Ajuda com cachorra

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

quarta jul 04, 2012 2:14 pm

Olá a todos, tenho uma cadela com 4 meses, a Mia (não é por ser minha, mas é linda :D), que foi adoptada num canil com cerca de 2 meses. Há 3 semanas, a veterinária autorizou-nos a levá-la à rua, mas antes disso ela já socializava com alguns cães da nossa família. Ela tem a mania de "pedir festinhas" a quem olha para ela na rua, a maioria acha-lhe graça e faz-lhe a vontade, mas quando lhe estão a fazer festas ela faz xixi...

No início ela só tinha este comportamento com cães desconhecidos e com homens, mas agora, já se estende a toda a gente, até a crianças e cães mais pequenos do que ela (nesta zona há muitos yorkshire). Mesmo com alguns cães e vizinhos que ela já conhece faz isso... Em casa tem um comportamento normal, típico desta idade, apenas talvez um pouco "dono-dependente" de mais. Por ela se mostrar medrosa e insegura tentamos sempre educa-la com base no reforço positivo, mas este comportamento na rua cada vez está pior. Já li em alguns sítios que significa medo, mas é ela que procura o contacto… Também já pensei que pode existir alguma coisa na nossa atitude que a incita a este comportamento, mas sinceramente não sei o que possa ser. Já alguém passou por isto?
A Mia e os donos agradecem toda a ajuda possível :D
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

quarta jul 04, 2012 2:23 pm

Secalhar é só excitação.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jul 04, 2012 2:23 pm

Os cães conhecem-se pelo cheiro, e há cães que fazem xixi para outros cães o conhecerem. Já li que os cachorros podem fazer isto para os outros cães os conhecerem e é também um sinal de submissão.

Mas de qualquer das formas, pode ser que com a idade isso deixe de acontecer. Penso que alguns cães continuam a fazer xixi quando conhecem outros cães, quer seja para marcar território quer seja para deixar o cheiro para o outro cheirar.
É muito bom recorrer pelo reforço positivo, pois isto ajuda bastante a aumentar a confiança que a cachorra a perder o receio e o medo, especialmente se é uma cachorra mais insegura.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jul 04, 2012 2:27 pm

Acho que também pode ser de excitação! De tão feliz que está a receber festas não consegue controlar-se... agora quando a resolução, penso que a maior parte resolve com o tempo, mas espere até alguém vir com uma ideia para alterar isso porque hoje estou sem ideias :P
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta jul 04, 2012 2:31 pm

Olá Maggie, antes de mais parabéns pela adopção!
Pode ser medo sim, mas penso que também pode ser alegria. A minha cadela mais nova, que nesta altura estará com cerca de 11 meses e também era um animal abandonado, fazia isso sempre que chegávamos a casa com a excitação de nos ver.
Agora já é raro fazê-lo, mas muito de vez em quando ainda o faz! Também achei estranho quando começou a acontecer e comentei com amigos que possuíam cães há mais tempo. Disseram-me ter tido o mesmo problema com o cão deles e ter deixado de acontecer quando ficou mais velho, por isso e por ver a evolução na minha própria cadela, penso que tenderá a desaparecer com o tempo.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
magggie
Membro

quarta jul 04, 2012 2:32 pm

Pois nós achamos que é mesmo excitação, de tão contente que fica... descuida-se :P mas já agora aproveito para perguntar se isso de pedir festas, apesar de muitos cães o fazerem é normal? é que ela em casa tem bastante atenção e mimo :D
Muito obrigada a todos :D
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta jul 04, 2012 2:40 pm

magggie Escreveu:Pois nós achamos que é mesmo excitação, de tão contente que fica... descuida-se :P mas já agora aproveito para perguntar se isso de pedir festas, apesar de muitos cães o fazerem é normal? é que ela em casa tem bastante atenção e mimo :D
Também acho que é excitação e sim, é normal... A minha fazia isso quando era mais nova... Tinha que parar constantemente nos passeios... Agora já é mais selectiva :)
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta jul 04, 2012 3:02 pm

magggie Escreveu:Pois nós achamos que é mesmo excitação, de tão contente que fica... descuida-se :P mas já agora aproveito para perguntar se isso de pedir festas, apesar de muitos cães o fazerem é normal? é que ela em casa tem bastante atenção e mimo :D
Claro que é normal pedir festas! A maior parte dos cães quanto mais mimos têem, mais mimos querem... Acho isso até muito fofo! :D :D
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
magggie
Membro

quarta jul 04, 2012 4:44 pm

Sasha9 Escreveu: Claro que é normal pedir festas! A maior parte dos cães quanto mais mimos têem, mais mimos querem... Acho isso até muito fofo! :D :D
Eu também acho graça quando ela faz isso, mas ainda assim estava com medo, que ela fizesse isso porque precisasse de ainda mais mimos nossos... Para mim, o que tem sido dificil é não estar sempre a mimá-la :D, o dono já me diz que estou a criar uma mimada :P
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

quarta jul 04, 2012 5:37 pm

magggie Escreveu:
Sasha9 Escreveu: Claro que é normal pedir festas! A maior parte dos cães quanto mais mimos têem, mais mimos querem... Acho isso até muito fofo! :D :D
Eu também acho graça quando ela faz isso, mas ainda assim estava com medo, que ela fizesse isso porque precisasse de ainda mais mimos nossos... Para mim, o que tem sido dificil é não estar sempre a mimá-la :D, o dono já me diz que estou a criar uma mimada :P
Não os cães são mesmo assim e ainda mais quando são cachorritos o meu Simba tbm é um mimo-dependente eu acho engraçado :D ficam muito queridos
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Responder

Voltar para “Cães”