Não sabe brincar , ajudem !

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Marley21
Membro Júnior
Registado: segunda jun 25, 2012 5:48 pm

terça jun 26, 2012 6:16 pm

O meu Marley é um cão SRD com apenas 2 meses e meio mas não sabe brincar pois só quer morder e magoa! O que posso fazer?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jun 26, 2012 6:32 pm

Os dentes do cãozinho devem estar a crescer.
Arranje-lhe brinquedos que ele possa roer ou ossos grandes (úmero e joelho de vaca crús) que dão nos talhos.

Quando ele for a morder, diga um NÃO bem forte, se preciso dê-lhe uma palmadita (só para tornar bem claro que não gosta, nada que magoe) e dê-lhe o brinquedo ou o osso para substituir.

Assim, ele percebe que as mãos e braços da dona não se podem morder ou roer, mas que tem onde roer e morder - o osso ou brinquedo - não fica frustado.

Roer e morder é uma necessidade dos cachorrinhos.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça jun 26, 2012 7:11 pm

Tenha brinquedos disponíveis, e sempre que ele começar a morder as suas mãos ou braços, diga "Au", bem alto, de forma a chamar a atenção dele para si. Quando ele parar de morder, e não durante, mostre-lhe um brinquedo e brinque com ele um pouco, direccionando assim as mordidas para os seus próprios brinquedos. Não é apenas mostrar-lhe o brinquedo ou o osso e querer que ele brinque sozinho..

Não lhe bata ou grite com ele, porque pode piorar a situação e deixa-lo ainda mais excitado. Se ele não parar com as mordidas, simplesmente ignore-o e saia da sala, fechando-a atrás de si, até que ele se acalme.

Se vir que ele está muito excitado, o melhor é mesmo isola-lo do contacto com os donos, até se acalmar. Não vale a pena ignorar o cachorro, porque ele consegue sempre ouro tipo de interacção, como roer as calças, os sapatos, ou mesmo ladrar.

Tenha brinquedos tipo Kong ou ossos prensados, para o ajudar a passar o tempo e para uma boa estimulação mental. Como ainda não pode sair à rua em segurança, tem que gastar as energias de outras formas.

Deixo uns vídeo que podem ajudar
http://www.youtube.com/watch?v=bOybmB3I ... e=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=cnIgCMiz ... r_embedded

Bos sorte. Já agora, o Marley é lindo! :D
Marley21
Membro Júnior

terça jun 26, 2012 7:57 pm

Sim eu tenho varios brinquedos para ele de genero de corda , e um osso de borracha e um ouriço de borracha e dia sim dia nao compro-lhe um osso de couro para ele roer. É lindo não é? Encontrei-o a ele e a mais 5 irmãos com 3 semanas debaixo de um carro abandonado!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jun 26, 2012 9:13 pm

Você está a dizer que, apesar dos brinquedos e ossos, ele continua a mordê-la ?

Então precisa de o ensinar a brincar.

Use uma corda (daquelas que são para cães brincarem) e ensine-o a brincar ao puxa-puxa consigo de um lado e ele do outro.
A minha cadela adorava...

A minha cadela também adorava que eu mandasse a bolinha para ela ir buscar - aliás, adorava aqueles brinquedos que chiam (dava cabo da cabeça ao meu marido).
Eu mandava e ela ia buscar, com grande chiadeira, muitos rosnares e mordidelas...ficava feliz.

Também gostava dos peluches que desfazia - eu é que não, por causa da limpeza.
Mas cansava-se, o que nos valia noites de sono sossegado.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
c3f8
Registado: terça jun 26, 2012 9:20 am

terça jun 26, 2012 9:37 pm

Boa noite,

Dê cubos de gelo para ele brincar um bocadinho, para além de ele andar atrás do cubo quando foge da boca acalma as gengivas devido aos dentes.

Cumprimentos.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça jun 26, 2012 10:32 pm

- nunca brincar com alguma parte do seu corpo ou brincar "à bruta" com o cão - senão está a ensiná-lo que é divertido morder-lhe e puxá-lo;

- brincar sempre só com brinquedos - faz jogos interessantes, atira a bola para ele buscar, brinca ao puxa com alguma corda, etc..

- interage com gentileza e mostra que gosta de interagir assim (lambidelas por parte dele e festinhas e massagem da sua parte);

- dê-lhe brinquedos e ossos de roer que realmente lhe interessam - ajuda-o a criar o hábito de brincar com eles sozinho e a roer o que é dele;

- ganir, gritar, empurrar e palmadas - para um cão confiante e forte, ele pensa que está a retibuir (palmadas para ele = patadas), e fica mais excitado e ataca mais;

- pode experimentar brincar com ele numa divisão com uma barreira (baby gate) à entrada - quando ele abusa, sai do quarto e deixa-o sozinho e volta como se nada fosse, e repete mais vezes;

- se ele abusar e não querer saber do "não", pode usar o castigo do isolamento que é isolá-lo para uma divisão sem nada para divertir até ele se acalmar (time out) - o que se pretende é que ele compreenda que se abusar é isolado do grupo;

- se não poder isolá-lo e precisa que ele respeite mesmo um "não", pegue no cachaço para afastar a boca dele e o imobilizar até ele parar - pode ser mais eficaz que palmadas.

O cachorro ainda é novinho, vai passar pela mudança dos dentes e vai ter que aprender a brincar com maneiras aos poucos. Muitos cachorros são assim, mas geralmente irão melhorar numa questão de meses. O meu era um tubarão e eu tinha riscas vermelhas pelo braço todo, mas já está muito melhor agora. :) A consistência e a paciência são muito importantes para o sucesso.
NunoAraujo
Membro Júnior
Registado: segunda jun 25, 2012 12:39 am

terça jun 26, 2012 10:45 pm

Concordo com tudo o que aqui disseram (o meu era um verdadeiro cãocrodilo...) e se quiser ler deixo aqui este link que também me parece útil apesar de ser mais virado para ensinar ao cão o limite de força com que pode morder (está em inglês): http://www.cockersonline.co.uk/discuss/ ... 170.0;wap2
Marley21
Membro Júnior

quarta jun 27, 2012 10:32 am

Obrigado a todos tenho mesmo que ensiná-lo a brincar pois nao quero que isto seja um problema mais tarde . :) :)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jun 27, 2012 12:38 pm

Vamos lá lançar a confusão...

Até aos 4 meses deixe o cão morder as mãos mas com cuidado sempre que exagerar diga "Au" e pare de brincar, coloque-o numa divisão sozinho por cinco minutos ou ignore-o... depois volte a brincar.

A partir dos 4 meses não o deixe brincar com as suas mãos ou a sua roupa...

Porquê este compasso de espera para criar uma boa inibição da mordida, ou seja, para ensinar o cão a morder devagar, para que um dia quando for adulto e um miudo lhe pise o rabo ele mesmo que morda devido à dor não vai fazer ferida... só assuta o miudo.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta jun 27, 2012 1:54 pm

Uma das minhas cadelas quando tinha essa idade fartava-se de nos morder os calcanhares, era um verdadeiro martírio. Fartava-me de a repreender, mas não adiantava de nada.
Quando ficou mais crescidinha o vício desapareceu totalmente.
Cheguei à conclusão que era a forma dela interagir connosco e pedir atenção, pois os pés eram o único sítio onde nos conseguia tocar... :D
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Responder

Voltar para “Cães”