vulva. Se ela não tiver o pelo comprido (que dificulte aperceber-se desta mudança) pode ter a certeza que vai ver esta parte do corpo da sua cadela aumentar o volume consideravelmente!
As coisas não são tão lineares como afirma o PauloC. Tenho uma cadela Boxer (logo, pêlo curto, o que permite ver perfeitamente) cuja vulva não incha praticamente nada quando está em cio. Nos primeiros dias então não se nota rigorosamente nada, não há qualquer tipo de dilatação e a única forma que tenho para saber são mesmo as pinguitas de sangue.
E esta não é caso isolado, conheço outras cadelas (Boxer também, já que é a raça com a qual tenho mais contacto) nas quais acontece exactamente o mesmo.
O "truque", quanto a mim, é simplesmente estar atento....e estar atento seja ao que for!!
Como não sou muito de "receitas" acho que não há nada como "inspeccionar" diariamente os nossos companheiros de 4 patas, nem que seja enquanto brincamos, por forma a detectar algo fora do normal. Quando os conhecemos bem torna-se fácil detectar alterações, não é verdade?!
Cumprimentos a todos,
Elias