Estranguladora - tensão ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
filipadb
Membro Júnior
Registado: quarta abr 27, 2011 10:16 pm

quinta jul 05, 2012 11:24 am

Olá, boa tarde!

Há umas semanas adquiri uma estranguladora para a minha cadela. O criador ensinou-me a usar e nos primeiros dias correu tudo bem.
Há 3 dias que a cadela, quando vai passear, puxa imenso e comporta-se de forma completamente diferente na rua. Hoje decidi experimentar o halti haness (que usava antes da estranguladora) e a mudança foi abismal.
Será que a estranguladora estava a deixá-la desconfortável e a criar tensao?
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jul 05, 2012 11:42 am

O uso da estranguladora tem de ser bem feito: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/estrang ... ativas/678

Se o cao já esta com a trela toda esticada dificilmente o consegue corrigir.

O Halti harness é capaz de estar a resultar melhor porque primeiro dificulta mesmo que o cao puxe (é feito para isso) depois nao é preciso o dono estar tão atento e ter um bom "timming" para as correções.
Se está a resultar e vê que o cao se sente bem e se comporta de forma adequada eu continuaria a usar.
Mas isto é a minha opiniao.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 05, 2012 12:01 pm

Acho o halti mais desconfortável para os cães, embora mais cómodo para nós... como coloca a estranguladora? não era suposto a cadela puxar, sempre q o fizer páre, obrigue-a a sentar-se e coloque a estranguladora de forma a pressionar a garganta, passando mesmo por detrás das orelhas e segurando como fazem os handlers nos cães de exposição, de forma a que a cadela mantenha a cabeça bem erguida. Com persistência, e alguns "senta" pelo caminho, a cadela vai perceber; páre e ajuste a coleira as vezes que forem necessárias, seja mais teimosa do que ela...
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jul 05, 2012 12:50 pm

Neste caso, mais desconfortável para o cão é o uso da estranguladora. Qual é o porte do cão?
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta jul 05, 2012 12:58 pm

Se puser a coleira mais para cima, mesmo debaixo do maxilar, também ajuda o cão a não puxar, pois é uma zona mais sensível do pescoço e o cão tem menos tendência a puxar. Só que penso que não convém fazer aquelas correcções em que ao puxar, a coleira bate no pescoço (diferente de puxar o cão ligeiramente para trás, que é apenas pressão e não choque e pressão como neste caso).

Quando anda de trela curta, convém que a pressão não seja constantemente forte, pois assim o cão pode pensar que a pressão é sempre constante e não porque ele puxa. Se ele estiver muito excitado, obriga-o a acalmar e não o deixa avançar assim. Faça-o sentar ou não andar para a frente cada vez que puxe muito.
Comece a treiná-lo sem muitas distracções, para ele perceber a ideia básica primeiro.
filipadb
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 1:13 pm

Acena Escreveu:Neste caso, mais desconfortável para o cão é o uso da estranguladora. Qual é o porte do cão?
dálmata, está com 15kg
filipadb
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 1:15 pm

sheep23 Escreveu:Se puser a coleira mais para cima, mesmo debaixo do maxilar, também ajuda o cão a não puxar, pois é uma zona mais sensível do pescoço e o cão tem menos tendência a puxar. Só que penso que não convém fazer aquelas correcções em que ao puxar, a coleira bate no pescoço (diferente de puxar o cão ligeiramente para trás, que é apenas pressão e não choque e pressão como neste caso).

Quando anda de trela curta, convém que a pressão não seja constantemente forte, pois assim o cão pode pensar que a pressão é sempre constante e não porque ele puxa. Se ele estiver muito excitado, obriga-o a acalmar e não o deixa avançar assim. Faça-o sentar ou não andar para a frente cada vez que puxe muito.
Comece a treiná-lo sem muitas distracções, para ele perceber a ideia básica primeiro.
Já tentei isso tudo. Mas a cadela vai a puxar o caminho todo, não adianta qualquer distração ou comandos de senta para se acalmar. É simplesmente esgotante
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jul 05, 2012 1:46 pm

filipadb Escreveu:
Acena Escreveu:Neste caso, mais desconfortável para o cão é o uso da estranguladora. Qual é o porte do cão?
dálmata, está com 15kg
Se não se adapta à estranguladora, use o halti, não acho que seja nada desconfortável. Prefere usar a estranguladora? O criador ensinou-lhe a usar em P e dar aquelas voltinhas que contrariam sempre a direcção que o cão escolhe?
filipadb
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 1:56 pm

Prefiro o halti, lá está. Não. Ensinou-me o básico e já por isso é que não me aventuro muito com a estranguladora. Ao principio não tive qualquer problema pois a cadela estava a começar a entender a coisa, agora é-me impossível passear com a estranguladora.

Acena Escreveu:
filipadb Escreveu:
dálmata, está com 15kg
Se não se adapta à estranguladora, use o halti, não acho que seja nada desconfortável. Prefere usar a estranguladora? O criador ensinou-lhe a usar em P e dar aquelas voltinhas que contrariam sempre a direcção que o cão escolhe?
Responder

Voltar para “Cães”