Ajuda - Adopção recente o que devo fazer?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

andrea2012
Registado: segunda jul 02, 2012 3:04 pm

segunda jul 02, 2012 3:07 pm

Boa Tarde,

tentei procurar um tópico sobre o assunto mas não encontrei nada.

Acabei de adoptar um caozinho recem nascido que ia acabar por ser abandonado.

Nunca tive caes e aceitei leva-lo para casa. Penso que não terá mais de 2 meses.

Tenho estado a dar-lhe a racao que o "dono" me indicou misturada com um pouco de leite para ficar mole porque ele não comia de outra forma.

Sei que tenho que o levar ao veterinário e aqui está a minha dúvida porque não tenho muitos recursos economicos e não tenho condições para gastar muito nesta altura, mas nao quero deixar de o levar para as vacinas e tudo mais

Alguem sabe dizer-me qual o veterinario mais acessível ou se existem associações que me ajudem nesta primeira fase?

Moro em sintra...obrigada!
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

segunda jul 02, 2012 3:25 pm

Não a posso aconselhar quanto ao veterinário, pois não sou da zona, mas tenha cuidado com o leite. Os cães (e outros animais) são muitas vezes pouco tolerantes a este alimento, o que pode provocar diarreias.
Se quer amolecer a ração, o melhor é fazê-lo com àgua morna :wink:
Boa sorte com o pequeno!

Alem disso, até ele ter a vacinação completa, desaconselha-se levá-lo a rua ou em jardins onde passeiam outros cães. Pois estes, apesar de poderem estar perfeitamente saudáveis podem transmitir doenças (entre elas a parvovirose) ao cachorrinho por vacinar.
Por isso ate estar completamente vacinado, e sempre que sair à rua, deverá ser "um cãozinho de colo"
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jul 02, 2012 3:34 pm

Andrea2012 vai ter consigo um amigo que vai viver até aos 10 anos de idade mais coisa menos coisa, e nesse periodo vai gastar milhares de euros com ele, principalmente nesta fase inicial, por isso contacte uma associação e fale com eles acerca da sua situação e acerca das hipoteses de o cão poder ter outro dono e não fique com ele.

Se a primeira conclusão a que uma pessoa que adopta um cão chega é a de que não tem dinheiro para as vacinas... foi má ideia adoptar o cão!!! NÃO HÁ DÚVIDA!

Pode ter querido salvá-lo, e ser bem intensionada, mas pense bem... em duas linhas de texto fiquei assustado ao ponto de escrever isto, e tenho cães há 31 anos (sempre tive), trabalhei numa associação de cães abandonados 8 anos e tenho formação em comportamento canino... tudo o que sei faz-me sentir assustado ao ler o que escreveu.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jul 02, 2012 3:47 pm

andrea2012 Escreveu:...Alguem sabe dizer-me qual o veterinario mais acessível ou se existem associações que me ajudem nesta primeira fase?

Moro em sintra...obrigada!
Andrea, tente falar com os veterinários do canil de Sintra, pode ser que lhe vejam o cachorro e a ajudem. Sobretudo para as vacinas e o chip.

Se puder deslocar-se a Carcavelos, tem também o consultório da LPDA. Exponha-lhes a sua carência e com certeza a ajudarão. Mesmo em casos normais, as consultas são mais baratas lá.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jul 02, 2012 3:49 pm

doglover80 Escreveu:Andrea2012 vai ter consigo um amigo que vai viver até aos 10 anos de idade mais coisa menos coisa, e nesse periodo vai gastar milhares de euros com ele, principalmente nesta fase inicial, por isso contacte uma associação e fale com eles acerca da sua situação e acerca das hipoteses de o cão poder ter outro dono e não fique com ele.

Se a primeira conclusão a que uma pessoa que adopta um cão chega é a de que não tem dinheiro para as vacinas... foi má ideia adoptar o cão!!! NÃO HÁ DÚVIDA!

Pode ter querido salvá-lo, e ser bem intensionada, mas pense bem... em duas linhas de texto fiquei assustado ao ponto de escrever isto, e tenho cães há 31 anos (sempre tive), trabalhei numa associação de cães abandonados 8 anos e tenho formação em comportamento canino... tudo o que sei faz-me sentir assustado ao ler o que escreveu.
Mais importanate do que esses alertas, nesta fase do caso, o mais produtivo é tentar ajudar de maneira prática, não acha, Doglover? :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jul 02, 2012 3:56 pm

Floripes3 Escreveu:
doglover80 Escreveu:Andrea2012 vai ter consigo um amigo que vai viver até aos 10 anos de idade mais coisa menos coisa, e nesse periodo vai gastar milhares de euros com ele, principalmente nesta fase inicial, por isso contacte uma associação e fale com eles acerca da sua situação e acerca das hipoteses de o cão poder ter outro dono e não fique com ele.

Mais importanate do que esses alertas, nesta fase do caso, o mais produtivo é tentar ajudar de maneira prática, não acha, Doglover? :wink:
Acho que a Andrea vai ter muitos problemas em ter um cão até ao final da vida do mesmo, para além de muitas dificuldades em educá-lo... mas para além disso faz muito bem em ajudar de forma prática, eu não sou dai não sei dar esse tipo de ajuda.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

segunda jul 02, 2012 3:59 pm

andrea2012 Escreveu:Boa Tarde, tentei procurar um tópico sobre oassunto mas não encontrei nada.Acabei deadoptar um caozinho recem nascido que ia acabar por serabandonado. Nunca tive caes eaceitei leva-lo para casa. Penso que nãoterá mais de 2 meses. Tenho estadoa dar-lhea racao que o "dono" me indicou misturada com um pouco de leite para ficar mole porqueele não comia de outra forma. Sei que tenho que o levarao veterinário eaqui estáa minha dúvida porque não tenho muitos recursos economicos e não tenho condições para gastar muito nesta altura, mas nao quero deixar de o levar para as vacinas e tudo maisAlguem sabe dizer-me qual o veterinario maisacessível ou se existemassociações que meajudem nesta primeira fase? Moro em sintra...obrigada!

Se é um cachorro recém nascido não devia estar a beber leite próprio para cães e não ração misturada com leite que suponho que seja de vaca??? :o :o :o
N&atilde;o podemos salvar o Mundo mas podemos salvar uma vida.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jul 02, 2012 4:08 pm

Infelizmente também não posso ajudar no que respeita a veterinários em Sintra, porque sou doutra zona do país...
As vacinas iniciais de um cachorro são dadas em 3 tomas diferentes e o custo é faseado, logo não dispende de um grande valor num só mês!
A partir daí só dará um reforço anual, que não é tão caro assim. O facto de vacinar o seu cãozinho permitirá que no futuro não gaste dinheiro em tratamentos, esses sim muito mais dispendiosos!
Tente informar-se no canil ou veterinário municipal, poderá ter acesso à vacina da raiva e ao chip, pois são obrigatórios, não me recordo se são gratuitos ou a preços mais económicos.
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jul 02, 2012 4:17 pm

Já agora, como referiu ser de Sintra:
http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=4662
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

segunda jul 02, 2012 4:29 pm

Com boa vontade, a user há de ir lá.
Precisa de conselhos práticos, não de recriminações e negativismos. Era bom saber mais ou menos a idade do cãozinho, se é recém nascido é uma coisa, se já tem dentinhos e come ração é outra! De qualquer forma, o assunto do leite de vaca já foi abordado! :wink:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda jul 02, 2012 4:29 pm

Não sou "espert" em cães, mas acho que o bom senso aconselha que se dê ração apropriada a cachorros bébés. E nunca dar leite de vaca, ou doutro qualquer que seja para alimentação humana. Se quiser humedecer faça como aconselharam: com água morna.

Em relação à vacinação fiquei com a sensação de existe pelo menos uma vacina obrigatória que é contra a raiva. E que o chip também é obrigatório.

Realmente não é pela vacinação que vai gastar muito com o cão. A alimentação e os problemas de saúde (espero que nunca venha a ter e se tiver que nunca sejam graves) é que podem custar bastante.

Ter um animal é uma responsabilidade muito grande. Espero que o seu cachorrinho lhe venha a dar grandes alegrias.

Faça como a têm aconselhado, fale com o vet do canil, ou com alguma associação de animais para que lhe dêem algum apoio.

E boa sorte com a adopção. Nem sempre quem tem mais dinheiro dá mais carinho. Por vezes os que menos podem dão mais carinho e amor aos seus animais de estimação. E estes acabam por dar mais aos donos do que estes a eles.
carlapt2012
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

segunda jul 02, 2012 4:34 pm

Pode-se dirigir à Faculdade de Veterinaria de Lisboa, eles tem consultas.
http://www.fmv.utl.pt/_hescolar/
Não sei exactamente os preços que praticam, mas sei que é bastante inferior que em clinicas particulares.
carlapt2012
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

segunda jul 02, 2012 4:40 pm

é claro que ter um cão é uma grande responsabilidade e um custo elevado. Mas para se ter um cao feliz e bem tratado nao precisa de uma grande conta bancária.... já cantava o Prince.... " you don't have to be rich, to be my girl... don't have to be cruel to rule my world..."

Boa sorte com o cachorro.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda jul 02, 2012 5:51 pm

carlapt2012 Escreveu:Pode-se dirigir à Faculdade de Veterinaria de Lisboa, eles tem consultas.
Não sei exactamente os preços que praticam, mas sei que é bastante inferior que em clinicas particulares.
Acho que não são abismalmente mais baratos... penso que a diferença não compensa uma deslocação de Sintra... digo eu. Se o user quiser confirmar basta ligar para lá... (acho que eles podem indicar preços via telefone)
tnx1138
Membro
Registado: terça jun 19, 2012 8:33 am

segunda jul 02, 2012 6:06 pm

carlapt2012 Escreveu:Pode-se dirigir à Faculdade de Veterinaria de Lisboa, eles tem consultas.
è completamente falso...
Responder

Voltar para “Cães”